crushforbooks crushforbooks

307 posts   2,800 followers   787 followings

Crush For Books  🙋‍♂️ Rafael, 22 | Fortaleza, CE. 📷💻 Fotos e conteúdo autorais. 📚 Resenhas e novidades sobre livros! 🤝🏻 Editora Astral Cultural

#ListaCFB

CASAIS INJUSTIÇADOS 💔

É sempre bom quando lemos um livro, torcemos por um casal e ele acaba junto, né?! Mas, ás vezes, os autores nos presenteiam com um balde de água fria e o ship não rola no fim - uma dor! 😂. Pensando nisso, trouxe cinco casais que gostei mas foram boicotados antes de terem a chance de ficarem juntos. PS: Coloquei o nome do livro no início, então se você não quiser spoilers, é só ir pulando os que não leu. Vamos lá?! 👊🏻

• A SELEÇÃO - Aspen & Celeste: Eles são os únicos da lista que não tiveram de fato um envolvimento romântico, mas em A Elite, temos uma cena onde Celeste dança com Aspen e diz o quanto ele é bonito. Sei que muitos como eu acharam que Kiera poderia juntá-los, o que não aconteceu, infelizmente, porque com certeza renderia muito mais e seria um ship mais interessante que Aspen e Luce, que não têm química alguma.

• TRONO DE VIDRO - Dorian & Celaena: Muitos dizem que vou gostar da Celaena com o Rowan quando ele aparecer, mas enquanto não tenho a resposta para isso, sigo triste pela Sarah não ter deixado ela com o Dorian e sim com Chaol, no 2° livro 💤. Mas pelo menos, os dois continuaram amigos e se ajudando, o que gosto bastante ❤.

• OLHO POR OLHO - Alex & Kat: Uma das coisas que mais me irritou na conclusão da trilogia foi Jenny e Shiobhan não terem aproveitado os dois como eles mereciam - pior: serem os personagens que mais se ferraram no final. Kat sempre esteve lá pelo Alex, diferente da outra personagem - que, para piorar, só ficou com ele por pena. Triste.

• MAZE RUNNER - Thomas & Teresa: Sei que muita gente a odeia pelo que ela fez, mas entendo suas razões. E o que me deixou com mais raiva foi o fato de Brenda fazer o mesmo e Thomas a perdoar, enquanto seguiu criticando Teresa - claramente uma artimanha do James Dashner para justificar o que fez em A Cura Mortal.

• FEIOS - Zane & Tally: Nunca fui grande fã do David, o real protagonista da série, e sempre achei que a Tally possuía mais química com Zane. Infelizmente, Scott Westerfeld não pensou o mesmo e ela ficou com o primeiro, enquanto Zane... Outra tragédia 💔.

⚠️ CONTINUA NOS COMENTÁRIOS 👇🏻

#ResenhaCFB 📝

Pandemônio (Delírio #2) - Lauren Oliver | 4,5 ⭐s | @intrinseca 💉
.
📖 "Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro."
.
📝 Essa foi, na verdade, uma releitura. Havia decidido no fim de 2018 que iria reler a trilogia, pois ela é uma das minhas favoritas e quando a li pela primeira vez, não havia lido os contos extras - o que fiz agora.

O ponto alto dessa continuação é toda a mudança em relação ao primeiro, com a chegada de novos personagens. E gostei bastante de todos, principalmente Julian e Graúna. É interessante o deja vu que Lauren cria, afinal Julian é a "nova Lena", e ela, o "novo Alex", pois precisa fazê-lo enxergar a verdade. A interação entre os dois é bem construída e crível. Já Graúna tem um passado interessante e juntando ao que ela, Lena e os outros passam na floresta, é impossível não torcer por eles - principalmente depois de uma cena tão dolorosa quanto a do cachorro, do primeiro livro.

A ambientação também é bem diferente de Portland (onde Delírio se passa) e Lauren conseguiu nos envolver muito bem no novo local. A alternância entre passado e presente foi muito bem feita, nos fazendo entender o que causou toda a mudança em Lena, devido ao que ela sofreu. E adorei seu crescimento! Diferente de muitas mocinhas que ficam chorando pelos cantos, ela é centrada e sempre sabe o que fazer, ou pelo menos tenta.

