saopaulotatico saopaulotatico

159 posts   7380 followers   1521 followings

São Paulo Tático  Primeira página totalmente dedicada a análises táticas do São Paulo FC. 🔴⚪⚫ Siga também no Twitter 👇

http://twitter.com/saopaulo_tatico

A SPT FOI VENDIDA PELO LECO!
_

Mas mesmo assim, em outro fuso horário, e nos desculpando pela breve ausência, voltaremos a analisar taticamente o SPFC.
_

Deixamos nossos seguidores refletirem sobre o fato de que MESMO SEM CÍCERO E SEM 3 VOLANTES CONTINUAMOS PERDENDO (risos). _
Ainda muito cedo, não se pode culpar Dorival Jr. pelas duas últimas fraquíssimas exibições diante Atlético-GO e Chapecoense.
_

Apesar disso, o time escalado têm erros rudes. O maior deles: W.Nem. Não é preciso tempo para se convencer que o mesmo não deve ser escalado. Em 18 jogos, apenas 1 gol e 0 assistências. Inaceitável para um atacante. -

Também grave é Lucas Fernandes no banco para J.Gomez. O argentino não tem passado nem presente que justifique uma titularidade garantida num clube da grandeza do São Paulo, sobretudo na boa fase de Lucas. -

Outro erro, esse questionável, é a permanência de Buffarini. Araruna, mesmo com falhas, é superior a Buffarini. Jogando em casa, Bruno é uma aposta menos pior. -

O time que vai a campo hoje ainda não deve ter surpresas. Torcemos (e esperamos) apenas a saída de WN e, pouco crente em ver Araruna, é possível que Bruno (nome que também não nos agrada) apareça. -

Organizado no 4-2-3-1, é fundamental que o meia de ligação - provavelmente JG, consiga escoar a saída de bola. Na defesa, as falhas de posicionamento de Arboleda precisam acabar. -

No mais é aguardar a chegada de reforço(s) e claro, continuar apoiando o São Paulo Futebol Clube nesse momento difícil. -

#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #UnidosPeloSPFC

Sim Rogério, você errou.
_

ERROU quando achou que poderia fazer algo pelo clube que ama, em meio a tantos que, ao contrário de você, querem usar o São Paulo Futebol Clube.
_

ERROU ao não escalar o Iniesta no lugar do Cícero e ao escalar o Lucão ao invés do Sérgio Ramos. Além disso, pra que improvisar o Marcinho na ala sendo que o Dani Alves tá no mercado? Inventor.
_

ERROU quando achou que seus argumentos, em algumas vezes sólidos, seriam o bastante para que torcedores de clubes rivais com microfone na mão - ora chamados de jornalistas -  fizessem um trabalho honesto.
_

ERROU ao reclamar do juiz, porque todos os treinadores podem fazer isso, menos você. Isso se chama arrogância.
_

ERROU quando escalou 3 volantes. Afinal, a seleção do Deus Tite joga assim, o Barcelona, o Real Madrid e o Bayern jogam assim, todos os campeões brasileiros desde 2011 jogam assim, mas no São Paulo isso é inventar moda.
_

ERROU ao ouvir Rock, falar inglês e espanhol sem nunca ter jogado fora do país. Quem você pensa que você é? Técnico não pode perder tempo com isso, preferimos o vitorioso Joel Santana, boleiro, fala a língua que o jogador entende.
_

ERROU quando achou que a parte podre da torcida que chamava Muricy Ramalho de Muriçoca Morre-Morre, Telê Santana de Velho Pé Frio, Osório de Inventor, chutou Kaká, Aloisio e Casemiro seria sensata em relação a você.
_

ERROU quando achou que a ajuda de um profissional extremamente capacitado como o Micheal Beale seria útil. Afinal, o que Chelsea e Liverpool têm de bom pra nos ensinar? Europa é fraca, Premier League é fraca, bom é o Brasileirão e os Celso Roth's que aqui estão.
_

ERROU quando quis escalar um time ousado. Bom mesmo é fechar a casinha igual ao Mano Menezes, exemplo de treinador bem sucedido.
_

ERROU até ao usar terno, pois você não pode. Aonde já se viu um treinador brasileiro usar terno? Isso não acontece aqui, só na Europa.

