fellipemelo fellipemelo

257 posts   1,735 followers   883 followings

Personal Trainer  Treinamento Físico Integrado Emagrecimento Prevenção de Lesões Performance 🇧🇷Arte da Força 🇺🇸Functional Movement Systems Consultoria 📲99981-8745

#Repost @fellipemelo (@get_repost)
・・・
Sente dores no joelho ao realizar o leg press? (Não irei comentar todos os possíveis erros técnicos neste post, mas apenas o que mais observo entre os praticantes de musculação).

É muito comum as pessoas terem a musculatura glútea inibida/enfraquecida e não conseguirem ativá-la com eficiência durante os exercícios. ⠀
Sem perceber, você pode estar pressionando apenas a sua ponta do pé ao empurrar o peso (círculo vermelho) e sobrecarregando os seus joelhos! Dessa forma, você ativa muito mais o seu quadríceps do que os seus glúteos.

Perceba a figura da esquerda e as setas da foto da direita, devemos pressionar os 3 pontos, formando o famoso TRIPÉ do pé, para termos uma pisada estável, segura e com maior ativação de toda a cadeia posterior! 💪🏻 #fmteam #fmtrainnigclub

No primeiro fds útil do ano, teve treino! #fmteam #fmtrainnigclub

Um pouco da confra fit de ontem. Obrigado ao pessoal que pode comparecer e também aos que não puderam ir, mas estão juntos ao longo do ano!

As bebidas alcoólicas são compostas basicamente por água e álcool (ex. vodca, cachaça e uísque) ou água, álcool e carboidrato (vinho, cerveja e outras bebidas mais doces). Em geral são bem calóricas e facilmente convertidas em energia, fazendo com que o corpo possa acumular gordura. Cada dose de bebida possui entre 100 e 150kcal, o que em termos comparativos equivale a umas 2 ou 3 fatias de pão.. Vamos fazer uma conta simples?. .

Uma long neck Heineken possui 149kcal, caso beba 5 unidades estará ingerindo 745kcal… que equivale a nada mais nada menos que 12 fatias de pão integral da marca Nutrella (cada fatia de 25g possui 60kcal). Mas lembre-se que tem o tira-gosto. Fora o descontrole quando está bêbado, que pode fazer com que você acabe consumindo aquele velho sanduba “podrão” no final da festa. Agora imagine isso feito consecutivos dias durante suas férias?
.

Ah, sem contar que o álcool pode afetar negativamente a síntese protéica, em outras palavras o ganho de massa muscular. . (meu amigo e nutricionista @rinaldo_caporal postou sobre isso) .

Então vamos às dicas:
.

Opte pela bebida que vai consumir menos! Não tem essa de bebida que é melhor ou pior, o que de fato será menos prejudicial será consumir o mínimo possível. Tem gente que quando sai para beber cerveja não consegue beber menos de 5 latinhas, por outro lado quando bebe whisky fica tranquilo com duas doses. Nesse caso o whisky é certamente a melhor opção! Mas lembre-se que não adianta nada optar por whisky ou vodca e arrochar energético ou açúcar na caipirinha!.
. . • Cerveja (350ml) - 150kcal..
• Destilados (40ml) - 100kcal..
• • Vinho (150ml) - 150kcal..
• Espumante (100ml) - 85kcal.
.

Pode parecer que a cerveja é o pior, mas observe que 1 lata de cerveja possui menos energia que 2 taças de espumante! .

Sempre peça água junto! É comum as pessoas fazerem isso ao beber vinho, mas raramente vemos pessoas bebendo cerveja fazer algo do tipo. Peça água e sempre mantenha um copo posicionado na mesa mais próximo do que a bebida alcoólica. Na maioria das vezes nem percebemos o que estamos levando à boca quando estamos distraídos conversando. Muitas vezes o ato de beber é automático!

Pode e deve! Agachar é um padrão de movimento que todos fazemos diariamente. ⠀
Vocês devem ver muitas recomendações médicas escritas assim: PROIBIDO Agachamento. Isso apenas piora tudo! Sabia que o agachamento CONTRIBUI para a estabilização da sua coluna? Para mim ele é um remédio para o seu corpo.

