nutrigabrielasampaio nutrigabrielasampaio

200 posts   3,375 followers   778 followings

Nutricionista Gabriela Sampaio  Emagrecimento; ganho de massa muscular; reeducação alimentar; fitoterapia; Personal Estetic Diet #ReceitasDaNutriGabi 27 99952-0316 gpsnutri@gmail.com

Uma dose extra de autoconfiança para esta semana! Acredite que você é capaz de mudar a sua alimentação e cuidar mais e melhor de si mesmo! Esse é o primeiro passo para a transformação! #DicaDaNutriGabi #NutriGabrielaSampaio #Confiança #Foco #Determinação #Saúde #BemEstar

Para fechar com chave de ouro nossa série de publicações sobre alimentação vegetariana, vamos de receitinha! 😄 E essa que escolhi é tão, mas tão saborosa! Hambúrguer de quinoa, uma opção bacana também para quem ainda consome carnes, mas quer começar a reduzir fazendo pequenas trocas. Prepara o print e vem comigo ✌😋!

Ingredientes 👉 1 col. sopa de azeite de oliva extravirgem, 1/2 unidade média de cebola, 1 dente de alho, 1 col. de sopa de farinha de aveia, 50g de quinoa mista, sal rosa do Himalaia a gosto, 10g de semente de girassol e tomilho fresco a gosto.

Modo de preparo 👉 cozinhe a quinoa em água, deixando-a um pouco durinha para que os grãos não desmanchem. Se necessário, escorra a água. Reserve. Em outra panela, doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Dilua a farinha em 1/2 xícara de chá de água fria e misture a cebola e o alho mantendo no fogo até fazer uma massa homogênea. Desligue o fogo. Adicione a quinoa já cozida, a semente de girassol, as folhinhas de tomilho e o sal. Misture bastante todos os ingredientes. Espere esfriar e faça em formato de hambúrguer. Doure em uma frigideira antiaderente.

#ReceitasDaNutriGabi #Receita #HambúrguerDeQuinoa #Quinoa #Vegetarianismo #SegundaSemCarne

“Nutri, pensei em reduzir o consumo de carnes, mas não sei nem por onde nem como começar...”. Essa é uma perguntinha bem comum em meu consultório. E nesse bate-papo eu acabo falando um pouco sobre a Segunda Sem Carne, movimento mundial que sugere a redução no consumo de produtos de origem animal (carne vermelha e branca, embutidos, ovos, laticínios, mel, gelatina...) às segundas-feiras e, mais do que isso, promove a conscientização sobre o consumo exagerado desses tipos de alimentos na saúde e no meio ambiente. 🙂

Essa é uma excelente opção para conhecer novos sabores, por meio de frutas, verduras, vegetais, oleaginosas, hortaliças etc., e dar um passo para uma alimentação mais consciente. Saiba mais sobre o projeto no link 👉 www.segundasemcarne.com.br. #DicaDaNutriGabi #SegundaSemCarne #AlimentaçãoConsciente #VegetarianFood

Já pensou em adotar o vegetarianismo? Então este post é para você 👌🏼! ⠀
Desde crianças, as carnes 🍗 fazem parte da nossa alimentação e representam a nossa maior fonte de proteínas. Mas estamos acompanhando uma tendência bem grande em todo o mundo em reduzir o consumo desse alimento por questões ideológicas e de saúde. Você sabia, por exemplo, que alguns estudos relacionam o alto consumo de carne vermelha com o crescimento dos casos de câncer 😱? Se você já pensou em reduzir ou cortar as carnes do seu cardápio, confira as 5 dicas que trago hoje:
⠀ . Comece com calma: não as tire a carne da sua vida radicalmente. Diminua a quantidade e os dias em que consome aos poucos.
⠀ . Cuide melhor da alimentação: você precisará reforçar o consumo de proteínas de origem vegetal. Para isso é aconselhável contar com orientação nutricional.
⠀ . Cuidado com os exageros: é comum que as pessoas que cortam a carne compensem em outros alimentos, especialmente nos ricos em carboidrato. Cuidado!
⠀ . Experimente: aproveite para provar novos legumes e verduras que até então não faziam parte da sua rotina alimentar. Descubra novos sabores!
⠀ . Continue com os derivados: no vegetarianismo, ao contrário do veganismo, pode-se continuar consumindo alimentos de origem animal, como leite, iogurtes, queijos... Eles ajudarão a equilibrar seus nutrientes nessa nova dieta.

