lado.a.lado.oficial lado.a.lado.oficial

870 posts   4,444 followers   132 followings

lado.a.lado 🌍  Porque quem escreve gosta de ser lido. Porque quem lê gosta de se ler. Porque estou deste lado para estar ao teu lado. Lado.a.Lado 📚 (Textos Diários)

A noite é metade do dia
O dia não se quer a meio
Mas o tempo, quanto mais cheio,
Mais depressa se esvazia…

O nosso poder é o de transformarmos os dias. O nosso poder é o de podermos transformar a tristeza em alegria ou a solidão em companhia. O maior poder, e o mais belo, é o de conseguirmos transformar as coisas em que tocamos. É o de tocarmos o coração dos outros. Às vezes, tocando na ferida. O que arde cura. Tocar a alma dos outros é o maior dom. Talvez o único. Talvez as palavras e a música e a pintura e os sorrisos e todas as coisas belas que dão beleza aos nossos dias sejam apenas degraus dessa escada que não foi feita para subir mas para entrar nos corações que deixaram a chave do lado de fora da porta e não conseguem abri-la sozinhos. Tocar o coração dos outros é extraordinário. É o que sabem fazer a bondade e a generosidade. É o que sabe fazer a poesia. Midas transformava em ouro tudo aquilo em que tocava. Pobre Midas, que tão rico quis ser. Não sabia que a única coisa no mundo que nos empobrece é a ganância e que aquilo que nos enriquece é o que damos. Midas transformava em ouro tudo aquilo em que tocava, mas só um coração de ouro consegue tocar outro coração.

Bom dia! 🙏😃

As pessoas que são importantes para nós são aquelas que se importam connosco. São aquelas que não nos perguntam como estamos só por perguntar. Querem mesmo saber. As pessoas importantes são aquelas que nos fazem sentir importantes. Não nos fazem sentir que estamos a mais nem nos fazem sentir que somos menos. As pessoas importantes são aquelas que fazem a diferença na nossa vida e nem por um só segundo nos colocam em lista de espera. As pessoas que nos dão importância não nos deixam sentir que o sentimos não faz diferença. Sentam-se ao nosso lado para sentir connosco. As pessoas que nos dão importância dão-nos a mão, agarram a nossa mão quando é preciso. Agarram-na pelo poder da amizade. Já as pessoas que se julgam importantes, essas, não sabem o que isso é. As pessoas que se julgam importantes não agarram ninguém pelo poder da amizade, mas agarram-se ao poder como ninguém. As pessoas que se julgam importantes têm a importância que dão aos outros. Nenhuma.

Às vezes, desistir não é fraquejar. Às vezes, é prova de lucidez. Podemos até fazer o desenho, pensar no revestimento e comprar uma bomba. Podemos construir uma tampa e uma porta de acesso e ter equipamento de qualidade. Sim. Podemos. Mas de que serve construir um poço em terreno onde não há água?

- Pai.
- Sim.
- O que são os sonhos?
- Há os sonhos que sonhas enquanto dormes e os sonhos que sonhas enquanto estás acordado. Não podes escolher os sonhos da noite porque são lembranças do dia, mas podes escolher o que queres deixar como lembrança de ti aos dias. Estes são os sonhos que tens acordado e que estão de acordo com o que te desperta para a vida e não te deixam adormecer.

Há pessoas assim. Conheço algumas. Pessoas-árvore. Pessoas com corações frondosos e ramos fortes. Pessoas que dão sombra quando a dor queima e que nos deixam fazer ninho no seu carinho. Pessoas que respeitam as suas raízes e a sua terra. Pessoas que não renunciam à sua verticalidade. Árvores até ao fim, porque ser árvore é o seu princípio. Pessoas que dão flor. Fruto. Oxigénio. Pessoas que são o respirarmos fundo e voltarmos à tona. Pessoas que são uma lufada de ar fresco. São maravilhosas as pessoas-árvore. Não se arvoram em floresta ou bosque. São naturais e humildes. Nelas entroncam os valores da simplicidade e da autenticidade. Sabem que a luz do sol dá para todos e que ninguém pode roubar a ninguém a sua natureza.

A verdade é que os cães não falam, mas não precisam de falar para nos dizer que gostam de nós e para nos dizer como gostam de nós. Os cães gostam de nós tal como somos e trazem-nos no coração. O dono de um cão é dono do seu coração. Nada mais importa para os cães do que cheiro de dono, som de dono, presença de dono. O olhar com que os cães olham para os donos é a expressão de um amor incondicional, é um olhar de mel tão puro que quase lhes escorrega dos olhos quando inclinam a cabeça para mostrar que é para os donos que o seu coração pende. Os cães sentem a alegria e a tristeza dos donos e abandonam-se a esse amor e nunca abandonam quem amam. Os cães têm patas, mas não dão patadas. Os cães podem ser ensinados a fazer muita coisa, talvez as pessoas pudessem aprender com os cães que há muita coisa que não se faz. Os cães seguem o dono ao sol e à chuva, exatamente com a mesma felicidade. Para os cães, estar com os donos é estar bom tempo. Os cães sabem que o único tempo que importa é o tempo de estar com quem amamos.

