realcoolsampa realcoolsampa

2,729 posts   20,800 followers   751 followings

Cool Sampa | Dani Ruano  São Paulo Trends Cultura urbana/ arte/ design / moda/ lugares / sabores "De perto e de dentro" #coolsampa#saopaulocolorida 📬dani.coolsampa@gmail.com

Rei Roberto nem de esquerda, nem de direita. Literalmente no centro 😂😂😂
📸@marceloschainer

#coolsampa

Elba, Alceu e Geraldo, o grande encontro. Show emocionante, cheio de lindas projeções.
Clássico!
@allianzparque
#coolsampa #ograndeencontro #show #brasil

Bonito, feio, imponente ou trambolho! Ame ou odeie!
Há 50 anos, o prédio do MASP, obra de Lina Bo Bardi, é sem dúvida o mais icônico da cidade.
Em comemoração ao seu aniversário, compartilhamos algumas curiosidades sobre o prédio:
A foto é do @offlimitsbr
Curiosidade 1. Embora forme um par perfeito com a Avenida Paulista, o primeiro endereço do Museu de Arte de São Paulo não foi nesta rua. A construção, idealizada pelo empresário Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi, nasceu no centro da cidade, na rua 7 de abril, em 2 de outubro de 1947 e mudou-se para a Paulista apenas em 7 de novembro de 1968.

Curiosidade 2. A inauguração do Masp foi um evento HIS-TÓ-RI-CO. Entre os presentes estava a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. A presença da rainha, que visitava o país pela primeira vez e especialmente para o evento, fez com que a os presentes parassem a Paulista, atrasando o início das comemorações.

Curiosidade 3. O vão livre do Masp não surgiu devido a um surto inspiracional de Lina Bo Bardi, responsável pelo projeto arquitetônico, mas por uma necessidade. O terreno ocupado pela construção foi doado à Prefeitura com a condição de que nunca fosse construído um edifício que tapasse a paisagem para a Avenida Nove de Julho. Para contornar a situação, a profissional projetou uma construção com um grande vão, respeitando as exigências dos doadores.

Curiosidade 4. A primeira aquisição do Masp, comprada pelo fundador do museu Pietro Maria Bardi, é o quatro Retrato de Mulher, de Picasso, e data de 1947.

Curiosidade 5. Curadores já compraram gato por lebre. Sim, no início dos anos 70, o pintor Joan Miró escreveu uma carta a Bardi, o fundador da instituição, negando a autoria de um guache exposto. A obra foi retirada de exposição e encaminhada à reserva técnica. Nas décadas seguintes, outras obras tiveram autoria questionada.

Continua nos comentários:
Fonte: Casa.abril.com.br

#masp #coolsampa

Painel do pintor, desenhista gráfico e muralista Bramante Buffoni na @galeriadorockoficial
O artista italiano Buffoni é autor do icônico piso gráfico do local. Falecido nos anos 80, ele se inspirava na natureza brasileira ao criar painéis gráficos. Também podemos observar suas obras no Edifício Nobel e na Galeria Nova Barão. O mural de entrada da galaria é o meu favorito, ele me motivou a pesquisar mais sobre a obra de Buffoni.
#coolsampa #saopaulocolorida #arte #historia

Raiz Wei Wei
O artista chinês Ai Weiwei inaugura hoje aqui em SP, a maior exposição de sua carreira, uma retrospectiva de clássicos e a apresentação de obras inéditas que expressam sua leitura das raízes brasileiras.
Dos mais de 70 trabalhos em exibição, há uma série de 15 inéditos que o artista realizou no País do ano passado para cá, a convite de Marcello Dantas, curador da mostra. 
Ai WeiWei é em um dos principais nomes da arte contemporânea mundial, e sua arte reflete seu interesse por questões sociais e humanas. Ele deixou a China em 2015 e sua produção se destaca por tensionar o mundo de hoje e os modos tradicionais de pensamento.

Entre as obras, estão “Sunflower Seeds”, composta por milhões de ‘sementes de girassol’ de porcelana pintadas à mão por artesãos chineses, refletindo sobre a produção em massa e a perda da individualidade; exibida na Tate em Londres em 2010, e “Straight”, uma instalação feita com 164 toneladas de vergalhões de aço recuperados dos escombros de escolas de Sichuan (China) após o forte terremoto que abalou a China em 2008, mostrada pela primeira vez em sua forma completa.
Na foto, "Law of the Journey", uma representação dos refugiados que se lançam às águas do Mediterrâneo em direção à Europa.
Até 20/01/2019 na @ocapavilhao

#coolsampa #arte #aiweiwei #ibirapuera

😍 Quadra da praça Rotary na Vila Buarque restaurada pelas @efemmeras com as @magicminas, no primeira quadra de basquete revitalizada por um time todo girl power na Cidade!
#coolsampa #saopaulocolorida #arteurbana #grafitti #girlpower

Cuidado com A Onda.
@burningdany por @tomwrayart no @audibira
#coolsampa

🙏 chega de namastreta
Foto do @felipelucci vista no @parque_minhocao

Não à violência, não ao preconceito, não ao racismo, não ao machismo, não à homofobia, não à intolerância, não à xenofobia.
#elenão #elenunca #democraciasim
Foto: @_casadopovo
#coolsampa

Cores da Vila Buarque 😍🌈
#saopaulocolorida #coolsampa #saopaulo

Most Popular Instagram Hashtags