nathaliaguimaraes_nutri nathaliaguimaraes_nutri

871 posts   17,648 followers   1,257 followings

Nathália Guimarães 🌸  🌱Nutrição Funcional 🌱Nutrição Esportiva 🌱Nutrição Plant Based 🌸Healthy Lifestyle 🌟Inspirations 💜Love 🍏GÁVEA MEDICAL CENTER 📞(21) 35182521 |993885333

🚴🏼‍♀️🚴🏻‍♀️
Que TIME é esseee?
Spinning de domingo com as INCRÍVEIS
@miriamcastello.estetica
@nutrialescutellaro
@nutri_fabialbuquerque
AMO! 💪🏼💜👊🏻💚
Se somos a média das 5 pessoas que mais convivemos eu estou bem DEMAIS!
#friends
#sunday
#timesuperfit
#bodytech

🌱
Talvez, em algum futuro próximo, plantas possam se tornar fontes confiáveis de vitamina B12...
🍃
Os resultados, publicados na revista científica "Cell Chemical Biology" de um estudo revelam que a vitamina está prontamente disponível nas folhas de agrião após a planta crescer em um meio de desenvolvimento fortificado (ou seja, fortificaram o solo com vitamina B12 sintetizada em laboratório).
🍃
As plantas cresceram em um ambiente fortificado com vitamina B12, mas apenas externamente; nada foi injetado nas plantas. Após 7 dias, as folhas foram removidas e analisadas em laboratório, e a presença de B12 foi confirmada. O experimento foi repetido com outra variação da cobalamina, e, novamente, foi observada a vitamina no agrião.
🍃
A absorção e transporte de B12 por plantas foi comprovada! 🙌🏼
🍃
Agora é torcer que esse experimento se torne uma realidade em um futuro verdadeiramente próximo!
#nutricaofuncional
#vitaminab12
#nutricaonathaliaguimaraes

🍄
Fiquei devendo a vocês desde a última postagem semana passada sobre os beneficios dos cogumelos a minha receitinha MARA de “CARNE" MOÍDA DE COGUMELOS!
🍃
Eu adoroooo demais! Fica a dica para uma refeição mais leve, uma semana de detox, uma #segundasemcarne ou para todos os dias para os adeptos aos estilos de vida Plant Based e Low carb 💚
🍄
Essa receita pode ser usada de diversas maneiras. Pode ser usada como na foto 😉, dentro de wraps, dentro de crepes, dentro de vegetais como abobrinha, pimentão, repolho ou pode se ainda usar essa mesma mistura e processar mais um pouquinho, para ficar mais cremosa e com menos pedaços e transformá-la em almôndegas ou hambúrgueres! Basta moldar a massa com a mão após ter processando mais um pouquinho do que na textura que uso para “carne" moída, colocar em uma travessa e levar ao forno.
🍄
INGREDIENTES:
• 1 copo de cogumelos picados tipo portobelo
• ½ copo de nozes
• ½ copo de amêndoas
• ½ copo de semente de girassol
• 2 colheres de sopa de molho shoyu da marca Daimaru (que é sem glutamato monossodico e glúten)
• 1 colher de sopa de cominho fresco picado (ou uma colher de chá do desidratado)
• 1 colher de sopa de coentro fresco picado (ou uma colher de chá e meia do desidratado)
• 1 dente de alho esmagado
• ½ colher de chá de pimenta branca (ou preta se preferir)
• 1/3 copo de azeite de oliva extra virgem
🍃
PROCEDIMENTO:
Em um processador com a lamina S processar as nozes e as amêndoas até elas se quebrarem em pedaços ainda grandes. Adicionar a semente de girassol e o cogumelo e processar por mais alguns segundos; é para ainda ter pedaços grandes visíveis (não processar em excesso). Adicionar o alho esmagado, o shoyu, o cominho, o coentro, a pimenta e o azeite e processar novamente até que todos os ingredientes se misturem bem (se desejar, adicionar outros temperos de sua preferencia). Usar o botão de “PULSE” do processador, pois assim você tem mais controle ao processar os ingredientes e não processará em demasiado. Na geladeira em um pote hermeticamente fechado essa receita dura por volta de 3 dias.
#nutricaofuncional
#nutricaonathaliaguimaraes

