projetoresidente2017.med projetoresidente2017.med

85 posts   1,613 followers   389 followings

  Médica pela UFPB. 💉💊 🏥 Cearense 🌞 Futura cirurgiã pediátrica (ou seria vascular?) 😎 R1 Cirurgia Geral 2017 😉

Essa sou eu todos os dias quando chego do hospital. Só quero dormir, mas preciso estudar. Hahahahahahahahah #medicina #foconojaleco #cirurgiageral

Esse mês tô rodando na cirurgia pediátrica (CIPE para os íntimos. Hahahahahahhahs). Para quem não sabe, CIPE é minha primeira opção de sub especialização. E só tenho a dizer que estou amando o rodízio.
Como tem 2 R1 de cirurgia geral rodando aqui, ficamos alternando em semana no bloco e semana na enfermaria pela manhã e os dois ficam no bloco a tarde. Essa semana estou só no Bloco Cirúrgico, assistindo e participando das cirurgias. 😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Agora, pensem numa dificuldade em manejar crianças... especialmente RNs. Reaprender todas as doses, alimentação e tal. É quase desesperador. Hahahahahahahahah.
E com relação aos estudos, tô tentando estudar um assunto por dia, mas muitas vezes chego tão cansada que só quero dormir. 😴😴😴

Bom diia!!
E como estão pós-feriado?
Eu tive que evoluir todos os dias desse feriadão... E ainda meu plantão de todos os sábado à noite na unidade de Trauma. Faço residência no maior hospital de trauma do Estado, segundo informações, somos a maior emergência de trauma do norte-nordeste. Ou seja, como podem imaginar, o plantão de sábado a noite é mega agitado! Cirurgias e procedimentos direto, praticamente sem tempo de descanso. O que é ótimo para a residência, em um mês e meio, já consegui perceber meu enorme crescimento. 🤗
Aí nesse foto está meu kit básico de plantão, o que não pode faltar.
Estetoscópio nosso de cada dia (ele é azul, mas saiu preto haahaahah), junto com meu álcool em gel. Levo sempre um caderninho para anotar as dicas e medicações. Essa minha caneta que adoro, que é prática e ajuda com as várias cores. Levo também luvas sem pó (essas azuis), pois minhas mãos estavam ficam ressecadas e descamando, junto com um creme para mãos (gente, esse é uma delícia), super recomendo. Ando sempre com o oximetro, pois enquanto começamos a monitorizar o paciente, esse oximetro de dedo é rápido e dá uma boa ajudada. E o que não pode faltar: carimbo. Também conhecido como responsabilidade.
Deu para perceber que amo lilás, né? É minha cor preferida junto com azul. 😁😁😁
Boa semana!

1 mês da residência resumido em uma foto.
Foi um período de enormes mudanças. Vim morar em Recife, comecei a residência em um hospital, mudei para outro... mas tô amando tudo.
No primeiro hospital que comecei, a R2 disse que esse seria o ano da vida mais difícil profissionalmente, mas que valeria cada momento depois. Os R1 são os que ficam responsáveis principalmente pela enfermaria e burocracia, aquela parte mais chata e complicada, uma rotina extremamente desgastante.
Chegar 5:30 no hospital, ver todos os 40 pacientes (e saber a história é evolução de cada um deles), passar visita com o R2, prescrições, atividade teórica, visita com os staffs, bloco cirúrgico, resolver pendências, admissões. Chegar em casa e praticamente desmaiar de cansaço e dor nas pernas.
Mas sabe quando você sente que tá fazendo aquilo que gosta? 😍😍😍

Oficialmente matriculada. Oficialmente Residente em Cirurgia Geral!
Ainda não sei ao certo em qual hospital vou ficar, porque em Pernambuco fica mudando, a depender das desistências.
E o que é a Resistência Médica? Muitas pessoas não entendem bem como funciona a especialização médica. (Sendo sincera, mesmo na faculdade eu não entendia muito bem isso de R1,R2, R+ hahahaahaha)
Bom depois dos 6 anos de faculdade, você recebe o título de MÉDICO. Não possuímos especialização, então somos MÉDICOS GENERALISTAS. Não confundir com Clínico Geral (quem tem residência em Clínica Médica). Como médico generalista, você pode dar plantões e assumir PSF, basicamente. Se quiser ser especialista, precisa fazer RESIDÊNCIA MÉDICA.
O tempo depende do programa e da necessidade de subespecialização. Por exemplo, para Cirurgia Pediatria tem que fazer 2 anos de cirurgia geral + 3 anos de cirurgia pediatrica. Neurocirurgia são 5 anos. Especialidade clínicas (cardio, hemato, nefro...) são 2 anos de Clínica médica + 2 da sub. R1 é residente no primeiro ano, R2 no segundo ano e assim vai. R+ é o da sub.
Para entrar na residência, precisa fazer prova. E sim, é outro vestibular, ou pior. São muitos detalhes, que muitas vezes divergem da nossa prática clínica. E uma concorrência enorme. E com essa explosão de faculdades de medicina, cada vez mais as pessoas procuram especialização.
Por que escolhi Pernambuco? Bom, é tudo uma questão de perfil. Sou do tipo mais hiperativa, que gosta de coisas novas e principalmente emergência. Fiz provas em SP e outros estados. Mas não encontrei hospitais com esse perfil... Em alguns lugares, em 1 ano o pessoal opera 10, 20 cirurgias... o que corresponde a um mês por aqui. Então é de cada um.
E aí, alguma dúvida?

