lojapaiol lojapaiol

512 posts   13,614 followers   3,132 followings

arte  10 anos trabalhando com arte popular, arte indígena e muito mais... 100% Brasil. Em dois endereços: rua Fradique Coutinho, 172 e

As raias marchetadas na madeira são de criação do artista amazonense Célio que é da etnia Baré. O movimento que ele esculpe nas peças dá uma sensação que estão deslizando na água. São em três tamanhos. Temos em ambas as lojas.
Mas informação pelo número: ‭11-97688-7265‬ ou por aqui mesmo.

A literatura serviu de inspiração para o artista pernambucano Marcos de Sertânia criar sua obra mais emblemática. O cachorro Baleia do romance “Vidas Secas” de Graciliano Ramos é representado num expressivo trabalho na madeira.
A delicadeza de seus cachorros suaviza a difícil realidade daqueles que precisam enfrentar as dificuldades do sertão. Há mais de 5 anos a @lojapaiol expõe esses belos trabalhos, que hoje, já são conhecidos mundo a fora.

Os balões de cabaça da Elô colorem a @lojapaiol há muitos anos. Quem já veio em uma das duas lojas sabe que eles estão pendurados colorindo o alto da loja. Eles são feitos em cabaça e pintados todos a mão. Muitos dos balões são réplicas perfeitas dos reais que a Elô conhece de anos trabalhando no universo do balonismo. A paixão dela pelo balonismo contagiou vários membros da família nesta produção artesanal. Temos vários tamanhos, são bem coloridos e ficam lindos em qualquer ambiente. Hoje abrimos ambas as lojas do meio dia às 20h. Vem ver de perto.

Chegaram as novas máscaras da Nené Cavalcanti - ceramista paraibana - o feminismo está presente no seu trabalho que mistura o barro e outros materiais reciclados. Mais informações por aqui e pelo fone 11-‭97688-7265‬

Aqui na @lojapaiol além da arte popular e o artesanato de tradição, a arte indígena está muito presente em nosso mix de produtos.
A nossa riqueza nativa é desconhecida por muitos e fazemos questão de divulgar. Os produtos indígenas além de serem um meio de manutenção dessas culturas, são também fonte de renda para muitas famílias. Garantimos um preço justo e uma forma saudável de relação com as etnias. Só para trocar com vocês, o maior dificultador desta comercialização é o transporte destes produtos, que na maioria dos casos estão bem distantes de algum centro urbano.
Na foto temos 4 etnias:
1- Banco de onça Mehinaku do Xingu - MT
2- Cestaria quadrada com tampa Tikuna - AM
3- Cerâmica decorativa Terena - MS
4- Acessório Kayapó - PA

Iremos postando aos poucos as outras etnias que trabalhamos por aqui.
Mais informações por aqui ou pelo fone 11-‭97688-7265‬

Temos várias opções de produtos.
Muito em breve loja virtual - está nos finalmente...

Olha o que acabou de chegar?!?!? Temos uma nova remessa dos filtros do Vale do Jequitinhonha. Um mais lindo que o outro.
Não percam a chance de ter uma lindeza dessa, além da água ficar mais geladinha, tem todas as propriedades do barro que é muito mais saudável. Já estão disponíveis nas duas unidades.

Amar... Verbo Intransitivo... (Carlos Drummond de Andrade)

Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:
pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa ... Se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino - o amor.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem
mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro ... Se você conseguir, em pensamento,
sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado ... Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a
outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura,
que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida ... Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo estando ela de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados ... Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite ... Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma,
um futuro sem a pessoa ao seu lado ...
É o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e,
mesmo assim tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela ... Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo ...
É o amor que chegou na sua vida !

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida,
mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Ou, às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais,
deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

Preste atenção nos sinais e não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
O amor ...

Fé, imaginação, madeira, couro, sela, Cícero, santos, bordado, mestres, formão, associação, totem, devoção, acessórios, bichos, calango, ex-votos... tudo isso o Cariri tem.
Venham até a Paiol Fradique e conheçam um pouco mais do Brasil.
INVASÃO CARIRI - rua Fradique Coutinho, 172

INVASÃO CARIRI: começou a nova invasão. O Cariri com toda a sua religiosidade e imaginário. A madeira, o couro e as fibras naturais são os materiais utilizados na região. Os santos, as figuras folclóricas, os bichos imaginários e os homens e mulheres do sertão são retratados por vários artistas.
Juazeiro do Norte como polo deste manancial da cultura popular.
Venham conhecer o que o Cariri tem de melhor.
Lembrando que as 15h teremos o bate papo com o Renan Quevedo dos @novosparanos e às 16h realizaremos o sorteio.
Viva o Cariri!!!!

Não poderíamos falar do Cariri cearense sem citar a grande força religiosa que atrai multidões para lá. Padre Cícero (1844-1934), figura importante da fé do país, projetou uma série de reformas na sociedade, na política e na religião de Juazeiro do Norte (CE). Isso se deu após um sonho no qual teria sido ordenado e, depois de anos e anos de oratórias e sermões bem recebidos pelos habitantes, os fiéis o apontaram como milagroso. Padre Cícero morreu aos 90 anos e virou motivo para muitos religiosos cruzarem o Brasil e pagarem suas promessas aos pés da grande estátua localizada no berço do Cariri. Um dos primeiros santeiros que retrataram o “Padim Ciço” foi o Mestre Noza no início do século XX. Atualmente, os artesãos de Juazeiro vivem uma efervescência criativa que referencia tanto o religioso quanto o escultor e seguem criando peças carregadas de formas, cores e histórias.
.
Neste sábado (9), começamos nas duas lojas da Paiol a INVASÃO CARIRI com muitas peças do Ceará.

Um dos destaques da INVASÃO CARIRI é o trabalho do artista popular Francisco Graciano. Tido como um dos expoentes brasileiros, o cearense aprendeu desde cedo a domar a madeira observando seu pai trabalhar (seu Manoel era escultor e fez questão de ensinar o ofício ao filho). Francisco cresceu numa região considerada um verdadeiro celeiro de artistas e, mais do que naturalmente, virou um deles: criou um universo lúdico onde expressivos bichos dividem espaço com cenas do sertão. Seu trabalho possui formas que sugerem movimento e suas cores transmitem uma alegria que só se vê no Cariri. De uns anos para cá se aventurou nas telas que pinta com as mesmas ambições: retratar o que vê, o que sente e o que imagina. 💛
.
A partir desse sábado a Paiol trará foco para o trabalho de Francisco Graciano e de outros artistas cearenses. Seus bichos e telas estão esperando sua visita 😊

Esses trabalhos do ateliê do Edson - MG acabaram de chegar na Paiol. Estamos completamente apaixonados por essa coruja, mas tem os gatinhos, o vaso de flor, o São Francisco e muito mais... São peças únicas feitas em madeira e pintada a mão.

Most Popular Instagram Hashtags