fisiominastenisclube fisiominastenisclube

260 posts   20,902 followers   1,320 followings

Fisioterapia Esportiva MinasTC  Equipe de Fisioterapia Esportiva do Minas Tênis Clube. 1000 atletas de 8 modalidades diferentes. Brasil Prevenção e Reabilitação de lesões no esporte.

Você sabia que uma amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão limitada ( menor que 45° ) pode influenciar negativamente sua performance no Judô? Para a execução do golpe perfeito, você precisa de mobilidade do tornozelo 👊#timemtc #judo #ciencianoesporte #fisioterapiaesportiva

Nossas atletas do VÔLEI FEM base foram campeãs !!!! Q sucesso. Parabéns a todos da comissão técnica ! #orgulho #timemtc

Capacitação equipe Minas #fisioterapiaesportiva ! Transmissão de força miofascial ! #fascialrelease #fascialstretch #fascialtraining

A entorse de tornozelo é a lesão aguda mais comum no Esporte. VOCÊ SABIA ? Grande parte dos atletas permanecem com instabilidade crônica e sofrem lesões recorrentes (Van Rijn et al 2007)
Para evitar problemas após a lesão é fundamental procurar rapidamente um FISIOTERAPEUTA👏👏. Segundo as últimas recomendações (Guidelines) devemos fazer:
1- exercícios terapêuticos com supervisão profissional
3- Mobilização articular precoce ( ganho de ADM de dorsi e reduz dor )
4- Exercícios neuromusculares 5- evitar imobilizações
Ref: Vuurberg et al. BJSM 2018. #fisioterapiaesportiva #entorsedetornozelo #ciencianoesporte #sonafebrasil

Esportes com sprints repetidos, como o futebol/futsal, tendem a ter muitos estiramentos da musculatura posterior da coxa, representando 12% de todas as lesões. Sendo o Bíceps femoral afetado 80% das vezes. 😔😔Tais lesões podem deixar atletas afastados por vários jogos e quando retornam tem risco alto de recidiva (aprox. 30%).
Portanto, prevenir a recidiva é essencial.😉😉
Para realizar uma reabilitação e prevenção eficaz devemos levar em conta os principais fatores de risco do atleta: Idade, lesão pregressa, força excêntrica e assimetrias.
Idade e lesão pregressa são fatores não modificáveis, mas devem ser considerados para determinar o momento de retorno ao esporte.
🎯🎯Exercícios para Isquiossurais em posição alongada devem fazer parte da rotina de treino do atleta. Stiff e extensão do quadril com resistência elástica são bom exemplos.
Para trabalhar a força excêntrica, o exercício Nórdico apresenta bons resultados e reduziu o número de lesões em alguns estudos.
Quanto às assimetrias pode se realizar o teste de função dos extensores do quadril para verificar diferenças entre os lados. Hop test e avaliação no Isocinético também podem ajudar na identificação das assimetrias e auxiliar no processo de retorno ao esporte. 🔋🔋Vale lembrar que exercícios os quais tem dominância de quadril, recrutam mais fibras do bíceps femoral em relação aos flexores mediais do joelho.
É importante ressaltar que existem outros fatores como o sono, alimentação, carga de treino e estresse que também pode influenciar na lesão. Além disso, a combinação desses fatores de risco tende a deixar o atleta mais susceptível à lesão.
Faça uma reabilitação de qualidade e Previna-se!! Texto do fisioterapeuta @feliperp Refs: Askling et.al. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc 2013

Askling et. al. Br J Sports Med 2013

Nicol van Dyk et. at. Br J Sports Med 2017

Ekstrand et. al. Br J Sports Med 2015

A termografia é um exame totalmente seguro, sem risco de radiação, sem uso de contraste e sem contato ou estímulo elétrico. Por meio de imagem térmica do corpo inteiro é realizado uma avaliação sistêmica que inclui o corpo inteiro para análise de diversas estruturas quanto à presença de alterações relacionadas à dor de origem neurogênica, inflamatória, musculoesquelética, visceral ou vascular, baseada nas informações prévias dos atletas. Vôlei Fem realizou essas avaliações @marcelagomideleite #sportsphysio #fisioterapiaesportiva #termografia

