ursularomano_nutricionista ursularomano_nutricionista

1,094 posts   31,365 followers   122 followings

Nutricionista Ursula Romano  ūüćÉNutricionista Esportiva Funcional e Health Coach Nutri√ß√£o individualizada (21)98164-8870(Whatsapp) Os 5 passos para acelerar o metabolismo ūüĎáūüŹĽ

Posso te contar uma coisa? Vitamina C efervescente √© um DESPERD√ćCIO!
.
Desperdício de dinheiro, desperdício de vitamina, desperdício de tempo para o seu corpo que vai ter que eliminar aquela quantidade de corantes artificiais que vem junto!
.
1 comprimido daquele cont√©m 1g de vitamina C, mas a gente s√≥ absorve cerca de 200mg por vez! ūü§Ē E pra onde vai os outros 800mg? Para o xixi!!!
.
"N√£o acrediiiito, Nutri!", pois pooode acreditar!
Aí vem a ideia brilhante: então vamos dividir o comprimido em 5 partes iguais de 200mg e tomar 5x/dia. Mas você não precisa de 1000mg de vitamina C ao dia, criatura! rss Até porque muitos outros alimentos contém a vitamina C.
.
Mas n√£o √© s√≥ por isso que eu n√£o gosto desses comprimidos! Outros motivos s√£o: cont√©m corantes artificiais que fazem mal √† sa√ļde, estudos mostram que doses altas de vitamina C pode torn√°-la PR√ď-OXIDANTE ao inv√©s de ANTIOXIDANTE, o rim precisa trabalhar mais porque precisa dar conta de eliminar aquele excesso todo...e tcharaaam: a vitamina C tem muito mais efeito e benef√≠cios quando ingerida junto com os compostos fen√≥licos presentes nas FRUTAS! .
Sabia que 1 lim√£o, te fornece a quantidade ideal de vitamina C ao dia?
Assim como a laranja, tangerina... E sabe a acerola e o caju? Contém quantidades altíssimas dessa vitamina, mas advinha? Não faz mal como no caso da suplementação. Por que? Porque o alimento é completo, tem toda uma sincronia de nutrientes de uma forma que seu corpo os aproveite da melhor forma!
.
Sem contar que frutas cítricas são mais baratas e anos luz mais saborosas e nutritivas! Seu corpo fica muito mais feliz com elas e a gripe e resfriados passarão mais longe de você, pode apostar!!
.
E a√≠, o que vale mais a pena pra voc√™? Fruta "A naturalzinha" ou comprimido efervescente "O artificialz√£o"? ūüėČ

#frutas #lim√£o #vitaminaC #natural #frutasfrescas

Parece ser um perrengue total tirar a polpa do coco, mas eu juro que não é!
.
Seguinte:

1) Tire a água do coco (lógico) e tire também o excesso daqueles fiapos marrons que ficam por fora (pra não dar muito cheiro de queimado)

2) Coloque o coco dentro de uma sacola e jogue no chão, de preferência em um degrau (faz ele quebrar mais rápido, às vezes jogamos no chão e ele simplesmente quica, inteiro! rs)

3) Coloque o coco quebrado no forno médio, em um tabuleiro e deixe até que as bordinhas brancas fiquem levemente douradas;

4) Tire do forno e deixe ele esfriar (esquece ele ali!) 5) Com auxílio de uma colher, descole a polpa branca da casca (você vai perceber que as bordas já estarão descoladas)

6) Pique em pedaços menores e conserve em um pote de vidro, imersos em água filtrada, na parte mais alta da geladeira. Troque essa água de 2 em 2 dias e terá seu coco por uns booons dias! Lanchinho super prático, low carb e que dá muita saciedade!!!
.
Gostou? ūüėä
.
#coco #lowcarb #lanchespraticos #praticidade #comidadeverdade

