[PR] Gain and Get More Likes and Followers on Instagram.

piraciabaana piraciabaana

174 posts   418 followers   1211 followings

Ana Lucia Piraciaba  Psicóloga clínica ( 18/ 00142) Reside em Cuiabá Mato Grosso/ Brasil Atendimento online

Esta foto é da revista Veja de 18/10/2017. Favela da Rocinha no Rio de Janeiro.
Em meio a uma violência explosiva pela guerra de traficantes na favela, mães e avós tentam proteger seus filhos como podem. Tentam evitar que suas crianças vejam o terror e a morte tão de perto.

Totalmente expostas à violência e ao medo crônico desde cedo estas crianças seguem buscando um caminho mais livre e mais fácil. Ainda bem que podem contar com os braços de acolhimento afetivo de suas mães e avós.

#violência #violênciasocial #riodejaneiro #medo #terror #guerraurbana #stress #stresscrônico #família #apoioafetivo #afeto #acolhimentoemocional #criança #infância #infancia

Quando entramos num avião ficamos totalmente entregues. Quando muito podemos rezar para o piloto para que tudo acabe bem. A incapacidade de controlar e a consequente sensação de risco ameaçam algumas pessoas de tal modo que elas decidem fazer todo o esforço possível para nunca experimentar tamanha vulnerabilidade. Vivenciar a ausência de controle, mesmo que temporária( como no avião ) é sentida como aproximação perigosa a algo dentro de si que gera intensa ansiedade. A defesa exige estado de alerta constante e vigilância implacável para o controle de si, de tudo e de todos.

O controle é uma solução de resolução. É um sintoma. E como todo sintoma é, sem exceção, uma tentativa de resolver um conflito mental e fugir da dor. O controle então, afasta a dor. O que não é pouca coisa. Se funcionou uma vez, funciona. Fica. Vira hábito. Hábitos se cristalizam e passam a fazer parte da vida.

No caso do avião podemos de repente evitar viajar. Já que o medo, a ansiedade e o mal estar são agudos. Dá-se um jeito. O problema é quando a necessidade de controle domina inteiramente a vida da pessoa. Ter amigos é difícil, eles também têm outros amigos e outros interesses. Ter chefe é complicado, alguma exigência maior ou resultado ruim deflagram uma ferida enorme. Não ser perfeito é humilhação na certa. Amorosamente tudo é mais complexo. O que existiu anteriormente na vida do parceiro é motivo de tortura, o que ele( a ) faz ou pensa na ausência da pessoa é motivo de dúvidas angustiantes. Estar junto pode ser bom, mas o que vai acontecer amanhã? E se ele deixar de me amar e me abandonar?

Para qualquer lado que se olhe, incertezas, esperas, ausências, perdas, frustrações e negativas são perturbadores. Conter dentro de si tais sentimentos e pensamentos tão angustiantes, geradores de intensa vulnerabilidade, é intolerável. Sendo assim e enquando for assim a experiência mental é inimaginável. O caminho, o único visto, será a dessensibilização. Afastar o afeto para não sofrer a dor. Afastar o afeto para continuar existindo.

#afeto #sensibilidade #dormental #dorpsíquica #controle #equilíbriopsíquico #ansiedade #angústia #sofrimentomental #terapia #terapeuta #terapiaonline #psicologia

Situações como fome, dor e cansaço extremo nos expõe às respostas automáticas e estão diretamente associadas à sobrevivência. Nessas situações ficamos entregues às respostas involuntárias. Muito antes de nos darmos conta do que está acontecendo, ou podermos pensar sobre, já reagimos, já fomos à ação.

Dei o exemplo dessas três situações que nos colocam no piloto automático, mas precisamos encontrar em nós mesmos de acordo com nossa história de vida, o que é motivo de medo, de risco e de forte ansiedade para nós. O quê esgota nossa capacidade mental. Isso, o maior conhecimento de si, funciona como um freio para o automatismo. " Sim, eu já sei de tudo isso, mas e daí, como eu mudo tudo isso?!" É uma fala comum aos clientes em terapia. A expressão do quanto é doloroso assistir a si mesmo na luta contra o automatismo de repetição. A razão demora a se impor às emoções. Emoções significam ir para a ação e podem levar a comportamentos irrefletidos.

