historiaanoite historiaanoite

83 posts   166 followers   130 followings

História à Noite  Projeto de memória que conta a história da capital do Ceará, Fortaleza, em registros fotográficos de seus pontos históricos no fim da tarde e à noite.

.
Nome: Igreja de São Bernardo
Idealizador: Tenente Bernardo José de Melo
Fundação: 1854
Estilo: Neoclássico
Endereço: R. Senador Pompeu, 1206 – Centro
Uma igreja tão simples quanto bonita, cercada por ruas movimentadas e pessoas com pressa, essa é a Igreja de São Bernardo.
A Igreja foi construída de taipa em homenagem à Nossa Senhora do Bom Parto, mas logo nas primeiras chuvas que caíram na cidade a pequena igreja desmoronou. Após o incidente o então idealizador Tenente Bernardo conseguiu um empréstimo do governo.
Com o dinheiro em mãos o Tenente reconstrói a atual Igreja de São Bernardo, a mesma teve apenas uma mudança em relação a original, a sacristia que foi feita por Monsenhor Quinderé que foi Reitor da Igreja durante 40 anos.
A igreja era em honra à Nossa Senhora do Bom Parto, porém, todos à chamavam de Igreja do Seu Bernardo, em alusão ao seu fundador. De tanto chamarem a igreja pelo nome de Bernardo assim foi rebatizada, sendo chamada de Igreja de São Bernardo e o seu fundador importou da Espanha uma imagem do santo que passou a ser o titular da igreja.
Ainda existe a imagem de N. Sra. Do Bom Parto na igreja, ficando no altar lateral. O altar principal e o lateral foram aproveitados da Igreja de São José (Igreja da sé) que foi demolida. . ⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️⏹️
Curiosidades
.
. • Reza a lenda que noivas ricas faziam promessas de doar os vestidos para vestir a imagem, e as noivas pobres pediam emprestados ou alugavam os vestidos (doados) para seus casamentos.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ • São Bernardo de Claraval (São Bernardo) era filho de Cavaleiro e o dia do Santo é 20 de agosto.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ • A igreja foi alvo de vândalos e assaltantes mais de 6 vezes no ano de 2018.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ •. A igreja é a quinta igreja mais velha de Forraleza.
.
.
#setfor #igreja #historiadefortaleza #church #night #light #old #architecture #architetcturephotography #arquitetura #brasil #fortaleza #ce #ceara

.
Nome: Praça General Tibúrcio (As Esculturas) parte 3/3
Idealizador: Inácio Corrêa Vasconcelos
Fundação: 1847
Estilo: Romântico/Neoclássico
Endereço: Entre as ruas Guilherme Rocha, São Paulo, Gal. Bezerril e Sena Madureira

Em meados de 1847 a praça foi construída e pouco tempo depois teve uma reforma que mudou a areal que outrora era, tanto gradis, colunas e um imenso paredão que sustentava todo o aterro.
Alguns anos se passaram até que então, em 1887 foi erguida uma estátua em homenagem ao herói de guerra General Tibúrcio, a estátua é de bronze e tem 2 metros de altura e está assentada em um pedestal de granito de 2,5m, deu a então Praça do Palácio o nome de Praça General Tibúrcio. A praça ainda conta com outras estátuas, como a de Rachel de Queiroz e as dos leões, que por existirem lá fazem a praça ser conhecida também como Praça dos Leões.
1 – Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa nasceu em Viçosa do Ceará em 1837, aos 14 anos voluntaria-se ao Batalhão de Infantaria com sede em Fortaleza. Anos mais tarde foi para o Rio de Janeiro e depois participou da Guerra do Paraguai, onde ganhou inúmeras batalhas*. 2 – Rachel de Queiroz foi uma escritora brasileira nascida em 1910 em Fortaleza. Estudou no Colégio Imaculada Conceição, e aos 15 anos foi diplomada professora. Aos 20 anos escreveu O Quinze, obra que foi aclamada no Rio de Janeiro. Rachel foi a primeira mulher ao ingressar na Academia Brasileira de Letras. Sua estátua em tamanho original está sentada em um dos bancos da praça.
3 – Os leões que fazem parte da praça são todos de bronze e foram importados de Paris à pedido do intendente Idelfonso Albano. Um fato curioso é que os sexos dos leões são trocados.

