[PR] Gain and Get More Likes and Followers on Instagram.

dra.lucianadeister dra.lucianadeister

436 posts   5956 followers   803 followings

Luciana Deister  🌸Médica | CRM: 5283899-3 🚺Ginecologia Integrativa | TEGO: 239/2011 🎓Lifestyle Medicine Harvard 👩🏻‍⚕️Clínica Patrícia D. Haiat ☎️ (21) 2239-7200

Chegou mais uma segunda-feira! 💗 Que esse pensamento nos ajude a construir uma semana maravilhosa, com mais carinho e menos pressões!!! 🌸💐🙌🏻
#ginecologiaintegrativa #segundafeira #maisamorporfavor #bomdia

🌸Desde a infância, a começar pelo leite materno, temos um paladar que tende a preferir os sabores mais adocicados e alimentos cuja composição contém mais açúcar, seja natural 🍌 ou artificial 🍫 (principalmente o segundo caso, não é?)
💧Depois dos últimos posts sobre os malefícios do #açúcar adicionado, a conclusão a que muitos chegam é a seguinte: "então vou partir para os adoçantes". E aí acabam colocando adoçantes artificiais em TUDO. 😰
🚩POR QUE ISSO NÃO É BOM?
💧Os adoçantes artificiais (aspartame, sucralose, sacarina, ciclamato etc) já foram vendidos como "milagre", mas seus efeitos tóxicos (aqueles mesmos dos quais fugimos quando evitamos o açúcar) estão sendo cada vez mais investigados e evidenciados: dores de cabeça e enxaqueca, alergias de pele, até mesmo depressão, irritabilidade e disfunções hormonais - o que pode levar ao aumento de peso 😱 Sem falar que alguns, como o aspartame, ainda possuem compostos de alta toxicidade.
🚩ENTÃO ADOÇANTES PODEM ENGORDAR?
💧Se pensarmos que suas propriedades químicas podem alterar nosso sistema endócrino e provocar distúrbios metabólicos, incluindo nosso metabolismo energético, a resposta pode ser SIM 😭
🚩ONDE ELES ESTÃO?
💧Além das opções que podemos adicionar a bebidas e refeições, eles estão em grandes concentrações nos produtos diet, zero, “fit”, light, temperos, chicletes, bebidas energéticas e demais industrializados "saudáveis".
🚩O QUE FAZER?
🍌O ideal seria que reeducássemos nosso paladar para o sabor NATURAL dos alimentos, que é o que fomos feitos para absorver, e evitar adoçantes. Mas se você ainda não consegue, opte pelo STEVIA (100% stevia, hein? Cuidado para não ser enganada(o)) ou XYLITOL (cuidado com excessos, pois podem provocar diarreia e gases). Missão difícil, mas possível 😍😘
#ginecologiaintegrativa #semaçúcar

💢O envelhecimento é um processo natural de todo ser vivo, faz parte do ciclo da vida. Mas com o ritmo/estilo de vida da grande maioria das pessoas, estamos antecipando esse processo. Um desses fatores é a nossa alimentação, mais precisamente o #açúcar que ingerimos (às vezes sem nem saber ou perceber). O excesso e o consumo frequente de açúcar trazem uma ação negativa ao corpo - a glicação.
💢Glicação é uma reação natural do nosso organismo, porque nossa glicemia não se “zera” nunca (e nem deveria). A questão está no excesso de açúcar e nos picos constantes da glicemia que alteram no funcionamento adequado das nossas proteínas pela ligação permanente delas a carboidratos (como a glicose ou frutose) ou lipídeos, resultando na formação de AGEs (Produtos Finais da Glicação Avançada), que aceleram nosso envelhecimento pelos danos às propriedades químicas e funcionais das células e tecidos (incluindo órgãos).
💢Normalmente, a glicação é controlada pelo nosso sistema imune, que por sua vez é regulado pela nossa alimentação, pelos cuidados com nosso intestino e sua microbiota e pelos nossos hábitos de vida, emoções, stress etc.
💢Os primeiros sinais da glicação costumam aparecer na pele, que vai perdendo seu tônus e sua capacidade de recuperação, ficando mais vulnerável à exposição solar, às rugas e à flacidez. A glicação excessiva também é muito observada na diabetes mellitus, levando à cegueira, insuficiência renal e doenças cardiovasculares. Neuropatias degenerativas também podem ter raiz na glicação.
🍫O que piora a glicação: açúcares ou carboidratos refinados e gorduras do tipo trans; carnes defumadas e assadas em alta temperatura, bolos e tortas já possuem AGEs em sua composição pela adição de conservantes, corantes químicos e realçadores de sabor.
🍓O que reduz a glicação: #comidadeverdade, alimentos ricos em ômega 3, antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias (como as cianinas presentes no mirtilo, por exemplo), probióticos, hidratação adequada, além da melhora do estilo de vida (sono, exercício físico, controle do stress etc). 🌸Cuidar da saúde é se cuidar para envelhecer bem! 💜

