minuzzi minuzzi

1,217 posts   33,589 followers   962 followings

Dr. Minuzzi  www.saudeinteligente.net.br Endocrinologista, médico e professor fundador da Clínica Minuzzi e Saudeinteligente

Esse final-de-semana foi em homenagem ao meu ❤️ que sempre tem que me dividir com Cursos, com a Clínica, com estudos, etc... Foi só curtir a vida e torcer para que Deus siga nos brindando com muita saúde e energia ❤️❤️❤️ #familia #love #healthlifestyle #lazer #happiness #thebreakers #beach #endorphins

Importante pesquisa foi desenvolvida sobre o uso prolongado e contínuo de testosterona em homens hipogonádicos e com DM2, essa foi uma palestra proferida no ADA 2018. Ao longo de mais de 10 anos, 133 homens com hipogonadismo e DM2 receberam, a cada 90 dias, injeção de 1000mg de testosterona. A idade média dos mesmos foi de 60 anos, todos faziam uso de metformina e cinco deles usavam também insulina. 22% desses pacientes apresentaram remissão total do seu DM2. Esse resultado, inesperado, chamou a atenção dos pesquisadores, pois até o presente momento, nenhuma pesquisa havia demonstrado a capacidade da testosterona de provocar a remissão do diabetes. No primeiro ano de uso desse hormônio não se observou perda de peso, mas conforme a terapia foi se prolongando, constatou-se diminuição de peso e o controle da glicemia foi melhorando. Em 16 pacientes em que se observou remissão do DM o tempo médio de uso da testosterona foi de 8,9 anos. Um dos 5 pacientes que usava insulina, teve essa terapia interrompida depois de 11 anos do uso da testosterona.
Dos pacientes em que houve o desaparecimento do diabetes, a hemoglobina glicada caiu de 8,3% para 5,7%, a insulina de jejum de 24,7 para 7,6 mcU/ml, o HOMA-IR de 8,7 para 1,8 e triglicerídeos de 3,2 para 2,2 mmol/L.
A perda média de peso foi de 107 para 89 Kg e a circunferência abdominal de 108 para 97 cm.
Além de todos os benefícios acima citados os pacientes também referiram sentirem-se muito bem, com mais energia e disposição, além de melhora significativa na performance sexual.
Ao longo da próxima semana, atendendo a vários directs, estarei postando sobre a reposição de testosterona em mulheres.
》》Este será um dos temas que será aprofundado no Curso de Imersão em Endocrinologia que estaremos realizando no final de Agosto em São Paulo. O curso terá 4 dias de duração e abordará fisiologia endócrina, andropausa, hormônio do crescimento, melatonina, menopausa, obesidade, tireoide, hormônios e performance atlética... e muito mais. Para ver o programa completo acesse www.saudeinteligente.net.br e qualquer dúvida fale pelo Whats (51) 99552-8796

Sabemos que os hormônios comandam nossas vidas. Quando em níveis adequados, nos trazem uma série de benefícios e, em contrapartida, sofremos uma série de desconfortos quando seus níveis caem.
Uma série de situações ou doenças fazem com que os níveis de testosterona declinem no homem: obesidade, DM, hipertensão arterial, inflamação subclínica, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva crônica, bem como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Inúmeras vezes quando controlamos a doença primária, os níveis de testosterona voltam a normalidade, não havendo, portanto, a necessidade da reposição desse hormônio.
Nāo é raro me deparar com pacientes jovens, 30 anos de idade, que apresentam níveis hormonais de alguém de 60 anos e vice-versa. O estilo de vida tem íntima relação com isso.
Tenho 67 anos, me esforço para manter um estilo de vida saudável e, até hoje, não reponho qualquer hormônio, mas lhes asseguro que, no momento que constatar a queda de minha testosterona, farei a adequada reposição.
Está plenamente comprovado que quando o homem entra na Andropausa e não faz a adequada reposição de testosterona, uma série de sintomas surgem: diminuição da memória, concentração e criatividade, alterações da libido e da ereção, alterações do humor, insônia e fadiga, diminuição da força e da performance física, dentre outros. Afora isso, ele fica mais predisposto a desenvolver uma série de doenças: DM, sarcopenia, osteoporose, doenças cardiovasculares e psiquiátricas.
Aqueles que estão na andropausa e fazem a reposição hormonal,adequada e criteriosa, com certeza, estarão se livrando de uma série de sintomas indesejáveis e com certeza prevenindo-se de uma série de doenças, além de acrescentarem muita qualidade em suas vidas.
Amanhã estarei postando algo inédito sobre o uso de testosterona.
Comprovou-se que alguns homens que se submeteram a prolongada reposição de testosterona obtiveram a remissão total do diabetes, isto é, curaram-se dessa patologia. A testosterona e a andropausa fazem parte do programa do curso de Imersão em Endocrinologia que ocorrerá em São Paulo de 29.08 a 01.09. Veja o programa completo: www.saudeinteligente.net.br