E, por fim, a escrita de Lauren só deixa tudo melhor: é ágil e fluída, nos fazendo terminar o livro em pouquíssimo tempo; além de um cliffhanger tão bom quanto o de Delírio - eu diria até superior -, que nos deixa loucos pelo próximo, Réquiem. Se vocês gostaram do primeiro, vale muito a pena continuar; assim como dar uma chance à trilogia, caso não tenha o feito.

Alguém aí já leu? Se sim, o que acharam? 💜📚.

#QuotesCFB 📖✏

Bom dia, pessoal! Hoje resolvi trazer quotes de "Simplesmente Acontece", um dos meus livros favoritos - Alex e Rosie, inclusive, estão entre os personagens que já mais me identifiquei e torci, por isso eles e a história são tão importantes para mim. Vamos lá?! 👊🏻
.
"Como a vida é engraçada, né? Bem na hora que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e se sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste virá oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção…" (pág. 45).
.
"As coisas mudam com muita rapidez. Quando você começa a se acostumar com alguma coisa, zap! Ela muda." (pág.137).
.
"Não importa onde você esteja, ou o que esteja fazendo - ou com quem esteja. Eu sempre, honestamente, verdadeiramente, completamente, amarei você."
.
"Acho que a vida gosta de fazer isso com a gente de vez em quando; te joga num mergulho em alto-mar e, quando parece que você não vai suportar, ela te traz pra terra firme de novo."
.
"Ele é o cara mais sortudo do mundo por ter, Rosie, mas não te merece e você merece algo muito melhor. Merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que pense em você a todo momento, alguém que passe cada minuto do dia apenas se perguntando o que você deve estar fazendo, onde está, com quem está e se está bem. (...) Alguém que deveria anos atrás deveria ter aproveitado a chance de ficar com você anos em vez de sentir medo e ficar assustado demais pra poder tentar. Não tenho mais medo, Rosie." (pág. 142).
.
"Por duas vezes estivemos um ao lado do outro no altar, Rosie. Duas vezes. Duas vezes o fizemos da maneira errada. Eu precisava que você estivesse presente no dia do meu casamento, mas fui estúpido demais para ver que precisava que você fosse a razão do dia do meu casamento." (pág. 143).
.
⚠️ CONTINUA NOS COMENTÁRIOS 👇🏻

FELIZ 8 DE MARÇO! 🙋‍♀️💓

Boa noite, pessoal!! Já está no finalzinho, mas não podia deixar de desejar um feliz dia - não só hoje, mas como todo dia - da mulher para todas as seguidores e parceiras aqui do IG. Sei que não deve ser fácil passar por tudo diariamente, mas vocês são um exemplo. 🧡

E aproveitando esse dia, trago algumas personagens que me marcaram nesses anos de leitor (sempre faltará alguma, mas todas estão aqui, de certa forma):

• Tris Prior: Obrigado por ter pulado primeiro. Com certeza, muitas pessoas pularam depois por sua causa.

• Clary Fairchild: Você merece o mundo só por aturar o ego do Jace diariamente até hoje; não deve ser fácil - e sem ressentimentos hein, Jace?! 👍🏻.

• Isabelle Lightwood: Você é uma quebradora de corações. Mas seria uma honra ter o coração quebrado por você.

• Sam Kingston: Saiba que você aprendeu com seus erros e se tornou, sim, uma pessoa melhor.

• Celaena Sardothien: Não te conheço tão à fundo, então não tenho muito o que falar aqui. Mas sua presença era necessária.

• Tate Collins: Não concordei com muitas de suas atitudes, mas fico feliz que, no fim, você encontrou o lado bonito do amor. Você merece.

• Mare Barrow: Seguimos nos levantando, vermelhos como a aurora. Espero que você esteja orgulhosa.

• Lena Haloway: Seguimos diariamente derrubando murros (obrigado por mostrar que é possível).

• Margo Spiegelman: Aonde quer que esteja agora, espero que você tenha se encontrado.

• America Singer: Tortas de morango são realmente gostosas. E você é sim minha querida, lide com isso.