[ENQUETE] Qual √© a sua fruta preferida? ūüėä

Se voc√™ j√° faz seu pr√≥prio iogurte com kefir, voc√™ pode tamb√©m fazer o gregooo!!! ūüėć .
√Č muuuito simples, voc√™ faz o iogurte da mesma forma: deixa o kefir fermentando no leite por cerca de 12h, podendo deixar metade do tempo na geladeira e metade fora. Coe e coloque em um filtro de papel (aquele de coar de coar caf√©) e deixe at√© que o soro todo des√ßa e fique no filtro o iogurte cremoso, durinho...o iogurte grego que mais natural, imposs√≠vel! ūüėä
.
Coma com frutas, pode colocar fiozinho de mel ou a√ß√ļcar de coco ou xylitol, caso sinta necessidade. E adicionar fibras como farelo de aveia, chia e linha√ßa tamb√©m √© sempre excelente!
.
Lembrando uma coisa importante na hora da fermenta√ß√£o do iogurte de kefir: se gosta dele mais azedinho, deixe o leite fermentando mais tempo fora da geladeira, se gosta dele mais suave, deixe mais tempo dentro! ūüėČ
.
Me conta aqui, você conhece ou tem grçaos de kefir?
.
#kefir #iogurtegrego #receitassaudaveis #receitafit #iogurtenatural

Voc√™ j√° viu quanto de a√ß√ļcar tem nesse biscoitito ‚Äúfit‚ÄĚ? Me faz questionar se √© fit ou fat. E sabe, est√° muito mais para fat!
.
Sempre quando vamos comprar algum industrializado, devemos olhar o r√≥tulo. Perceba na segunda foto (passe a imagem para o lado >>>) o caso desse biscoito: o a√ß√ļcar aparece em 2¬ļ lugar nos ingredientes, seguido de farinha de trigo branca (que vira a√ß√ļcar rapidinho no sangue).
.
Os ingredientes v√™m listados em ordem de concentra√ß√£o no produto, ou seja, os primeiros ingredientes s√£o os que mais tem ali. Perceba ainda que o a√ß√ļcar √© listado diversas vezes depois, inclusive aparece o a√ß√ļcar invertido que √© um dos piores!
.
N√£o bastasse isso, este biscoito ‚Äúfit‚ÄĚ tem gordura vegetal e um dos corantes mais mal√©ficos que √© esse caramelo III. Tem como isso ser saud√°vel? ūüėí
.
Veja tamb√©m na √ļltima foto (passe a imagem para o lado >>>): em uma por√ß√£o (que s√£o 5 biscoitos) tem 20 g de carboidratos, sendo que 7,3 g vindo s√≥ de a√ß√ļcares. √Č quase um doce, s√≥ que piorado porque cont√©m gordura vegetal, corantes artificiais e diversas farinhas brancas!
.
Moral da história: nem tudo é o que diz ser. Temos sempre que ler os rótulos e é claro, preferir comida de verdade!
.
Me conta aqui, tem algum alimento industrializado que voc√™ gostaria de saber se √© fit ou ‚Äúfat‚ÄĚ? Coloca aqui nos coment√°rios e eu farei novos posts "√Č fit ou √© fat?" sobre eles. ūüėä
Beijo da Nutri!
.
#boasescolhas #desembalemenos #éfitouéfat #falsossaudaveis #reeducaçãoalimentar

Alfinete que nada, o que a Bela Adormecida tomou foi um belo de um ch√° que a fez dormir plena e tranquilamente! rss
.
Vou te ensinar um chazinho dos sonhos, literalmente! Faça, tome antes de dormir e me mande um inbox contando sobre o seu sono, combinado? - 1 col de sopa de camomila (erva seca)
- 1 col de sopa de melissa (erva seca)
- 1 col de sopa de mulungu (erva seca)
- 1 xícara de água
.
Leve a √°gua ao forno e quando der bolinhas no fundo desligue. Adicione as ervas, tampe e abafe por 8 min. Coe, beba e v√° para a cama, no escurinho!
.
Fa√ßo quest√£o que me conte depois ein! ūüėä Atualmente, voc√™ dorme bem?
.
#sonobom #dormirbem #boanoite #ceia #ch√°

