dralaizacavalcante dralaizacavalcante

298 posts   4,379 followers   937 followings

Laíza Cavalcante  MÉDICA - CRM: 6740 - PI Clinica Médica - IPSEMG/MG GERIATRIA - HU/UFPI NUTROLOGIA - ABRAN 📱+55 (86) 98129-2307 "Mente aberta para o desconhecido..."

✨Espiritualidade e medicina: estudos mostram efeito benéfico para pacientes.✨
.
✨Nas últimas três décadas, houve um notável crescimento no número de estudos que abordam questões relacionadas às implicações da religiosidade e espiritualidade na saúde física e mental dos paciente.✨
.
✨No XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia debateu-se o tema espiritualidade. Anna Cristina Pegoraro de Freitas, psicóloga e mestre em ciências da religião pela PUC-Minas pontuou as diferenças entre religião, religiosidade e espiritualidade: ✨
.
✨De acordo com os teóricos, entre os quais se destaca Harold G. Koenig, religião é um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos designados para facilitar o acesso ao sagrado. A religiosidade se dá quando um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião e a espiritualidade é a busca pessoal para entender questões relacionadas ao sentido da vida e as relações com o transcendente – e pode ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas.✨
.
✨“Revisões sistemáticas avaliaram que intervenções religiosas e espirituais tiveram resultados promissores, como menor ansiedade e depressão, em alguns contextos específicos, assim como menos dor, melhor funcionalidade e maior qualidade de vida em pacientes com câncer”, ela relatou. É importante reconhecer a importância de religião e espiritualidade no conjunto de estratégias para lidar com circunstâncias adversas.✨
.
✨A médica norte-americana Christina Puchalski diz: “Quando alguém está vivendo momentos de dor intensa, ou talvez enfrentando os momentos finais de sua vida, surgem muitas questões relacionadas com a espiritualidade. Não se trata apenas de administrar morfina ou medicamentos para aplacar a dor, e sim de ouvir aquele paciente”.✨
.
✨Roberto Esporcatte, professor presidente do Gemca, o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular, diz: “Conhecer os valores espirituais do paciente deveria fazer parte da anamnese.”✨
.
✨Fonte: @portalg1 Por Mariza Tavares.✨
.
#Repost @deuseluz_

Quando você tem o melhor ano da sua vida tudo que lhe resta é AGRADECER. 🙏🏼
Obrigada a todos que participaram deste ano, sou grata a Deus por ter vocês comigo. 💜
Comemoro não apenas a nova idade que se inicia, mas também o ano cheio de crescimento que tive. Aproveito para pedir paz e iluminação para este novo ciclo. ✨
Que meus 27 anos seja o novo melhor ano da minha vida! 🙏🏼
#gratidão

Dia do Geriatra! Família Geriatria HU-UFPI!
Deus tem seus propósitos em todas as sua escolhas mesmo que não saibamos. Há um ano ingressei na minha segunda residência médica e não sabia o que esperar.
Hoje tenho uma nova visão do processo de envelhecimento, de como nossa saúde deve ser cultivada ao longo da vida, de como devemos pensar e agir com bondade em relação ao próximo e de como fazer o bem ao outro pode nos tornar extremamente felizes!
Obrigada @glenda_moreira_ @larasepulveda @lilianlmonteiro @leticia_mcb por tornarem esse crescimento ainda mais satisfatório e especial!

Gratidão! Mesmo à distância e não comemorando esta data ao seu lado os bons sentimentos fluem, agradeço a Deus a oportunidade de lhe ter e poder ter aprendido tanto!