• Rose Hathaway: Você é a amiga que todo mundo merecia. E obrigado por não ter desistido de você-sabe-quem.

• Rose Dunne: O sopro de um vento pode mesmo mudar o curso de tudo, mas você é a prova viva de que, por mais que demore, tudo encontra seu devido lugar.

• Hannah Baker: apesar de acreditar que não, você foi amada.

• Alasca Young: você não estava sozinha.

💙

#ResenhaCFB 📝

Goosebumps: Acampamento Fantasma (Goosebumps #2) - R. L. Stine | 3,5 ⭐s | @ed_fundamento 👻
.
📖 "Harry e o irmão Alex querem muito fazer amizade com o pessoal no Acampamento do Espírito da Lua. Mas o lugar tem algumas tradições estranhas: a saudação boba, o cumprimento esquisito e o jeito como os campistas mais antigos gostam de pregar peças nos recém-chegados. Pouco a pouco, as brincadeiras começam a ficar estranhas, perigosas e bem assustadoras... Primeiro, uma menina põe o braço na fogueira. Depois, um garoto enfia uma estaca no pé. Mas é tudo brincadeira! Ou será que não?..."
.
📝 R.L. Stine foi uma figura presente na minha infância, pois eu adorava várias séries de TV baseadas em suas histórias, como A Hora do Arrepio e a própria Goosebumps, que eram histórias de terror para crianças. Claro que não eram fortes - na verdade, vinham com uma lição para elas se comportarem e não acontecer o mesmo 😂 -, mas ainda assim eram divertidas. Por isso, sempre quis ler seus livros e quando encontrei esse em um sebo, decidi pegá-lo.

Para quem já assistiu algo baseado nas obras de R. L., vai identificar o mesmo ar nessa história e isso foi muito interessante. O suspense em torno do acampamento e das pessoas conseguiu me deixar curioso e as brincadeiras me fizeram rir, apesar de bobas. E o final também me lembrou muito o de alguns episódios das séries, pois nem sempre os personagens tinham um final feliz - cada episódio/livro segue uma história independente, então não é preciso vê-los/lê-los em sequência.

O único ponto negativo foram os personagens, que não me conquistaram. Entendo que por ser para o público infantil, eles não teriam tanta profundidade, mas os irmãos poderiam ter percebido as coisas mais rápido. Apesar disso, foi interessante o autor conseguir enganar quem é realmente o grande "vilão". No fim, apesar de ser meio fraquinho para adultos, foi uma leitura que me trouxe ótimas memórias da infância. É um livro que vale a pena dar de presente para crianças, por exemplo, já que são curtos e não são histórias realmente fortes.

E vocês, já leram ou viram as séries baseadas nas obras do autor? ❤📚.

#ResenhaCFB 📝

Arlo Finch no Vale do Fogo (Arlo Finch #1) - John August | 4 ⭐s | @astral.cultural 🐿
.
📖 "Quando Arlo tinha 12 anos, sua mãe decidiu voltar para a cidade natal, Pine Mountain, no Colorado, para ter uma vida mais normal após alguns anos bem tumultuados. Mas nada é normal em Pine Mountain. Desde a casa em que vivem, onde seu tio empalha animais mortos, passando por criaturas mágicas que começaram a perseguir Arlo. Para fazer novos amigos, o garoto decide entrar para os Patrulheiros, um tipo de grupo de escoteiros. Mas logo descobre que nas reuniões eles não aprendem só coisas como acender fogo ou fazer nós. Eles também aprendem sobre magia, feitiços, criaturas mágicas e sobre a Floresta Longa. O que Arlo descobre é que, na verdade, ele não é um patrulheiro qualquer e que uma força do mal está ameaçando o mundo real. E o pior: qualquer que seja essa coisa, ela está atrás de Arlo."
.
📝 Geralmente livros que acompanham personagens na faixa dos 12-14 anos possuem uma história mais simples e "pura", que ás vezes não envolvem o públicos mais velho. Mas, felizmente, isso não aconteceu com essa trilogia! Os personagens conseguem nos conquistar de cara, principalmente Arlo, Wu e Indra; além de sua família. Também foi louvável a introdução de certa representatividade na história, por meio de dois personagens com heterocromia. Nunca tinha lido histórias com portadores dessa anomalia, então é muito importante que eles sintam-se representados.