Além disso, você teve erros reais que repetimos aqui diversas vezes. Erros esses que o próximo treinador fatalmente cometerá, mas certamente não haverá alarde.
_

Normal.
_

Eles são humanos, Rogério Ceni é o Mito.
_

Obrigado por tudo.
_

#SaoPauloTatico #PraSempreMito

Vencer ou vencer hoje no Morumbi.
_

Provavelmente o time vai a campo no 3-4-2-1.
Visto que em breve os reforços irão estreiar, não faz muito sentido mudar algo antes disso. Em contrapartida, muitas coisas não têm feito sentido no tricolor.
_

Existe a possibilidade de Douglas atuar no lugar de Lugano, o que seria uma heresia tão grande quanto 2 centroavantes, possibilidade também não descartada, infelizmente.
_

W. Nem de titular com Marcinho na lateral também é possível, o que evidencia o quão difícil está torcer para o São Paulo esse ano: WN tem até agora 1 gol e 1 assistência em 6 meses de clube.
_

Apesar do bom ataque, o Fluminense deixa espaços entre os volantes e a zaga, falha essa ainda não corrigida. Oportunidade pra Cueva e pra Marcinho, caso jogue ali.
_

Marcação alta no primeiro tempo é o melhor caminho. Hoje, necessariamente, o time precisa de mais jogadas pelo meio. É o caminho das pedras pra essa vitória essencial.
_

#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #Brasileirão2017 #UnidosPeloSPFC

🇾🇪 UNIDOS PELO SPFC

A vitória mais difícil é saber perder. E é nessa hora que você jamais deve baixar a cabeça.

Nem sempre os resultados são os que planejamos. Temos que entender que do outro lado, possui um adversário com os seus mesmos objetivos.

As vezes por um detalhe, a vitória acaba escapando. Mas não é agora que temos que abandonar o time, pois é neste momento que os jogadores precisam de nós torcedores.

Quando amamos muito alguém, viramos as costas ou apoiamos?

Vamos esperar que eles se doem em campo, que dê o sangue e briguem pela vitória. Temos tempo de reagir e agora é a hora !

Querer? Não é o mesmo que ter!
Falar? É mais fácil que fazer!
Conquistar? É sempre testar os limites!

Vamos testar nossos limites. Vamos todos ao Morumbi, vamos ter forças e fazer nosso papel de torcedor.

São Paulo x Fluminense
Domingo, as 16h "Guarde suas derrotas do passado, para transformar em vitórias no futuro!" #UnidosPeloSPFC

RESPEITEM AS LEIS DA FÍSICA
_

O raciocínio é simples: dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Não existe lugar, EM NENHUM TIME DO MUNDO, para dois centroavantes. Infelizmente, dois jogadores que têm se destacado em meio a um ano difícil, não podem jogar juntos.
_
Qual a lógica de pagar 30 milhões no melhor centroavante do campeonato pra escalá-lo de armador? Pratto tem que jogar na área. E se Gilberto tem se destacado esse ano POR FAZER GOLS, qual a lógica de sua escalação longe do gol? Nenhuma. Por essas e outras o São Paulo não saiu vencedor em todas as vezes que teve Gilberto e Pratto.
_
Mas é claro, não é esse o único problema. Até agora foram utilizados 6 laterais direitos, 3 goleiros, 13 formações diferentes na zaga, 10 opções pelas ponta. Muito pra um time grande. Sinal evidente da fragilidade do elenco.
_
Com a possível volta de T. Mendes, acreditamos na sua titularidade. Vamos torcer pra que também volte o Cueva do Paulistão, o Maicon firme e o R.Caio seguro.
_
Contra um ataque perigoso, é importante manter os 3 zagueiros. Militão seria uma opção melhor, mas o natural é que jogue Lucão. Cícero não deve sair, a não ser que T.Mendes atue pelo meio, com Marcinho na ala e consequentemente W.Nem na ponta. Mas esse último, apesar do gol contra o SCCP, não é boa ideia para hoje.
_
No 3-4-2-1: Renam; Lucão, Maicon e R.Caio; T.Mendes, Jucilei, Cícero e Jr. Tavares; Cueva e Marcinho; Pratto.
_
#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #Brasileirão2017

🇾🇪 UNIDOS PELO SPFC

O verdadeiro campeão sabe que sua história não é feita apenas de vitórias, pois nem toda derrota é um fracasso, mas um aprendizado.

Vivemos tempos difíceis, os quais irão nos fortalecer.

A vitória, além de importante, é o diferencial quando ocorrida fora de casa.

A nossa missão é uma só: apoiar o time a se manter na luta pelas primeiras colocações.
As melhores conquistas não vêm de modo fácil, é preciso muita dedicação, empenho e união.

Vamos fazer a nossa parte, torcendo até o fim.

Sport vs SPFC
Dia 14/06/2017 às 19h30 na Ilha do Retiro

Vamos mostrar a nossa força.
#UnidosPeloSPFC

🇾🇪 UNIDOS PELO SPFC

Vitorioso não é só o que vence, mas aquele que se levanta diante de uma derrota.