Masssss a arte de agachar não é tão simples assim, é necessária uma avaliação individual para sabermos quais serão os exercícios adequados para cada pessoa e a técnica a ser utilizada! Não é apenas subir e descer! 👀

#fmteam #fmtrainnigclub #fmconsultoria

Sabia que o seu tênis pode estar causando mais malefícios do que benefícios para o seu corpo?
Sim, aquele que você gastou mil reais e que os vendedores dizem que é o melhor!

Existe um termo chamado "Drop", que significa a diferença entre a altura em que seu pé apoia da base do calcanhar para a altura em que seu pé apoia a planta do pé dentro do tênis.

Usar calçados com salto (drop alto) e que não permita um movimento natural do seu pé (solado rígido), faz com que a sua fáscia plantar e o seu tendão de aquiles se encurtem, o que irá trazer desequilíbrios em todo o seu corpo e possíveis lesões.

Mulheres, sabe quando vocês colocam uma rasteirinha para andar no shopping e sentem muitas dores?
Homens, sabe quando vocês colocam uma chuteira para jogar bola no final de semana e sentem muitas dores? Então...🤔 Seu corpo não está adaptado!

Não invistam em um tênis com DROP BAIXO se você sempre usou sapatos com DROP ALTO. Com certeza você sentirá muitas dores e poderá se lesionar. É necessário realizar uma adaptação progressiva!

Um tênis que gosto bastante é o Nike Free 5.0 (foto da esquerda). Ele tem amortecimento, não tem drop zero e permite um movimento mais natural dos seus pés. Seria uma boa opção para quem deseja iniciar uma transição para calçados minimalistas!

#fmteam #fmtrainnigclub #fmconsultoria #tbt

O músculo vai responder aos estímulos de forma diferente dependendo da velocidade em que ele é contraído e do tempo em que passa sobre tensão. Um exercício realizado com 2 segundos em cada fase do movimento tem repercussões fisiológicas completamente diferente de um exercício realizado com 4 segundos em cada fase. Dessa forma é importante seguir à risca as orientações acerca da velocidade de movimento. Para isso é importante entender o que significa a fase concêntrica e a excêntrica. Vejamos os conceitos: .
.
Concêntrica (positiva) - Momento em que o músculo é contraído. Nessa situação percebemos o músculo diminuindo o seu comprimento. A fase concêntrica é o momento em que o movimento é realizado contra a ação da gravidade, ou seja, é quando percebemos as placas de peso se afastando umas das outras. Exemplos: Leg press - quando a perna está encolhida e fazemos força para esticá-la. Puxada - quando os braços estão estendidos acima da cabeça e puxamos a barra na direção da clavícula.
.
Excêntrica (negativa) - Momento em que o músculo se alonga. Nessa situação percebemos o músculo aumentando o seu comprimento. A fase excêntrica é o momento em que o movimento é realizado a favor da gravidade, ou seja, é quando percebemos as placas de peso se aproximando umas das outras. Exemplos: Leg press - quando a perna está estendida e voltamos o movimento para a posição inicial. Puxada - quando os braços estão próximos do ombro e voltamos à posição inicial (braços estendidos).
.

Na minha planilha de treinamento essas fases são representadas por números (ex: 0204). Esses números são relacionados com o tempo (em segundos) em que se leva para completar cada fase do movimento. Chamamos isso de cadência. A primeira dezena representará a fase concêntrica (positiva) e a segunda dezena a fase excêntrica (negativa). Por exemplo, se a cadência proposta for 0204, significa que devemos demorar 2 segundos para fazer a fase concêntrica e 4 segundos na excêntrica (um total de 6 segundos por repetição). #fmteam #fmtrainnigclub #fmconsultoria

Na musculação, para conseguir os melhores resultados, é imprescindível fazer o maior esforço possível em cada série, em cada repetição e em cada movimento. Dessa forma, é imprescindível entender o conceito de repetições máximas. Esse conceito parte do princípio de que o músculo deve ser levado a um estágio de completa exaustão para obter bons resultados!
.

Aquelas famigeradas séries de 3 x 10 ou 2 x 15 simplesmente não funcionam bem.
O ideal é treinar utilizando margem de Repetições, ex: 3 x 8-12. Nesse conceito significa que você deverá fazer no mínimo 8 repetições e no máximo 12. Se não conseguir fazer pelo menos 8 significa que a carga está muito pesada, e se conseguir fazer mais de 12 significa que está leve. O objetivo é tentar cumprir as 12 repetições de forma que chegue na décima segunda no limite máximo, ou seja, tem que ser praticamente impossível realizar a décima terceira repetição. Se conseguir executar mais de 12 repetições não deverá interromper o exercício em hipótese alguma, deverá manter o exercício até chegar na fadiga, e então na próxima série deverá aumentar um pouco o peso. .