🇧🇷⚽️
Let the GAMES begin!
Sempre FELIZ com elas....AMO DEMAIS!
@nutrialescutellaro
@claudiahorchel
💛💚
#worldcup2018
#worldcuprussia2018
#copadomundo2018
#riodejaneiro
#friends
#besties

🍃
Agora que sabemos que os cogumelos NÃO são excelentes fontes de proteína, acho que já deixei isso bem claro aqui, muitos me perguntam, então porque incluir este alimento em nosso dia a dia?
🍄
Resolvi fazer um post falando dos benefícios dos cogumelos e o porque consumir-los!
Vamos lá...
💁🏼
Diversos estudos apontam a relação entre cogumelos e prevenção ao câncer - isso porque eles são ricos em beta-glucanas, especialmente a lentinana. Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural killer que destroem as células cancerígenas!
🍄
Alguns cogumelos também se destacam pela sua ação antimicrobiana e assim podem combater alguns micro-organismos prejudiciais para o organismo!
Isto ocorre porque em seu ambiente natural os cogumelos necessitam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviverem.
🍄
Os cogumelos possuem forte ação antioxidante, ou seja, agem combatendo os radicais livres produzidos pelo nosso organismo!
Isso implica positivamente em várias doenças, bem como processos degenerativos associados com a idade...anti-aging total gente!
🍄
Estudos também relacionam os cogumelos com a diminuição do colesterol (redução de 27% dos níveis) e manutenção saudavel da glicemia devido a sua grande quantidade de fibras assim como a beta-glucana.
🍄
São tantas razões para incluir esse alimento no seu dia a dia que poderia continuar aqui quase eternamente.... os cogumelos são ricos em Vit b3, vitamina c, betacaroteno e acido fólico! Sendo principalmente importante para as gestantes! 😉
👉🏻👉🏻PROXIMO POST vou ensinar a minha receita de "carne" moída de cogumelos! 🙌🏼🙌🏼
Fiquem atentos!
#nutricaofuncional
#nutricaonathaliaguimaraes

💁🏼
E vamos de Ceviche como entrada hoje!
Até nesse friozinho adorooo essa receita!
Você pode acompanhar com mini bolachinhas de arroz integral (confesso que adoro), tortillas de milho ou torradinhas integrais normais mesmo...na verdade, existem muitas opções!
É uma dica legal para o lanche da tarde também e para receberem amigos em casa!
🍃🌸
INGREDIENTES:
• 1 unidade grande de abobrinha
• 1 unidade de palmito pupunha fresco
• 1 unidade pequena de cebola roxa
• 10 cogumelos tipo paris
• 2 unidades grandes de tomate salada
• 1/2 maço de coentro
• 1/2 maço de ceboulette
• 2 limões sicilianos
• 1 laranja
• 1/2 colher de chá de sal marinho ou sal rosa (ou a gosto)
• 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
• 1/4 colher de chá de pimenta branca.
🍃🌸
PROCEDIMENTO:
Cortar em cubos a abobrinha, o tomate, o palmito. Cortar a cebola em julienne (tiras fininhas), e o cogumelo cortar horizontalmente em tiras finas. Colocar tudo em uma travessa.
Picar as ervas e adicionar ao restante. Espremer e adicionar o sucos dos limões e da laranja e adicionar o azeite, o sal e a pimenta aos ingredientes. Mexer e servir! Se desejar, adicionar sementes de abóbora tostadas sem casca para dar um boost proteíco e adicionar crocancia ou nutritional yeast que ainda da um leve gostinho de queijo! 😉
#nutricaofuncional
#nutricaointeligente
#nutricaonathaliaguimaraes