O que você acha do vegetarianismo? Quais são as suas maiores dúvidas com relação a esse estilo alimentar? Conte aí nos comentários 😃 #NutriGabrielaSampaio #NovosHábitos #Vegetarianismo #SegundaSemCarne

Certamente você já ouviu falar sobre vegetarianismo e veganismo, certo?! 🌱 Muita gente, entretanto, não conhece a diferença entre os termos, que representam formas bem interessantes de nutrição. Bora entender, então? 😉

Vegetariano é aquele que opta pelo não consumo de carnes para evitar a morte de animais. 🍽Alimenta-se basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de laticínios e ovos. Já o vegano procura evitar todos os produtos de origem animal não só da alimentação, mas também da roupa, dos produtos de higiene etc.

Fique de olho nos meus próximos dois posts, pois vou falar ainda mais sobre esse assunto! ✌ #DicaDaNutriGabi #AlimentaçãoConsciente #Vegetarianismo #Veganismo #Saúde

#RECEITA As noites geladinhas do Inverno combinam muito com sopa, creme ou caldo, né?! 🍵 Recentemente preparei um creme de couve-flor com frango, ricota e cebolinha que ficou in-crí-vel, e não posso deixar de compartilhar com vocês! 😋 Vejam aí como é fácil fazer:

Ingredientes: 300 ml de água 🔸 2 alhos de tamanho médio 🔸 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 🔸 1 cebola de tamanho médio 🔸 7 folhas de cebolinha 🔸 800 gramas de couve-flor 🔸 2 colheres de sopa de creme de ricota 🔸 e 2 colheres de sopa de frango desfiado.

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o couve-flor, mexa por alguns instantes e adicione a água. Depois de esfriar, bata no liquidificador com uma pitada de sal. Retorne para a panela, adicione a ricota, o frango e a cebolinha. Mexa até ficar com consistência de creme e desligue.

Voila! 👌🏼 Bem fácil, não é mesmo?! #ReceitasDaNutriGabi #Inverno #ReceitasDeInverno #CouveFlor

DEPENDE! Depende do seu organismo, dos seus hábitos, do seu sono, da sua rotina, das suas preferências alimentares... A nutrição não é uma ciência exata. Muito pelo contrário: ela prevê que o corpo de cada pessoa funciona de um jeito e, por isso, toda ALIMENTAÇÃO OU PLANEJAMENTO ALIMENTAR deve ser individualizado 👌🏼.

Essa questão, entretanto, mito não surgiu do nada. A cada três horas, o nosso organismo inicia ciclos que exigem nutrientes. Mas a forma como colocaremos esses nutrientes para dentro muda. Por exemplo: a distância entre uma refeição e outra para uma pessoa que pratica atividades físicas pela manhã é diferente de quem não se exercita ou de quem só o faz à noite. Ou ainda, dependendo da estratégia nutricional, um jejum PODE SER indicado para alguns pacientes 😉.

Por isso é tão importante conhecer profundamente o seu organismo e contar com o suporte de um profissional na elaboração de UMA ALIMENTAÇÃO INDIVIDUALIZADA.

Mas, de forma geral, vale A DICA 👉🏼 faça três refeições principais (café da manhã, almoço e janta) saudáveis e, nos intervalos, coma quando sentir fome lanchinhos leves, como oleaginosas, frutas, iogurtes naturais...

#DicaDaNutriGabi #NutriGabrielaSampaio #HábitosSaudáveis #BoasEscolhas #AlimentaçãoSaudável #Saúde #BemEstar #QualidadeDeVida #Longevidade

Café da manhã, café fresco, pão quentinho e... manteiga ou margarina? 👊 Qual delas é a opção mais saudável (ou menos pior 😂)? Por muitos anos a manteiga foi vista como vilã da saúde por conta da presença de gordura saturada na composição. Já a margarina é rica em gordura trans, decorrente do processo de hidrogenação do óleo.

Nesse ringue, quem sai com o título de melhor escolha é a manteiga, pois a gordura trans presente na margarina é muito mais maléfica à saúde quando comparada à saturada, podendo até mesmo atuar no entupimento de vasos sanguíneos, elevando o risco de infarto e AVC.