Curiosidades
➖➖➖➖➖➖➖➖➖
• Cada batalha ganha por General Tibúrcio está gravada nos marcos de ferro que cercam sua cripta.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
• Os restos mortais do General estão na cripta sob a sua estátua.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
• General Tibúrcio foi professor e física e química.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
• Rachel de Queiroz já foi presa durante o governo de Vargas.

#setfor #estatuas #fortaleza #ceara #art #historia #history #ce #tour #photography #historiadefortaleza #brasil #praça #square #trees #esculturas #turismo

.
Nome: Praça General Tibúrcio (O Entorno) parte. 2/3
Idealizador: Inácio Corrêa Vasconcelos
Fundação: 1847
Estilo: Romântico/Neoclássico
Endereço: Entre as ruas Guilherme Rocha, São Paulo, Gal. Bezerril e Sena Madureira

A Praça atualmente conta com uma grande variedades de espécies de plantas deixando-a mais arborizada e agradável. O seu entorno é muito importante para a história e cultura da capital cearense, pois, conta com edificações de época , tais como a Igreja do Rosário¹, Palácio da Luz² e Museu do Ceará³
Ambos os prédios contam um pouco da história de Fortaleza e enriquecem ainda mais o quadrilátero que é essa Praça.
1 – Igreja do Rosário foi fundada aproximadamente no ano de 1730. Erguida por mãos de um escravo que era devoto de N. S. do Rosário. A igreja já foi reformada algumas vezes.
2 – O Palácio da Luz foi residência de um Capitão-Mor e foi construído sobre terreno irregular no século XVIII, já foi sede do Governo Provincial e atualmente é sede da Academia Cearense de Letras.
3 – Palácio Senador Alencar foi erguido no século XIX, exatamente no lugar onde existiu uma pequena igreja, sendo construído para ser a sede da Assembleia Legislativa. Sendo sede também do Tribunal de Contas e Faculdade de Direito. Atualmente o Palácio é sede do Museu do Ceará.
Ambos os prédios são tombados e embelezam a já tão linda praça. A história está em cada pedra assentada na praça, está em todo o seu entorno.
.
.
Curiosidades .
.
*/ Dentro de uma das paredes da Igreja do Rosário, está sepultado de pé Major Facundo. /
.
. */ Existem marcas no chão da praça que mostram o lugar dos trilhos de um bonde que passava no centro /
.
.

#setfor #praça #fortaleza #ceara #historia #ce #square #city #photography #art #beauty #nature #history #cultura

.
Nome: Praça General Tibúrcio¹ (part 1/3)
Idealizador: Inácio Corrêa Vasconcelos²
Fundação: 1847
Estilo: Romântico/Neoclássico
Endereço: Entre as ruas Guilherme Rocha, São Paulo, Gal. Bezerril e Sena Madureira

Um lugar conhecido pela grande maioria da população fortalezense, a Praça General Tibúrcio é um símbolo da história da cidade de Fortaleza.
Anteriormente à construção da atual praça, na região havia apenas a Igreja do Rosário, o Palácio da Luz e algumas casas, ambos construídas em um areal elevado. Após uma chuva que causou erosão no local, o então Presidente da província Inácio Corrêa Vasconcelos ordenou a construção de uma muralha que segurasse o sedimento. As obras da nova praça foram iniciadas e concluídas pouco depois de 1850.
Em 1891 aconteceu uma revolta do Colégio Militar com desfecho radical, a deposição do então Presidente do Estado José Clarindo de Queiroz. A praça e todo o seu entorno foi afetado pela batalha ali travada, mas passou por reforma e urbanização no governo de Ildefonso Albano no ano de 1912
A Praça foi e ainda é palco de inúmeras manifestações políticas, culturais e religiosas, sendo uma das mais importantes da cidade de Fortaleza.
Curiosidades
/• 1 – A praça já se chamou de: Largo do Palácio, Praça do Palácio, e Pátio do Palácio, atualmente é chamada de Praça dos Leões.
➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ /• 2 – Inácio Corrêa Vasconcelos foi o idealizador da praça, porém, o local já existia desde a construção da Igreja do Rosário, por volta de 1730.
➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ ➖ /Depois do corredor histórico do Forte Schoonenborch, a praça tem maior quantidade de predios históricos.

