joaobertonip joaobertonip

2,275 posts   58,476 followers   313 followings

João Bertoni  SP x Porto, Portugal 〰 a vida é bonita, deixa eu te mostrar . // contato@joaobertonip.com

cresce. floresce. aparece.

essência. o ponto de referência quando preciso voltar para casa. refúgio em tempos complicados de entender. colo para sentimentos incompreensíveis, saudades intermináveis. essência. o que me faz seguir em frente e deixar tudo o que for preciso para trás. lembrete de que sou valioso, precioso e em nenhum momento motivo de vergonha. eu não sou um erro. eu não sou insuficiente e nem as expectativas, as idealizações ou os julgamentos de um outro alguém. é a essência que me lembra: eu não sou menos que ninguém. eu sou uma obra em construção, uma obra amada que precisa ser bem cuidada.

a minha essência é a história que precisa de ser contada, é tudo o que colecionei até aqui. é azulada como as águas torrenciais, tão densas e cuidadosas, dessas que perseguem furiosamente caminhos contra o seu fluxo só para conseguir multiplicar e mais forte ficar. por vezes é radiante, apanhada pelo sol, reflete a luz do dia. por outras é solitária, banhada pela lua, traz à tona o que está no mais profundo. é o que ninguém pode tirar de mim, é o que faz-nos únicos e especiais assim. não a reprima, é sobre se permitir. não reprima o teu ser como é, não reprima o teu sentir.

querido ser humano, eu sei que os teus olhos contam muitas histórias, que a tua alma ainda está machucada e que o teu coração continua a procurar por mais - como sempre esteve. eu sei que os momentos ruins parecem maiores do que os bons mas tenta só dessa vez não enxergar as coisas dessa maneira. querido ser humano, eu sei que algumas memórias aparecem de repente, bem quando achávamos que havíamos seguido em frente, chegam até a tirar o teu fôlego. eu sei que todos os dias ficas a perguntar para dentro "porque eu estou aqui?", "qual é o meu propósito?", "como eu vou realizar isto?", "estou a fazer as escolhas certas?" e sim, há mais perguntas do que respostas mas isso tem de ser motivação para continuar. querido ser humano, eu também sinto que muitas coisas trazem dor, muitas coisam quebram ao longo do caminho, muitas coisas não conseguem, não foram feitas para voar. mas estas cicatrizes que carregas existem por uma razão: servem para te lembrar tudo o que viveste, para te lembrar que carregas um forte coração. querido ser humano, é preciso ter coragem para construir o amor próprio e encarar este mundo todo, imaginar-se a perder tudo e ainda assim sentir-se abençoado só por ter a ti próprio. a sempre levantar-se depois de tantas recaídas e (re)começar, de novo. querido ser humano, acredita em mim: há infinitas possibilidades, tantas bonitas realidades a tua espera. eu quero que tu te tornes aquilo o que queres ser. sê tu. não o que eles querem, nem o que tu prometeste ser. sê aquilo o que verdadeiramente és quando ninguém vê. querido ser humano, por favor, não larga essa perseverança, abraça a esperança e acredita em ti.

you’re a piece of art 🖤.

está tudo bem. e se não está, acredita que vai ficar.

eu estou partido. como é que você não consegue enxergar? eu tenho uma tonelada de coisas entaladas na garganta. um tonelada de coisas que já criaram raízes aqui. e enquanto proclamava para o mundo quão mal era o estado das pessoas que continuavam a cruzar o meu caminho, não me permiti notar: elas eram apenas espelhos, sinais a alertar tudo o que ainda não foi curado em mim. e isso vai continuar se eu não decidir lhe mostrar.

eu estou sufocado. porque é que você continua a ignorar? a verdade é que arrastei tanto tempo a tentar salvar todos os que estavam à minha volta que acabei por esquecer de salvar a mim próprio. agora por favor, explica-me porque é que estamos indo tão rápido? porque é que achamos que fugir do que é latente todos os dias em nossas cabeças vai, de alguma forma, amenizar essa dor no peito que chega a sufocar quando só estamos a cavar mais fundo tudo o que preenche o nosso profundo?

eu estou quebrado. em qual momento você achou que a solução seria tentar me remendar? sabe, as vezes, muitas vezes, fica tão difícil de respirar! essas noites em que o peso da realidade mostra-se presente, como se por um momento estivesse a nos perguntar quando é que vamos deixar as desculpas e escolher aliviar a nossa alma. tudo isso vai e vem, mas eu não deixo de sorrir. eu não deixo de fazer a minha parte, de tentar ser melhor aos meus, aos seus olhos. e lhe mostrar que talvez eu não tenha mudado, mas talvez aquele não fosse eu. talvez aquele fosse apenas um pequeno-eu que só queria lhe agradar e ter a certeza de que seria amado, nem que isso custasse abandonar tudo o que realmente sentia. mas eu não lhe culpo, eu assumo não ter falado e nem ter lhe mostrado.

eu estou rachado. mas não há mais nada para lhe perguntar. ao estar aqui, eu aceito e compreendo: eu não sou o único. e nós, juntos, precisamos dessa rachadura para conseguir enxergar tudo o que há lá fora para que de alguma forma sintamo-nos mais vivos. nós, juntos, precisamos dessa rachadura para que a Luz consiga entrar.

pic: @sara___vitoria / edição: euzinho.

CANSEI DESSA PRESSÃO QUE EU CRIEI, MOLDEI E MANTIVE COM O MEU CORPO!

e queria poder dizer para o João de 16 anos que tinha +25kg que ele era lindo naquela forma também! e hoje prefiro mostrar a minha pancinha como ainda é do que forçar ou criar com edição um abdominal 6-pack que não tenho. afinal a gente pode começar bem de onde está e como está. vida saudável é equilíbrio e principalmente saúde mental. sem cobrança e sem pressão exageradas, sem se sentir mal. a gente precisa aprender a se sentir bem no corpo em habita e esse tem de ser o nosso verdadeiro exercício diário: olhar-se e admirar-se, aceitar como chegamos até aqui.