Avaliação Pre-temporada dos atletas do Vôlei Masculino. O fisioterapeuta @leandrogarcia.fisio junto com o analista de ciências do esporte Sergio Falci fizeram avaliação do salto para verificar assimetria utilizando a plataforma de força @emgsystem. Avaliar e prevenir !!! #sportsphysio #volleyball #fisioterapiaesportiva #saltovertical

A tendinopatia patelar é uma lesão comum em atletas saltadores (volei e basquete) e pode levar a incapacidade funcional, prejudicando a performance esportiva.
O tendão lesionado apresenta as seguintes características:
1) Colágeno tipo III (pouca força tensil)
2) Neovascularização (terminações nervosas livres = dor)
3) Desorganização do colágeno
4) Baixa rigidez (pouca capacidade de absorver energia)
( Helland et al. BJSM. 2013)

Todo fisioterapeuta e atleta sabem como essa lesão é desafiadora, pois depende do planejamento e entendimento das cargas no tendão durante o processo de reabilitação. Dado o desafio , o que fazer?
DEVEMOS COLOCAR CARGA NO TENDÃO DE FORMA ADEQUADA. REPOUSO E TERAPIAS PASSIVAS NÃO SÃO INDICADAS
Neste sentido, o Heavy Slow Resistance Program (HSR) é muito importante, ou seja, exercícios com alta carga e executados de forma lenta (3s concêntrico e 3 s excêntrico). Melhorias com o HSR:
1) realinhamento do colágeno
2) redução da neovascularização
3) redução da dor
Além disso, um estudo mostrou que após 12 semanas de HSR o tendão apresentava morfologia semelhante a de tendões normais. (Kongsgaard M. Am J Sport Med. 2010)

Claro que não acaba por aí!! Trabalho em equipe com fisioterapia e prep. física juntas no processo de transição para início dos saltos e pliometria!!! Além de melhoria dos componentes da cadeia cinética avaliados pela fisioterapia, como força de extensores de quadril, ADM de dorsiflexão, alinhamento do antepé e rigidez de quadril. Texto escrito por @nataliabittencourt_fisio e @marcelagomideleite #fisioterapiaesportiva #profisio #tendon #sonafebrasil

Avaliação funcional nos atletas de judô ! “Só Mudamos o que podemos mensurar” #fisioterapia

Nossos profissionais minastenistas pelo mundo! Mariana Weschenfelder, fisioterapeuta do Minas Tênis Clube responsável pela Ginástica (Artística e Trampolim) foi convocada para ser fisioterapeuta da seleção brasileira de ginástica artística durante as Copas do Mundo de Osijek, na Croácia, e Koper, na Eslovénia. Na ginástica, o fisioterapeuta está presente em todos os momentos. Durante o pré-treino, nos treinamentos, nas avaliações, competições e na recuperação dos atletas.
O Minas Tênis Clube se orgulha em ter o privilégio de trabalhar com uma profissional que leve todo o seu conhecimento e a bandeira do Clube por todo o mundo. Sucesso, @mariweschenfelder! #VaiMinas

A atleta Gabi Guimarães @gabiguimaraes10 é nossa ! A contratação foi confirmada e ela irá fazer parte do equipe do Vôlei Feminino para a temporada 2018/2019. Não perdemos tempo e já realizamos as avaliações Fisioterápicas com ela ! Vamos com tudo !! #fisioterapiaesportiva #minastenisclube

A fisioterapeuta do Minas Tênis Clube @minastc @mariweschenfelder foi convocada para a Seleção Brasileira de GINÁSTICA ARTÍSTICA! Ela já está com a CT e junto com a fisio @gegephisio serão responsáveis por cuidar dos atletas durante as Copas do Mundo de Osijek (Croácia) e Koper (Eslovénia). Bom trabalho Mari e Gege. Sucesso para todos !! #fisioterapiaesportiva #sonafebrasil #sportsphysio

Most Popular Instagram Hashtags