#setfor #história #story #praça #square #fortaleza #ce #vocefotografo #arquitetura #architecture #architecturephotography #city #escada #dnfotografia #urban #art #arte

.
Nome: Centro Cultural Banco do Nordeste
Fundação: 1932
Idealizador: Câmara Municipal
Tombamento: Não é tombado
Endereço: R. Conde d’Eu, 560 – Centro

O prédio foi construído em 1932 entretanto a história do lugar é um pouco mais antiga, já que antes da construção do atual edifício existia um pequeno mercado que abastecia a cidade de Fortaleza com frutas, verduras e cereais.
O antigo mercado central iniciou sua história nesse local em 1809 que na época foi nomeado Mercado de Farinha, porém com o passar do tempo o prédio foi ruindo e teve que ser demolido 5 anos após sua construção, dando lugar ao local denominado Cozinha do Povo.
Muitos anos se passaram e o mercado teve uma mudança significativa no ano de 1931, pois foi proibida a venda de alimentos no prédio. Diante de tal situação, os vendedores utilizaram os boxes para a venda de artesanato até a década de 1970, período em que o prédio passou por reforma e foi reinaugurado, tendo suas atividades normais até a década de 1990, esse período as instalações do local já estavam pondo em risco todos os que ali frequentavam.
Em 1998 foi desapropriado dando lugar ao atual Mercado Central. O antigo prédio ficou desocupado e recebeu o Centro de Referência do Professor e após acordo entre a prefeitura e o Banco do Nordeste, em 2013 o prédio passou a sediar o Centro Cultural Banco do Nordeste.
.
▫▫▫▫▫▫▫▫▫ Curiosidades: ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫ ↪ Juntamente com o Mercado de Ferro, o Mercado de Farinha eram responsáveis pelo abastecimento alimentício de Fortaleza. ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ ↪ O Mercado de Farinha foi construído de madeira.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ ↪ O CCBN conta com galeria Antônio Bandeira; mini auditório; palco para espetáculos; biblioteca e corredor galeria.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
.
#Setfor #arte #bnb #fortaleza #história #historiafortaleza #ceara #ce #photography #city #cultura #architeture #architeturelovers #arquitetura #dnfotografia #vocefotografo #history #banco #galeria #tour #travel #knowing

.
Nome: Prédio Vicentino
Fundação: 1912
Idealizador: Guilherme Chambly Studart
Local: R. Jaime Benévolo, 51 – Centro

Um pequeno prédio que devido à tamanho e sua localização poucos o notam a sua singela beleza. O Prédio Vicentino localizado a leste da Praça Coração de Jesus teve sua pedra fundamental lançada no ano de 1910 e teve suas obras concluídas 2 anos depois.
A Sociedade São Vicente de Paula foi fundada em 1872 no Brasil. No ano de 1876 na Bahia, teve a Conferencia de São José, ano em que Guilherme C. Studart tornou-se vicentino. Ao voltar para Fortaleza assumiu a presidência do Conselho Central da Sociedade, substituindo um militar qie foi transferido para Recife. Os membros que se reuniam no predio eram políticos e intelectuais católicos, inclusive membros do clero que tinha como objetivo as ações de caridade para a população mais pobre de Fortaleza.
Pela sua total dedicação à causa vicentina e população necessitada da capital, Guilherme Studart foi nomeado Barão pelo Papa Leão XIII. Passando a assinar como Barão de Studart.
O prédio abrigou diversas reuniões presididas pelo Barão entre os anos de 1889 e 1931. Local de suma importância para a história e religião da capital cearense.
.
.
Curiosidades .
▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫ ↪Guilherme Studart foi o único cearense à receber o titulo de Barão concedido pela Igreja Católica, Sendo assim o Barão da Santa Fé.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ ➖➖➖➖➖➖
↪ Vicente de Paulo tournou-se padre ainda adolescente e com passar dos anos dedicou-se à ajudar os mais pobres.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
↪ Barão de Studart foi considerado o primeiro historiador cearense e até hoje seus documentos são utilizados para pesquisa em todo o Brasil. ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ #setfor #religião #catolico #tour #Fortaleza #ce #ceara #cultura #história #arquitetura #architecture #architecturephotography #photo #old #history #ssvp