A ambientação também é ótima! Pine Mountain é aquela cidade fictícia que nos deixa com vontade de conhecê-la, por conta das descrição de lugares e pessoas; assim como o mistério em torno do porquê os monstros perseguem Arlo consegue nos prender e fazer desconfiar das pessoas à sua volta.

Mas por ser o primeiro da trilogia, "No Vale do Fogo" se preocupa mais em nos fazer torcer e identificar com os personagens e iniciar o mistério, dando poucas e precisas respostas, e nos deixando curiosos pelos próximos livros, que espero que sejam tão bons quanto este. Se você curte Harry Potter ou Percy Jackson, com certeza irá gostar desse universo.

E vocês, já leram ou têm interesse? 💚📚. #parceirosastral2019

LEITURAS E BOOKHAUL DE FEVEREIRO 📚

Boa noite, pessoal!

Por estar maratonando algumas séries, não li tanto como em Janeiro, mas ainda assim, foram ótimas leituras. Além disso, comprei/troquei alguns livros, então vamos ver quais foram?! 👊🏻
.
• LEITURAS:

1. O VERÃO E A CIDADE - 4/5 🌟:

Foi o último da duologia Os Diários de Carrie e curti bastante, pois ele introduziu personagens que eu estava bastante curioso para conhecer. Já saiu resenha aqui, é só ir conferir! 💓

2. O SÉTIMO DIA - 4/5 🌟:
.
Gostei muito dessa continuação também - já tem resenha aqui -, principalmente porque ela desenvolveu mais os personagens. Espero que o 3° e último livro seja logo lançado.

3. ARLO FINCH NO VALE DO FOGO - 4/5 🌟:

Foi o 1° livro que recebi da parceria com a @astral.cultural e foi uma ótima leitura, com personagens e universo incríveis. Em breve, sai a resenha!

• COMPRAS/RECEBIDOS:

1-2. O SÉTIMO DIA e ECOS: Comprei os dois no mesmo dia, em uma feira de livros em um shopping. Ecos não está na foto pois está emprestado, mas cada um custou R$10.

3-4. DAMA DA MEIA-NOITE e GOOSEBUMPS:
.
Para quem acompanha os stories, viu que os mostrei lá. Ambos foram trocas no Sebo (se você é de Fortaleza e quer saber mais sobre os sebos daqui, tem um post sobre; basta ir na tag #PapoCFB).

5. ARLO FINCH NO VALE DO FOGO:

Como eu disse, Arlo foi o 1° livro da parceria com a Astral 💙.

E foi isso! Mas e vocês, leram bastante este mês? Tivemos alguma leitura/compra em comum? 📚😂🧡 #LeituraCFB

4 ANOS DE CRUSH FOR BOOKS 🎉🎂

Parece que foi ontem que eu criei esse espaço, mas hoje, 28/02, ele está fazendo 4 anos!! 🎉🎈😂. O blog veio primeiro, mas logo depois foi o IG e confesso que gosto mais de postar e interagir por aqui, pois é mais fácil.

Só quem faz parte da comunidade como um bookstagrammer sabe a canseira que é manter tudo atualizado, mas, no final, quando vemos as pessoas identificando-se e gostando do post, vale a pena. Foi graças à esse lugar que conheci histórias, personagens e pessoas incríveis.

Os livros, autores e editoras na foto foram os que me marcaram e inspiraram ao longo desses anos, mesmo antes do blog ser criado (faltaram alguns pois não caberiam todos na foto 💔), mas um MUITO OBRIGADO à todos. E agradeço não só a eles, mas a todos que seguem o IG e o blog, que curtem e comentam os posts; aos parceiros - @apaixonante_literarioo, @booknextdoor, @chocolatrageek, @escritasnachuva, @monarquialiteraria, @perdidanaleitura, @psicosedelivros, @samquesente, @sentencaliteraria e @sistersbooksdaily - pelo apoio; enfim... Vocês são essenciais e espero que possamos passar mais e mais anos juntos. Obrigado!! 💙

#PapoCFB 💬👑

Polêmica em Illéa: VOCÊS GOSTAM OU NÃO DE EADLYN SCHREAVE? 👀😂
.
⚠️ Contém spoilers dos últimos livros de A Seleção.
.
Desde quando A Herdeira foi lançado, essa se tornou uma discussão presente no fandom de A Seleção e sempre estive do lado que gosta e defende a personagem, porque não a acho de fato uma pessoa ruim ou mimada.