#ginecologiaintegrativa #semaçúcar

🌸 Chegou a hora de falar sobre alguns dos tipos de açúcares e alguns de seus substitutos. Para não estender demais o post, vou falar somente sobre os 3 açúcares que mais levantam dúvidas e algumas opções de adoçantes, ok?
🔹AÇÚCARES🔹
Metabolicamente falando, açúcar é açúcar e todos são quebrados em moléculas de glicose, que serão aproveitadas na geração de ATP (energia celular). A diferença está na forma como isso ocorre e na qualidade desse açúcar:
🔹Açúcar de coco: produção rústica, sem aditivos químicos, mais puro e com menor índice glicêmico, mas deixa um gosto residual nas preparações que pode incomodar os paladares mais sensíveis.
🔹Mascavo: por não ser refinado, mantém a maioria das vitaminas e minerais da cana e não acessa a corrente sanguínea com tanta rapidez como o refinado ou o cristal.
🔹Demerara: não leva aditivos químicos e é rico em vitaminas B1/B2/B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo e potássio. No entanto, dentro todos, deve ser usado com moderação por quem deseja emagrecer ou cuidar de doenças relacionadas à síndrome metabólica, pois possui cerca de 300 calorias em 100 gramas, e seu IG não é muito diferente do refinado.
🔸ADOÇANTES🔸
Podem ser naturais ou artificiais, dentre eles:
🔸NATURAL: o stevia é um dos mais utilizados, pois adoça os alimentos sem influenciar no açúcar do sangue, mas pode deixar um gostinho residual mais perceptível ao paladar de quem está acostumado a usar açúcar (refinado ou não).
🔸ARTIFICIAL: o xylitol é um tipo de adoçante extraído da fibra triturada da cana-de-açúcar, resultando em um produto branco e de sabor adocicado. Possui metade das calorias dos demais adoçantes e baixo IG. Bastante usado na culinária por ser seguro sob altas temperaturas (diferente da sucralose).
🌸 Vocês usam alguma dessas opções? 🌸
#ginecologiaintegrativa #semaçúcar

Continuando nossa semana temática sobre #açúcar: o açúcar adicionado aos produtos, até mesmo aqueles que vêm nas versões zero, light, diet, fit, saudável e tantos outros nomes que a gente até se perde 😳
🌸 Sugestão? 🌸
⭐️ Se você é um indivíduo saudável, sem patologias, opte pela #comidadeverdade, mais in natura possível, a maior parte do seu tempo. Deixe açúcares e refinados para exceções, desde que você saiba fazê-las com consciência, sem culpa e sem chutar o balde 🙌🏻
⭐️ Se você é diabético, tem esteatose hepática, hipertensão arterial, gota, artrite, entre outras patologias associadas à síndrome metabólica, faça vista grossa mesmo sobre suas refeições e tenha acompanhamento de profissionais da saúde competentes e atualizados.