.
Nome: Independência do Brasil
Fundação: 1822
Idealizador: D. Pedro I
Local: Riacho Ipiranga

O processo de Independência do Brasil iniciou-se quando o então Príncipe-Regente Dom João VI, transferiu a corte portuguesa para sua colônia mais rica, o Brasil. Com isso abriu os portos para as nações amigas, agradando os proprietários rurais que exportavam açúcar e algodão, já que iriam lucrar mais com exportações.
Anos mais tarde Dom João VI é obrigado à voltar para Portugal e deixa seu filho Pedro de Alcântara como Príncipe-Regente do Brasil. No ano seguinte D. Pedro I é obrigado à retornar para Portugal, Pedro então alia-se às elites coloniais brasileiras e através de abaixo assinado, declara em 9 de janeiro de 1822 que ficará no Brasil, conhecido como Dia do Fico, o primeiro passo para a Independência.
D. Pedro I viaja para São Paulo e deixa sua esposa no comando do Brasil. Tempo depois Maria Leopoldina recebe carta de Portugal ameaçando a recolonizar Brasil caso Pedro não retorne à Portugal, com isso, Leopoldina e José Bonifácio escrevem cartas para Dom Pedro apoiando a separação política.
A entrega das cartas aconteceu às margens do Rio Ipiranga no dia 7 de setembro* de 1822. Após ler as cartas Pedro fala a tão celebre frase “Independência ou Morte”, declarando a independência do país. Porém a independência política do país só aconteceu mesmo em 1825 após acordo e pagamento de 2 milhões de libras esterlinas à Portugal.

Curiosidade
↪• Brasil foi declarado Reino Unido de Portugal e Algarves em 1815.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
↪• 7 de setembro é uma data simbólica, já que D. Pedro I só foi aclamado Imperador em 12 de outubro de 1822, data que os brasileiros comemoravam a Independência.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
↪• Fatos sobre a Pintura da Independência: ▫1 - D. Pedro I não estava montando em um cavalo, mas sim numa mula; ▫2 – Não existia a casa que consta na pintura; ▫3 – D. Pedro estava vestido como tropeiro, e não com uniforme; ▫4 – Os Dragões da Independência ainda não existiam; ▫5 – D. Pedro estaria numa colina com uma crise de diarreia.
.
.
#setfor #brasil #independenciabrasil #7setembro #históriabrasil #history #português #politica #portugal #independenciadobrasil #dpedro

.
Nome: Escola Pio X
Fundação: 1908
Idealizador: Frei Mansueto
Endereço: Av. Duque de Caxias, 201 - Centro

Apesar da sua localização poucos param para observar a bela edificação. Construído à pedido de Frei Mansueto. O prédio foi edificado no terreno que ficava na esquina da Av. Duque de Caxias com a Rua Barão do Aratanha, terreno este que foi doado pelo Padre João Augusto da Frota.
Os recursos para a construção do prédio foram angariados por Frei Marcelino de Milão através de campanhas religiosas. A inauguração do prédio deu-se no dia 5 de julho de 1908. A Escola ficou sob os cuidados dos Frades Capuchinhos.
A edificação era uma obra das vocações missionárias, mistas e gratuitas. No andar superior funcionava a escola para meninos pobres e com esforço dos Capuchinhos, no andar térreo, foi instalado o cinema mudo, que funcionou até o ano de 1937 que, coincidentemente ou não, foi o ano da morte do seu idealizador, o ilustre sacerdote Frei Mansueto. .
⚫ ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫ Curiosidades
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
•↪ O velório de Frei Mansueto foi um dos mais concorridos que Fortaleza já assistiu.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
•↪ O prédio abrigou o Cinema Pio X que exibia filmes que eram lançados no Cinema Moderno.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
•↪ Frei Mansueto é homenageado com nome dado à rua de Fortaleza, com aproximadamente 1.7km e cruzando 3 bairros.
.
#setfor #piox #photographyarchitecture #architecture #photography #Fortaleza #ce #tourism #tour #night #lights #trip #history #história #turismo #escola #capuchinhos #arquitetura #art