Para isso, precisamos manter nossa união, dando apoio incondicional à equipe, pois esse é o caminho da glória.

E neste caminho, existem obstáculos a serem superados. E nos momentos difíceis, precisamos ter forças para apoiar e mostrar que juntos, somos sempre mais fortes.

Enfrentaremos o Vitória em mais uma batalha neste Brasileirão.

Vamos em busca de mais três pontos, fundamentais para a nossa recuperação na competição.

Temos que fazer nosso papel. Vamos no Morumbi, ou às Embaixadas São Paulinas pelo Brasil, nesta quinta (8/6) às 19h30.

É hora de manter o foco, a cabeça erguida e lutar por um objetivo: a construção de nossa história.

#UnidosPeloSPFC

O FIM DA OFENSIVIDADE

O jogo contra a Ponte Preta confirmou a existência de um novo São Paulo: um time defensivo, que abre mão de atacar na tentativa de se proteger.

Os gols e as finalizações ficaram no Campeonato Paulista. RC não está errado: apanhava muito por fazer 5 gols e sofrer 2. Inventor! Inexperiente! Irresponsável! Em 5 meses o treinador se igualou aos demais dos futebol brasileiro: fecha a casinha, faz o simples, ganha de pouco, perde de pouco.

No primeiro tempo o tricolor até teve posse de bola, é verdade. Mas Thomaz mostrou o porquê de ser preterido em relação a Morato, Luis Araújo, T.Mendes e Marcinho: não tem futebol para atuar num time da grandeza do SPFC.

Com exceção da goleada contra o poderoso Linense, Thomaz está zerado em gols e assistências. Foram 4 passes errados, 8 perdas da posse de bola e alguns escanteios mal cobrados.

Dissemos no PRÉ-JOGO SPT que o lado esquerdo de ataque (direito da Ponte) era o ponto a ser explorado. Kleina fechou o setor com 2 laterais, consequentemente perdendo ofensividade. A saída para o São Paulo no primeiro tempo era alinhar a zaga com 4 (Lucão na lateral) e aumentar a liberdade de Marcinho como ponta. Não aconteceu.

Pra segunda etapa, a Ponte resolveu tentar ganhar o jogo. E conseguiu. Como sempre, pelo menos um gol entregamos ao adversário. Contra o Avaí, Marquinhos perdeu. Contra o SEP, Jean errou o pênalti. Contra a Ponte, Lucca não desperdiçou.

Pra piorar, o erro clássico que sempre comentamos aqui: se pagamos 30 milhões pra ter o melhor centroavante do país, qual o sentido de recuá-lo como armador? Foi o que aconteceu e, mais uma vez, não funcionou. Até agora perdemos em todas as vezes em que tivemos dois centroavantes. É a fórmula mundial da derrota.

O São Paulo terminou o jogo com 4 atacantes e sem conseguir chutar a gol. Mais uma mostra que o problema não são os tais 3 volantes: ofensividade não é ter atacante e sim ter um padrão de jogo ofensivo.

Rogério Ceni está traindo Osório e flertando com o padrão Mano Menezes. Parabéns ao envolvidos.

#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #Brasileirão2017 #UnidosPeloSPFC

INTERVALO TÁTICO NA SPT

Um jogo chato até aqui. Taticamente sem surpresas por partes do São Paulo, o tricolor tem mais posse de bola mas não assusta.

Já a Ponte veio mais fechada do que o esperado. Como falamos no PRÉ-JOGO, o lado esquerdo de ataque (direito da defesa da Ponte) era o setor a ser explorado. A macaca dobrou a marcação com dois laterais.

Lugano poderia estar em campo tranquilamente. Uma pena que não esteja.

Cueva não jogar por um erro do departamento médico é algo que beira o amadorismo. Lamentável.

Thomaz não tem condições de jogar no São Paulo. Mais uma atuação muito abaixo.

A saída para o segundo tempo pode ser Bruno no lugar de Thomaz, avançando Marcinho para o ataque.

#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #Brasileirão2017 #UnidosPeloSPFC

MOMENTO IMPORTANTE

O tricolor chega em Campinas vivendo um bom momento. Após seguidos pesadelos com eliminações, o time venceu duas seguidas, incluindo o clássico contra o chamado melhor elenco do país.

Duas vitórias, quatro gols marcados, nenhum sofrido e o rival debutando. Apesar disso, nem tudo são flores: Luis Araújo deve fazer seu último jogo. Thiago Mendes (que está lesionado) pode sair. Júnior Tavares também.

