drgabrielalmeida drgabrielalmeida

1,744 posts   96,510 followers   2,154 followings

Dr Gabriel Almeida  Médico Cirurgião Geral. CRM-BA 18381. Medicina Integrativa. Atua há mais de 10 anos nas áreas de Emagrecimento e Qualidade de Vida.

Aprendi na faculdade que ser médico era curar doenças.
Que os pacientes eram doentes ou saudáveis. Posteriormente aprendi que não ter doença não significa ser saudável.
Hoje sei que ser médico vai muito mais além, mas mantendo a base proferida por Hipócrates anos antes de Cristo. “Curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre"
Feliz dia dos médicos a todos os(as)colegas que são eternos estudantes.

Vacinar é ato de amor e responsabilidade.
Tomar vacinas é uma forma eficaz e segura de se proteger contra muitas doenças que podem levar a morte ou sequelas como a paralisia.
Proteja-se e proteja quem você ama, vacine-se !
Consulte a cartilha de vacinas:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf

Você já ouviu falar sobre a sálvia ?
É uma erva culinária nativa do Mediterrâneo pertencente à família das mentas.
Pode ser facilmente adicionada a quase todos os pratos, vitaminas ou bebidas como o chá. Essa erva é conhecida por uma ampla gama de efeitos benéficos à saúde, são eles: .
👉🏾Prevenção e tratamento da Diabetes:
A sálvia ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo uma boa aliada na alimentação de quem tem diabetes ou deseja prevenir a doença.
.
👉🏾Cuidados com a pele:
Sclareol, um composto que é derivado de sálvia e usado como um óleo de perfume, ajuda a reduzir as rugas da pele quando usado topicamente em um creme.
👉🏾Memória:
As propriedades anti-inflamatórias da sálvia ajudam a melhorar a memória e também a combater o comprometimento cognitivo em pessoas com e sem demência.
👉🏾Alívio da má digestão:
Tomado como um chá de ervas, a sálvia pode aliviar o desconforto do estômago e a indigestão.
.
👉🏾Dor de garganta:
Gargarejar com sálvia alivia a dor de garganta.
Para fazer um enxaguante bucal líquido, adicione cerca de meia colher de chá de folhas secas de sálvia a meia xícara de água, deixe ferver após esfriar e coe e faça o gargarejo. 📚 Referência
Ann Pharm Fr. 2015 Jul;73(4):281-8.

Olá meus queridos!
Hoje vou falar sobre os mirtilos e a saúde do cérebro !

Essa fruta tão pequenininha pode melhorar a oxigenação cerebral, colaborando com um melhor funcionamento do cérebro, ajudando a combater doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer.

Os flavonóides encontrados nos mirtilos protegem as células cerebrais do estresse oxidativo e da inflamação, melhorando o fluxo sanguíneo cerebral ativação cerebral, cognição e a memória de trabalho -que é memória responsável por lembrar daqueles ítens que você precisa comprar na mercearia e também pelas tomadas de decisão.
As antocianinas dos mirtilos atuam em múltiplos alvos necessários para prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade e reverter pelo menos algumas de suas características, prevenindo o declínio cognitivo, déficits de memória e melhorando a função cognitiva.
Uma das causas da deterioração da cognição e da memória em idosos e adultos é a excitotoxicidade. Esse termo descreve o dano causado às células cerebrais por estímulos excitatórios persistentes, que são aqueles que desencadeiam uma atividade cada vez maior das células cerebrais. Essa atividade gera um estresse oxidativo massivo e, com o tempo, resulta em inflamação crônica de baixo grau, aumentando o estresse oxidativo conforme a idade chega.
Os polifenóis do mirtilo ajudam a combater os efeitos destrutivos da excitotoxicidade, protegendo as células cerebrais da oxidação.
As proteínas beta-amilóides geram estresse oxidativo maciço e desencadeiam inflamação no tecido cerebral. Os mirtilos ajudam a combater a toxicidade dessas proteínas promovendo sistemas naturais de defesa no tecido cerebral e regulando negativamente as respostas inflamatórias.

