marianaanutri marianaanutri

1611 posts   2004 followers   1014 followings

Mariana Alves  Nutricionista funcional, Consultora de alimentos e Personal Cook Contatos: (62) 98263-3999 marialves.nutri@gmail.com

https://m.facebook.com/marianaanutri/

O açúcar de coco, assim como alguns outros tipos de açúcares mais rústicos, possui composição nutricional superior ao do açúcar refinado. Ao buscar o valor nutricional encontra-se relato de elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6 e conta com a presença de flavonoides, antioxidantes e até inulina. Mais vamos combinar que ninguém vai ingerir açúcar como fonte de nutrientes! O que faz do açúcar de coco uma sensação é o fato que se atribui a ele um baixo índice glicêmico, essa informação sobre o baixo índice glicêmico assim como sobre sua riqueza de nutrientes é amplamente divulgada na internet em diversos sites e postagens, porém de onde vem esse dado? Pesquisando material científico sobre o açúcar de coco foi encontrado apenas um estudo que foi feito nas Filipinas, com 10 indivíduos saudáveis e eutróficos, onde o índice glicêmico desse açúcar foi de 35. Comparando-se com o índice glicêmico de outros açúcares: açúcar refinado = 92, mel = 83, açúcar mascavo = 80 observa-se que uma ampla vantagem deste açúcar. Porém o fato é que mais estudos precisam ser feitos, pois não podemos basear a prescrição de um produto em um único artigo.
Conclusão: açúcar de coco é bem interessante por sua pegada de sustentabilidade e também por ser uma opção não refinada. Porém AÇÚCAR É AÇÚCAR e pronto! Não dá para ficar propagando que ele é uma alternativa para qualquer indivíduo, pois cada caso é um caso!

#marianaanutri #nutricheff #nutricaofuncional #acucardecoco #nutricaoconsciente #semmodismo #dicadanutri

Ingredientes:
▪ 1/4 copo de amêndoas torradas
▪1/4 copo de castanhas do pará
▪ 1/4 copo de castanha de caju
▪ 1/3 copo de pasta de amendoim
▪ 2 colheres de sopa de água
▪ 12 tâmaras sem caroço
▪ 1 colher de sopa de semente de abóbora sem casca torrada
▪ 2 colheres de sopa de goji berry (pode ser substituída por passas)

Modo de Preparo
▪ Colocar as tâmaras na água de molho por no mínimo dez minutos.
▪Bater no processador a pasta de amendoim, as tâmaras e a água. Reserva.
▪ Bater as castanhas do caju, amêndoas e as castanhas do pará.
▪ Juntar todos os ingredientes triturados em uma tigela. Acrescentar a goji berry ou passas e a semente de abóbora.
▪Colocar em uma assadeira moldando com as mãos. Levar para a geladeira por no mínimo uma hora.

#marianaanutri
#nutricheff #nutricaofuncional
#personalcook #comerconsciente #receitas #barradecereal #comidadeverdade #dicadanutri

Alimento que a indústria alimentícia tenta nos empurra como nutritivo e benéfico, mas que na verdade estão acabando com a sua saúde, atrapalhando seus resultados e fazendo você desistir de ter uma alimentação equilibrada. As barras de cereais surgiram como uma opção de lanche saudável, especialmente por causa da quantidade de fibras e também pela praticidade. Entretanto de maneira geral, as barras de cereais industrializadas apresentam baixo ter de fibra, alto teor de açúcar e gorduras. Sendo assim, estão longe de serem alimentos nutritivos! LEIA SEMPRE OS RÓTULOS! Evite comprar aquelas que apresentam na sua lista de ingredientes: açúcar, açúcar invertido, xarope de glicose, xarope de frutose, maltodextrina, gordura vegetal hidrogenada. Elas ainda contêm glúten, uma proteína de difícil digestão e altamente inflamatória, e lectina de soja, substância usada para dar liga no alimento e que pode causar alergia, principalmente em crianças, ainda assim, sabe-se que seu consumo pode aumentar o risco de doenças do coração, diabetes, hipertensão, infarto do miocárdio e depressão.

Se a sua intenção for substituir um alimento por uma barrinha de cereal, vale a reflexão. Será mesmo que vale a pena? Comida de verdade sempre tem prioridade!