A boa notícia é que o conhecimento, a razão, as novas experiências de aprendizado e maior consciência de si mesmo mudam o jogo. A cognição e o conhecimento são os nossos principais aliados para controlar e transformar nossos instintos mais primitivos. Sigamos em frente.

#emoção #símbolo #cognição #conhecimento #consciência #automatismo #compulsao #compulsãoàrepetição #stress #terapia #terapiaonline #terapeuta #psicologia #psicóloga #analuciapsicologa

Vi de relance por aqui no instagram um vídeo de uma girafa tentando fugir de dois leões que a perseguiam. Não quis continuar a ver, mas percebi em mim um desquilíbrio homeostático. Estava tensa, com o batimento cardíaco acelerado, as mãos frias e se me olhasse no espelho veria minhas pupilas dilatadas. Óbvio que eu havia desenvolvido uma reação de stress ao ver a luta da girafa para sobreviver.

Refletindo sobre isso, vemos o quanto somos totalmente expostos a situações de medo, ansiedade, ameaça, confusão, cansaço e exaustão mental que acarretam uma resposta fisiológica de defesa do stress agudo como as que eu senti. Diante desses sentimentos ou emergências o corpo produz todas essas reações de stress para nos colocar prontos para lutar ou fugir tal como a girafa. A questão fundamental é vivenciar o stress agudo que não podemos evitar completamente e fazer de tudo para se recuperar. Nosso cérebro tentará sempre nos colocar no equilíbrio homeostático, estas vivências devem ser situações de risco eventuais para não nos expor à dessensibilização e à doenças.

Aí entra uma outra questão. Podemos produzir esta mesma resposta fisiológica do stress às nossas produções mentais. Podemos desenvolver pensamentos de ansiedade, de terror, de medo extremo à ameaças imaginárias e continuar com eles durante meses ou anos a fio. Esses pensamentos e sentimentos nos colocam igualmente estressados, mas agora cronicamente estressados. O corpo está aqui produzindo as mesmas reações para a defesa ou para a luta, mas elas não passam. São reações de stress crônico. O corpo reage à ameaça imaginária da mesma maneira que à ameaça real. Com isso, o risco de desenvolver doenças mentais e físicas é muito grande.

É muito importante se conhecer para entender o mais rapidamente possível a evitar ativamente o que nos faz mal, o que nos adoece, o que nos faz sofrer e tira nossa serenidade e paz de espírito. Ter saúde é um compromisso diário.

#stress #ansiedade #stressagudo #stresscrônico #estressado #dor #dormental #saúdemental #saúdefísica #angústia #medo #meditação #meditar #terapia #terapiaonline #terapeuta

Pensamentos, sentimentos e crenças inconscientes e conscientes alteram a fisiologia do corpo. Para a saúde ou para a doença.
Mais atenção e cuidado com o mundo interior pode ser determinante para saúde física e mental.
#saúde #saúdemental #saude #fisiologia #corpo #corposaudável #mente #menteintegrada #mindfulness #mind #genes #expressãogenética #pensamentos #sentimentos #crençasirracionais #crençasinconscientes #terapia #terapeuta #terapiaonline #psicologiapsicodinamica #psicologiaintegrada

Ser uma pessoa.

Ser uma pessoa e ser reconhecida como pessoa é humanizante.

Ser uma pessoa é ser singular na criação e recriação de si mesmo no mundo.

Ser uma pessoa na relação e interação com outras pessoas humaniza a todos.

Todas as vezes que pessoas são vistas e tratadas como alvos, como meios, para compra ou venda, para manipulações e explorações de todo tipo, como instrumento político, como fetiches de perversos e sádicos ou como meros corpos a serem abatidos, ficamos todos encolhidos pelo desprezo e pelo ódio.
#pessoalidade #indivíduo #pessoa #ser #serhumano #humanidade #civilização #paz #dignidade #Eu #terapia #terapeuta #terapiaonline #psicologa #analuciapsicologa

Most Popular Instagram Hashtags