Essa vai para quem ama cogumelos, e claro, strogonoff!
.
Fica maravilhoso:
- 200 gramas de cogumelos de sua preferência (utilizei shitake)
- 1 colher de sopa de manteiga ghee
- 1 xícara de vinho Branco
- 1 xícara de creme de leite (de boa qualidade)
- 1 cebola
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem
- 1 xicara de molho de tomate caseiro ou passata de tomate previamente refogada no alho, cebola e pitada de sal
- Sal, pimenta e cheiro verde a gosto;
.

Corte a cebola e os cogumelos em cubos. Doure a cebola com o azeite e a ghee. Adicione os cogumelos e deixe grelhar por 5 minutos. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar por mais 5 minutos, mexa sempre! Desligue o fogo e coloque o creme de leite e o molho de tomate. Ligue o fogo e misture por mais 5 minutos. Coloque o sal (sem exageros), a pimenta e o cheiro verde a gosto e prontíssimo! .
Voc√™ gosta de cogumelos? Qual o seu preferido? ūüėä

#cozinhaprática #cozinhasaudavel #comercomprazer #alimentaçãosaudavel #receita

Você já reparou que quando come comida japonesa, fica com muita sede depois e muitas vezes com inchaço no dia seguinte?
.
Isso acontece porque o shoyu √© muito rico em s√≥dio, aquele arroz √© cozido com a√ß√ļcar e enfim, a sede depois vem com tudo e o incha√ßo acompanha.
O problema de sentir essa sede toda é que ela mostra que houve uma desidratação devido ao excesso de sódio, e é por isto que muitas pessoas também se sentem inchadas depois.
.
Mas você não precisa deixar de comer seu japa no fds, basta que faça o seguinte:
1) Troque o shoyu normal pelo light (eu sei que essa todo mundo j√° sabia! rs)
2) Peça um shot de limão puro e misture no seu shoyu light (fica mais gostoso e diminui ainda mais a quantidade de sódio)
3) Beba bastante água, de preferência com limão, antes, durante e depois.
4) Quando chegar em casa, coma 2 rodelas de abacaxi, pois ele tem uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão de proteína (isso é importante, pois você terá acabado de comer salmão cru,rs)
5) Se perceber que no dia seguinte ainda está inchada(o), faça um chá com a casca do abacaxi, deixando-a ferver por 10 min com a panela tampada (esse chá é ótimo contra inchaços).
.
Se você tomar essas medidas, vai ver a diferença que fazem!
Japa √© muito booom, mas tamb√©m √© uma bombinha de s√≥dio, principalmente para quem adora um shoyu. Mas, nada que n√£o possamos cuidar! ūüėä
.
E me conta aqui, você gosta de comida japonesa?