.
Nome: Arquivo Público do Estado do Ceará
Fundação: 1916
Tombamento: 1968
Endereço: R. Senador Alencar, 348 - Centro

Com a missão de coletar, conservar e revelar os documentos históricos do Estado do Ceará. O Arquivo conta com uma vasta quantidade de documentos oriundos da administração da antiga Capitania, província e atual Estado, entre eles estão correspondências, relatórios, censos, certidões, mapas e outros, englobando o poder Executivo, Legislativo e Judiciário foi criado em 1916 o Arquivo Público do Estado do Ceará que foi agregado inicialmente à Biblioteca Pública de Fortaleza e depois passou a fazer parte da Secretária do Interior e Justiça.
No ano de 1968 o Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) foi vinculado oficialmente à Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT). Passou por diversas sedes até chegar na atual que fica no Solar Fernandes Vieira que foi construído no ano de 1880 com estilo neoclássico e contando com 2 pavimentos, 15 janelões no térreo e 19 sacadas no superior. ▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫
.
Curiosidades ⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫⚫ ↪Destacam-se entre os documentos a atestadoo de Óbito de Padre Cicero; As viagens de Matias Beck, inventário de Tristão Gonçalves e sua esposa e documentos particulares de Virgílio Távora.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
↪O Palácio da Luz já foi sede do Arquivo Público. ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
↪A Biblioteca conta com mais de mil livros de diversos temas.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
.
#setfor #secult #historia #history #phography #archives #architecture #arquitetura #architecturephotography #Fortaleza #ceara #tour #dnfotografia #vocefotografo #ce #neoclassic #information #cultura #culture

.
Nome: Dia de Nossa Senhora da Assunção.
Fundaçao: 43 D.C
.
De acordo com a Igreja Católica, Maria adormeceu em 15 de Agosto de 43 D.C e ao acordar estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Este evento, chamado de Assunção, foi proclamado pelo Papa Pio XII como dogma da fé, em 1950 e celebrado em todo o mundo no dia 15 de agosto.
Devido à isso é chamada de Assunção* de Maria aos Céus. Fortaleza tem como Padroeira N.S. Assunção devido ao nome dado ao Forte Schoonenborch construído pelos holandeses no ano de 1649. Anos mais tarde, após rendição, o Forte foi rebatizado pelos portugueses, passando a ser chamado de Fortaleza de Nossa Senhora d’Assunção.
O Forte recebeu esse nome provavelmente por ser tradição religiosa portuguesa. No século XIV, em Portugal, próximo das festividades da N. S. Assunção, o país foi invadido por tropas espanholas, vendo-se em apuros, Dom João I rogou à Virgem Maria pedindo proteção e prometeu a construção de um templo em Sua homenagem caso os portugueses tivessem sucesso na batalha. Nossa Senhora atendeu seu pedido e como prometido Dom João mandou que todas as Catedrais fossem consagradas à Nossa senhora da Assunção e mandou construir o Convento da Batalha.
O Culto a Nossa Senhora da Assunção atravessou os mares e chegou ao Brasil, com isso inúmeras paroquias adotaram-na como padroeira, inclusive a capital cearense.
Curiosidades
/• Existe a confusão entre o uso correto das palavras “assunção” e “Ascensão”. “Assunção” significa elevação. Significa que Maria foi elevada aos céus pelo poder de Deus, e não por seu próprio poder. Jesus, por sua vez, viveu a “Ascensão”, significando que Ele subiu ao céu por seu próprio poder. Maria foi “assunta”, ou seja, elevada. Jesus ascendeu, ou seja, subiu ao céu./
/• Além de Fortaleza, N.S. Assunção é Padroeira de Viçosa do Ceará-CE, Cabo Frio-RJ e Mariana-MG./
.
#setfor #caminhadacommaria #religiao #maria #assunçao #Fortaleza #dnfotografia #arqfortaleza #pascomfortaleza #historia #historiafortaleza #feriado #arquidiocesedefortaleza #ce

.
Nome: Cineteatro São Luiz
Idealizador: Luiz Severiano Ribeiro
Fundação: 1958
Tombamento: 1991
Endereço: R. Major Facundo, 500 - Centro

