juarez_trancoso juarez_trancoso

124 posts   4,235 followers   4,405 followings

PERSONAL E CONSULTORIA FITNESS  • Palestrante e treinador especialista em emagrecimento e hipertrofia • Mestre em Ciências do movimento humano • Palestras, consultorias e personal 👇🏻

✅A lipodistrofia ginoide mais conhecida como celulite é uma alteração estrutural, inflamatória e bioquímica no tecido adiposo (gordura) causando alterações na topografia da pele (aparência irregular e algumas covinhas). A celulite afeta mais de 90% das mulheres em todos os estágios da vida, principalmente após a puberdade (viu só, você não está sozinha). Ela também não é exclusiva para pessoas com sobrepeso, embora o ganho e excesso de peso agravem essa situação.
.
✅A sua causa não é totalmente compreendida, porém fatores genéticos, hormonais, vasculares e morfológicos desempenham grande influência para a presença da celulite. Apesar dos apesares, isso não é considerado uma doença, até por que ela em si não apresenta riscos para a saúde. Mesmo assim eu sei que você não curte muito ela e vou tentar esclarecer como o exercício pode ajudar na sua diminuição.
.
✅Emagrecer parece influenciar o aspecto da celulite, isso foi mostrado por Smalls et al (2006) ao acompanhar mulheres por 6 meses e analisar a influência da perda de peso no aspecto da celulite. Em média, todas as pessoas que perderam peso melhoram o aspecto da celulite, porem as que perderam mais peso e diminuíram seu percentual de gordura tiveram uma melhora superior (foto 2). Por outro lado, algumas pessoas que perderam pouco peso e/ou não diminuíram seu percentual de gordura chegaram a piorar o aspecto da celulite.
.
✅Ou seja, quer diminuir a celulite EMAGREÇA! Procure fazer exercícios que promovam alto gasto energético. Programas de exercícios que associem a musculação com exercícios aeróbios podem ser excelentes estratégias desde que bem organizadas. Por exemplo, na musculação opte por exercícios que envolvam uma grande quantidade de músculos, aumentando o consumo de oxigênio e consequentemente o gasto energético. A intensidade e duração do exercício aeróbio pode ser baixa ou alta desde que o gasto energético seja equalizado.
.
✅Ficou com dúvidas? Pergunte aqui nos comentários. E se gostou dessas dicas, na minha consultoria esses e outros detalhes são levados em consideração no momento da montagem do programa de treinamento, entre em contato para maiores informações.

Que nunca faltem motivos para sorrir!! Play no final de semana galeraa ☘️☘️

A regra é clara, não existe evolução sem mudança!
Não está feliz no seu trabalho? Mude! Não está rendendo nos estudos? MUDE! Não está feliz com o seu corpo? MUDE!
Uma coisa é fato, se você não mudar nada muda!

Você que está disposto a mudar é isso que lhe resta, RESULTADOS!
.
Nesse caso ela perdeu apenas 6kg, mas todo o corpo foi redesenhado. Glúteos mais redondos, braços mais finos, abdômen muito menor, cintura mais marcada e menos celulite. Mas nada disso foi mais relevante do que a FELICIDADE que essa mudança trouxe e de carona veio a AUTOESTIMA novamente.
.
Como isso foi possível? Por que ela decidiu MUDAR! Depois dessa atitude um programa de exercícios baseado em evidências científicas e totalmente individualizado fez toda a diferença.
.
Esse é um caso real que é possível, eu posso lhe ajudar, mas antes você precisa escolher mudar!

#tbt de uma das melhores coisas do mundo, viajar!! Para mim isso vai muito além de conhecer novos lugar. É um momento de aprendizado e experiências que só são possíveis com uma mochila nas costas e alguns quilômetros longe de casa!
Quem ai ama viajar?? Estou aceitando sugestões 🇩🇪 🌍 🧳

Que o tempo é o nosso bem mais precioso não é novidade, mas mesmo assim é o mais desperdiçado!
Sabe aquela pessoa de sucesso que você admira? Ela tem as mesmas 24h no dia que você, a diferença é que ela usa o tempo com sabedoria.
Ou seja, o problema não é o tempo, mas as suas prioridades!

A execução do agachamento com diferentes posições dos pés é algo muito comum nas academias, quem nunca fez o famoso agachamento sumô? Mas afinal, quais as reais implicações dessas manipulações?
.
Vamos lá, vou abordar alguns tópicos interessantes!!
.
✅Realizar o exercício com os pés um pouco mais afastados que os ombros acarreta em maior trabalho do músculo adutor longo (parte interna da coxa) e glúteos, o quadríceps (frente da coxa) e isquiotibiais (atrás da coxa) não sofrem nenhuma alteração.
.
⚠Ao executar o agachamento com pés muito afastados ocorre um aumento das forças compressivas no joelho (foto 1). Já ao adotar um posicionamento muito fechado, os joelhos acabam avançando um pouco mais, acarretando em aumento das forças de cisalhamento nessa articulação.
.
⚠A direção da ponta do pé exerce pouca influência nos músculos que serão ativados, com exceção dos adutores (parte interna da coxa) que são mais exigidos quando os pés estão levemente direcionados para fora. Cuidados devem ser tomados ao rotacionar demais os pés (foto 2), visto que isso poderá alterar o caminho normal da patela e causar movimentos potencialmente lesivos no joelho como o valgo (joelho para dentro) ou varo (joelho para fora).
.
🔝Minha recomendação é que os pés estejam apontados para frente ou levemente para fora, com um afastamento confortável, permitindo que seu joelho se mova alinhado com os pés, geralmente isso ocorre com afastamento igual ou um pouco maior que a largura do ombro (foto principal).
.
🎯Antes que eu esqueça, essas dicas valem também para leg press, levantamento terra e outros. Marque aqui sua amiga que realiza o agachamento igual uma bailarina (mas não é uma) para ela parar de fazer isso antes de uma possível cagada.