Tira um tempo para ti. Tira um tempo para estares sozinho, se for essa a companhia de que precisas, ou para pôr a conversa em dia com alguém que não se limite a falar. Tira um tempo para pôr os sonhos em ordem e o desencanto no lugar. Tira um tempo para que o tempo não te tire as coisas e as pessoas de quem gostas. Tira um tempo para desaprender as mágoas que sabes de cor e que não deixas que o tempo leve. Tira um tempo para tirar a rotina do sítio e para arrumar o passado. Um tempo para tirar da cabeça o que os outros pensam de ti e para tirar do coração o que não o faz bater. Tira um tempo para tirar a limpo as coisas em que acreditas. Tira um tempo para ti antes que o tempo to tire.

Não deixes de acreditar. Não deixes de acreditar que há uma razão para estares aqui. Não deixes de acreditar que és a razão da tua vida e da vida daqueles a quem tocas. Nem por um segundo duvides de que o sentido da vida é fazer sentir. É esse o sentido que chama todos os outros para nos sentirmos inteiros e parte de um destino que é sempre o de não sabermos nada a não ser que o amor vale a pena. Olha à tua volta. Maravilha-te com o que vês e ouves e com a suavidade das pétalas do futuro que se abre para ti.

Bom diaaaaa! 😍

Não devemos acreditar em tudo o que ouvimos. Há quem não saiba o que diz. Há quem fale de cor. Dizem por aí que as pessoas não gostam de ler. Dizem por aí que não se interessam por poesia. Parece que dizem que não se comovem com a beleza das palavras. Parece. Dizem por aí que as pessoas são indiferentes a tudo o que não seja banal. Dizem, ouvi dizer. Ouvi dizer que as pessoas não estão para perder tempo com o tempo que leva a descoberta de um texto. Ouvi dizer que não ligam, que não querem saber. Dizem que ler é uma obrigação. É o ter de ser. Dizem que partilhar opiniões sobre um texto é inútil. Dizem que as pessoas não se orgulham da sua língua e que não ouvem a vida chamar através dela. Dizem que a filosofia fica à porta e que refletir sobre as coisas da vida e a vida das coisas é algo de que não precisam.

Não é isto que eu vejo. Não me lembro de ter visto. Aquilo que dizem por aí não é aquilo que eu vejo por aqui. Aquilo que vejo é que as pessoas gostam de ler, gostam muito. Abrem a porta de casa e a alma à sensibilidade que ondula nas palavras e se levanta como um vento à superfície da pele. E arrepia. E dá vontade de partilhar. E de falar sobre o que se leu e sentiu e viveu. Aquilo que eu vejo é vontade de fazer parte daquilo que a escrita e a leitura sublimam: a humanidade.

- O que é que fazes?
- Sou cuidador de corações.
- Cuidador de corações? - Sim. - E o que é que faz um cuidador de corações?
- Quando os corações estão feridos ou magoados, precisam de alguém que os ouça. Eu ouço. Precisam de ternura. A ternura ajuda a cicatrizar as feridas. Quando os corações estão partidos, precisam de alguém que os ajude a apanhar os bocadinhos que caem no fundo da alma. Eu ajudo. Quando os corações estão pisados, precisam de alguém que lhes dê colo. Eu dou. Quando não conseguem adormecer, eu embalo-os e conto-lhes histórias. Conto histórias do que será. Os corações precisam de esperança. Quando os corações estão apertados, precisam de alguém que os desaperte. Eu faço das minhas palavras a chave que abre novamente o coração à leveza da alegria e do riso. Quando os corações estão perdidos, eu acendo a luz da fé para desimpedir o caminho. Quando os corações cegam para a beleza do mundo, eu ensino-os a ver novamente as coisas maravilhosas que fazem com que a vida valha a pena. Quando os corações se sentem sozinhos, eu faço-lhes companhia até aprenderem que estar sozinho não é sinónimo de solidão. Quando os corações anoitecem, eu fico a pé toda a noite como as estrelas e não deixo que a lua recolha as velas do luar. Quando os corações estão desanimados, eu abro o meu e mostro-lhes que há sempre uma razão pela qual um coração tem de bater.

Sintoniza a vida na atitude certa. Inverno, Primavera, Verão, Outono. A altura é sempre boa para captar os sinais da alegria e da boa disposição. As boas ondas. Escolhe a música de que gostas e vive ao teu ritmo. Canta. Aumenta o volume das gargalhadas. Deixa de marcar compasso. Dança. Não te preocupes em seguir os passos dos outros. A coreografia dos dias é tua.

Most Popular Instagram Hashtags