Em diversos momentos durante os dois livros vemos que Eadlyn se importa sim com a família e o povo, como quando ela diz não entender a antiga existência das castas ou sofre com a guerra assolando o país. Seu jeito é mais como uma armadura para se defender dos outros do que realmente quem ela é - prova disso são as cenas onde ela repete na frente do espelho o quão poderosa é, mostrando que ela, mais do que qualquer um, quer acreditar nisso, devido à pressão que recebe por ser a primogênita e sucessora do pai.

Acredito que o que causou decepção em alguns foi que esperavam uma America 2.0, mas qual seria a graça? Para mim, o erro da Kiera foi na construção de A Coroa, que é um livro curto e corrido demais; ela poderia ter desenvolvido muito mais assuntos (por isso, gosto apenas de A Herdeira nessa "duologia da Eadlyn").
.
E, por fim, com quem ela ficou também não foi uma surpresa. Já havia desconfiado da possibilidade desde a cena onde Eikko a vê dançando, no 4° livro. Claro que ele não é O personagem e entre Kile e ele, preferia o Kile, mas meu favorito mesmo sempre foi Henri - apesar de também já ter sido meio óbvio que ela não ficaria com ele por sua dificuldade com a língua.

Mas e vocês, gostavam ou não dela? Sentiram falta de algum no desenvolvimento do último livro também? E torciam para qual Selecionado? 📚💜.

#ResenhaCFB 📝

O Sétimo Dia (A Cela #2) - Kerry Drewery | 4 ⭐s | @astral.cultural 💥
.
⚠️ Podem haver spoilers do livro anterior.
.
📖 "Martha Honeydew foi solta da terrível Cela 7. Mas, apesar de ter conquistado sua liberdade, o governo corrupto continua rastreando cada um de seus passos. E Isaac, seu grande amor, agora está preso na mesma cela onde ela ficou. Isaac salvou a vida de Martha; por isso, nada mais justo do que fazer o mesmo por ele. Porém, sob a mira dos inimigos, será que Martha vai conseguir salvar o rapaz antes que seja tarde demais?"
.
📝 Depois do final de "A Sétima Cela", fiquei muito ansioso para ler essa continuação e ver como tudo iria continuar. Apesar de alguns momentos parecerem arrastados, essa continuação foi uma ótima leitura. Conseguimos ver mais ainda da manipulação do governo, mostrando que o que eles fizeram outrora não é nem um terço do poder que possuem; e o reality show - agora com novidades - continua sendo a melhor parte dos livros, mostrando o quanto a população acredita nessas mentiras ou, no caso de pessoas sem caráter, aproveita o momento para praticar violência.

Martha, apesar de cometer algumas burradas, cresceu bastante e consegui gostar mais dela nesse volume. Eve, Max e Cícero continuam ótimos personagens, assim como o crescimento de um que conhecemos no livro anterior e agora tem mais detalhes revelados. O único ponto negativo foi o período de Isaac preso na Cela; queria ter visto mais de seus pensamentos, como ocorreu com Martha no primeiro livro.

A escrita de Kerry Drewery continua simples e direta, nos prendendo durante a leitura e rendendo vários plot twists, alguns previsíveis e outros inimagináveis. E assim como o do primeiro livro, o final nos deixa curiosos para o próximo, que fecha a trilogia e ainda não foi lançado aqui. Agiliza aí, @astral.cultural!! 🙏🏻😂. Acredito que vale a pena dar uma chance para a trilogia.

E vocês, já leram ou têm interesse? 💚📚

#TagCFB 📚

Boa tarde, pessoal!! Tudo bem com vocês? ❤

Hoje vim responder uma tag bem legal, a #Livros40Graus, que fui marcado pelas meninas do @sistersbooksdaily. Vamos lá? ☀

🌞 MAIS QUENTE QUE O SOL | Livro hot favorito: Cretino Irresístivel foi um dos poucos que li e gostei muito dos protagonistas.

