Instagram post by @biologiaemfocoo Biologia em Foco

Boa tarde zzzmeninos...😉👍🏼 Tudo tranquilo? E aí, vamos recordar quais são os platelmintos mais conhecidos.. Grava essa frase ai.
📌
Platelmintos (filo Platyhelminthes) são vermes de corpo achatado e de pouca espessura. 🤟🏼👍🏼
📍
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium, do porco e Taenia saginata, do boi). Transmitida pelo consumo da carne com a presença do cisticerco. Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado. As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos caso, o portador traz apenas um verme adulto, por conta do processo de amensalismo ou antibiose.
📍
A esquistossomose é uma doença saúde crônica. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma, as cercárias. Os vermes adultos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos, causando a "barriga d'agua".
📍
A cisticercose é causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos de um tipo específico de Tênia, a Taenia solium. Pessoas que têm esta tênia no intestino, podem não desenvolver cisticercose, mas liberam ovos nas fezes que podem contamina legumes ou carnes, provocando a doença em outras pessoas. Após a ingestão dos ovos da Tênia, eles se transformam em larvas que passam para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando cistos, que podem inflamar, inchar e até causar problemas neurológicos. Quando os ovos penetram no sistema nervoso, a doença é identificada como cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
📍
A fasciolíase ou fasciolose é uma doença causada pelo parasita platelminte Fasciola hepatica e por vezes também pelo Fasciola gigantica. Este parasita aloja-se nos canais biliares e no fígado. Originada na Europa, de distribuição cosmopolita e ocorrência em diversas regiões do Brasil. São parasitas dos canais biliares de bovinos, ovinos, caprinos, suínos.
.
Bons estudos. Até a próxima.
.
#enem2018 #biology #biologia #biologiaemfocoo #platelmintos #platelminto #bio #foco #cursinho #agoravai

4 Comments

Most Popular Instagram Hashtags