pautagoias pautagoias

454 posts   290 followers   7,197 followings

pautagoiás  Informação, análises políticas diárias em vídeo, notas exclusivas, blogs e rádio notícia.

Explosão próxima a arena de touros fere 31 pessoas em Bogotá

Pelo menos 31 pessoas ficaram feridas em uma forte explosão policiais foram feridos por uma forte explosão próxima à Praça de Touros La Santamaría, em Bogotá, a maior parte delas policiais que se preparavam para protestos que acontecem este domingo na capital colombiana, informou a prefeitura.

Detalhes sobre a causa da explosão ainda não estão disponíveis, mas imagens de tevê mostram um policial com o uniforme em farrapos caminhando com o apoio de colegas, assim como detritos nas ruas, vidros quebrados e danos nos prédios de apartamento próximos.

Duas pessoas ficaram gravemente feridas, informou a prefeitura por meio de sua conta no Twitter. Centenas de manifestantes se reuniram em demonstrações contra as touradas em Bogotá, que foram retomadas no mês passado na cidade pela primeira vez em quatro anos.

A proibição foi derrubada pela Suprema Corte colombiana, que avaliou ser parte da herança nacional do país, o que levou a confrontos semanais com a polícia.

#explosão #bomba #atentado #bogota

Atlético-GO vence clássico contra o Vila Nova pelo Campeonato Goiano

O Atlético-GO venceu o Vila Nova por 1 a 0 neste domingo, em clássico pela sexta rodada do Campeonato Goiano. O gol, já na segunda etapa, foi de Wanderson. O triunfo levou o Dragão aos dez pontos, liderando o grupo B. O Tigre, por sua vez, parou nos 11, e perdeu a invencibilidade e a liderança da chave A para o rival Goiás, que ainda joga na rodada.

Na primeira etapa, o jogo não teve grandes emoções. O duelo foi equilibrado, e nenhuma das equipes conseguiu impor seu ritmo ao longo dos 45 minutos. Assim, o 0 a 0 manteve-se no Serra Dourada até o intervalo.

Já no segundo tempo, os comandados de Marcelo Cabo melhoraram e passaram a dominar o duelo. Aos 8, Júnior Viçosa serviu Willians na área, mas a defesa do Tigre evitou o tento. Aos 20, porém, não houve jeito.

Em cobrança de falta, Wanderson bateu no canto do goleiro Wendell. O arqueiro do Vila Nova não conseguiu tirar a bola da direção do gol, e o Atlético-GO saiu na frente no Serra Dourada.

Precisando do empate, o time de Mazola Júnior se soltou um pouco mais, até pressionou mas, mesmo assim, não foi suficiente para chegar à igualdade. Assim, o Dragão manteve a vitória e conseguiu devolver a derrota para o Tigre na rodada inicial do Estadual, também por 1 a 0, ainda em janeiro.

Na próxima rodada, o Atlético-GO pega o Iporá, em casa. O Vila Nova, por sua vez, viaja para o interior goiano, e encara o Anápolis. Ambos os duelos acontecem no meio de semana.
Confira os demais resultados deste domingo no Campeonato Goiano:

Iporá 1 x 1 Goianésia

Crac 0 x 0 Rio Verde

Itumbiara 0 x 0 Anápolis

#futebol #classico #goiano

Itália prende brasileiras por tráfico humano e prostituição

A polícia federal italiana prendeu três brasileiras acusadas de tráfico de seres humanos e favorecimento à prostituição, informaram as autoridades neste domingo (19) em um comunicado. As informações são da agência de notícias Ansa.

A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado emitido pela justiça brasileira em caráter internacional. Através do Serviço de Cooperação Internacional da Polícia, as autoridades brasileiras informaram ao governo italiano sobre a atuação de um grupo com sede em Fortaleza, no Ceará, que agia no tráfico de seres humanos e no favorecimento à prostituição na Itália.

No Brasil, foram emitidos mandados contra 13 pessoas. Na Itália, esses mandados foram cumpridos pelas equipes de polícia de Brescia, Milão e Gorizia, contra três mulheres que são suspeitas de integrar o grupo.

#brasileiras #prostituição #mulheres #italia #traficohumano

FGTS: Caixa Econômica funcionará em quatro sábados até julho

Depois de registrar 356 mil pessoas para tirar dúvidas sobre o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sábado (18) em todo o País, as agências da Caixa Econômica Federal voltam abrir suas portas novamente em um sábado no dia 14 de março.

Conforme calendário, as agências do banco abrirão em todo o país das 9h às 15h durante quatro sábados, sendo um por mês. Depois de dia 14 de março, as próximas datas serão 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Desde a divulgação do calendário de pagamento, no último dia 14, 1,4 milhão de trabalhadores interessados em obter informações sobre o saque de contas inativas do FGTS foram atendidos nas agências, de acordo com a Caixa Econômica.

