doutorbarakat doutorbarakat

4,694 posts   1,056,929 followers   1,787 followings

Mohamad Barakat  @InstitutoDrBarakat |Escritor : Livros-📗 Pilares vida saudável 📗Ressignificando sua vida 📹YouTube: Instituto Dr. Barakat

Como tem sido suas noites de sono?

Dormir bem é algo que considero tão essencial quanto uma alimentação saudável, e sabem por quê?
É o que explico no meu blog - no post de hoje! 🖱️Convido você a acessar o link aqui na bio http://bit.ly/2AVoBPSIG para ler e compreender essa relação que há entre o sono e nossa saúde física e mental! ⚠️🎥Para aqueles que querem saber mais sobre sono, cortisol, melatonina - fiz stories na tarde de hoje sobre o assunto, para complementar o material que está lá no Blog!! Aqui no stories ficam no ar por 24h! 😉
#sono #dormirbem #DrBarakatSono #cortisol #melatonina #pilaresparaumavidasaudavel

Já conhece o Desafio 30 Dias Dr. Barakat?! Trata-se de uma iniciativa gratuita que vai ajudar a todos na conquista de uma melhor qualidade de vida. Nele, há uma "regrinha" fundamental: descasque mais e desembrulhe menos! De preferência a comida de verdade. Quando compreendermos que o alimento é o real medicamento, ficará claro que o custo que pagamos por desembrulhar comida industrializada é alto demais. Alguns pagam com a saúde e, até mesmo, com a vida.

No #Desafio30DiasDrBarakat, o objetivo é promover a experimentação de um novo estilo de vida por meio da alimentação e, com o tempo, transformar isso em uma rotina. Vejam bem, não se trata de uma dieta, "de montar um cardápio", nada disso! Mas, sim, de uma limpeza de produtos ultraprocessados, substituindo-os por opções mais naturais e saudáveis, para que você experimente um estilo de vida saudável!
Assim, durante o período de um mês, gradativamente, alguns alimentos deverão ser retirados das refeições. Por meio desta exclusão de determinados produtos será possível avaliar mudanças no organismo – que vão desde bem-estar, melhoras no desempenho do seu sistema autoimune (redução de alergias respiratórias, por exemplo), na produtividade, no funcionamento do intestino e, mais importante, na autoestima. 👉 E quando começa esse desafio? Isso depende exclusivamente de você! As informações estão todas no vídeo que acompanha esse post (deslize a imagem para visualizá-lo). Nele você encontrará sugestões de “Incluir” e “Excluir”, nas seguintes categorias:
📌Bebidas
📌Açúcar
📌Farinhas
📌Sal e Temperos
📌Óleos
📌Lanches
📌Refeições

Você também pode baixar o e-book do desafio acessando: http://bit.ly/drbarakat_ebookdesafioig (link clicável na bio do Instagram, nos destaques e nos stories que subi agora!) Se você já ingressou no time do Desafio, compartilhe suas experiências marcando a hashtag #Desafio30DiasDrBarakat!😉 E lembre-se: é sempre tempo de procurar o acompanhamento de um médico e um bom nutricionista funcional para que, juntos, possam lhe ajudar a conquistar ainda mais saúde e qualidade de vida! #DrBarakat #Saude #AlimentacaoSaudavel #ReeducacaoAlimentar #RessignificacaoAlimentar

🛶+👨‍👩‍👧+☀️=🙏 📸by Lulu

___________________
Será que você tem vivido à deriva, esperando que “algo” aconteça para então poder dizer-se “feliz” e “realizado”? 🐟Um pescador, quando quer pescar o peixe, precisa colocar seu barco n'água, lançar a rede ao mar, para atingir seu propósito!
Muitas vezes aguardamos por reconhecimento dos outros quando na verdade ele deve partir primeiramente de nós mesmos. Devemos ser os primeiros a nos sentir realizados por nossas atitudes. Também há quem espere receber “aquela promoção” no emprego, para então se sentir pleno e feliz dentro de um trabalho que na verdade pode nem mais oferecer a você algo que de fato o realize. Sonhamos com o dia que teremos um carro, uma casa, uma companhia para levar a vida... então, quando alcançamos o que tanto almejamos percebemos que na verdade ainda “falta algo”. Se vivermos esperando que “algo” aconteça jamais estaremos satisfeitos. E a insatisfação produz frustração. A verdadeira alegria, aquela que traz paz interior, é sermos gratos pelo hoje. Pelas conquistas do agora. Não há nada errado em ter sonhos, propósitos. O fato é que só chegaremos até eles capazes de dar o devido valor às conquistas se alcançarmos a plenitude da gratidão pelo que vivemos no presente. ⏱️O agora é tudo o que mais deve importar!

