Instagram post by @dr.murilogimenez Dr. Murilo Gimenez CRMSP132771

Recentemente um estudo publicado no The Lancet, uma das maiores revistas médicas do mundo, avaliou se uma dieta hipocalórica e seguimento de perda de peso poderia controlar o diabetes tipo 2 ou até mesmo reverter o quadro.

Esse estudo, realizado a pedido do governo britânico, acompanhou pacientes diabéticos com menos de 6 anos de doença e incluíram os participantes com uma dieta VLCD (very low Calorie diet, de 800kcal por dia) e acompanhamento de perda de peso. O objetivo era avaliar o impacto da dieta isoladamente, em pacientes sem uso de medicação para o diabetes, com perda de peso de 15kgs.

Embora a maioria dos participantes não tenha conseguido atingir a perda dos 15kgs de peso (a maioria atingiu 10kg), o resultado foi animador uma vez que eram participantes que não usaram nenhum tipo de medicação.

Quase metade dos pacientes conseguiram a remissão do diabetes tipo 2 (46%) em até 1 ano do estudo. Nesses, quanto maior a perda de peso, maior a remissão da doença – entre os que perderam 15kgs, 57% tiveram remissão da doença.

Um efeito secundário do estudo foi que nos participantes que eram hipertensos, houve redução do uso dos medicamentos anti-hipertensivos.

O grande problema do estudo foi a adesão ao tratamento com a VLCD – aproximadamente 1/5 dos pacientes do estudo abandonaram o tratamento por não conseguirem seguir a dieta restritiva.

8 Comments

Likes

No Likes Yet

Most Popular Instagram Hashtags