Mercado da bola a parte, é grande a chance de RC repetir o esquema com 3 zagueiros. Não pelo resultado apenas, mas porque parece ser essa uma ideia fixa: 3-4-1-2 em jogos mais difíceis (fora de casa ou clássicos) e 4-3-3 em jogos teoricamente mais fáceis, como contra o Avaí por exemplo.

Se dá pra dizer assim, as eliminações tiveram um lado bom: o time pode treinar e se recompor durante a semana e atuar sem perda de rendimento.

LUGANO ou LUCÃO: acreditamos na escalação de Dios. Se RC quer fazer lobby pela renovação do zagueiro, eis a chance perfeita, uma vez que contra o Vitória no Morumbi devem ser apenas 2 zagueiros e contra o SCCP o jogo deve ser mais corrido. A Ponte deve vir com Lucca de falso 9 o que seria o cenário ideal.

MARCINHO ou BRUNO: é verdade que Bruno deverá render mais jogando como ala. Mas Marcinho fez a diferença no clássico, não faz muito sentido que perca a posição. A não ser que Cueva experimente o banco de reservas, mas por enquanto é melhor não pensar nisso.

A Ponte Preta deve vir com marcação alta nos primeiros minutos, tentando repetir o 3x0 contra o SEP. Cabe ao São Paulo aguentar firme a pressão inicial e explorar os muitos espaços que a zaga da Ponte oferece. Se Cueva jogar pela esquerda terá grandes chances de reencontrar a boa fase.

#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #Brasileirão2017 #UnidosPeloSPFC

SIGAM
@tricolor_show
@projetotoquio
@resenhatricolorspfc
@diegoluganofc

CONVOCAÇÃO GERAL #UnidosPeloSPFC

Tudo começa com o grito do torcedor ao ecoar do estádio com as vibrações do sangue Tricolor.
Todos que apoiam e fazem do jogo algo mais completo e forte e que transmite para aqueles que estão em campo o sentimento de jogar com amor e dedicação.

Domingo é dia de mais uma batalha. Nossos guerreiros já provaram que são fortes e que nosso apoio é importante, que toda entrega em campo sempre será feita com um único objetivo, buscar a vitória.

Jogo após jogo, grito após grito, apoio sempre!

Invada as redes sociais e demonstre todo seu apoio ao Tricolor com a #UnidosPeloSPFC.
No Domingo vamos todos mandar mensagens de incentivo aos nossos guerreiros até as 14h, para que eles entrem motivados em mais essa batalha.

A guerra é longa, mas ganhando batalha por batalha, conseguiremos alcançar nosso maior objetivo.

Ponte Preta x São Paulo
Domingo, as 16h, no Majestoso em Campinas.

#UnidosPeloSPFC

VAI TER PÓS JOGO SIM

Depois de gritar gol, secar pênalti, dançar valsa e bebemorar a vitória, a São Paulo Tático traz a análise desse clássico que lavou a alma do tricolor.

No PRÉ-JOGO dissemos aqui que não deveríamos ter surpresas. Erramos. E que bom que erramos. Rogério Ceni inventou! E que bom que inventou.

O jogo contra o Avaí foi uma demonstração clara de que, taticamente, o São Paulo abriria mão de praticar um futebol ofensivo e vistoso. Contra o SEP continuamos abrindo mão desse estilo, mas de forma diferente.

Cuca tentou, de última hora, espelhar o esquema tático, posicionando Felipe Melo como libero. Se deu mal. Perdeu na saída de bola e perdeu combate no meio campo, algo bem claro na assistência de Marcinho pra Pratto.

Com 3 zagueiros, sendo Maicon na sobra, o São Paulo, pela característica de marcação de seus jogadores, ganha muito em compactação sem a posse de bola, ou seja, mais gente pra marcar/preencher espaço na zona de criação do adversário.

Em 2017, utilizou 3 zagueiros em 4 partidas. Em 3 delas, não sofreu gols (São Bernardo, DyJ e SEP). A defesa foi vazada somente na estreia contra o Cruzeiro - ainda assim após falha individual.

Se nas outras oportunidades tivemos problemas na criação com Araruna e T.Mendes na ala direita, com Marcinho a posse de bola teve mais energia até o ataque. Eventualmente, Bruno pode ir bem na função também. O problema pode ter solução.

Obviamente, é também uma questão de tempo para a reclamação dos 3 volantes migrar para 3 zagueiros após o primeiro resultado negativo. Muricy ouviu isso bastante durante o tri-hexa. Mas segue o jogo. Os modinhas são como EdCarlos, eternos.
#SaoPauloTatico #SaoPauloFC #Brasileirão2017 #SoltaAvalsa #UnidosPeloSPFC

Most Popular Instagram Hashtags