Grato por toda adversidade e desafios da vida, foram nesses momentos que eu aprendi coisas que jamais aprenderia!!

Certamente você já ouviu que a melhor defesa é um ataque!
.
Quando você estiver diante de um desafio ataque se deseja desenvolver a confiança ou hesite se deseja desenvolver o medo.
.
Vencedores possuem uma postura ofensiva. No futebol marca gol quem ataca, nas lutas o adversário é derrubado com um ataque, no exercício alcançam os objetivos as pessoas que atacam as desculpas com dedicação!
.
Ou seja, ataque a sua vida, seu dia, suas dificuldades, as oportunidades e seus objetivos!
.
Boa semana galera!!!!

🔝Nada mais importante do que começar pelo começo, ou seja, os pés! Frequentemente vejo praticantes e treinadores não darem a devida importância para os pés, entretanto eles proporcionam a base para o movimento das outras articulações, permitindo maior segurança e produção de força durante o agachamento.
.
✅Pense no seu pé como um tripé (imagem principal), ele possui três pontos, o primeiro no calcanhar, o segundo próximo ao halux (dedão) e o terceiro próximo ao dedo mínimo. Durante a execução do movimento seu peso deve estar distribuído sobre esses três pontos e todos eles devem manter o contato com o solo (imagem 1).
.
⚠Um dos principais erros é o calcanhar perder o contato com o chão (imagem 2). Além disso quando o calcanhar perde o contato, maiores forças são impostas sobre o ligamento cruzado anterior, aumentando a chance de lesões nessa estrutura.
.
⚠Outro erro comum é a borda lateral do pé perder o contato com o solo, o que também resulta em forças desnecessárias em algumas estruturas articulares do joelho (imagem 3).
.
⚠Na maioria das vezes esses erros estão relacionados a falta de amplitude da dorsiflexão. Para vocês terem ideia, a amplitude do movimento da dorsiflexão é um preditor da amplitude que uma pessoa pode alcançar durante o agachamento. Uma amplitude reduzida de dorsiflexão também esta associada com maior movimento anterior do tronco (Tronco mais deitado), o que por sua vez resulta em maiores forças na região lombar, podendo levar até a lesões, especialmente quando repetido frequentemente ao longo do tempo.
.
✅Uma solução frequentemente utilizada é a adoção de calços nos calcanhares ou calçados cujo o calcanhar é elevado. Isso resolve o problema? Mais ou menos, para o momento ok, você irá agachar melhor, porém a longo prazo isso não corrige a origem do problema.
.
✅A solução definitiva para o problema na maioria das vezes está na melhora da amplitude da dorsiflexão, através de exercícios de mobilidade para tornozelo e também na realização de alongamentos para gastrocnemio e soleo (panturrilha).
.
🔝É pessoal, por hoje é isso! Deixe sua dúvida nos comentários e marque seu amigo que não da importância para o pé no agachamento.

✅O agachamento é um dos exercícios mais populares e fundamentais para desenvolver força nos membros inferiores e está frequentemente inserido em programas de exercícios visando melhorar o desempenho esportivo e até mesmo no processo reabilitação.
.
✅Logo, para melhor aproveitamento desse movimento é necessário profundo entendimento dos aspectos relacionados a sua realização. Atualmente existem infinitas variações do agachamento, entretanto meu foco aqui será o agachamento com a barra nas costas, por ser a variação mais utilizada.
.
✅Então vamos lá, o agachamento é considerado um movimento complexo por envolver diversas articulações ao mesmo tempo (tornozelo, joelho e quadril). Essa complexidade acaba recrutando uma variedade de músculos, tendo como principais os glúteos, adutores, quadríceps gastrocnêmio e sóleo , além dos músculos dos membros inferiores diversos outros músculos atuam na estabilização do tronco, incluindo o reto do abdômen, transverso, oblíquos, paravertebrais, trapézio e romboides, tudo isso a grosso modo, facilmente outros músculos podem ser adicionados nessa lista.
.
✅O problema é que treinadores e atletas costumam realizar uma variedade de técnicas (diferentes posicionamentos dos pés, amplitude, movimentação do joelho, etc...) com o objetivo de desenvolver determinados músculos, melhorar o desempenho em determinadas tarefas ou diminuir a chance de lesões. E justamente essa grande variação na execução acarreta em confusões e interpretações errôneas sobre a sua execução. Por fim, o objetivo dessa série de posts será esclarecer TODOS os detalhes por trás desse poderoso exercício.
.
🔝Aguardem os próximos capítulos e marquem os amigos que não podem perder por nada esses posts.

VOCÊ, somente você é responsável pelos seus resultados!
.
O processo se inicia com VOCÊ, através da mudança dos pensamentos, emoções e comportamentos!
.
A escolha de fazer exercício ao invés de ficar no sofá ou comer coisas saudáveis ao invés do hamburguer é SUA. .
Um bom treino ou uma boa dieta só irão funcionar após VOCÊ se dedicar! Eu sei que isso não é fácil, mas se VOCÊ realmente está disposto a ser mais saudável ou ter um corpo que te deixe feliz VOCÊ precisa pagar o preço.
.
Agora sim, se VOCÊ já escolheu mudar eu posso te ajudar, mas preciso que você me ajude antes!

Most Popular Instagram Hashtags