O hoje já começou!
#gratidão #mar #praia #sol #bahia #barco #cadernoGratidãodrBarakat #hoje #agora #presente #escolhiserfeliz #tivolliecoresort #verao2019 #fotobyLu #filhinhafotografa #filhatalentosa

Confesso para vocês que esses dias na Bahia têm me feito muito bem. Eu sabia que precisava de férias, mas não imaginava o quanto precisava delas! Depois de um ano tão estressante como foi 2018, acho que todos nós saímos dele com a sensação de que precisávamos de um tempo para verdadeiramente descansar a mente. Não digo apenas em relação à política, mas como sociedade, como seres-humanos, nossos relacionamentos, amizades, nossas própria relação conosco. Afinal, quem somos e o que queremos ser como pessoas? Quais são nossos erros e acertos? Como podemos melhorar, evoluir? Porque, não sei vocês, mas como sempre digo, sou um homem em construção (e descontrução). Não nasci "pronto". Estou nessa vida para aprender e reaprender. Se já tivesse todas as respostas, a vida não teria mais sentido. Cada dia, vou aprendendo um pouco mais. E é preciso saber ouvir, às vezes, me distanciar, depois aprender a me reaproximar, e assim por diante. Essa é a "beleza" da coisa. Não temos todas as certezas e vamos caminhando, fazendo as pausas, quando necessário, para, assim, podermos crescer. Como diria Nietzsche em “Humano, demasiado humano”: “Como falta tempo para pensar e ter sossego no pensar, não se estuda mais as opiniões divergentes: contenta‐se em odiá‐las. Em virtude da enorme aceleração da vida, o espírito e o olhar estão acostumados a ver e a julgar parcial ou erradamente e todos se assemelham aos viajantes que tomam conhecimento de uma região e de seu povo, sem sair do trem”.
Hoje, convido você a tirar um "tempo para pensar e ter sossego no pensar". Vamos julgar menos e nos abrirmos para conhecer novos ares e perspectivas. Um bom fim de semana, Constelação! #DrBarakat #Inspiração #Nietzsche

Abro a tarde de hoje na semana da destoxificacao mental com este post que apresentei há algum tempo e acredito que vale muito à pena retomarmos! #mente #mantoazul😉 #Repost @doutorbarakat with @repostapp
・・・
Os novos seguidores podem achar a expressão “blindar a mente de azul” um tanto estranha, mas é uma expressão que uso frequentemente em meu snapchat (@doutorbarakat) e para os que já estão no #Desafio30DiasDrBarakat, é apenas mais uma etapa cotidiana. 
Ao dizer “blindar a mente”, estou querendo dizer que estou “preparando minha mente para o dia que vai começar”, ou seja: vou ficar em tempo meditativo, reduzir minha frequência respiratória e aproveitar para proteger meu corpo e minha mente de futuros problemas que irei enfrentar ao longo do dia. 
Azul é a cor da tranquilidade, então nada mais justo do que pintar metaforicamente meus pensamentos com esta cor que irá me lembrar de me manter zen em qualquer situação. 
Tanto você quanto eu temos rotinas intensas, e não importa a minha posição como médico que trabalha até a madrugada. Você também lida com situações limites e o estresse também faz parte do seu dia a dia, portanto acho interessante passar este “segredo” adiante. 
Ao reservar 10 minutinhos pela manhã para meditar, orar ou pensar em coisas positivas, você está automaticamente se preparando para as horas restantes do seu dia. E isto é imprescindível nos dias de hoje, visto que o estresse é um mal do século XXI que pode vir a matar. O bom é que a prática da meditação, por exemplo, pode não só reduzir o estresse, como beneficiar demais sua mente e também o seu corpo. Que tal começar a introduzir esta atividade no seu dia a dia? #DrBarakat #DrBarakatSM #DrBarakatSaudeMental #MantoAzul