Me conta uma coisa, quantas vezes você já se viu olhando perfis no instagram e comparando seu corpo, sua aparência, sua vida com o que você vê lá?
.
Com a onda fitness que estamos vivendo hoje em dia, é fácil pensar que "não estamos fazendo o suficiente" ou que nosso corpo é inadequado ou fora dos padrões, e tudo isso pode ser extremamente prejudicial para nossa saúde mental!
.
Lembre-se: saúde não é só ter um corpo bonito, mas uma mente equilibrada e em paz. Uma imagem pode ser falsa, editada, e trazer conteúdo que promove mais malefícios do que benefícios. Sem contar que o feed do instagram não mostra o todo da vida de ninguém.
.
Então, que tal um exercício? Deixe de seguir aquelas pessoas cujas fotos te tragam algum desconforto em relação ao que você é, por dentro e por fora. Sua saúde mental agradece!
.
Cuide da sua saúde física com alimentação saudável e prática regular de exercícios, mas jamais esqueça da sua saúde mental: leituras, silêncio, reflexões, metas, propósito...
.
#autoestima #corpo #emagrecimento #fitness #saude #vidasaudavel #amorpróprio #dieta

ALIMENTOS FUNCIONAIS: PARTE IV
.
Os principais compostos funcionais, quais suas principais funções e em quais alimentos são encontrados:
.
🧡 Ácidos graxos ômega-3:
👉🏻 Para que servem: Redução colesterol; tem ação antiinflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos;
🍣 Onde encontrar: Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc.
. 💚Catequinas:
👉🏻 Para que servem: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico;
🍒 Onde encontrar: Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
.
❤️ Licopeno:
👉🏻 Para que servem: Antioxidante, reduzem níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata;
🍅 Onde encontrar: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.
.
💜 Luteína e Zeaxantina
👉🏻 Para que servem: São Antioxidantes; protegem contra degeneração macular;
🥗 Onde encontrar: Folhas verdes e gema do ovo.
.
💗Fibras solúveis e insolúveis
👉🏻 Para que servem: Reduz risco de câncer de cólon; melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade;
🍠 Onde encontrar: Cereais integrais como amaranto, quinoa, aveia; leguminosas como feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca.
.
💙 Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina:
👉🏻 Para que servem: Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino;
🥗 Onde encontrar: Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon.
.
💜 Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos:
👉🏻 Para que servem: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon;
🍵Onde encontrar: Leites fermentados, kefir, kombucha..
.
#saude

ALIMENTOS FUNCIONAIS: PARTE III
.
Qual o melhor modo para consumir alimentos funcionais❓
.
📆 Regularmente. O grande ponto para se obter o benefício que esses alimentos nos trazem é incorporando-os a nossa rotina. É preciso ter consciência de que os alimentos funcionais não funcionam como medicamentos. Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas, carnes e cereais integrais na alimentação. .
⚠️ Atenção:
No caso dos alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e procurar saber se o produto em questão teve sua eficácia avaliada em pesquisas sérias. E para que eles produzam resultados eficazes, é importante seguir as instruções dos rótulos, utilizando-os da forma recomendada pelo fabricante.
.
#saude #nutrologia #qualidadedevida #bemestar #longevidade

ALIMENTOS FUNCIONAIS: PARTE II
.
Como os alimentos funcionais fornecem os benefícios adicionais❓
.
🥝 Esses benefícios são fornecidos por compostos presente nos alimentos, como, vitaminas, antioxidantes, minerais, ácidos graxos, fibras e inumareis outros.
.
🥥 De um modo geral, praticamente todos os alimentos NÃO processados tem efeitos benéficos ao organismo, exemplo: quando ingerimos vegetais e hortaliças estamos consumindo minerais importantíssimos para o desempenho adequado do organismo, ao comermos frutas vermelhas, cacau e açaí estamos também fornecendo ao nosso corpo uma grande quantidade de antixoxidantes, alguns peixes são ricos em ômega 3 que é um excelente anti-inflamatório natural, e por aí vai.
.
🍋 De modo contrário, quando ingerimos alimentos altamente processados (salames, refrigerantes, salsichas, batata frita, salgadinhos de milho industrializado) estamos sobrecarregando nosso organismo, pois além das calorias VAZIAS, estes produtos alimentícios são ricos em substâncias tóxicas e cancerígenas, que nosso corpo terá trabalho para metabolizar e excretar. .
#saude #medicinafuncional #nutrologia #comer #alimentacaosaudavel #longevidade