👩🏼‍⚕️
Gente, hoje foi quase festa aqui no consultorio pois tive o prazer de receber a Ju (que acabou de chegar no Rio) e a Dona Regina do @cake_vegan_cake Academy!
A Ju, está com vaaaarias ideias novas para a Academy (aguardem) e ela ficou de em breve falar mais para vocês sobre a nossa consulta! 😉
Muito bom estar com vocês duas! 🙌🏼💜🍃

👩🏼‍🍳
Quer uma ideia de preparo de geleia caseira que é totalmente natural, nutritiva, simples e deliciosa?
🍓
Bati no meu liquidificador vitamix 1 copo e meio de tâmaras sem caroço picadas em pedaços pequenos e hidratadas previamente por 4 horas com 300 gramas de framboesas que tinha congelada no freezer (deixei descongelar e depois bati)! Bati até super cremoso e consistente, parando umas 2 vezes para usar uma espátula de silicone para auxiliar.
🍓
Você pode usar a mesma receita para fazer com amoras, blueberry ou morangos! Fica inacreditavelmente deliciosa apesar da receita ser bem simples e rapida! 😉
🍓
Na geladeira dura tranquilamente a semana toda.
Coloque em um potinho de vidro com tampa e pronto.
#nutricaofuncional
#nutricaonathaliaguimaraes

🌻
A pessoa inventa mas da sempre certo! 💁🏼
Mousse de Maracujá a base de amêndoas e frutas secas! Tudo é possível com criatividade e meu vitamix!🤗
INGREDIENTES:
•1 copo de passas brancas hidratadas por pelo menos 6 horas em agua temperatura ambiente ou pelo menos 2 horas em agua morna (por volta dos 40 graus)-descartar a agua de molho após hidratação das passas;
• 1 copo de farinha de amêndoas;
• 2/3 de copo de leite de amendoas;
• 2 maracujás grandes peneirados para remover a semente;
• 2 colheres de sopa de nectar de coco ou melado.
🍃🌻
PROCEDIMENTO:
Colocar em um liquidificador potente as passas, o maracujá peneirado, a farinha de amêndoas e o leite de amêndoas - bater bem com a ajuda de uma espátula. Adicionar o nectar de coco. Bater bastante até que a mistura fique cremosa e sem uma textura granulada. Se o seu liquidificador não for tão potente você talvez necessitará de mais uma ou duas colheres de sopa de leite vegetal mas não adicionar mais do que isso pois a textura mudará completamente. Colocar na geladeira para gelar por volta de 4 horas.
Essa receita dura na geladeira por volta de 3 a 4 dias em um recipiente hermeticamente fechado.
#nutricaofuncional
#receitasnathaliaguimaraes
#nutricaonathaliaguimaraes