Mesmo assim, o ideal é consumir a manteiga com bastante moderação ou buscar opções mais saudáveis, como o óleo de oliva, a ricota ou o cottage e, se possível, dentro de uma dieta equilibrada. Para saber quais são as melhores escolhas para você, consulte sempre um nutricionista! 😋

#DicaDaNutriGabi #NutriGabrielaSampaio #HábitosSaudáveis #BoasEscolhas #AlimentaçãoSaudável #Saúde #BemEstar #QualidadeDeVida #Longevidade

Feliz segunda-feira! ✨🌻Nova semana, novas oportunidades, novas metas... É hora de colocar em ação aquilo que você deseja, bora?! 😉

#RECEITA Anarriê! Muitos pacientes me pediram dicas para curtir as Festas Juninas sem sair tanto da dieta. Por isso, vou compartilhar aqui uma receitinha saudável e bem gostosa que já testei: Bolo de Milho sem farinha. 🌽
Prepara o print:

Ingredientes: 200 gramas de milho verde cozido (cerca de 1 espiga e meia), 3 ovos, 1 xícara de leite de coco, 1 xícara de coco ralado, 1 caixinha de creme de leite, 1 colher de sopa de fermento em pó, 3 colheres de sopa bem cheias de stevia culinário.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Em
seguida, despeje a massa em uma forma untada ou em uma forma de silicone e asse em banho-maria
(água já fervente) por 50 minutos a 160°. Teste aí e me conte o que achou! Ele fica muito cremosinho, uma delícia! 😋 #ReceitasDaNutriGabi
#NutriGabrielaSampaio #FestaJunina #BoloDeMilho #Saúde

Recentemente uma notícia ganhou os jornais de todo o Brasil: 90% das saladas prontas vendidas em fast food e entregues em delivery são impróprias para o consumo pelos padrões da Anvisa. Bem assustador, né 😱?! Apesar do resultado da pesquisa, conduzida por uma universidade de Campinas (SP), higienizar bem as hortaliças 🌱 é fácil e necessário para assegurar a saúde. Confira minhas dicas:

Em casa ➡ retire folha por folha, eliminando as amassadas e murchas, e lave-as em água corrente. Em seguida, mergulhe-as em uma bacia com água, vinagre (2 col. sopa para cada 1 litro) e bicabornato de sódio (1 col. sobremesa para cada 1 litro). Além de auxiliar na eliminação de impurezas, estudos apontam que essa combinação pode reduzir o impacto dos agrotóxicos.

Na rua/restaurante ➡ dê preferência para temperos à base de limão e vinagre, pois essas substâncias podem auxiliar na redução das impurezas.

Você utiliza outra técnica para deixar os legumes e verduras bem limpinhos? Conte aí nos comentários 😉 #DicaDaNutriGabi #NutriGabrielaSampaio #HábitosSaudáveis #Salada #EatClean #EatGreen

Nos finais de semana, antes de ir para o consultório (você sabia que eu também atendo aos sábados? 😊), tento sempre passar na feira de produtos orgânicos do meu bairro. É delicioso demais encontrar tantos alimentos naturais, coloridos, saborosos e cultivados sem produtos químicos e com muito amor!! 🍓🍊🍎🌽🥦🥝🥑 Olha aí na minha mão que linda esta beterraba com folha e tudo mais!

Fiz uma listinha com as principais feiras orgânicas da Grande Vitória para você salvar e ter sempre à mão. Confira:

• Jardim Camburi (próximo à Estácio de Sá): sábado das 6h às 12h
• Jardim Camburi (Parque da Vale): quinta-feira das 10h às 14h
• Barro Vermelho (atrás da Emescam): sábado das 6h às 12h
• Enseada do Suá (Praça do Papa): quarta-feira das 15h às 20h30
• Enseada do Suá (Shopping Vitória): segunda-feira das 16h às 20h
• Praia da Costa (embaixo da Terceira Ponte): sábado das 6h às 13h
• Itaparica (Boulevard Shopping): domingo das 11h às 16h
• Campo Grande (Shopping Moxuara): domingo das 11h às 16h

Lembrou de mais alguma? Compartilha aí nos comentários! ✌🏼#DicaDaNutriGabi #NutriGabrielaSampaio #HábitosSaudáveis #CardápioDaSemana #RotinaSaudável

Most Popular Instagram Hashtags