pernambuco_arcaico pernambuco_arcaico

3,655 posts   20,317 followers   347 followings

Pernambuco Arcaico  Esse é o Pernambuco Arcaico, é o Pernambuco da literatura, o Pernambuco que respira poesia e nostalgia, rei brasileiro da cultura.

Praia do Farol em Olinda em 1932.
(Foto: Alfred Eisenstaedt/Acervo Time Life).

Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, mais conhecido como Cemitério de Santo Amaro.

Projetado pelo engenheiro José Mamede Alves Ferreira, iniciado no governo de Francisco do Rego Barros, foi inaugurado em 1 de março de 1851, tendo se destinado, inicialmente, ao sepultamento de pessoas vitimadas pelo surto de febre amarela, que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época.

Recife 1885, Foto: Guilherme Gaensly / Acervo IMS.

Estação Central, 130 anos... No dia 1º de Novembro de 1888 era a inaugurada a Estação Central do Recife. Construída para atender a demanda da Estrada de Ferro Recife a Caruaru, no início do século XX tornou-se a principal estação ferroviária de passageiros de Pernambuco. Construída em estilo eclético, foi projetada pelo arquiteto mineiro Herculano Ramos. Desde 1972 sedia o Museu do Trem.

Porto do Recife ao Fundo a Antiga Companhia Pernambucana de Navegação a Esquerda as Antigas Torres do Edifício da Alfândega no Cais da Alfândega - Recife em 1895. (Coleção Gilberto Ferrez).

Farol da Barra Recife ao Fundo Olinda - Recife em 1895.
(Coleção Gilberto Ferrez).

Estação Central F. Central de Pernambuco Great Western, Recife 1895. (Coleção Gilberto Ferrez).

Ponte Buarque de Macedo, ao Fundo a Praça da República - Recife em 1895. (Coleção Gilberto Ferrez).

Rua do Bom Jesus - Bairro do Recife em 1895.
(Coleção: Gilberto Ferrez)

Av. Boa Viagem - Recife.
Inaugurada no dia 20 de Outubro de 1924, há exatos 94 anos, no Governo de Sérgio Loreto, a Avenida Boa Viagem, Localizada na Zona Sul do Recife. (Vídeo - Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro - Aspectos Do Brasil - Veneza Americana - 1925).
"Vídeo Completo Disponível no Youtube"

Praia de Piedade Jaboatão dos Guararapes - Década de 1910. (Álbum de Pernambuco/Acervo Fundaj).

Rua do Imperador D. Pedro II, Esquina com a Rua 1° de Março, Vendo-se a Grande Fábrica de Cigarros LAFAYETTE - Centro do Recife em 1900.

VIVA IGARASSU!

Hoje a cidade de Igarassu completa 483 anos.

Em 27 de setembro de 1535, o capitão português Afonso Gonçalves teria vencido uma batalha contra os índios Caetés, que habitavam a região. Em comemoração, foi erguida uma capela consagrada aos Santos Cosme e Damião, que originou um povoado com o mesmo nome. Em 1537, foi fundada a Vila de Igarassu, considerado o primeiro núcleo de povoamento do país.

Em 1935, a cidade de Igarassu foi reconhecida como monumento público estadual. São desse ano os dois cartões-postais que acompanham esse texto. Em 1972, o núcleo histórico do seu conjunto arquitetônico e urbanístico foi tombado pelo IPHAN. A Igreja Matriz de Santo Cosme e Damião é considerada a mais antiga do Brasil.
Sua configuração atual pode ser vista na fotografia, ao lado do Convento de Nossa Senhora da Conceição. (Fotografias Acervo IPHAN e Biblioteca IBGE).

Most Popular Instagram Hashtags