patriciapoeta patriciapoeta

1339 posts   852142 followers   186 followings

patriciapoeta  Apresentadora👻chat: patriciapoeta facebook:@PatriciaPoeta twitter:patriciapoetap

http://patriciapoetaoficial.com.br/

Ficaram curiosos?..kkkk
Agora, segue a parte 2....
A hora de provar o tal " beetle nut". Como disse meu filho Felipe: " delícia"!
#sóquenão! 😂😂😂😂Hauhauhau!
Mas valeu a pena a experiência! Não só matei minha curiosidade, como deu pra conhecer mais uma coisa interessante de uma cultura tão diferente da nossa!

And thank you @simsonwuangu for being so nice with me and Felipe! Our best!
😘😘 #bettlenut #planta #ilhadesumba
#securiosidadematasse #delicia
#soquenao

@fcpatriciapoeta @fcppoeta @felipe_soares_poeta @simsonwuangu @nihiwatu @gshow @edecasaofficial

Agora, um momento curioso e engraçado ao mesmo tempo dessas férias...
Nos dias em que fiquei em Sumba, chamou minha atenção que muitas mulheres da ilha com quem conversava tinham a boca avermelhada. Parecia um batom, mas não era...algo diferente... novo pra mim, claro.
Às vezes, até os dentes ficavam vermelhos. Confesso que não tinha como não reparar neles.
Óbvio que minha curiosidade me venceu. Educadamente, perguntei como elas ficavam com os lábios daquela cor. E descobri que era por causa de uma planta, a bettle nut.
As sumbanesas mastigam ela já seca, várias vezes ao dia, geralmente após as refeiçōes. E depois gospem a planta - uma tradição de centenas de anos.
A bettle nut solta uma espécie de tinta e os lábios, consequentemente, ficam bem vermelhos. É uma espécie de batom natural.
Tb acreditam ser bom pra saúde dos dentes. 😱
Claro que dei um jeito de provar!
E o momento " prova" foi engraçado, como vocês podem acompanhar nesse vídeo que editei em duas partes!
Enjoy it! 😉😂
Divirtam-se! 😂😂😂😘😘 #bettlenut #planta #ilhadesumba #securiosidadematasse #kkkkkk

O #tbt de hoje vai pro dia da minha estreia no Fantástico. Quem aqui lembra???

Encerro minha passagem pela Ilha de Sumba, na Indonésia, com um sentimento que gostaria muito de dividir com vocês. 😍
A ilha bem distante pra nós ( 24 horas no total!) e ainda de difícil acesso guarda sua tradição, costumes e raízes muito fortes.
Mas o que tb me encantou aqui é que de uns anos pra cá, Sumba tem recebido ajuda e oportunidade de emprego.
Mais do que isso:
Oportunidade de sonhar grande pra quem até 4 anos atrás não tinha água tratada, não tinha eletricidade, internet e morria de malária aos montes, sem sequer ter a chance de diagnosticar.
Fui me informar como era possível tal mudança em tão pouco tempo? Recebi a resposta mais linda do mundo.
Pessoas de diferentes partes, com excelentes condições, se dispuseram a ajudar. Algumas, inclusive, mudaram de vida pra isso.
A dona dessa fundação aí do vídeo que gravei, por ex ( uma senhora belga bonita, muito simpática, mãe de 4 filhos), mora parte do ano aqui, pra formar alunos, vê-los crescerem e conquistarem o mundo. Segundo ela, essa é sua missão hoje. 👏🏻
O dono do hotel, onde fiquei, além de dar emprego pra dezenas, cede 100% que lucra pra escola carente e o único hospital da ilha - ambos construídos e mantidos pelo próprio.
Hoje, ninguém mais morre de malária. Há diagnóstico e tratamento eficazes.
Enfim, são, sem dúvida, dois belos exemplos de solidariedade, de reunir forças pra fazer o bem ao próximo, independentemente da nacionalidade, cultura, raça, religião...
E de pensar que tudo isso começou por um apaixonado pelo surf, que há 20 anos saía em busca das ondas mais perfeitas do mundo. Acabou apresentando a ilha - até então totalmente desconhecida do mundo- a pessoas com dinheiro e que, no futuro, poderiam fazer algo pra ajudar.
O mesmo surf que me trouxe até aqui.
Com certeza, com o esporte e a natureza, vieram de presente algo ainda maior e inspirador.
Algo que levaremos pra vida toda.
🤝🤝🤝🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 @fcpatriciapoeta @fcppoeta @nihiwatu @jameswmcbride @childsphotos @sumbahospitalityfoundation @gshow @edecasaofficial @biaronai @felipe_soares_poeta