Que o meio interno e externo pode interferir na nossa saúde emocional é um fato. Podemos atribuir toxicidade às questões que temos que lidar relacionadas às finanças, relacionamentos interpessoais, ao estresse, ansiedade e as perdas (seja de bens materiais, emprego, a morte de alguém querido). Há diversas maneiras de sabotar a nossa saúde mental. Abro aqui um parêntese para observarmos o estresse e ansiedade (como sabem o controle destas situações está no nosso terceiro pilar da vida saudável). Ambos parecem interligados, pois qdo estamos estressados automaticamente nos sentimos ansiosos e isso se torna uma consequência com o tempo. Em níveis normais, a ansiedade torna a pessoa nervosa, preocupada com td e em um estado de alerta em que ela faz o que aparecer na frente e sente medo de que algo não funcione da maneira correta. Sabemos que qdo esperamos algo, criamos expectativas e é quase inevitável não se sentir assim. Em níveis extremos, a ansiedade pode “tirar vc do eixo” e trazer consequências para a saúde mental. Qdo passa do limite e compromete o bem-estar, pode levar o estresse a níveis extremos (e sabemos o que isso causa no corpo!) e traz outros problemas psicológicos.
Emoções e pensamentos influenciam o corpo, já vimos isso. Estar em equilíbrio com os sentimentos é smp meio caminho andado para controlar quaisquer transtornos que apareçam em nossa vida. Com a ansiedade não é diferente! (Claro que, se estivermos falando de uma pessoa que sofre de níveis extremos de ansiedade, como TOC, pânico e fobia social, um acompanhamento médico-psicológico é mais do que recomendado!) Muitas circunstâncias e nossa bagagem de vida podem nos levar a gastar toda nossa energia focando no problema. Com tudo que experimentei até o momento posso dizer que a saída para não comprometer a sanidade está exatamente no oposto: na solução. Esta é a chave e, embora racionalmente isto esteja claro, qdo estamos frente a determinada situação o óbvio foge à mente.
Pra quem quiser saber mais e complementar o assunto confira no blog Emoções: quando elas intoxicam nosso organismo": http://bit.ly/drbarakat_blog170119ig (link clicável na bio, nos stories que postei agora e nos destaques!)

Quando falamos em saúde mental isso inclui aspectos sociais, emocionais e psicológicos. De acordo com a definição Organização Mundial da Saúde – OMS “a saúde mental é definida como um estado de bem-estar no qual cada indivíduo percebe seu próprio potencial, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir em prol de sua comunidade.

Chamo a atenção aqui pra como a OMS atribui o conceito de um ser humano saudável: "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". - É isso mesmo: somos corpo, mente e espírito, e qualidade de vida e saúde deve ser mensurada por meio do equilíbrio destas esferas que nos formam.

O estado de nossa mente pode afetar nossa percepção de mundo, impactando naquilo que sentimos ou até mesmo na maneira que pensamos ou agimos.  Seja qual for a etapa da vida, desde a infância, passando pela adolescência até a fase adulta e a velhice, o estado de nossa saúde mental é fator de impacto para como lidamos com o estresse, as adversidades, os relacionamentos interpessoais e até mesmo as escolhas que tomamos na vida.

Mas, o que pode desencadear alguma fragilidade na mente? Os fatores podem ser desde biológicos (como genes); traumas ou abusos (e outras experiências vivenciadas); histórico familiar; situações de estresse, desgaste, entre outros.
Identificar e adotar medidas como conectar-se com as pessoas, ser positivo, praticar atividades, ajudar o outro, desenvolver mecanismos que auxiliem a manter a inteligência emocional diante de circunstâncias difíceis e, sobretudo, saber pedir suporte de um profissional sempre que necessário, são algumas das medidas que podem auxiliar e muito neste processo de identificação de como está a saúde da mente e, também, em como manter a mente sã.