#ginecologiaintegrativa #semaçucar

🍫Será que existe mesmo uma necessidade fisiológica por #açúcar na #TPM? Bom, até onde sei, não há nenhuma evidência científica que comprove isso.
💢O que acontece é um aumento natural da FOME (diferente de desejo específico por doces) antes do período menstrual por um “aumento” no metabolismo, gastando e exigindo mais energia. São alterações sutis e individuais, mas que podem ser observadas se você conhece seu corpo.
🍫Existe também uma “permissão social”, principalmente entre as mulheres que passam a vida em restrições alimentares. É como se nesse período elas pudessem “compensar” o que se proibiram no mês inteiro.
🍫Até onde sei, não há na literatura nenhuma evidência que relacione os níveis de estrogênio e progesterona ao consumo aumentado de açúcar. Se fosse o caso, as mulheres que passaram pela menopausa deveriam parar de desejar doces, certo?
🍫Muito provavelmente a vontade de doces tem relação com nosso centro de recompensa e desejo por prazeres imediatos (vejam no post anterior), uma vez que muitas mulheres relatam ansiedade e humor deprimido na TPM.
🚺COMBATENDO A TPM:
🐟ácidos graxos ômega 3 (peixes e frutos do mar, em especial)
🍖vitaminas do complexo B (proteínas animais)
🥑gorduras boas em geral (castanhas, abacate, cacau)
🌞vitamina D (exposição solar e alguns alimentos, como peixes, ovos e laticínios)
💊suplementos específicos para o período, como óleo de prímula, magnésio e 5HTP (precursor do triptofano e da serotonina), entre outros
💊em casos de TPM severa, podemos utilizar de intervenções hormonais como implantes de #gestrinona
🌸Amanhã falaremos sobre os tipos de açúcares e substitutos. Fiquem de olho 😘

#ginecologiaintegrativa #semaçucar

▫Um dos primeiros passos que você pode dar para eliminar ou não ser dependente do #açúcar é reeducar seu paladar. Não vou mentir: não é fácil nem saboroso no início, mas depois flui 🙏
▫Podemos começar pelas bebidas: você já se perguntou por que adoça o café, o chá, os sucos? Por que prefere o vinho suave ao seco? Acreditem, é tudo uma questão de costume e, em certos casos, até cultural. Mas não significa que não possa ser modificado, principalmente se for uma questão de saúde.
▫Algumas pessoas preferem cortar os açúcares e adoçantes de uma vez. Outras, preferem passar do açúcar para o adoçante, e ir removendo aos poucos. Não existe certo nem errado. Existe o que funciona para você.
▫Uma outra dica é aromatizar suas bebidas usando especiarias como canela (em pau ou em pó), essência de baunilha e até mesmo cravo, ou outro item de sua preferência. Muito do nosso paladar se deve ao nosso olfato, então explore ambos para ter uma experiência mais saborosa e completa!
☕No caso do café, você pode ainda colocar um quadradinho de chocolate amargo (70% ou mais) para dar um toque especial. O café é um caso bem particular, pois conforme vamos consumindo puro (com açúcar ou adoçantes), vamos aprendendo a separar um bom café de um café ruim (coisa que o açúcar e adoçantes mascaram)
🍵Chás deveriam ser tomados ao natural sempre, afinal, de que adianta apostar no efeito fitoterápico se você está jogando contra seu corpo ao adicionar açúcar?
🍹O mesmo vale para os sucos, que já possuem o açúcar natural das frutas (ainda mais se coados, perdem as fibras e permanece apenas o açúcar). Até mesmo os mais cítricos podem muito bem ser tomados sem adoçar. É uma questão de hábito.
🍷O vinho também pode ser uma transição mais delicada, pois o vinho seco não agrada a todos os paladares. Se seu vinho possui açúcar adicionado na composição, tente trocar por um vinho mais suave, sem açúcar. Peça ajuda aos amigos que entendem do assunto!
🌸Tente por pelo menos 1 mês e depois me conte! E se você já conseguiu e tem alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários 😘
#ginecologiaintegrativa #semaçucar