#comidajaponesa #sódio #desidratação #inchaço #trocasinteligentes

Quem diria que uma cebola agridoce combinaria com tantos pratos e ao mesmo tempo traria tantos benef√≠cios √† sa√ļde?
.
Antes de passar a receita, quero falar que eu tive que estud√°-la de tanto que ouvi falar!
‚ÄúAh Nutri, vc viu a cebola com mel que ajuda a emagrecer? Viu a cebola que ajudar contra press√£o alta, colesterol, ateroesclerose, intestino preso e tira mal olhado?‚ÄĚ Rss Calma! N√£o existe UM alimento ou UMA receita milagrosa.
.
A cebola faz muito bem √† sa√ļde porque dentre todos os nutrientes que possui, tem a quercetina que √© um flavonoide muito importante √† sa√ļde e ajuda sim na diminui√ß√£o da press√£o arterial e at√© mesmo na perda de gordura. E nesta receita associa-se o vinagre de ma√ßa, que tamb√©m √© muito bom para controlar a√ß√ļcar no sangue, √© digestivo e tamb√©m ajuda no emagrecimento. J√° o mel entra s√≥ para dar o sabor diferente mesmo! Rs
.
√Č uma receita milagrosa? N√£o! Mas confere sim estes benef√≠cios √† al√©m de dar mais sabor √† comida (isso √© important√≠ssimo para que a monotonia fique longe). Bom, √© assim:
.
- 1 cebola (preferência roxa, por causa da antocianinas que são super anti-inflamatórias);
- 1 pitada de sal marinho (ou sal rosa)
- vinagre de maça
- 1 col de sopa rasa de mel puro
.
Descasque a cebola, corte-a ao meio e depois em tiras fininhas. Deixe-a em repouso por pelo menos 20 min (até 2h) e coloque-a em um pote de vidro. Acrescente o sal e o mel. Cubra a cebola com o vinagre de maça, misture bem e tampe o pote.
.
Deixe descansar por 5 dias na geladeira antes de consumir. A preparação dura cerca de 10 dias sob refrigeração e não perde as propriedades quando aquecida.
.
Onde us√°-la: em carnes (su√≠na, bovina, aves, peixes), legumes cozidos, tofu, molhos, conservas, caponata de berinjela, cozidos de carne ou frango e legumes, para temperar saladas, em sopas ou onde mais gostar! ūüėä
.
Me conta aqui, voc√™ gosta de misturar doce com salgado, gosta desse sabor ‚Äúagridoce‚ÄĚ?
.
#receitasfit #nutricaofuncional #comidadeverdade #estilodevidas

Não se vive em dieta! Imagina se você vai seguir um papel que te diz o que comer e quando comer pro resto da sua vida? Imagina se você vai abandonar pra sempre os alimentos que mais gosta e que "não se encaixam" em sua dieta?
.
Este não é o melhor caminho se você busca um objetivo e quer levá-lo para a vida.
Se você quer emagrecer apenas para entrar em um vestido e depois não liga se o peso todo voltar, é uma escolha sua! Mas se você quer emagrecer e manter o peso depois, seguir uma dieta pro resto da vida vai ser algo falho, porque na dieta tradicional, principalmente aquelas que te faz contar pontos ou pesar tudo o que come, você não muda e reeduca de verdade os seus hábitos alimentares para conseguir se manter saudável com facilidade depois.
.
√Č por isto que eu defendo a reeduca√ß√£o alimentar, onde h√° uma mudan√ßa gradual de h√°bitos, sempre garantindo que os gostos da pessoa estejam sendo atendidos, que sua rotina esteja sendo considerada, assim como a praticidade e viabilidade em executar tudo aquilo.
.
Não adianta eu te dizer o que você deve fazer, se você não entender o porquê de fazer aquilo, concorda?
A Nutrição Comportamental vem para isto, para que nós profissionais consigamos fazer com que o paciente entenda o que deve ser feito e com isto consiga levar aquilo adiante com mais facilidade! Não é só a individualidade metabólica e fisiológica de cada pessoa que devemos considerar, mas também a individualidade pessoal: seus gostos, sua rotina, sua cultura, seus hábitos..
.

Eu não quero que meus pacientes tenham resultados que durem só 3 meses, quero que tenham resultados que durem a vida toda!

N√≥s lidamos com pessoas, e n√£o somente com organismos. √Č por isto que hoje eu me preocupo em estudar tamb√©m o comportamento de pessoas atrav√©s do Coaching e da Nutri√ß√£o Comportamental. .
Você acredita que uma alimentação saudável possa de verdade ser prazerosa?
.
#nutricaocomportamental #nutricaoeficiente #coachingdeemagrecimento #compulsaoalimentar