E atenção: muitas vezes nossos pensamentos e atitudes nos sabotam. É fundamental estarmos saudáveis neste aspecto também. Se nossa cabeça não estiver forte, todo o resto estará fraco. Quando atuamos de maneira positiva conseguimos administrar melhor nossa evolução enquanto seres humanos e atingir ao máximo nosso potencial. Pensem nisso!

Quando falamos em destoxificação preciso esclarecer que a regra de ouro é compreender que o ser humano deve ser visto de maneira integrativa, biopsicossocial.
Mas, o que isso tem a ver com a eliminação de toxinas do organismo? Tudo. De que adianta comermos bem, excluirmos o que nos faz mal se continuamos envenenando nossa mente? Afinal, estas são esferas do ser humano que tendem a acumular altos níveis de toxicidade provenientes do meio externo.
São quatro os pilares para uma vida saudável: alimentação e intestino saudável, sono, prática de exercícios e, equilíbrio corpo, mente e espírito! Um está intimamente ligado ao outro, sendo vital sua integração.
Lembram quando digo para vocês: “somos o que comemos, sobretudo, o que absorvemos?” Quando não comemos bem, o primeiro órgão que sente isso de forma intensa é o intestino, porque é lá que tudo o que absorvemos é devidamente digerido e utilizado para o corpo. Uma curiosidade - que muitos desconhecem ou podem olhar com certa estranheza é que o intestino é responsável pela produção de aproximadamente 80% de serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso cérebro responsável por conduzir impulsos nervosos como o humor, sono e funções intelectuais. Por isso, há quem chame o intestino de “segundo cérebro”. Minha pergunta pra vocês é: o que vocês têm ingerido no campo das emoções? Quanto mais negatividade permitirmos entrar dentro de nós, mais fragilizaremos nossa saúde mental com estas toxinas.
De nada adianta fazer um programa de destoxificação do organismo se você não estender a prática para uma limpeza da mente e do espírito. Estas toxinas emocionais geralmente são derivadas de mágoas, ressentimentos, tristezas, perdas e tantas outras circunstâncias. Nestes casos não existe cardápio alimentar que promova esta “faxina interior”. liberte-se de tudo aquilo que ainda te prende aos excessos emocionais de 2018. O negócio é organizar a casa, de dentro pra fora e receber 2019 com a mente sã!
Neste mês (conhecido como #janeirobranco) é inclusive celebrada a conscientização da importância da saúde mental. Acompanhem comigo que vamos aprofundar neste destox mente e espírito.
#Destoxificação #mente
#ressignifcamente

Se alcançar saúde e qualidade de vida é uma de suas metas para o ano de 2019 ou conhece alguém que está nessa intenção, essa mensagem é para você!

Começo lançando uma pergunta: o que significa mudança para você? Para mim, mudar consiste em deixarmos nossa zona de conforto e nos lançarmos em novos desafios. É exatamente isso que trata esse nosso post: Desafiar-se a iniciar uma transformação na sua saúde, iniciando por sua alimentação!
Observo que quando falamos sobre comida no contexto de saúde, a grande pergunta é: “o que devo comer?”. Costumo dizer que não se trata do que incluir, mas sim, do que abdicar. E aí é que “o bicho pega” – quando falamos em “tome suco verde, coma folhas, inclua vegetais etc.” – ou seja, quando se trata de “inserir”, as pessoas estão mais abertas. Agora, se dissermos “elimine o açúcar refinado, a farinha branca, o congelado, o fast food”... a situação se complica. De fato, nosso cérebro não lida bem com ações “negativas” – como “exclusões”. Pois é exatamente ai que pode estar a chave para iniciar o que chamo de ressignificação alimentar, dando um novo significado à nutrição como ferramenta de promoção de saúde!
Pensando nisso, há alguns anos, lancei o “Desafio 30 Dias Dr. Barakat”, uma iniciativa que primeiro experimentei para, então, compartilhar. Nada tem a ver com dieta, trata-se de uma espécie de reeducação, na qual, por um período de 30 dias, experimentaremos excluir determinados itens alimentares de nosso cardápio. No período, a ideia é ir avaliando como se sente, se há menos sensação de inchaço, constipação, alergias, mais energia e disposição para realizar as tarefas diárias, desde levantar-se da cama, até caminhar, exercitar-se, estudar etc.! Consiste em substituir determinados alimentos! Quer saber como e quais? Acessem o meu e-book no site www.drbarakat.com.br e confiram, experimente, compartilhem! Link clicável aqui na bio🖱️ http://bit.ly/drbarakat_ebookdesafioig 🙏 (se não abrir direto no seu navegador entra lá em www.drbarakat.com.br que está na área de destaques do site, bem no topo da página 😉

