dra.lucianadeister dra.lucianadeister

477 posts   7103 followers   836 followings

Luciana Deister  🌸Médica | CRM: 5283899-3 🚺Ginecologia Integrativa | TEGO: 239/2011 🎓Lifestyle Medicine Harvard 👩🏻‍⚕️Clínica Patrícia D. Haiat ☎️ (21) 2239-7200

🌸Num mundo onde todos querem resultados “pra ontem” e onde a Saúde é curativa e não preventiva, é desafiador trabalhar com a proposta da #MedicinaPreventiva. Afinal, se estamos falando de PREVENÇÃO, estamos falando de resultados que só veremos lá na frente, daqui a alguns meses e até ANOS. Mas esse pensamento a longo prazo é tão importante para a nossa saúde, principalmente porque não seremos jovens para sempre, não é mesmo? 😉
🌸Envelhecer faz parte da vida e é uma fase que merece bastante atenção por causa das múltiplas vulnerabilidades físicas, mentais e sociais que acometem os idosos. E essa atenção se inicia não somente quando a senilidade chega, mas preferencialmente enquanto ainda somos jovens para que possamos chegar em nossa melhor forma física e mental à melhor idade.
🌸O envelhecimento em si ainda não tem uma causa bem estabelecida, por isso dizemos que ele é multifatorial com influências genéticas e ambientais. Mas é essencial entender que os fatores ambientais (alimentação, atividade física, sono, stress mental, poluição etc) contribuem diretamente para a expressão dos nossos genes, que podem ser “ligados” ou “desligados” conforme o nosso estilo de vida, ou seja, o que fazemos no dia a dia. Isso significa que você pode ter uma predisposição genética a determinadas doenças, mas são suas escolhas diárias m que vão acelerar ou retardar estas condições e até o próprio envelhecimento.
🌸Sabendo que podemos decidir como iremos envelhecer, começamos a trilhar nosso caminho com estes objetivos em mente: ter uma vida longa e próspera física e mentalmente!
🌸Neste caso, a saúde física influencia diretamente na mental, ao contrário do que falamos ontem: um idoso que não consegue ter mobilidade ou que acumula patologias dificilmente será um idoso feliz, aumentando as chances de depressão, que por si só já desmotiva a ter qualquer cuidado com a saúde.
🌸Nossa vida é uma cascata de eventos físicos e mentais, e o envelhecimento é um desses eventos. O tempo continua passando e não vai parar, então comece a se cuidar hoje! Vamos PREVENIR e deixar para remediar apenas quando necessário 😘
#ginecologiaintegrativa

Construa todo dia um pouquinho e você vai ver que vai valer a pena, por mais que não pareça na hora 🌱🌸 Ótimo dia, amores!!!! #ginecologiaintegrativa #goodvibes #positividade

💭Falamos muito em cuidados com o corpo, mas precisamos nos lembrar que SAÚDE não se resume ao físico apenas. Em certos momentos da vida, podemos fazer o nosso melhor com a disciplina mais afiada do mundo que continuaremos não nos sentindo saudáveis. Parece que o corpo não reage à sua disciplina, à sua dieta, aos seus treinos. Já sentiram isso? Pois bem. É hora de fazer aquele “check-up” na sua saúde mental.
💭Não é novidade que o nosso estado mental influencia diretamente na nossa saúde física e até na nossa composição corporal. Segundo as pesquisas mais respeitadas sobre o tema, a resposta está nas áreas do cérebro ativadas durante momentos de stress e angústia e em momentos de felicidade e compaixão, com repercussões distintas em nossos hormônios (principalmente o cortisol, no caso de stress/ansiedade/depressão), neurotransmissores, sistema imune e, consequentemente, em nossas células, tecidos e órgãos, com consequências diretas na nossa saúde.
💭Para o Professor Ed Diener, co-autor de Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-estar, “estudos nos mostram que nossos níveis de felicidade versus stress e depressão podem influenciar nossa saúde cardiovascular e ainda pode fortalecer nosso sistema imune para melhor combatermos doenças e infecções”.
💭Outros estudos mostram que a simples prática contínua da meditação pode melhorar sua saúde em inúmeros aspectos: humor, calma, sono, atenção e concentração, sociabilidade, amabilidade, autoestima, redução da pressão arterial em hipertensos, ingestão alimentar (qualidade e quantidade), perfil inflamatório e hormonal, e até redução de gordura corporal (como consequência disso tudo, claro).
💭Existem várias outras formas de “exercitar sua felicidade”, como manter uma rotina em que os cuidados com a sua saúde física e mental sejam sua prioridade: dormir, se exercitar, fazer as pazes com sua alimentação, ter um hobby, espiritualidade, a presença de pessoas que te façam bem, ter mais contato com a natureza, praticar a caridade e, em alguns casos, até mesmo a terapia pode ser um desses cuidados.
🌸Cuide do seu corpo, sim, mas não se esqueça de cuidar também da sua mente e das suas emoções! 💜