Último dia de inscrição para valor de segunda fase - a partir de amanhã o valor será atualizado! Neste curso com 4 dias de duração abordaremos fisiologia endócrina, andropausa, hormônio do crescimento, melatonina, menopausa, obesidade, tireoide, hormônios e performance atlética... e muito, muito mais.
Ele ocorrerá de 29 de agosto a 01 de setembro, em São Paulo
➡ Inscreva-se hoje e garanta o valor de 2º lote! Acesse www.saudeinteligente.net.br .
➡ Em caso de qualquer dúvida acione a equipe Saúde Inteligente através do Whats (51) 99552-8796 ou através do telefone (51) 3249.2002

Estou no meu período de atualização nos USA e, conforme o prometido, vou postando aqui as novidades.

Há muito tempo venho chamando a atenção sobre a importância do GH no que diz respeito a nossa saúde cardiovascular. Sabemos que, em muitos sistemas, GH e IGF1 agem sinergicamente.
A nível cardíaco, GH e IGF1 atuam na fração de ejeção, previnem e combatem a aterosclerose, reforçam o ventrículo esquerdo, diminuem os níveis de PCR ultra-sensível e homocisteína, estimulam a função endotelial, além de combaterem a gordura intravisceral.

Também sabemos o quanto são importantes as 6 IGFBPs, isto é, as proteínas ligadoras de IGF1. Há algum tempo, sabemos que essas proteínas além de serem carreadoras do IGF1, elas também desempenham papéis fisiológicos fundamentais, como no controle do processos: mitogênicos , anabolizantes ou catabolizantes, dentre outros.
Recentemente, descobriu-se mais uma proteína carreadora de IGF 1, a sete ( IGFBP7). A IGFBP7 é um biomarcador associado com insuficiência cardíaca e hipertrofia cardíaca. A IGFBP 7 liga-se ao IGF 1 e neutraliza parte de suas propriedades cardioprotetoras.

Indivíduos com elevados níveis de IGFBP 7 apresentam alterações da função diastólica e aumento do átrio esquerdo.
As concentrações séricas de IGFBP7, começaram a ser utilizadas aqui nos USA como biomarcadoras do aumento do risco de insuficiência cardíaca com reduzida fração de ejeção. Também tem sido utilizada para avaliar o prognóstico dessa patologia.

Os estudos têm demonstrado existir uma estreita correlação dos níveis de IGFBP 7 e a presença e severidade da função diastólica alterada observada em ecocardiografias.

Esse tema será bem mais aprofundado no nosso Curso de Imersão em Endocrinologia que estaremos realizando no final de Agosto em São Paulo. As inscrições com valor de 2º lote são somente até amanhã! Para ver o programa completo acesse www.saudeinteligente.net.br e qualquer dúvida fale pelo Whats (51) 99552-8796

Neste curso com 4 dias de duração abordaremos fisiologia endócrina, andropausa, hormônio do crescimento, melatonina, menopausa, obesidade, tireoide, hormônios e performance atlética... e muito, muito mais!
Ele ocorrerá de 29 de agosto a 01 de setembro, em São Paulo
➡ Inscreva-se até o dia 12 de julho e garanta o valor de 2º lote! Acesse www.saudeinteligente.net.br .
➡ Em caso de qualquer dúvida acione a equipe Saúde Inteligente através do Whats (51) 99552-8796 ou através do telefone (51) 3249.2002

Meu período de estudos e atualização nos Estados Unidos se inicia neste final de semana - Curso Saúde Inteligente em atualização📚📚📚. Chegou o período de #minuzziar 📚📚📚 pra valer e é claro que de curtir a vida também 😄😄. Os dias de aprimoramento serão em instituições de ensino, hospitais, startups e eventos da comunidade médica, em contato direto com pesquisadores, professores, cientistas, empresas de tecnologia e especialistas da área endócrina.
Passarei por San Francisco, San Diego, Washington e Miami, compartilhando por aqui algumas informações sempre que possível e, é claro, abordando tudo nos cursos Saúde Inteligente: meu objetivo é levar todas essas informações e pesquisas para os cursos e o próximo ocorrerá de 29 de agosto a 1º de setembro, em São Paulo: curso de Imersão em Endocrinologia com inscrições abertas, acesse www.saudeinteligente.net.br para ver o programa completo! #saudeinteligente #minuzziando #ensinandoeaprendendo #curso #endocrinologia #clinicaminuzzi #imersaoemendocrinologia #saopaulo #sementesdisseminadorasdobem