🍫A maioria das pessoas deseja uma pílula mágica que faça a fissura pelos doces simplesmente sumir 😅 Mas como isso não existe, o primeiro passo é ENTENDER por que é tão difícil ficar sem ele e conhecer o seu corpo e, então, saber qual é o seu ponto de equilíbrio (que é bem diferente do equilíbrio da sua amiga ☺️)
🍫Um dos motivos pelos quais o #açúcar é obstáculo para muitas pessoas é porque ele aciona centros de recompensa no cérebro, assim como muitas substâncias, como a cocaína, provocando um estado de bem-estar e euforia que todo mundo adora e deseja.
🍫Por se tratar de uma recompensa imediata com respostas imediatas (assim como as compras, as drogas, o sexo, o álcool etc), nós precisamos de cada vez mais estímulos e com mais frequência porque, afinal, queremos nos sentir bem o tempo todo, não é mesmo?
🍫Quanto mais estimulamos esse centro de recompensa com açúcar e comida, mais continuaremos o ciclo do vício em comida e da compulsão alimentar. Até porque entram questões hormonais importantes, como a insulina que é secretada para controlar o açúcar disponível no sangue após a ingestão de doces e modular a glicemia. Ainda bem! Não ter insulina seria um desastre!
🍫Mas essa autorregulação leva à “hipoglicemia reativa”, que é a queda abrupta dos níveis de açúcar do sangue, provocando mal-estar físico, fraqueza, tontura, desconcentração, improdutividade, mal humor e, claro, mais desejos por doces para cessar esses sintomas e se sentir bem de novo. E então recomeçamos o ciclo, e alimentamos (literalmente) o vício.
🍫🍫🍫"Então não posso comer açúcar nunca mais?"
🍫“Nunca mais” é tempo demais 🙏 Mas “consumir com equilíbrio” pode ser uma pegadinha: o que é equilíbrio para você? Você já se conhece o suficiente para comer açúcar sem que isso vire uma tragédia grega? Você sabe parar de comer? Você pode comer, sabendo do seu estado atual de saúde, dos seus sintomas e patologias? São inúmeras questões a se ponderar.
🍫Por isso, se conhecer é essencial se você quer se livrar ou viver em harmonia com o açúcar ou qualquer outro alimento 🌸
#ginecologiaintegrativa #semaçúcar

Não é verdade? 😍💗☕️😇
▫️
Já que o post anterior sobre AÇÚCAR bombou e vieram muitas dúvidas, essa semana vamos falar sobre o assunto! 🙌🏻 ▫️
Quero saber: quais as principais dúvidas de vocês sobre açúcar?
▫️
Respondam nos comentários deste post que, na medida do possível, vou postando com as respostas e minha visão sobre o tema 🙏🏻😘🌸
▫️
#ginecologiaintegrativa #doce #açúcar #comidadeverdade #lowcarbhealthyfat

Sua saúde pode ser muito melhor sem açúcar! 💗
🌸Nessa imagem eu mostro um pouquinho sobre como o açúcar presente constantemente na nossa rotina pode prejudicar nisso corpo e nosso dia a dia. ❗️Leiam tudo e imaginem que viver sem depender do açúcar pode ser o oposto do que está descrito nos tópicos 🙏🏻
🌸Percebam também que não mencionei sobrepeso/obesidade e doenças que podem estar relacionadas ao excesso de gordura corporal, porque isso já é óbvio e conhecido por todos nós, e a simples redução ou até exclusão já solucionaria esse aspecto tranquilamente, se o problema for nutricional 😊
🌸Quando falamos sobre "viver sem açúcar", estamos falando da ROTINA, não das exceções, que não são as vilãs da sua saúde se encaradas como exceções de fato e não como regra 💭💭💭
🌸Uma vida com menos ou sem açúcar é uma vida mais produtiva e mais leve! 💗
#ginecologiaintegrativa

💗💗💗💗🙏🏻😘 #ginecologiaintegrativa

Most Popular Instagram Hashtags