nutribiancamartins nutribiancamartins

181 posts   808 followers   1,017 followings

Nutricionista Bianca Martins 🍑  Nutricionista e consultora em amamentação. 📚 Mestranda em Nutrição Humana (UFRJ). Consultas: 📞21 99439-6448 | 3819-7444 #nutribiancamartins

2.6 🎂🎈🎉🎁💕

Manter uma alimentação saudável é importante para todo mundo, mas quando pensamos no período da gestação, a nutrição adequada ganha ainda mais importância. Isso porque alguns nutrientes ingeridos pelas mulheres grávidas são essenciais para a formação e o desenvolvimento adequado do bebê. Uma alimentação inadequada pode resultar em desfechos ruins para gestante e para o bebê. A nutrição é capaz de influenciar até o peso ao nascer, por exemplo. Os nutrientes que proporcionam benefícios para o bebê são: cálcio, cobre, cromo, ferro, fósforo, iodo, magnésio, manganês, potássio, zinco, ácido fólico, vitaminas A, D, C e do complexo B.
Mantenha hábitos saudáveis e faça um acompanhamento nutricional durante a gestação❣

Quer saber a função de cada nutriente no desenvolvimento fetal? Comente aqui 😉

A obesidade (caracterizada pelo excesso de gordura corporal) sobrecarrega o organismo podendo causar diversos problemas de saúde. Um desses problemas é o comprometimento da saúde reprodutiva, tanto em homens como em mulheres.

Nas mulheres, a obesidade pode causar distúrbio na produção e metabolização do estrógeno, causando disfunções na ovulação e diminuindo as chances de gravidez. Além disso, o excesso de gordura corporal aumenta o risco do desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos, que também compromete a saúde reprodutiva da mulher.

Nos homens, a obesidade pode resultar em uma menor produção de testosterona, com consequente redução da libido e problemas de ereção, além do aumento do nível de estradiol, afetando a produção de espermatozoides.

Se você planeja engravidar e está acima do peso ideal para sua altura, procure um nutricionista para te ajudar a emagrecer com saúde, promover reeducação alimentar e nutricional e incluir nutrientes importantes para essa fase. 📲 Consultas: 21 3819-7444 | 99439-6448 (Whatsapp)

A constipação, também conhecida como prisão de ventre, é um dos sintomas comuns que podem surgir durante a gestação devido às alterações que ocorrem no corpo da mulher nesse período. Na maioria das vezes, apenas modificações na dieta, com inclusão de alimentos saudáveis, alimentos ricos em fibras e adequação na ingestão de água resolvem o problema. Faça um acompanhamento nutricional durante a gestação para controlar o ganho de peso e melhorar ou evitar problemas de saúde como anemia, diabetes gestacional, hipertensão arterial, náuseas, vômitos e constipação, por exemplo.

As alterações hormonais na gravidez são responsáveis por uma série de acontecimentos no corpo da mulher, sendo bastante comum o surgimento de náuseas e vômitos no início da gestação. Conforme recomendação da OMS (2016), gengibre, camomila e alimentos ricos em vitamina B6, além de acupuntura, podem aliviar as náuseas no início da gravidez. Alimentos mais secos também contribuem para o alívio desses sintomas.

Ótima dica para botar em prática hoje! Com nossas rotinas com multifunções quase não sobra tempo para cozinharctodos os dias aquela comida fresquinha e muitas pessoas acabam recorrendo aos ultraprocessados e fast foods. Mas garanto que seu corpo e sua saúde agradecerão se você dedicar um tempinho de um dia na semana para o planejamento e organização da alimentação da semana. Aproveite o momento para incluir as crianças na cozinha 😉