🌸
Para auxiliar na conversão do Omega 3 tipo ALA (não ativo) em EPA e DHA (formas ativas) cuidado com os excessos de ômega 6 na alimentação. Pois como mencionei no post anterior, o omega 3 e omega 6 competem pela mesma enzima que faz a conversão desses ácidos graxos!
🌱
A necessidade diária de ômega 6 é facilmente atingida com a alimentação atual rica em óleos vegetais, por isso sua suplementação é desnecessária.
🌱
Para evitar excessos de ômega 6, evite cozinhar com óleos vegetais de milho, gergelim, soja, girassol e inclusive canola apesar da sua relação ômega 6 e ômega 3 ser a melhor dentre os óleos mencionados anteriormente (a canola é um óleo transgênico altamente inflamatório, mas isso é um outro assunto). Prefira cozinhar e utilizar óleos como azeite de oliva extra virgem, óleo de coco e para os não veganos, cozinhar com manteiga ghee é um boa opção. Evite a ingestão de gordura trans, gordura hidrogenada e álcool, pois eles reduzem a transformação do ômega 3 ALA em EPA e DHA.
🌱
E como garantir a recomendação diária de ômega 3 em uma dieta plant based? Simples! A forma mais fácil de atingir a quantidade necessária é pelo consumo de linhaça ou chia.
Uma colher de chá de óleo de linhaça já contém 2,7g de ômega 3 e uma colher de sopa do óleo contém em média 5,6g de ômega 3. Uma colher de sopa da semente contém cerca de 2g de ômega 3.
🌱
A semente de linhaça contêm um pouco mais de ômega 3 do que a de chia, porém a quantidade é alta em ambas. Em 28 gramas da semente de linhaça temos 6,4g de ômega 3 e em 28 gramas da semente de chia temos 4,9g de ômega 3.
🌱
Outra fonte boa de omega 3 seriam as nozes, em 28 gramas (14 metades) temos 2,6 g desse nutriente.
DHA (forma já ativa) vindo de algas marinhas também já se encontram a venda no mercado! E estudos demonstram a mesma eficácia do DHA oriundo de óleo do peixe.
🌱
Esse meu post é apenas um super resumo para auxiliar no entendimento e esclarecimento. Um acompanhamento nutricional com um profissional é sempre recomendado.
#nutricaonathaliaguimaraes
#nutricaofuncional
#nutricaoclinica
#omega3

🌸
O acido graxo ômega 3, desempenha um papel importante em cada célula de seu corpo, constitui membranas celulares e mantém o sistema nervoso funcionando. Uma boa ingestão de ômega 3 está associada a efeitos positivos no combate a doenças cardiovasculares, depressão, envelhecimento, câncer, arritmias cardíacas, artrite, doenças inflamatórias, esclerose múltipla, dores de cabeça, doenças autoimunes entre outros.
🌱
Existem 3 tipos importantes de ácidos graxos ômega 3:
ALA – encontrada em vários alimentos;
EPA – encontrada praticamente em peixes e microalgas;
DHA – encontrada praticamente em peixes e algas marinhas.
🌱
O corpo converte ALA em EPA e DHA. Mas essa conversão do ALA para EPA e DHA não é muito fácil e as enzimas necessárias para esta transformação é a mesma enzima que converte Omega 6 em AA. Por isso, ômega 3 e ômega 6 competem com relação a esta enzima. Uma alimentação que tenha uma ingestão excessiva de ômega 6, compromete essa conversão do ômega 3. 🌱
Devido a isso, a recomendação de ingestão de ômega 3 na forma de ALA é o dobro da recomendação da ingestão na forma de DHA ou EPA.
🌱
Estudos demonstram que sem planejamento especial algum na dieta, veganos e vegetarianos já alcançam 50 a 60% das recomendações diárias desse nutriente. Isso é porque, vários alimentos que não imaginamos ou associamos conter ômega 3 (ALA), em fato contém. Por exemplo, algumas leguminosas como feijão branco e vagem; alguns tipos de abóbora contêm 338mg de ômega 3 por copo; folhosos verdes escuros como espinafre contêm 352mg de ômega 3 em um copo, brócolis e couve também contem esses nutrientes; Couve flor contêm 208mg por copo; Blueberries (mirtilo) contem 174mg por copo; arroz selvagem contêm 156mg em um copo; ervas como cravo contêm 86mg de ômega 3 por 2 gramas.
🌱
É claro que você não conseguirá atingir as necessidades diárias ingerindo apenas estes alimentos mas é apenas para demonstrar como ele está presente em inúmeros alimentos.
***PROXIMO POST - MELHORES FONTES PARA OBTER 100% da sua necessidade diária!
#nutricaofuncional
#nutricaonathaliaguimaraes
#nutricaoclinica

Um bate papo muito bom e construtivo no Programa do Canal Futura junto com os mega queridos @natyargalji e o Tiago do @mcveganti.

Breve postarei quando irá ao ar!!!
🙋🏼✨🎥
Mais no stories...

Most Popular Instagram Hashtags