Neste curso com 4 dias de duração abordaremos fisiologia endócrina, andropausa, hormônio do crescimento, melatonina, menopausa, obesidade, tireoide, hormônios e performance atlética... e muito, muito mais!
Ele ocorrerá de 29 de agosto a 01 de setembro, em São Paulo
➡ Inscreva-se até o dia 12 de julho e garanta o valor de 2º lote! Acesse www.saudeinteligente.net.br .
➡ Em caso de qualquer dúvida acione a equipe Saúde Inteligente através do Whats (51) 99552-8796 ou através do telefone (51) 3249.2002

Quando você recebe aquele carinho indescritível ❤️❤️❤️ #mariaantoniaminuzzi #amor #familia #neta #avo #obrigadodeus

Janela terapêutica para TRH ( Terapia de Reposição Hormonal)
Há muitos anos que a ciência vem comprovando os efeitos cardioprotetores dos hormônios femininos nas mulheres até o advento da menopausa. A partir dessa pausa fisiológica tal proteção vai desaparecendo.
Essa cardioproteção, entretanto, poderá ser mantida através de uma adequada TRH.
Importantes pesquisas têm demonstrado que as mulheres submetidas a TRH, apresentam uma progressão bem mais lenta de aterosclerose e de outras cardiopatias quando comparadas com mulheres que não fazem TRH.
O dado mais importante, sob o ponto de vista de cardioproteção, entretanto, se refere a precocidade com que a TRH é iniciada.
Caso a TRH seja iniciada após ao quinto ano de menopausa, talvez esses benefícios já não sejam observados.
Naquelas mulheres que iniciaram a TRH após 10 anos de menopausa, não foram observados efeitos cardioprotetores, e sim, na grande maioria dos casos, efeitos extremamente negativos.
O início da TRH precoce tem demonstrado importantes benefícios a nível coronariano, bem como na eliminação dos inúmeros sintomas indesejáveis da menopausa, na prevenção da osteoporose, do DM2 e da demência, além de reduzir todas as causas de mortalidade e melhorar a qualidade de vida.
Outro dado importante quanto a TRH refere-se a via de administração. O estradiol deverá ser usado via transdérmica, evitando a primeira passagem hepática. O uso dessa via traz uma série de benefícios para as mulheres. Já a progesterona, se for na forma oleosa pode ser oral, pois assim não sofrerá a passagem hepática, bem como poderá ser administrada via transdérmica.
Os hormônios, tanto estradiol quanto progesterona deverão ser isomoleculares, isto é, com estrutura molecular igual aqueles produzidos pelo corpo feminino. Esse tema, bem como inúmeros outros serão profundamente estudados no nosso Curso de Imersão em Endocrinologia em São Paulo 📚📚📚#saudeinteligente #clinicaminuzzi #imersaoemendocrinologia #ensinandoeaprendendo #curso #menopausa #mimetizacaohormonal #cardioprotecao #sementesdisseminadorasdobem

Neste curso com 4 dias de duração abordaremos fisiologia endócrina, andropausa, hormônio do crescimento, melatonina, menopausa, obesidade, tireoide, hormônios e performance atlética... e muito, muito mais!
Ele ocorrerá de 29 de agosto a 01 de setembro, em São Paulo
➡ Inscreva-se e veja o programa completo: www.saudeinteligente.net.br ➡ Em caso de qualquer dúvida acione a equipe Saúde Inteligente através do Whats (51) 99552-8796 ou através do telefone (51) 3249.2002

UMA ATIVIDADE FÍSICA MUITO GRATIFICANTE
Recém chegados ao Rio, minha nora @gabiobino e @rickminuzzi vieram nos acompanhar na caminhada 🏃‍♂️🏃‍♂️🏃‍♂️,
Enquanto ela conversava com minha esposa @lkminuzzi eu e meu filho, que está fazendo Residência em Endocrinologia na Santa Casa de Porto Alegre, curtimos um longo bate-papo.
Em Porto Alegre, em função de nossa vida atribulada e distintas agendas não nos sobra muito tempo para conversar.
No trajeto de ida, que durou 1 hora, conversamos sobre Medicina e, evidentemente, que muito sobre Endocrinologia 📚📚📚📚📚ahhhh que satisfação, quando você ouve seu filho lhe atualizando 📚📚📚e olhem que eu estudo muito 📚📚📚
Também tentei passar um pouco de minha experiência de 44 anos como Endocrinologista.
Posso dizer que foi aquele bate-papo pra lá de agradável.
Na volta o papo, não poderia ser diferente, futebol⚽️⚽️⚽️⚽️Seleção Brasileira e, evidentemente, sobre nossa grande paixão futebolística, o Grêmio ⚽️⚽️⚽️
Só tenho a agradecer a Deus 🙏🙏🙏por essa família maravilhosa que me brindou e por essa fantástica manhã 🙏🙏🙏
A ALEGRIA da foto diz tudo 😁😁😁 #família #filho #nora #esposa #amor #obrigadodeus #minuzziando 📚#endorphins #healthlifestyle #riodejaneiro

Most Popular Instagram Hashtags