O método tradicional é o mais utilizado no Brasil, porém existem outros métodos para apresentar os alimentos aos bebês: a introdução alimentar participativa e o BLW – Baby Led Weaning. A diferença entre os 3 métodos é a forma como os alimentos serão oferecidos ao bebê. No método tradicional, os alimentos são oferecidos em forma de papinha e um cuidador leva a colher com a papinha até a boca do bebê; no BLW, os alimentos são oferecidos em pedaços para que o bebê os leve à boca sozinho e conheça a textura de cada alimento; e a introdução alimentar participativa é o método perfeito para as famílias que gostam do BLW mas ainda não se sentem seguras em oferecer os alimentos exclusivamente por esse método, pois o cuidador oferece os alimentos em forma de papinha e, na medida do possível, permite que o bebê manuseie os talheres e pegue alguns alimentos com as próprias mãos. É importante observar se o bebê já é capaz de ficar sentado sozinho e se tem o reflexo de levar objetos à boca, pois essas habilidades são importantíssimas no caso da opção ser o BLW.
Os 3 métodos são ótimos e maravilhosos, desde que sejam adaptados para a realidade do bebê e da família, que os alimentos oferecidos sejam naturais e saudáveis, amassados com o garfo e separados (no caso das papinhas) e JAMAIS peneirados ou liquidificados.

A recomendação do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a introdução alimentar aconteça aos 6 meses de vida do bebê. Infelizmente, muitas mães precisam retornar ao trabalho antes desse período, já que no Brasil a licença-maternidade atualmente é de 120 dias (4 meses), e acabam introduzindo os alimentos complementares antes do tempo recomendado. Porém, muitas pesquisas mostram que o sistema digestivo do bebê é imaturo até os 6 meses. Principalmente no caso de prematuridade, é importante que a introdução alimentar não ocorra precocemente. O bebê deve ser avaliado por uma equipe multiprofissional para avaliar a maturação do sistema digestivo. Além dessa avaliação da maturação, é importante calcular a idade corrigida do bebê, já que a maturação do sistema digestório acontece em torno do 6º mês de vida. Por exemplo, aos 6 meses de vida de um bebê que nasceu com 36 semanas de gestação, sua idade corrigida será 5 meses, o que indica que o bebê pode não estar preparado para receber a alimentação complementar ainda. Contudo, cada caso deve ser avaliado individualmente para decidir junto com a família o melhor momento para introduzir os alimentos.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado no dia 7 de abril e o tema deste ano é “Saúde para todos”. Esta data foi criada pela OMS em 1948 e é comemorada oficialmente desde 1950. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. O nutricionista pode te ajudar a fazer escolhas alimentares mais conscientes e a ter uma relação melhor com a comida, sem terrorismo nutricional. Está procurando uma nutricionista especializada em saúde da mulher e da criança ou está tendo dificuldades com amamentação? Então agende logo sua consulta: 21 99439-6448 ou 3819-7444. Consultas realizadas no Carioca Offices, prédio comercial do @carioca_shopping ou em domicílio.

Nada como uma massa fresca, né? 🍽🍝
Fusilli de tomate com manjericão disponível para compra no @poloorganico 💚
Atendimento excelente, lugar super aconchegante e comida orgânica, saudável e deliciosa!

Parabéns à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano que enviou uma carta à Rede Globo. Parabéns também à Rede Globo que desfez a grande besteira que havia feito incentivando a amamentação cruzada. 👏👏👏 #Repost from @doutormoises with @regram.app ... #euapoioleitematerno

Hoje é dia de celebração e muita, mas muita gratidão. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏 😍😍😍😍😍😍😍 A Rede Globo, em seu capítulo de hoje da novela O OUTRO LADO DO PARAÍSO, se retratou e corrigiu A INFORMAÇÃO.

A AMAMENTAÇÃO CRUZADA NÃO É RECOMENDADA.

Não sei nem contar a vocês como eu estou me sentindo hoje, mas isso é o que menos importa.

Quero agradecer a todos os que nos entenderam e que inundaram o país com a indignação, mas principalmente, com a importância da INFORMAÇÃO CORRETA, ÉTICA E ADEQUADA.

Que bom que ficou clara a mensagem. Nós, TODOS NÓS, estamos atentos e em defesa das crianças e da IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO.

Não estamos julgando ou criticando as decisões das mães em relação à amamentação ou qualquer ação e relação á saúde de seus filhos. Mas é FUNDAMENTAL que essa ação seja embasada na ciência, na informação correta.
Que o dia de hoje possa ficar marcado na lembrança de todos como um dia de mudanças para o bem.

JUNTOS NÓS PODEMOS MUDAR ESSE PAÍS. A MÍDIA TAMBÉM TEM RESPONSABILIDADE COM A INFORMAÇÃO REAL E VERDADEIRA.

Gente, mais uma vez, e para sempre, muito, muito, muito obrigado.

Most Popular Instagram Hashtags