#marianaanutri #nutricheff #nutricaofuncional #barradecereal #comerconsciente #escolhasaudavel
#semmodismo #comidadeverdade #vidasaudavel #dicadanutri

Ingredientes:
▪ 50g de quinoa
▪ 2 dentes de alho
▪ 2 colheres de sopa de cebola picada
▪ 2 colheres de sopa de farinha de aveia
▪ 1 colher de sopa de chia
▪ Curry, pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparo
▪ Cozinhe a quinoa, refogue o alho e o azeite e junte a quinoa.
▪ Adicione a chia e a farinha até dar liga.Tempere a gosto!

Bom apetite!! 😋

#marianaanutri #nutricheff #nutricaofuncional #personalcook #receitas #hamburguer #quinoa #dicadanutri

Fazer um exame de sangue completo pelo menos uma vez por ano é essencial para manutenção da saúde e também para guiar uma boa conduta nutricional. Você sabe como está seu colesterol e triglicérides?

Triglicérides alto atinge boa parte da população e, em muitos casos pode ser revertido como uma alimentação saudável aliado a prática de atividade física! Se você tem triglicérides alto, o primeiro passo é reduzir ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente a cervejinha.

O segundo passo é diminuir os doces e alimentos ricos em açúcares, como: chocolates, barras de cereal, cereal matinal, bolachas e produtos industrializados. Fique de olho no xarope de frutose, xarope de glicose, açúcar invertido... Outra medida importante é adequar a quantidade de carboidratos da dieta: o pão está em excesso? Biscoitos? Quintadas?

Por fim, e por último: as frutas! Mas, isso não as torna alimentos ruins! Pelo contrário, são muito saudáveis!! Mas como tudo, dentro da porção adequada: 3 a 4 porções dia! Coma alimentos in natura evitando produtos industrializados, é o principal para reduzir o triglicérides!

#marianaanutri #nutricheff #nutricaofuncional #triglicerídeos #saúde #vidasaudavel #dicadanutri

Quando classificamos uma pessoa como saudável apenas pelo seu peso e IMC, podemos subestimar o risco causado por um excesso de gordura corporal. Pessoas com peso adequado (IMC<24,9 kg/m), porém com percentual de gordura acima de 30% apresentam um risco maior para o desenvolvimento de obesidade, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares quando comparadas a pessoas também com peso normal, mas com o percentual de gordura abaixo de 30%.
▪ Tão importante quanto o peso é o percentual de gordura corporal (GC)
▪ A avaliação antropométrica feita em consultório é importante para verificar esse percentual de GC e assim, traçar metas!
▪ A ideia não é entrar na neura de querer 8% de gordura corporal a todo custo porque isso também não é saúde (Lei do Equilíbrio), mas sim reduzir esse percentual dentro de um contexto saudável: alimentação adequada a você + exercício físico bem orientado!

E você, sabe qual o seu percentual de gordura corporal? Procure um nutricionista ele pode ti ajudar!

#marianaanutri #nutricheff #nutricaofuncional #emagrecimento #percentualdegordura #pesoadequado #saúde #vidasaudavel #dicadanutri

Uma das primeiras &#34;regras& #34; de alimentação que vem à tona quando falamos de emagrecimento é comer de 3 em 3 horas! Grande parte das pessoas sabe dessa máxima, algumas aplicam outras não, mais será que é realmente essencial comer a cada 3 horas?
▪ Se o objetivo for elevar o gasto energético basal, esqueça! Estudos mostram que comer várias vezes ao dia pode até elevar esse gasto, mas em quantidades pequenas sem impacto em peso.
Comer de 3 em 3 horas pode ajudar no controle da fome e numa maior consciência do estado de fome e saciedade, essenciais para a manutenção do peso e saúde! Se você é uma pessoa que come a mais no almoço/jantar ou faz escolhas alimentares piores por estar com muita fome, fazer lanches intermediários pode ser uma ótima opção!
No entanto, algumas pessoas seguem a regra e fazem 5-6 refeições/dia em grande quantidade, consequentemente acabam perdendo a conexão com os sinais de fome e saciedade, podendo até ganhar peso!

Por isso é importante analisar como um todo o padrão alimentar e a sensação de fome e saciedade antes de aplicar essa regra! A chave do sucesso do emagrecimento é a individualidade. Procure um nutricionista ele poderá lhe ajudar!

