studio.noventa studio.noventa

109 posts   2,147 followers   6,280 followings

STUDIO NOVENTA  ♟ Sillas Nickel | @sillasnickel ▪️ Arquitetura • Design 〰️ Marcamos sua vida, projetamos lugares. 📇 Resgatar sentido afetivo da arquitetura.

▪️Marcas Que Ficam▪️
.
1. “A identidade da marca é tangível e faz apelo aos sentidos” (WHEELER, 2012). Nesse sentido a arquitetura é uma oportunidade para estimular o reconhecimento de uma marca e atrair clientes, criando ambientes e experiências que envolvem.
.
2. Apesar das rápidas e constantes mudanças de mercado, desde os primórdios do comércio, os locais - arquitetura - onde as trocas são realizadas, sempre tiveram um papel muito importante não só pela atividade econômica mas principalmente na vida social.
.
3. Através desses espaços é possível perceber os valores de uma marca / empresa. Perceber significa ver, ouvir, tocar, saborear, cheirar ou sentir, internamente, alguma coisa, evento ou relacionamento. Consumir espaços.
.
Lugares que marcam, marcas que ficam.
.
.
.
Ideias centrais, a partir dos autores:
.
1-WHELLER, 2012
.
2 e 3-VARGAS, 2001
.
.
.
.
#studionoventa #arquitetura #design #marcas #marcasqueficam #inspirational #troca #projetoscomerciais

▪️Marcas e Espaços▪️
.
SIM! Da mesma forma que um bom projeto residencial emana afeto e personalidade, um projeto comercial pensado de forma integrada - identidade de marca + espaço arquitetônico - potencializa a imagem de uma empresa.
.
Se o “objetivo é levar aos usuários do espaço a uma experiência (brand experience) de marca...”* é necessário considerar projetos de arquitetura, interiores, mobiliário, iluminação adequados, coesos e coerentes com o posicionamento da empresa em questão.
.
* CONSOLO, 2015.
.
Marcar - também - de forma tátil. Uma janela aberta para vender conceitos.
.
.
.
.
#studionoventa #arquiteturacomercial #interiorescomerciais #tátil #identidade #brandexperience #pontosdecontato #espaçosquevendem #retaildesign

▪️Arquitetura e Experiência▪️
.
“A arquitetura reforça a experiência existencial, nossa sensação de pertencer ao mundo, e essa é essencialmente uma experiência de reforço da identidade pessoal.” ( PALLASMAA, 2011)
.
Um projeto, resignificado quando habitado (humanizado), torna-se um ponto de encontro e troca. A arquitetura potencializa a possibilidade de existir vínculos.
.
Tornar-se um lugar e imprimir relevância na memória de quem habita e usa esses espaços é um grande desafio. É necessário sensibilidade para projetar.
.
Sensibilidade para buscar o necessário e tornar isso um briefing. O briefing traz à tona a funcionalidade. A funcionalidade reforça o uso do espaço. Mas além disso é necessário um discurso, um conceito, uma prioridade...criar uma atmosfera a ser habitada ou até mesmo consumida.
.
Arquitetura para marcar nossa vida.

▪️Lugares Que Marcam▪️
.
Uma viagem que fizemos, um restaurante que fomos, um museu que visitamos...Certamente sempre atrelamos bons momentos a lugares em que estivemos. E, em todo momento, passamos por dezenas de espaços, que de alguma forma se comunicam com a gente.
.
PALLASMAA lembra que “Em experiências memoráveis de arquitetura, espaço, matéria e tempo se fundem em uma dimensão única, na substância básica da vida, que penetra em nossas consciências...”
.
A arquitetura, então, traz a possibilidade de potencializar sensações, de contextualizar memórias. Criar espaços que sejam vividos. No momento em que essa vivência é convertida em memória afetiva, tal vínculo estabelece uma nova significação ao espaço: agora é um lugar.
.
Por que a arquitetura não foi pensada apenas para ser funcional, mas se propõe a ser sentida, habitada, consumida.
.
Sabemos que existem sim, espaços que passam desapercebidos na nossa vida, silenciosos. Queremos, no entanto, resgatar uma arquitetura que diga algo para nós, que marque a SUA história.
.
Lugares que marcam.

▪️Studio Noventa▪️
.
A trajetória até aqui reservou grandes conquistas e muitas lutas. Não é tão simples ser arquiteto em meio ao inconstante mercado, em tempos de reprodução banal de ideias e da intensa transformação que tem ocorrido na sociedade nos últimos anos.
.
Num tempo de tanta coisa instantânea, me vi na obrigação de sempre dar um passo atrás para reconhecer demandas específicas. Nesse sentido, assumi que todo projeto é uma oportunidade de surpreender, chocar, fazer refletir, fazer produzir, identificar, vender uma ideia ou simplesmente traduzir os afetos de um morador em soluções projetuais.
.
O fato é que ser arquiteto se torna cada vez mais necessário. E nesse breve caminho até aqui, sei que fazer a diferença é tocar nas pessoas, é projetar para o outro sem deixar de imprimir o coração naquele projeto.
.
E foi nesse tempo, de constante crescimento e aprendizagem que o Studio Noventa vem tomando forma, formato. Nosso caminho - o da arquitetura - se encontrou com a área das artes visuais e do design, numa proposta que visa aproximar as pessoas dos espaços, de forma a significar esses como lugares.
.
Uma pessoa que agregou outras pessoas. Pessoas estão construindo essa história. O Studio Noventa busca marcar a SUA história.
.
Ser arquiteto é ser humano.

〰️
ser para existir.

〰️
viver para sentir.

〰️
rever para prosseguir.

🔸Registro Fotográfico.
.
🔸Nem tudo o que registramos é projeto. Movimento, luz, cor, afeto, humanidade...também ajudam a construir nosso repertório estético.
.
Outubro de 2016 | Bienal de Arte

🔸Registro Fotográfico.
.
🔸Nem tudo o que registramos é projeto. Movimento, luz, cor, afeto, humanidade...também ajudam a construir nosso repertório estético.
.
Outubro de 2016 | Bienal de Arte

🔸Registro Fotográfico.
.
🔸Além de extremamente necessário quando falamos em registro real dos projetos para portfolio, a fotografia pode auxiliar no nosso banco pessoal de imagens, referenciando projetos, estéticas e soluções.
.
Outubro de 2016

🔹CASACOR ES 2017
.
🔸Semana para lembrar nossa participação da mostra @casacorespiritosanto em 2017. O Lounge de Eventos trouxe como tema central a dinâmica do Porto.
.
🔸O grande destaque do projeto, premiado pelo @iabes em 2017, foi o painel que simulava o movimento dos containers vistos de cima. O painel, com dimensões aproximadas de 17x6metros utilizou toda a cartela das laccas em alta definição e cetin da @eucatex_oficial .
.
🔸As laterais - todas pretas, velavam as cores para o visitante que só percebia a dimensão e cores quando entrava no ambiente.
.
projeto em parceiria com os escritórios @servaremaisazevedo e @robertagaglianoarquitetura

Most Popular Instagram Hashtags