Os trabalhadores também podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 726 2017 e no site (www.caixa.gov.br/contasinativas) das contas inativas criado pela Caixa. Para ter acesso às opções da página, o trabalhador deve informar o número de inscrição do PIS e o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

Leia mais em www.pautagoias.com.br
#cef #caixa #fgts #pis

Sobe para 89 número de mortes confirmadas por febre amarela

Nos últimos dois dias, mais sete pessoas morreram em decorrência da febre amarela e as autoridades municipais de Saúde confirmaram mais 20 casos da doença nos estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e de São Paulo. Segundo balanço divulgado hoje (17) pelo Ministério da Saúde, desde o início do ano, dos 200 óbitos suspeitos de febre amarela notificados, 89 foram confirmados, 108 continuam sob investigação e três foram descartados.

As mortes provocadas pela febre amarela ocorreram em Minas Gerais (77), no Espírito Santo (9) e em São Paulo (3). Ao todo, 1.258 casos suspeitos de febre amarela foram notificados este ano, sendo que 263 foram confirmados, 882 continuam sendo investigados e 113 foram descartados. Do total de registros, 1.032 foram em Minas, 163 no Espírito Santo, 16 em São Paulo, 15 na Bahia, 6 no Tocantins e um caso no Rio Grande do Norte.

Para tentar conter o avanço da febre amarela no país, o Ministério da Saúde enviou 12,7 milhões de doses extras da vacina contra a doença para os estados com registros de casos e para localidades na divisa com áreas que tenham casos notificados.

Até o momento, Minas Gerais recebeu 5,5 milhões de doses extras do imunizante, São Paulo, 2,75 milhões de doses; Espírito Santo, 2,5 milhões; Rio de Janeiro, 1,05 milhão e a Bahia, 900 mil. O montante, segundo o ministério, é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados.

MP-GO denuncia sete pessoas por esquema investigado na Operação Placebo Fiscal

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou sete pessoas por formação de organização criminosa investigadas pela Operação Placebo Fiscal. De acordo com o órgão, o grupo fraudava a ordem tributária no comércio de medicamentos.

Os denunciados são os empresários Ricardo do Carmo Silva, Paulo Henrique Roquete Silva, Giovana Cristina Alves Alencar, Cássio Pires de Paula, Duval Monteiro Júnior e os contadores Isis Ronaut Alves de Sousa e Jaime Vicente da Silva Filho. Segundo a denúncia, o grupo se organizou em uma organização criminosa com o objetivo de obter vantagens mediante a prática de crimes contra a ordem tributária entre fevereiro de 2014 e agosto de 2016.

Ricardo, Paulo Henrique, Giovana, Duval e Cássio também foram denunciados pelo não fornecimento de nota fiscal relativa à venda efetivamente feita no município de Marzagão, em novembro de 2014, configurando crime contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.
A Operação

A Operação Placebo Fiscal foi realizada pelo MP-GO em conjunto com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e apoio da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial no Combate à Corrupção (Gaeco) do MP de São Paulo e descobriu a existência dos crimes de organização criminosa e contra a ordem tributária praticados por empresários e contadores integrantes de um grupo empresarial atuante na comercialização e distribuição de medicamentos e demais produtos farmacêuticos.

Fachin diz que foro privilegiado é “incompatível com o princípio republicano”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte, disse hoje (17) que o foro privilegiado é “incompatível com o princípio republicano”. “A questão do chamado foro privilegiado, que na verdade é um foro por prerrogativa de função, tem aberto um debate no Brasil sobre a coerência do que se tem entendido e praticado com o princípio republicano que está na Constituição. Eu, já de muito tempo, tenho subscrito uma visão crítica do chamado foro privilegiado, por entendê-lo incompatível com o princípio republicano, que é o programa normativo que está na base da Constituição brasileira”, disse Fachin.

Fachin disse que o Supremo precisa avaliar se uma eventual redução da abrangência do foro privilegiado pode ser feita por meio de nova interpretação da Corte sobre a Constituição ou se depende de proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada no Congresso. “A questão, todavia, que se coloca é saber se essa alteração pode ser feita por uma mudança de interpretação constitucional ou se ela demanda, da parte do Poder Legislativo, uma alteração própria do Poder Legislativo.” Segundo a Constituição, no caso de infrações penais, cabe somente ao STF julgar o presidente da República, o vice, deputados federais e senadores, os próprios ministros da Corte e o procurador-geral da República. Fachin destacou, no entanto, que o Supremo deve debater em breve se a prerrogativa de foro vale também para atos ilícitos praticados antes do exercício do cargo.

Leia mais em www.pautagoias.com.br

Polícia Civil prende pai que deu chinelada no rosto do filho de 2 anos

Policiais civis lotados na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Luziânia, detiveram um homem de 28 anos de idade que agrediu o filho com uma chinelada no rosto. A criança tem apenas dois anos de idade.

Ele foi conduzido para delegacia após o menor chegar à creche com um grande hematoma no rosto, ocasião em que contou para professora que fora agredido pelo pai. Ao tomar conhecimento da agressão, os policiais civis foram até a casa do autor e fizeram a detenção.

Segundo o delegado Daniel Marcelino, o pai confessou que bate rotineiramente em seus filhos e que, na ocasião, teria desferido uma chinelada no rosto da criança. Ele foi autuado por maus tratos e o procedimento policial, remetido ao Poder Judiciário para as medidas cabíveis.