Quando o fígado não está conseguindo cumprir bem a sua tarefa de eliminar toxinas, ele grita por socorro. Sintomas muito comuns são sinais que o fígado precisa de cuidados!
.
Vou listar alguns deles: - Fotofobia (quando sua visão fica muito sensível à luz);
- Dor de cabeça mais na região dos olhos;
- Enxaqueca o dia todo (muitas vezes a pessoa j√° acorda com ela);
- Gosto de metal na boca;
- Boca seca;
- Acne nas costas;
- Pele oleosa demais nas costas;
- Fur√ļnculo nas costas...dentre outros!
.
Voc√™ n√£o precisa ter todos esses sintomas para desconfiar que seu f√≠gado precisa de cuidados. Mas como cuidar dele Nutri? Oferecendo os nutrientes e subst√Ęncias certas, de acordo com o sintoma apresentado. Isto avaliamos no consult√≥rio, pois precisamos fazer um rastreamento para saber qual via de destoxifica√ß√£o o f√≠gado est√° precisando de mais suporte, para saber qual poss√≠vel xenobi√≥tico (toxina) est√° gerando os sintomas e assim oferecer os nutrientes destoxificantes certos para aquilo.
.
O que é sempre importante é garantir a ingestão adequada de zinco, magnésio, complexo B, manganês...que estão presentes em vegetais verde escuros, castanhas, nozes ,frutas e etc!
.
Evite exagerar nas carnes vermelhas, e peixes grandes (pois t√™m muito ac√ļmulo de merc√ļrio no mar, que √© um metal t√≥xico). Os peixes de at√© 30 cm s√£o menos contaminados. Gosto bastante de sardinha, pescada branca, truta...
.
E quanto menos conservantes ingerir, melhor! Tente praticar o "desembale menos e descasque mais", pois faz toda diferença!
.
Se você tem um ou mais desses sintomas, não necessariamente é pelo fígado intoxicado, mas não exite em melhor a sua alimentação e procurar orientação de uma Nutricionista.
.
Você costuma ter algum desses sintomas?
.
#detox #detoxification #alimenta√ß√£osaudavel #sa√ļde #cuidese

Você quer controlar aquela vontade louca de comer doces, de comer guloseimas que você sabe que não vão te fazer bem, mas a vontade está ali, gritando?
.
Sabe, ela grita mesmo, mas não é incontrolável. Você pode ter total controle sobre você e sobre o que faz. Mas para que isto fique mais fácil, vou te ensinar como você pode fazer para frear o monstrinho do descontrole alimentar.
.
No post anterior eu ensinei como você identifica qual fome está sentindo, e quando for a emocional, ensinei como pode agir para se libertar dela. Hoje eu vou te ensinar mais sobre isso, pois como expliquei, por trás de uma fome emocional, há uma emoção que você deve identificar qual é, desta forma:
.
1) O que estou sentindo, além desta vontade de comer?
2) Do que eu preciso?
3) Será que preciso de comida ou de descansar, ou de um abraço, ou de me ocupar com algo que eu goste, ou de uma companhia para conversar...?
4) Como faço para atender o que eu realmente preciso?
5) Se eu comer agora, esse sentimento (ansiedade, cansaço, tédio...) vai acabar? Depois que a comida acabar, como vou me sentir?
.
Quando você se faz essas perguntas e se responde com toda sinceridade, você encontra o que está por trás daquela falsa fome. E quando você toma conhecimento disso, você consegue colocar o lado racional para falar mais alto e recupera o autocontrole.
.
√Č preciso aprender a encontrar uma maneira de se confortar, de se distrair, se divertir, se dar prazer e resolver quest√Ķes sem usar a comida. Por que pensem comigo, ansiedade, tristeza, raiva, t√©dio e muitos outros sentimentos que n√£o gostamos muito de sentir acontecer√£o v√°rias vezes durante a vida. Imagina se sempre que um deles aparecer, recorrermos √† comida numa falsa tentativa de resolv√™-los?!
.
Voc√™ est√° disposta(o) a se atentar ao tipo de fome que sente e exercer controle sobre ela quando for a "fome fake"? ūüėä
.
#alimentacaoconsciente #mudancadehabito #reeducaçãoalimentar #emagrecercomsaude #comerconsiente

Most Popular Instagram Hashtags