Observe o exemplo da foto.
.

Nessa planilha significa que precisará fazer 3 séries do exercício supino reto, sendo que o objetivo é realizar em cada uma das 3 séries um total de 8 a 12 repetições..
.

Resumindo: O nosso músculo não sabe contar repetições, não consegue enxergar a carga que está levantado e muito menos tem algum dispositivo que dispare o processo de hipertrofia quando se atinja um “número mágico”. O músculo vai responder quando for levado à exaustão, ele só entende isso. Se o músculo for levado ao máximo, ao limite, ele sinalizará que precisa se adaptar àquele esforço e então vai disparar mecanismos que levarão ao processo de crescimento muscular (hipertrofia). Então a regra de ouro é: DÊ O MÁXIMO DE SI EM CADA SÉRIE, EM CADA REPETIÇÃO, SE DESAFIE A TODO O MOMENTO!
#fmteam #fmtrainnigclub #fmconsultoria

#Repost @fellipemelo (@get_repost)
・・・
Você tem fortalecido o CORE do seu pé??.
.
Assim como nós fortalecemos CORE "centro do corpo" tbm precisamos fortalecer o CORE dos pés.
.
É importante sabermos que na fáscia plantar dos nossos pés existem inúmeros receptores neurais...esses receptores ativam todas as estruturas musculares gerando maior estabilidade e força para o nosso corpo.
.
.
Quando corremos, a primeira estrutura corporal a receber o maior impacto são os pés, então pq não cuidar deles?.
.
.
Você sabia, que inúmeras lesões de tornozelo, joelho, quadril e coluna podem está ligada diretamente com os pés? Pois bem, cuide deles e tenha vida longa!.
.

#fmteam #fmtrainningclub #fmtc

Sobre política ou sobre qualquer outra coisa...

Quem quer arruma um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa!

Apenas 20 minutos já são suficientes para reduzir o risco de diversas doenças crônicas, melhorar a saúde e causar um bem-estar incrível!

Algumas perguntas sobre exercícios dependem de algumas variáveis e com o HIIT não é diferente. Faço todos os dias?! Musculação e HIIT?! Quantas vezes na semana?! São tantas opções, que claro, a resposta DEPENDE sempre vai estar presente.
.
Algumas variações de HIIT seriam fundamentais para elaborar o quebra cabeça de uma prescrição e a corda naval se mostra uma ótima opção de exercício vigoroso para as demandas cardiovasculares e metabólicas. Foram essas respostas que o estudo de Fountaine (2015) encontrou e ainda mostrou que tais resultados foram bem semelhantes com os estudos que usaram Kettlebell (Farrar, 2010; Hulsey, 2012).
.
E aonde está a grande vantagem de aplicar um HIIT usando uma modalidade diferente como a corda naval ?! Estaria no grupamento envolvido, pois os membros superiores podem se tornar mais uma opção associado aos treinos resistidos e tal variação é essencial para termos opções na prescrição!
.
#fmteam #fmtrainnigclub #fmconsultoria

Carga ou amplitude de movimento, o que diz a ciência?
.
Muito já se produziu no sentido de determinar até que ponto a amplitude de movimento é mais importante do que a carga. Neste sentido, em um estudo de Bloomquist (2013), foram investigadas várias situações ligadas ao agachamento. Com isso, um grupo de 10 pessoas treinou fazendo o agachamento com a amplitude completa e o segundo grupo de 10 pessoas, treinou com a execução parcial do exercício. O programa de exercícios era igual para ambos os grupos, apenas com as cargas ajustadas para cada tipo de agachamento. Com isso, o grupo da amplitude total usava cargas mais baixas que o grupo da execução parcial. Ao final do estudo e com todas as análises feitas, o grupo que treinava com mais amplitude e menos cargas, obteve os melhores resultados, tanto em questões de hipertrofia e aumento da massa magra, bem como de aumento de força.

#fmteam #fmtrainnigclub #fmconsultoria

Most Popular Instagram Hashtags