#desafio30DiasDrBarakat #drbarakat #verão2019 #2019 #ressignificamente #estiloalimentar #comidadeverdade #escolhiserfeliz

Olá, Constelação! Hoje faço uma leve pausa nas férias para trazer uma novidade!rsrs A revista #VogueBrasil deste mês já saiu e tem matéria sobre saúde com a nossa participação! 🙏🙏🙏 #Repost "Que tal começar 2019 cuidando daquilo que é mais importante na sua vida?". É com esse convite que se inicia a matéria que contou com a participação do #Instituto @DoutorBarakat na revista @VogueBrasil do mês de janeiro! O começo do ano costuma ser um período em que tiramos para relaxar, colocar a "cabeça em ordem" e traçar metas. Dentre elas, é provável que você tenha estipulado "cuidar melhor de sua saúde". Com a correria do dia a dia é fácil ir deixando de lado o cuidado com a alimentação, a academia fica para depois, as noites de sono mal dormidas vão se tornando rotina, o estresse se torna uma companhia constante e por aí vai. Mas, será mesmo que precisa ser sempre assim?! O cuidado com a saúde é um exercício diário, é realmente "sair da zona do conforto" e, assim, conquistar a tão sonhada qualidade de vida, com corpo, mente e espírito em equilíbrio.
Para aqueles que quiserem saber mais, a revista já está nas bancas. Leiam e entendam melhor que chegar à sua "melhor versão" é algo possível e pode, sim, ser uma meta alcançável para o seu 2019! ;) #InstitutoDrBarakat #DrBarakat #DrBarakatNaMidia #ProjetoVerao #Verao #Ressignificacao #Saude #AlimentacaoSaudavel

Seguimos com fé, gratos pela vida, escolhendo ser feliz. 🙏👣✌️☀️ Compartilho com vocês essa reflexão desse ser humano que admiro que é o querido @pefabiodemelo

Bom domingo, boa semana Constelação 🙏
#segueavida #ressignificamente
#gratidao #vidareal #familiaecasa #bahia #verao #escolhiserfeliz

________________________
"A maturidade nos desobriga da necessidade de sermos sempre aceitos.

Ela nos concede uma satisfação que não passa pela formulação do outro. Ele pode até complementar, mas nunca ser o sustento principal.

E assim, no exercício de ser quem somos, ficarão somente os que de encantaram pela nossa verdade.
Aos outros nos desiludidos cordialmente, agradecemos o contraponto da opinião, dispensamos, e dizemos adeus"
Pe. Fábio de Melo

Quem disse que só porque estamos de férias, não podemos nos manter saudáveis? Aqui um belo suco verde, com todo aquele "Axé" da Bahia!
Além de gostoso, a junção de seus ingredientes tem propriedades que auxiliam a destoxificar o organismo.
Quer saber como preparar aí na sua casa? Aqui vai! 🍋Suco Verde do Dr.! 📝Ingredientes:
✴️2 folhas de couve
✴️1 maça com casca
✴️Gengibre
✴️1 colher de linhaça
✴️Água de Coco ✔️Modo de preparo
✴️Bata todos os ingredientes no liquidificador com a água de coco.
✴️Sirva ainda gelado.
http://bit.ly/drbarakat_sucoverdeig

#escolhiserfeliz #071 #bahia #eueela #familiaecasa #drbarakatferias #sucoverde #tivoliecoresort

Most Popular Instagram Hashtags