It's was a great day! Thanks for having me and for the great work! I loved meeting you all! Terima Kasih! ❤️
Repost from @sumbahospitalityfoundation - Yesterday, we welcomed #PatriciaPoeta, a Brazilian newscaster and journalist, to SHF. Our students loved performing for her and they even learnt some Portuguese. Obrigado Patricia! -
👏😀🤸🌻🌎🇧🇷💞🇦🇹
-
#welcome #guest #brazil #obrigado #thankyou #choir #icanseeclearlynowtherainisgone
#nihiwatu #edgeofwilderness #sumbahospitalityfoundation #sumba #wonderfulindonesia

Today in the rice fields. What a beautiful landscape! ✌️👍😍

Bom dia pra você que está acordando neste domingo ( o meu já está quase acabando...kkkk)! Meu bom dia vai com essa linda imagem.
Esse canto especial da ilha de Sumba se chama NIPI LIMA e quer dizer " sonho nas suas mãos" , " sonho realizado."
Quem chega ali, deve fazer um pedido.
Seria redundante dizer que fiz o meu? ou melhor os meus?! Kkkkk.. sabe como é, né?! A gente nunca resiste...😂.. tem sempre um a mais pra fazer...🤣
Se eles vão se realizar, só o tempo dirá...Mas posso garantir que, no mínimo, ganhei o dia chegando nesse pedaço de paraíso. A vista é deslumbrante. E o silêncio convida você a alguns bons minutos de reflexão.
Enjoy your day! 😘☀️
Bom domingo!!😘✌️🙏🏼

E nessas caminhadas incríveis pela ilha tropical de Sumba, uma parada no meio do nada pra se hidratar.
Tiger, nativo da ilha que acompanhava meu grupo, me ofereceu uma água de côco. Aceitei, claro. Achava que estava na mochila, algo parecido🤦🏻‍♀️
Mas qdo vi, lá estava ele coqueiro acima, escalando aquela árvore com uma facilidade!
Só de olhar me dava arrepios...😱. Assim que desceu, como dizem em inglês " safe and sound", acho que nunca tomei uma água de côco com tanto prazer...🤣
Depois do susto daquela cena, soube que 100% dos sumbaneses sabem fazer o mesmo que Tiger. Eles aprendem com os pais aos 15 anos.
Os coqueiros são muito importantes pro povo daqui. Não só por causa da bebida e do alimento, mas porque é com a madeira destas árvores que são construídas as casas dos sumbaneses.
"E as mulheres? - perguntei- elas tb sabem escalar uma árvore dessas? "
A resposta foi....não. As mulheres cuidam da cozinha e das plantaçōes de arroz, como tive a sorte de acompanhar esses dias e pude mostrar pra vocês no post anterior.
Vivendo e aprendendo...
Beijos pra todos!
Bom domingo!
Por aqui ele já começou... e com muita água de côco...☀️☀️☀️☀️☀️☀️☀️
@fcpatriciapoeta @fcppoeta @felipepfingstagpoeta @edecasaofficial @caixadecosturanognt @gshow@ @biaronai @jornaloglobo

Um dos momentos mais lindos dessa viagem até agora, sem dúvida, foi esse aí.
Na minha caminhada pela ilha de Suma, vi algumas mulheres plantando arroz. Fazem isso duas vezes ao ano. E a plantação tem todo um ritual com canto e dança.
Dizem que é pra afugentar o cansaço, trazer coisas boas pra colheita, " queimar os espíritos". Perguntei se podia participar, ajudá-las a plantar.
No início, não acreditaram. 🤔...kkkk.. até que me viram com os pés mergulhados na plantação.
Foi uma experiência e tanto!
E digo mais: senti que aquele não foi
um dia especial só pra mim, não, sabe?! mas pra elas tb. Pareciam orgulhosas de estarem ali ensinando um pouco da cultura delas, da tradição de centenas e centenas de anos. E, claro, se divertindo toda vez que euzinha aqui 🙋🏻 errava a coreografia 🤦🏻‍♀️e tentava imitar o som característico... como vcs podem ver nesse vídeo aí gravado por um sumbanês muito gente boa ( que no início tb não acreditou estar vendo uma turista lá no meio da plantação de arroz..kkkk... tanto que fez questão de registrar a cena não muito comum por aqui...kkkk...e me cedeu essas imagens!)
É...pelo jeito, foi uma cena inesquecível pra todos nós...🙏🏼 @felipe_soares_poeta @fcpatriciapoeta @fcppoeta @nihiwatu @gshow @edecasaofficial

A cada ano, a cada experiência de vida, uma certeza: são as pessoas que fazem um lugar. Não há nada mais especial do que o ser humano.❤️

Hoje é dia de surf, bebê! E com meu ex-bebê, né @felipe_soares_poeta ? 🤣🤣
Bom fim de semana pra todos! 😘

O #tbt de hoje é da época em que eu era correspondente em NY e estava cobrindo o Oscar para os telejornais da Globo. Alguém aqui lembra??

Most Popular Instagram Hashtags