REFERÊNCIAS:
Binnewijzend MA, Benedictus MR, Kuijer JP, et al. Cerebral perfusion in the predementia stages of Alzheimer’s disease. Eur Radiol. 2016;26(2):506-14.
Whyte AR, Schafer G, Williams CM. Cognitive effects following acute wild blueberry supplementation in 7- to 10-year-old children. Eur J Nutr. 2016;55(6):2151-62.

Só se faz um país com professor.
A nobreza de ensinar as nossas crianças para construir um mundo melhor e um futuro melhor.
Ensinar, encorajar e mudar vidas.
A leitura dessa postagem só foi possível graças a dedicação de um professor. Lembre-se sempre disso.
Feliz dia do professor !

As noites mal dormidas estão te engordando! Sabia disso ? Confira no vídeo.
Marque seus amigos que podem se beneficiar do conhecimento desse vídeo.

Obesidade é uma doença que atinge milhões de pessoas, e é também um fator de risco para varias doenças como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.
Há varias causas para o surgimento da obesidade, entre elas a predisposição genética, dietas ricas em alimentos industrializados, sedentarismo e alterações endócrinas.
Precisamos combater a obesidade e ficar atentos à discriminação dos portadores dessa condição, é muito comum os obesos sofrerem preconceito, e isso só torna mais difícil o tratamento dessa patologia, principalmente nas escolas.
A adoção de um estilo de vida mais saudável é a principal aliada no combate à doença.
Hábitos saudáveis como prática regular de exercícios físicos e alimentação balanceada são as principais medidas preventivas e também de tratamento.
Vamos juntos combater a obesidade e vencer o preconceito.

A amêndoa, ao contrário da crença popular, não é uma noz, mas a semente da amendoeira, que é nativa do Oriente Médio, Norte da África e do subcontinente indiano. Por ser fonte de boas gorduras geralmente está presente na dieta de quem está preocupado com a saúde.
Se você ainda não inseriu esta oleaginosa na sua dieta vou te dar 5 motivos para inserir!
👉🏾-Auxilia da redução do colesterol ruim.
Esteróis de plantas, ou fitoesteróis, são uma classe de compostos semelhantes ao colesterol que podem inibir a absorção do colesterol no trato gastrointestinal e reduzir o colesterol no sangue.
As amêndoas são uma excelente fonte de fitoesteróis e a pesquisa mostrou impactos benéficos no colesterol LDL. 👉🏾- As amêndoas podem desempenhar um papel na normalização de uma alteração lipídica perigosa no sangue - as pequenas e densas partículas de LDL que são fortemente aterogênicas e tóxicas para as delicadas células endoteliais que revestem os vasos sangüíneos.
👉🏾-Risco Reduzido de Doença Cardíaca
Quando adicionada à dieta de indivíduos com hiperlipidemia (colesterol alto), as amêndoas reduziram significativamente os fatores de risco de doença coronariana. Pesquisadores atribuem este efeito, pelo menos em parte, ao conteúdo de fibra de amêndoa, proteína e ácido graxo monoinsaturado. 👉🏾-Perda de peso
Uma dieta de baixa caloria que inclui amêndoas leva a uma perda de peso maior e melhor sustentada em comparação com dietas sem elas. Uma dieta com amêndoas melhora a preponderância das anormalidades ligadas à síndrome metabólica.
👉🏾-Benefícios do sistema digestivo
As amêndoas e óleo de amêndoas podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável e estão associados a uma redução na incidência de câncer de cólon.
As amêndoas são muito nutritivas e pesquisas sugerem que o leite de amêndoa pode ser um substituto eficaz para o leite de vaca para aqueles que são intolerantes à lactose, ou que tenham alergia ao leite de vaca.