#ginecologiaintegrativa

🍃🌸 Bom dia meus amores!!! Passando pra desejar um fim de semana de paz... harmonia... e beeeeem juntinho de quem a gente ama!!! 🙌🏻🙏🏻💞 #bomfimdesemana #paz #amor #familia #natureza #boasvibracoes #energiapositiva #amordemaeefilha

🌸Já repararam que a primeira menstruação das meninas têm chegado cada vez mais cedo? 🤔
🌸Acredita-se que isso se deve a um conjunto de fatores relacionados ao estilo de vida (dieta, fator atividade física, sono, emocional, etc) e ao ambiente (disruptores endócrinos, poluição ambiental, agrotóxicos, alimentos modificados)
🌸Sobre alimentação, vale ressaltar a importância de pensar no alimento e no seu impacto na nossa saúde, nos nos nossos hormônios, especialmente em crianças e adolescentes:
🔬De acordo com uma pesquisa de Harvard, meninas que consomem grande quantidade de bebidas açucaradas (refrigerantes, achocolatados, sucos e chás adoçados) podem entrar na puberdade mais cedo.
🔬O estudou envolveu 5.600 meninas com idade entre 9 e 14, e acusou que aquelas que bebiam mais de 1,5 porções de bebidas açucaradas por dia tiveram sua primeira menstruação mais cedo do que as que não consumiam essa quantidade, independente do IMC e da ingestão alimentar habitual das meninas avaliadas.
🌸Segundo uma das autoras do estudo, entender estes mecanismos da menarca precoce é importante pois essa "puberdade antes do tempo" seria um dos fatores de risco para depressão na adolescência e câncer de mama na vida adulta.❗️
🌸Apesar de o estudo não provar a relação direta entre bebidas açucaradas e puberdade precoce, a relação entre alimentação e sistema endócrino vem sendo cada vez mais esclarecida e evidenciada.
🌸Por isso, vamos prestar atenção à alimentação das nossas crianças desde cedo (de preferência quando eles ainda estiverem dentro das nossas barrigas 🙏🏻)
#ginecologiaintegrativa

Ter amigos, conhecê-los e amá-los é uma das melhores partes da vida! Mas se tornar a sua melhor amiga, se amar e se conhecer muda a sua vida para sempre!!! 😍💗🌸🌻💎 Feliz dia do amigo!!!
_
#ginecologiaintegrativa #diadoamigo

Essa é a melhor dieta #detox que conheço, e recomendo tentarem! ☺️😘 Bom dia, amores!!! 🌻☀️
#ginecologiaintegrativa #positividade #bomdia

Hoje, vamos recapitular e resumir nossos últimos posts sobre #endometriose para ajudar quem está chegando aqui agora! Aproveite e marque quem você acha que precisa ler essas informações aqui nos comentários deste post 💗🌸😘
#ginecologiaintegrativa

Clareza nas relações, muito amor no coração 🍳 Bom diaaaaa!!! 💗💗💗💗🌸
#ginecologiaintegrativa #positividade #bomdia

Aquele resumo para quem está chegando e ainda tem dúvidas sobre a síndrome dos ovários policísticos ☺️😘💗🌸
#ginecologiaintegrativa #sop #ovariospolicisticos

Algumas dicas para colocar em prática e melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, a qualidade da sua vida 💜😴
#ginecologiaintegrativa

Saiu o checklist da nossa segunda-feira! Vamos colocar tudo em prática?
Bom diaaaaaa!!! 😍🙏🏻😘🌸☀️
#ginecologiaintegrativa #bomdia #positividade #segundafeira

Most Popular Instagram Hashtags