ALIMENTOS FUNCIONAIS: PARTE I
.
🥦Nos últimos anos, cada vez mais tem se falado em alimentos funcionais, tanto pela mídia quanto por profissionais de saúde e até mesmo no rótulo de alguns produtos que encontramos nas prateleiras do supermercado.
.
🍅Mas você sabe exatamente o que são?
.
🥑Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas - as funções básicas estão relacionadas ao fornecimento de energia ao organismo, através de proteínas, carboidratos e gorduras.
.
🌶Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, desempenhando um papel benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
.
#saude #longevidade #alimentosfuncionais #vida #bemestar #nutrologia

❌🥛 LEITE 🥛❌
.
❌🥛 Estas recomendações são direcionadas, principalmente, aos laticínios tradicionais. Existem alguns produtos derivados do leite que não causam impactos a saúde como a manteiga ghee, kefir e outros.
.
❌🥛 O grande problema do leite são os carboidratos e proteínas presentes nele. De um modo geral, a grande maioria da população é intolerante à lactose (carboidrato) e tem uma baixa digestão as proteínas do leite, com isso o intestino inflama, aumenta sua permeabilidade e inúmeros sintomas são desencadeados a partir daí.
.
❌🥛 Seguir uma dieta livre de produtos lácteos causa alívio de problemas digestivos, inchaço, problemas de pele, problemas respiratórios. De forma resumida diminui a inflamação no organismo que é o fator gatilho para todas as doenças, inclusive as degenerativas e auto-imunes.
.
❌🥛 Comumente vejo pessoas dizendo que não tem intolerância ao leite, que ele não lhe faz mal.. Particularmente, acho um engano terrível. É quase o mesmo que dizer que não é intolerante à refrigerante.. Não é porque o alimento é deletério a sua saúde que ele precisa lhe causar incômodos ou sintomas imediatamente, a conta vem com o tempo❗️
.
❌🥛 Não há muitos benefícios no consumo de laticínios, pois você ainda pode obter a maioria desses nutrientes em outros lugares. Já a retirada desses produtos da dieta causam inúmeros benefícios.
.
#saude #longevidade #leite

Como sempre: brilhante! ✨
#Repost @luciano
・・・
Juro que não é Luciano Bruno passando na sua timeline pra dar um sermão sobre o consumo de álcool.
.
Estou apenas mostrando coisas importantes para os de bem rsrsrs. Alguma vezes ouço, “tome gin, é mais saudável” ou “tome sakê, é menos pior”. Confesso que gosto dos dois e mais ainda de uma cerveja mas seria imprudente em dizer “não tem problema”.
.
Fato é, repito minha frase “quem come pouco come de tudo um pouco”, mas problema pra alguns é achar esse “pouco” quando se trata de bebida alcoólica. Se não sabe brincar não comece! rsrsrs
.
O pior problema do álcool não é aquele que tem mais ou menos calorias, esse é uma raciocínio não utilizado nos tempos de epigenética.
.
O problema do álcool é sua capacidade de diminuir a metilação do DNA. O controle da metilação do DNA é determinante na expressão de genes inflamatórios, envolvidos com ganho de peso, ansiedade, doenças inflamatórias e autoimunes.
.
A hipometilação causada pelo álcool pode aumentar a expressão de genes envolvidos com aumento da dor e complicações metabólicas.
.
Essa conversa de “só tomo gin pq é menos pior” é conversa de quem quer enganar a si rsrsrs. Mas se vc tem um estilo de vida em que diariamente vc consegue, via alimentação, doadores metílicos como betaínas, metilfolato, vitaminas do complexo B, berberina, colina, astaxantina, um drink de final de semana não vai te trazer problemas.
.
Agora vai lá tomar sua caipirinha (uma!!!!!) sem açúcar (com certeza!) antes de seu almoço de sábado. Aproveite também é já deixe pronto seu chá de gengibre ou Tulsi ou romã ou verde ou erva-cidreira que com certeza os doadores metílicos nele presente farão diferença rsrsrs. Mas não adianta “encher o pote” passar o final de semana só na “marvada da pinga” e tomar chá depois, moderação é a palavra! Bom sábado e toma juízo rsrsrsrs!!! #nutricaoeficiente

Most Popular Instagram Hashtags