é sobre ser capaz de ser do jeito que quiser, poder mudar tudo o que quiser, quando quiser. só quem conhece a gente de verdade sabe das nossas neuras, traumas, quem fomos e quem queremos ser. e só quem me conhece de verdade sabe como é libertador para mim começar a expor e falar mais sobre isso. bora crescer juntos! e “nunca, nunca, nunca desista.” obrigado pelo lembrete no treino de hoje @prozisportugal @prozis e se quiser tem um cupom lindo para 10% off nas tuas compras no site: 🏷 joaobertonip #prozis #prozisportugal #prozisteam

hoje cheguei em casa no meio da manhã. decidi caminhar sem atalhos, sem meios que não fossem os meus próprios pés. foi bom para assentar os pensamentos, todos os "e se" e pensar sobre o meu propósito aqui. o porquê da vida nos fazer cruzar com certas pessoas e histórias, qual o nosso papel ali. passei o dia todo mexido e confesso que ainda estou a tentar examinar as razões e os porquês.

nenhum de nós dois esperava que as coisas aconteceriam como aconteceu, foi a noite que se estendeu. tu és esse ser incrível e especial. tens a tua história que pouco conheço, um amor que muito te marcou, as tuas crises sobre o passado e o futuro. existe algo quando encontramo-nos de verdade com alguém nesse mundo de encontros banais, foi o que aconteceu connosco. e eu aceito como foi: a conversa leve e profunda, os gostos musicais incríveis em comum, as similaridades nas visões de como encaramos e queremos encarar as coisas, a vida. ainda tenho a imagem dos teus olhos com os cílios charmosos fitados em mim. um olhar que soava ter sempre algo a dizer enquanto eu tentava enxergar o tanto de coisas que permeiam essa mente tão bonita mas tão assombrada. o querer poder mas não conseguir, o não poder querer, o não querer poder.

está tudo bem não saber como lidar com todo esse silêncio barulhento que reside em ti. tu és dessas pessoas que guardam tudo dentro. por isso sinto-me lisonjeado pelo pouco que partilhaste comigo. como foi, como aconteceu, como sentiste e ainda sentes. mas confesso que foi complicado deitar-me ao teu lado. não saber como lidar ao só me apetecer te abraçar forte e continuar ali a noite toda, numa mensagem corporal constante de: "vai ficar tudo bem!". e assim como dei-te espaço nessa noite que passou, dou-te espaço para apareceres quando e como quiseres. só cuida de ti. novos dias virão. aguenta firme no trabalho de manter esse teu coração e saibas eu estou aqui hoje, amanhã ou depois. daqui um mês, um ano ou nunca mais! acredito no meu papel e no meu propósito na vida de quem aparece no meu caminho e mexe comigo por isso essa abertura é sincera e bem assim: de mim para ti.

nós, os que sentimos muito, os que sentimos tudo. os que temos tantas coisas para gritar para o mundo mas não sabemos muito bem como gerir, como lidar, como fazer, como administrar tudo o que se passa aqui dentro.

nós, os que temos tanto para falar! porque há tanto para dizer mas não sabemos como abordar, se realmente vale a pena ou como efetivamente mostrar tudo o que reside no peito.

nós, os que somos chamados de dramáticos só porque sobre a vida não somos apáticos e acostumamo-nos a ouvir "és muito intenso, és muito profunda!" como se isso fosse algo ruim.

as vezes acho que sinto demais mas lembro-me que demais não é o bastante. e a verdade é que não há como controlar, desde que me conheço por gente me vejo a ser assim. as maiores inspirações e motivações nascem e renascem de momentos assim. transbordam de mim e invadem quem estiver aberto para também sentir. não é errado nem exagerado. é o que é.

por isso, não deixa acumular. não deixa de escrever, de cantar, de desenhar, de pintar, de fotografar, de dançar, de falar, de filmar, DE GRITAR!, de registrar, de pura e simplesmente se expressar. não reprima. não guarda aí dentro mas sim, traz cá para fora. tudo tem um propósito e tu. tens. um propósito. um propósito lindo, incrível e brilhante que não existe para não existir. já está na hora de começarmos a existir!

um progresso lento e demorado: continua a ser um progresso.

um progresso com erros e falhas: continua a ser um progresso.

as vezes é preciso simplesmente respeitar o tempo. precisar de pausar e respirar não é sinal para te fazer deixar de acreditar.
não é para desistir do que faz esse teu coração pulsar e essa tua mente criar.

ainda é possível.

também acordas com fome? esse sou eu, rindo de nervoso, por querer provar logo dessas panquecas proteicas da @prozis @prozisportugal 🤤 o preparo é fácil: é só adicionar água! e o cupom para 10% off nas tuas compras: 🏷 joaobertonip #prozis #prozisportugal #prozisteam

deixa. deixa ele, ela ir. deixa esse peso de inseguranças acumuladas ir. deixa o medo de sair para fora sem nada nos pés ir. vem sem medo de sorrir e de curtir.

é difícil o momento depois de uma mudança, quebra ou perda repentina. é complicado ver-se diante de um desafio, de um gigante e não saber bem como lidar. respira e vamos juntos enfrentar! afinal, o que não muda é essa brisa leve. vai levar com calma tudo aquilo que está a machucar a tua alma. faz parte do crescer. permita-se transformar. permita-se renovar. (e se ajudar, sem querer - pois é - postei um vídeo no canal sobre esses dias maus. link está no stories ou na bio!)

Most Popular Instagram Hashtags