Sendo considerado o maior cinema do Norte do país, o Cinema São Luiz teve suas obras iniciaadas em 1938, porém, duraram 20 anos para serem concluídas. Muitos falavam que um dos empecilhos foi a Segunda Guerra Mundial. O Cine São Luiz foi erguido no lugar do cinema Politheama e com isso criou-se grande expectativa em toda a população de Fortaleza por ver tal edifício sendo construído no centro da cidade.
Em março de 1958 o Cine São Luiz foi inaugurado e uma grande festa foi organizada onde apenas políticos, empresários e pessoas da elite puderam entrar. A população se aglomerava para ver os convidados desfilarem com seus trajes e adentrarem o Cinema São Luiz.
Construído em Art Déco o Cinema conta com uma decoração em mármore, cristais, escadas largas, tapetes vermelhos e lustres. Luiz Severiano Ribeiro discursou à plateia dizendo “Entregando o São Luiz ao público cearense, sinto-me feliz de ter podido realizar uma aspiração que sempre tive, de dotar Fortaleza com uma casa de espetáculos à altura do seu progresso e do seu povo”. “Saudando o povo de minha terra, sentir-me-ei reconhecido se meus conterrâneos fizerem do São Luiz o seu cinema”.
Com o passar do tempo o cinema perdeu espaço para os programas de Tv. Em 2005 o Grupo Severiano Ribeiro encerrou suas atividades no cinema. 2 anos mais tarde a Fecomécio arrendou o cinema mas que não obteve o sucesso esperado. Em 2011 o prédio foi adquirido pelo Governo do Estado e após obras de restauro foi reinaugurado e se chamando Cineteatro São Luiz.
.
.
Curiosidades */Dizem que demoraram a entregar o cinema porque uma cartomante disse à Severiano que ele morreria depois que encerrasse as obras./
. */Só poderia entrar no Cine com trajes de elegantes, homens era obrigatório o uso de gravata./
. */Atualmente é Teatro e Cinema, mas antes so funcionava o cinema, pois não havia terminado de construir o palco./
.
#setfor #secult #architecture #artdeco #Fortaleza #ceara #dnfotografia #photographyart #night #cinema #cine #vocefotografo #cultura #history #historiafortaleza

.
Nome: Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Idealizador: José Moreira da Rocha
Fundação: 1925
Endereço: R. Oto de Alencar, 215 - Centro

A cidade de Fortaleza assim como os grandes centros do mundo, necessitava de uma instituição de bombeiros, porém, nenhum governante olhou com bons olhos para essa necessidade.
Até que em1925, sob governo do Desembargador José Moreira da Rocha, foi criado oficialmente o Pelotão de Bombeiros, entretanto, a instituição só passou a funcionar no ano de 1934, fazendo parte do então Corpo de Segurança Pública (C.S.P).
A pedra fundamental do atual quartel foi lançada no dia 5 de janeiro de 1934. No ano seguinte através de decreto, o Pelotão de Bombeiros passou a chamar-se Corpo de Bombeiros do Ceará, duplicando o seu efetivo para 76 homens.
O Corpo de Bombeiros fazia parte da Policia Militar até que foi desvinculado e passou a ter autonomia. Recebeu o none de Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A instituição se desenvolveu e cria ações em prol da população, através de projetos sociais a instituição vem tentando conscientizar, ajudar e ensinar a valorizar a vida.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará conta com um efetivo aproximado de 1.400 homens, distribuídos na capital e interior do Estado. Sendo de fundamental importância para o Ceará, os Bombeiros fazem parte do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil, atuando de forma incessante para proporcionar uma boa relação da corporação com a comunidade.
.
.
Curiosidades .
/* Os Bombeiros iniciaram suas atividades com um efetivo de 30 homens./
. /* O Corpo de Bombeiros desenvolve mais de 15 projetos sociais./
. /* No primeiro ano de atuação, os Bombeiros tiveram 21 registros de incêndios, na sua maioria provocados propositadamente./ .
.
#setfor #bombeiros #architecture #fortaleza #ceara #militar #segurança #historia #history #historiafortaleza #sky #cores #ceu #infor #sunset #patrimonio

Most Popular Instagram Hashtags