Amigos. Sempre opto por ficar longe de opiniões políticas. Meu instagram dedico 100 por cento a área médica, mas uma postura dessas eu não poderia deixar passar.
Sou defensor do movimento LGBT e tenho grandes amigos gays. Eles não são nem melhores, nem piores do que os indivíduos heterossexuais. Somos exatamente iguais. O mundo evoluiu e graças a Deus o preconceito vai diminuindo dia após dia. Quanto a nova política de drogas ??? Isso é uma palhaçada. O consumo de drogas aumenta a criminalidade. Isso é fato. Aí alguns defensores vão falar. Ah, mas se fosse liberado não existiria o tráfico e não teria essa violência. A droga seria vendida normalmente. Para quem não sabe a droga estimula os neurotransmissores entre eles a dopamina. A primeira vez que a pessoa ingere droga terá um estímulo cerebral de euforia por conta do excesso de neurotransmissores. Imagine que normalmente sua estimulação cerebral atinja um valor de 80% sem droga. Com a droga você irá aumentar em 300% Posterior ao uso sua estimulação cairá para 75%. Aí o indivíduo volta a usar a droga e atinge 250%. Para o uso e desce para 60 %. Aí ele usa de novo e seu estímulo vai para 150%. Para o uso e cai para 50 %. Note que mesmo com o uso da droga sua estimulação cerebral vai caindo e sem o uso da droga também. Vai chegar ao ponto que sem o uso da droga seu estímulo será de 1% e com o uso da droga mesmo em altas doses seu estímulo não passará de 5%. No final, mesmo com o uso da droga, o estímulo será muito inferior ao de uma pessoas que nunca utilizou. Você sabe o que acontece quando o indivíduo chega nesse estágio final ? Depressão profunda junto com o sofrimento de todos os familiares e amigos. O fim não será outro. Esse viciado muitas vezes comete tentativa de suicídio, mas as vezes não morre, ficando dias e dias em uma UTI, fato
que onera todo o serviço público com os cuidados à saúde. Resumindo o viciado destrói a própria vida, dos familiares, amigos e aumenta os gastos públicos. Agora vem esse político querendo política de drogas. Um absurdo desses não pode existir!!!!

Câncer de Mama. Estamos cada vez mais próximos de vencer a guerra contra esta terrível doença 🙏

Você deve conhecer alguém que recorre ao omeprazol , lansoprazol , pantoprazol , esomeprazol ou rabeprazol para tratar azia, esses medicamentos funcionam reduzindo a acidez estomacal.
Será que é o tratamento ideal ?
👉🏾O estômago humano deve operar em condições ácidas para digerir os alimentos corretamente.
Reduzir a acidez do estômago enfraquece sua capacidade de servir como barreira à infecção e também pode levar a má absorção de nutrientes.
O uso a longo prazo de inibidores da bomba de prótons aumenta o risco de:
👉🏾Doença renal;
👉🏾Calcificação dos vasos sanguíneos;
👉🏾Deficiências nutricionais;
👉🏾Doença cardiovascular; 👉🏾Infecção (incluindo a pneumonia);
👉🏾Diarreia;
👉🏾Disbiose;
👉🏾 Câncer gástrico.
O desafio é neutralizar o ácido e outros conteúdos estomacais especificamente no esôfago, sem reduzir o equilíbrio do pH do estômago .
Isso permitiria que os portadores de DRGE ( refluxo) reduzissem sua dose de remédios ou evitassem completamente a sua administração.
Vou falar sobre três compostos naturais que combinados são adequados para um efeito seguro e protetor do esôfago.
👉🏾carbonato de cálcio: age como um tampão ácido e promove a neutralização do ácido. Em comparação com os minerais engolidos que atuam no estômago, carbonato de cálcio em forma de comprimidos mastigáveis reduz a acidez no esôfago .
o carbonato de cálcio em forma de comprimido mastigável promove a motilidade esofágica . Isto é, aumenta as contrações musculares sequenciais e esofágicas que ajudam os alimentos e líquidos a chegarem no estômago. Isso ajuda a bloquear o fluxo para trás dos sucos gástricos do estômago para o esôfago e limpa com mais eficácia qualquer ácido já presente no esôfago. 👉🏾carbonato de magnésio: adiciona proteção neutralizando o ácido. Ele também fornece magnésio suplementar - um nutriente que é freqüentemente eliminado do corpo através do uso de drogas inibidoras da bomba de prótons. 👉🏾Glycyrrhiza glabra: extrato rico em flavonóides de alcaçuz inibe os sintomas da DRGE. O alcaçuz tem sido utilizado há muito tempo no tratamento de úlceras e os estudos bioquímicos modernos reconheceram agora as suas potentes propriedades anti-inflamatórias.

Dia muito especial. Recebi o convite de falar sobre alimentação para meu filho e os coleguinhas de sala. Tema: hábitos para um coração saudável. Ensinei muito e aprendi muito mais ❤️

Most Popular Instagram Hashtags