#marianaanutri #nutricheff #nutricaofuncional #emagrecimento #individualidade #dicadanutri

Já parou para pensar na nossa falta de atenção no momento presente!? E o quanto isso afeta a nossa vida e o nosso peso? Be mindful! ❣
A atenção plena através da meditação traz benefícios na redução do estresse e melhoras de sintomas físicos e mentais! No campo da nutrição comer com atenção plena inclui não julgar o que se come e não criticar as sensações físicas e emocionais que a comida desperta...É uma prática que nos reconecta aos nossos sinais de fome e saciedade. ❤
Não há guia alimentar, tabelas nutricionais ou dieta que seja a solução quando nossa mente não está conectada com o nosso corpo, quando o ato de se alimentar já virou algo &#34;perigoso& #34; e &#34;engordativo& #34; .
Mindful é não ignorar o que estamos vivendo, não ignorar a comida e as sensações que ela nos traz! 🍃
Pode ter certeza que os benefícios vai além do peso.

#marianaanutri #nutricheff #nutriçãofuncional #atencaoplena #mindful #bemindful #mindfuleating #nutricaocomportamental

Nem toda fome é fome de comida, de arroz e feijão, existem vários tipos de fome e saber reconhecê-las faz toda diferença na busca de resultados!
▪ Fome Fisiológica: é a fome quando o organismo precisa de comida, ela não é específica, qualquer alimento que a pessoa goste vai matar a fome.
▪ Fome Social: é quando comemos em modo automático em uma festa ou reunião pela presença da comida em nossa frente o tempo todo. Por isso é normal comer um pouco a mais nessas situações!
▪ Fome Específica ou Hedônica: está relacionada à vontade de comer algo específico, geralmente relacionado a uma lembrança boa. Ex: comida de vó
▪ Fome Emocional: quando temos a necessidade de comer algo gostoso em grande quantidade e com urgência. A fome emocional algumas vezes é consequência de privações a longo prazo e da mentalidade de dieta. É um comer impulsivo sem pensar no sabor! Geralmente acompanhado de pensamentos de culpa ou de que nada satisfaz!

Por isso cuidado com as restrições e proibições! A fome emocional é uma das responsáveis pelo efeito sanfona e sentimento de culpa que são contra mão de uma vida e peso saudáveis.

#marianaanutri #nutricheff #nutriçãofuncional #semneuras #nutriçãosemmodismo #saúde #comfortfood #dicadanutri

Não faltam exemplos de dietas restritivas, muito baixas em calorias ou excluindo algum nutriente, mas também não faltam exemplos do quanto elas não funcionam. Um dos motivos é que dietas restritivas em calorias, como 500kcal/dia ou 800kcal/dia, levam a uma redução do gasto energético de repouso de aproximadamente 26%, o que significa que a pessoa passa a gastar menos calorias no dia a dia, contribuindo para um ganho de peso logo após a dieta, o famoso efeito sanfona.
E as dietas com valores calóricos normais, porém com exclusão ou redução drástica de algum nutriente (geralmente carboidrato ou gordura), funcionam?? A literatura mostra que essas dietas não funcionam a longo prazo, há sim redução do peso, algumas vezes até maior que com dietas convencionais, mas não raramente o reganho é maior! Podendo gerar compulsão e vicio pelos alimentos &#34;proibidos& #34; ! Além do efeito sanfona...Não existe milagre! É possível perder peso de diversas maneiras, a questão é como conseguir manter! Antes de começar uma dieta, pergunte a si mesmo por quanto tempo você conseguirá mantê-la. Se a resposta for poucos dias, é uma cilada! Se desejar emagrecer procure orientação de um nutricionista!!
#marianaanutri #nutriçãofuncional #semneuras #emagrecimento #semmodismo #dicadanutri #nutriçãosemmodismo #nutricaoeficiente #reeducaçãoalimentar #alimentacaosaudavel

Chamado de &#34;ouro líquido&#34; pelos mediterrâneos, o azeite está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem quer uma vida mais saudável. Rico em ácidos monoinsaturados, vitamina E e antioxidantes, ele ajuda em doenças cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce, serve como lubrificante do intestino e ainda dá uma mãozinha no combate ao câncer. Entretanto muitas de suas propriedades oxidam na presença do calor e da luz, o azeite aguenta uma temperatura de até 175ºC.
Acima desse ponto, ele forma compostos voláteis e vira uma substância tóxica ao organismo. Se consumido nessas condições em grandes quantidades, pode provocar irritação da mucosa gastrointestinal e diarreia. O ideal é colocá-lo depois que os alimentos já foram preparados.

#marianaanutri #nutricheff #nutriçãofuncional #azeite #gorduraboa #antioxidantes #vidasaudavel #dicadanutri

Most Popular Instagram Hashtags