Sim, gente! PASSEI! Agora sou R1 de cirurgia geral! 😍😍😍😍😍😍
E sabem porque postei a foto da carteirinha do CRM? Porque nesse último plantão experimentei da melhor a pior sensação que podemos ter como médico. Logo que recebi a notícia da aprovação na residência, não deu tempo de comemorar e já chegou uma paciente em trabalho de parto. Sim, trabalho de parto. E eu, como única médica, em um hospital de baixa complexidade do interior teria que "realizar" o parto. Como falamos na faculdade, o parto acontece com ou independente do médico, mas o grande diferencial é a assistência que prestamos e como podemos conduzir para o melhor bem estar da mãe e do bebê! Felizmente foi tudo perfeito. E o bebê veio ao mundo lindo! 😍 Mas pensavam que era só isso? Que nada, às 4 da madrugada outro parto. Sim! Mais um, me senti a própria Obstetra. Hahahahahahha. E tudo ótimo de novo! 😍
Mais um dia se plantão passando, quando a noite chega um paciente bem complicado, cirrótico, gravíssimo. Com o tempo a gente começa a perceber as coisas bem claramente e vi, que infelizmente, ele já estava em um estado muito ruim... conversei com a esposa e expliquei a situação que pouco poderia ser feito em virtude da condição que ele chegou, mas que TUDO que pudéssemos seria feito e ele teria a melhor assistência que pudéssemos dar... E, infelizmente, o óbito aconteceu. 😭. Não importa quantas DOs sejam assinadas... o sentimento sempre fica, o pensamento na família do paciente, na história que está ficando.
E dessa fez pensei mais ainda em como é ser médica. Lado a lado a vida e a morte... num quarto as mamãe com seus bebês - o milagre da vida - e, logo ao lado, o choro pela perda do ente.
Medicina é isso. Amor ao próximo, doação. Que não sejamos médicos de patologias apenas, mas médicos de seres humanos.
"Curar algumas vezes, aliviar muitas vezes e consolar sempre. "

E já se foram 40h de plantão! E 40 horas nada tranquilas... Coloquei como meta esse ano ler pelo menos 2 livros por mês que não estejam relacionados a medicina. Escolhi por acaso na Amazon... E quando começo a ler, o narrador é um médico 😂😂😂 E aí, alguém já leu? Gostaram? Tô fazendo várias suposições aqui... hahahahahah #medicina #48h

Pois é, voltei! Segundo semestre do 2016 foi um período de muitas mudanças. Me formei, comecei a trabalhar, festa de formatura, mudança de cidade. Perdi o ritmo de estudo. Acabei decidindo me dedicar a medicina, preferi priorizar estudar os casos dos pacientes e minha dificuldades na prática e apenas revisando ou fazendo exercícios do med. E como todo mundo sabe, prova de residência é um concurso, que precisa de dedicação. Meus pais me deram a opção de não trabalhar ou trabalhar menos, se quisesse me dedicar aos estudos, mas senti que eu precisava mesmo era trabalhar, ter a vivência na prática. E aqui estou, sem os resultados esperados nas provas, mas muito feliz pelo aprendizado e segurança que adquiri. Aguardo alguns resultados de residência, mas as provas não foram boas... Agora é seguir em frente. Enquanto espero, vou estudar assuntos que gosto, mas que acabei deixando de lado... E que venha 2017. #residencia #medicina
PS: planner lindo que baixei da @namoradacriativa. Tô amando.

Gente, não tá fácil! Hahahaha. Minha vida acadêmica se resume a TCC. Mas tá acabando! Ontem fiz o simulado do #medcurso, gostei mais de GO, ped errei umas besteiras. 😡
Vamos que vamos!
#TCC #medgrupo #residencia #medicina

Você vai comprar uma borracha e volta assim. Hahahaha #papelaria #residência

Boa tarde para quem esperava uma apostila e ganhou um livro! 😂😂😂😂
Gente, tô usando o método sugerido por @mozart_netto... fazendo questões e depois lendo o material. A leitura flui muuuuuuuito mais fácil, até porque você tem uma noção do que cai e como cai... E para revisar? Faço as questões novamente após um mês e resolvo algumas do site.
Bons estudos!
#medcurso #apostila #livro #vaiserdificil #vamosquemvamos

Amém?
Amém, amém, amém!
Vamos fazer a nossa parte! Foco e determinação!
#residencia #residente2017 #estudar #focoefe

Most Popular Instagram Hashtags