🍦 SORVETE DE LIMÃO | Livro que leu em um dia: Elevador 16. Como é um conto, li no ônibus mesmo, enquanto voltava para casa 😂. Para quem curte histórias de zumbi ou apocalipse, vale a pena.

🌊 OLHA A ONDA | Livro que é a cara do verão: Uma História de Verão. O título já diz tudo, né?! 😂.

🌴 ÁGUA DE COCO | Aquele livro para curar a ressaca: YA contemporâneos, com certeza! Indico os do John Green, que sempre têm momentos cômicos, apesar da seriedade dos assuntos tratados.

🌤 FATOR 50 | Aquele livro que você recomenda para todos: Um Caso Perdido.

🏖 LITORAL | Aquele livro para ler na viagem: A Mediadora. São histórias leves e bem fluídas.

🌧 CHUVA DE VERÃO | Livro curtinho favorito: Dois Garotos se Beijando tem apenas 224 páginas, mas consegue ser mais profundo e interessante que muito livro de 400 por aí 👀😂.

🕶 ÓCULOS DE SOL | Aquele livro que todo mundo gosta menos você: Mentirosos. Não é que eu não goste, mas não foi tudo que eu esperava.

👙 MARQUINHA DE BIQUÍNI | Aquele livro que marcou a sua vida: Tem vários, mas hoje vou citar Os 13 Porquês. Segue intacto no meu Top 3 ❤.

E foi isso, pessoal! Concordam com alguma resposta? Marquei algumas pessoas para responderem a tag também, mas sintam-se todos convidados! 📚💙

#MotivosCFB

4 MOTIVOS PARA LER "DIÁRIOS DO VAMPIRO"

Todo mundo já deve ter visto ou ouvido falar de The Vampire Diaries. O que pouca gente sabe é que os livros são tão bons quanto a série - e lembrei dele esses dias quando estava conversando com a Jéss do @naovireapagina sobre nosso ship injustiçado 😂. Por isso, trouxe 4 motivos para vocês darem uma chance. Vamos lá? 👊

1. O MESMO TOM DA SÉRIE:

Na minha opinião, a série se perdeu a partir da 4ª temporada, mas as três primeiras são incríveis. E o livro possui a mesma essência delas! Ficamos tensos para descobrir os mistérios que estão ocorrendo, do mesmo jeito que ficávamos no seriado.

2. OS PERSONAGENS:

Elena é talvez a mais diferente - o que é compreensível, pois os livros mostrarão sua evolução como pessoa -, mas os demais nos lembram muito os personagens da série, principalmente Damon e Klaus. A série conseguiu adaptá-los sem mudar quase nada. Até Katherine aparece e sua participação não é nada menos que inesquecível.

3. LIVROS CURTOS:

Por terem pouco menos de 300 páginas, os livros iniciais são leituras rápidas e fluídas. Os volumes só começaram a ter mais de 400 páginas a partir da 2ª parte, com a saga "O Retorno", que conta com três livros, mas não gosto deles e os acho bem arrastado. A partir do 8°, L.J. Smith foi substituída por uma ghostwriter e os livros voltaram ao formato antigo, por isso tenho curiosidade de saber se a nova autora conseguiu fazer um bom trabalho. Mas os quatro primeiros conseguem encerrar a primeira parte da série com um ótimo final, então é possível ler apenas eles.

4. ORIGINALIDADE:

A quadrilogia inicial foi escrita nos anos 90, então é incrível a criatividade de L.J. Smith para criar plots em torno de um romance sobrenatural, algo que só se popularizou anos depois, após Crepúsculo. Como eu disse, a segunda parte da série apresenta uma certa queda, mas essa primeira é maravilhosa.

E vocês, já leram? Se sim, gostaram? E a série? Como eu disse, acho que ela se perdeu com o tempo e o final foi um dos piores que já vi 😂, mas as três primeiras, uma parte da 5ª e os personagens têm um espaço e importância na minha vida. Polêmica: Stelena ou Delena? 😂💙 #CFBIndica #PapoCFB

Most Popular Instagram Hashtags