PMDB retoma encontros regionais nesta sexta pensando em 2018

O PMDB Goiás retoma a partir desta sexta-feira (17) série de encontros regionais, desta vez para debater a sucessão estadual em 2018. Lideranças de 31 municípios das regiões Norte e Vale do São Patrício serão consultadas sobre a formulação de um projeto político-administrativo para Goiás e o afunilamento das candidaturas majoritárias e proporcionais do partido. “Cabe à militância peemedebista trazer os anseios da população sobre as necessidades locais e opiniar na definição de nomes e alianças”, destaca o presidente do diretório regional do PMDB, deputado federal Daniel Vilela.

As primeiras reuniões acontecem hoje em Porangatu, às 18 horas. No sábado (18) a movimentação ocorre em São Luiz do Norte, a partir de 9 horas. O modelo será repetido nas demais regiões do Estado até o mês de abril, atingindo os 246 municípios. Os membros da Executiva Estadual do PMDB estabeleceram, de forma unânime, a realização de nova rodada de reuniões com a militância para definir as prioridades do partido em relação à disputa eleitoral do ano que vem. “Todos os companheiros terão sinal verde para apontar qual o melhor caminho para o PMDB em 2018. Já foi o tempo em que decisões desta natureza eram tomadas apenas pela cúpula do partido”, observa José Nelto, deputado estadual e vice-presidente do diretório.

A mesma opinião é compartilhada pelo deputado estadual Paulo Cezar Martins, secretário-geral do PMDB. “Todos serão ouvidos e a maioria vai decidir, respaldando nomes para as disputas proporcionais e majoritárias e o caminho a ser trilhado na formação de alianças partidárias”.

Governador afirma que não pretende rever pontos da PEC de ajuste fiscal

Durante visita às obras do Residencial Jardins do Cerrado 10 e do Residencial Nelson Mandela na manhã desta sexta-feira (17), o governador Marconi Perillo (PSDB), afirmou que não deverá rever pontos inseridos na PEC que limita o Teto de Gastos do governo, que está tramitando na Assembleia, em razão da reclamação de algumas categorias.

O governador foi enfático, ao afirmar que se fosse para rever alguns pontos, “logo alguém irá parar de receber [o salário]”. “Este é um projeto corajoso, que permitirá que o Estado continue pagando os salários de todos os servidores, pensionistas e aposentados rigorosamente em dia, como fazemos desde nosso primeiro dia de mandato no governo”, afirmou.

Algumas categorias, como a de policiais civis e militares, além do Corpo de Bombeiros, têm demonstrado preocupação em relação à PEC. Tanto que o governo precisou se reunir com representantes de algumas categorias nesta quarta-feira (15). O encontro foi realizado pelo secretário da Casa Civil, João Furtado, acompanhado dos secretários da Segurança Pública, Edson Costa, e da Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, e contou com dirigentes e representantes de entidades de servidores das Polícias Militar, Bombeiros Militares e Polícia Civil.

Furtado tranquilizou a todos em relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 3548/16, que está em tramitação na Assembleia Legislativa e limita os gastos correntes dos Poderes do Estado e dos órgãos governamentais autônomos. Ele ressaltou que as forças policiais não serão prejudicadas com a aprovação da matéria, que deve ir a votação na próxima semana.

Vila segura empate e se classifica em Manaus; clube agora pega o Vasco

O Vila Nova conseguiu sua classificação para a segunda fase da Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 contra o Fast Clube na noite dessa quinta-feira (16), na Arena Amazônia. Em jogo emocionante e com um jogador a menos, o Tigrão segurou o empate nos minutos finais. O gol do time colorado foi feito por Moisés, e o do Fast foi anotado pelo zagueiro Thiago Brandão.

Na segunda fase da competição, o Vila Nova vai encarar o Vasco da Gama, que eliminou o Santos-AP, por 2 a 0, fora de casa. A partida contra o time carioca será no dia 1 de março, às 21h45, no Serra Dourada. Nessa etapa, se permanecer o empate, a classificação será decidida nos pênaltis, diferentemente dessa fase, que o empate dava vantagem ao time visitante. Se o Tigre avançar mais uma vez, encara o vencedor do jogo entre Vitória e Bragantino.

Leia mais em www.pautagoias.com.br

STF decide que preso tem direito a indenização por condições precárias em cadeia

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na noite desta quinta-feira (16) que presos em situações degradantes têm direito a indenização em dinheiro por danos morais. Por unanimidade, a Corte entendeu que a superlotação e o encarceramento desumano geram responsabilidade do Estado em reparar os danos sofridos pelos detentos pelo descumprimento do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

A questão foi decidida no caso de um preso que ganhou o direito de receber R$ 2 mil em danos morais após passar 20 anos em um presídio em Corumbá (MS). Atualmente, ele cumpre liberdade condicional.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e a presidente do STF, Cármen Lúcia, votaram a favor do pagamento da indenização. Houve divergência apenas em relação ao pagamento dos danos morais para o caso julgado.

Leia mais em www.pautagoias.com.br

Most Popular Instagram Hashtags