Instagram post by @projetoresidente2017.med

Sim, gente! PASSEI! Agora sou R1 de cirurgia geral! 😍😍😍😍😍😍
E sabem porque postei a foto da carteirinha do CRM? Porque nesse último plantão experimentei da melhor a pior sensação que podemos ter como médico. Logo que recebi a notícia da aprovação na residência, não deu tempo de comemorar e já chegou uma paciente em trabalho de parto. Sim, trabalho de parto. E eu, como única médica, em um hospital de baixa complexidade do interior teria que "realizar" o parto. Como falamos na faculdade, o parto acontece com ou independente do médico, mas o grande diferencial é a assistência que prestamos e como podemos conduzir para o melhor bem estar da mãe e do bebê! Felizmente foi tudo perfeito. E o bebê veio ao mundo lindo! 😍 Mas pensavam que era só isso? Que nada, às 4 da madrugada outro parto. Sim! Mais um, me senti a própria Obstetra. Hahahahahahha. E tudo ótimo de novo! 😍
Mais um dia se plantão passando, quando a noite chega um paciente bem complicado, cirrótico, gravíssimo. Com o tempo a gente começa a perceber as coisas bem claramente e vi, que infelizmente, ele já estava em um estado muito ruim... conversei com a esposa e expliquei a situação que pouco poderia ser feito em virtude da condição que ele chegou, mas que TUDO que pudéssemos seria feito e ele teria a melhor assistência que pudéssemos dar... E, infelizmente, o óbito aconteceu. 😭. Não importa quantas DOs sejam assinadas... o sentimento sempre fica, o pensamento na família do paciente, na história que está ficando.
E dessa fez pensei mais ainda em como é ser médica. Lado a lado a vida e a morte... num quarto as mamãe com seus bebês - o milagre da vida - e, logo ao lado, o choro pela perda do ente.
Medicina é isso. Amor ao próximo, doação. Que não sejamos médicos de patologias apenas, mas médicos de seres humanos.
"Curar algumas vezes, aliviar muitas vezes e consolar sempre. "

62 Comments

Most Popular Instagram Hashtags