cadernodagabi cadernodagabi

1,299 posts   9,184 followers   5,225 followings

Gabriele Ribas  Autoconhecimento através da escrita terapêutica e autêntica #cadernodagabi Inscrições abertas para a Jornada de 21 dias de Positividade

Rubem Alves, em seu livro "Se eu pudesse viver a minha vida novamente", nos traz a metáfora de dois tipos de tristeza... a tristeza diurna, e a tristeza crepuscular... Na tristeza diurna, iluminada pelo sol da consciência... há algum motivo... uma perda, separação, frustração, dor, doença... São as tristezas que possuem uma razão... Tristeza faz parte da vida, é uma emoção natural... nos ajuda a refletir, ponderar... nos convida à introspecção, diante de acontecimentos internos e externos.

O mundo está luminoso, mas há uma perda, uma dor... essa é a tristeza diurna.

O outro tipo, explica Rubem Alves, são as tristezas de crepúsculo. Não há perda nenhuma. Tudo está certo, não há razões para entristecer-se.

Ah, o crepúsculo... quando “A beleza efêmera das cores vai mergulhando no escuro da noite”... (Rubem Alves)
A tristeza de crepúsculo... mistura uma sensibilidade de olhar a própria vida, com a sua grandiosidade e fragilidade... Tristeza... sensação de falta, perda, vulnerabilidade, desânimo, desilusão... Quando nos sentimos incompreendidos, sozinhos, isolados, cansados, limitados, nostálgicos, presos ao passado, desconectados... Mas... o alento reconfortante... é que podemos lidar com a tristeza de uma forma positiva e criativa... A tristeza nos convida a parar e a observar. Algo precisa ser visto, sentido, acolhido, aceito, transformado... convida a um período de recolhimento e acolhimento.

Certa vez, eu escrevi: “Diante do abismo da dor, eu adquiro profundidade”... Sim... A tristeza nos permite tomar mais consciência, sentir, alcançar a profundidade do nosso ser, valorizar o que realmente importa, ressignificar nossa vida, ter mais empatia, compaixão, humanidade, sensibilidade... A tristeza também pode convidar lampejos de expressão criativa e artística... Compartilhar essa tristeza ajuda... conversar ajuda... escrever ajuda... conhecer-se... é libertador! E assim vamos brincando na gangorra da tristeza e da alegria, da noite e do dia... Despertando novos motivos para sorrir... ressignificando os motivos de chorar... na plenitude de ser humano, florescer e desabrochar!
Gabi Ribas 🦋

#sentir #escritaterapêutica #tristeza #emotiva #dor #reflexão

A felicidade é processo...
A felicidade é caminho...
A felicidade é jornada...
É busca... é encontro...
É partida... é chegada...
Felicidade, tão adorada... 💕

Podemos sempre ser mais felizes.
O psicólogo Tal Ben Shahar indica que a gente, ao invés de nos perguntarmos se somos felizes... passamos a perguntar como podemos ser mais felizes.

Sou feliz? Leva a uma resposta parcial e momentânea.
Como posso ser mais feliz? Essa simples pergunta expande possibilidades de ações!

De que forma podemos promover, prolongar e intensificar experiências positivas em nossas vidas? E afinal... o que é felicidade... para você?
O que faz você feliz... Você feliz... o que faz? ✨A felicidade está na jornada... e foi por isso que desenvolvi a Jornada de 21 dias de Positividade... para compartilhar reflexões, conhecimentos, exercícios e vivências que inspiram uma vida mais plena, positiva e feliz.✨ 🌷Para saber mais sobre essa jornada de autoconhecimento, me envie uma mensagem inbox, que te passo os detalhes!🌷 E... que tal escrever a SUA resposta... Como você pode ser mais feliz?
Com carinho, Gabi Ribas 🦋

#positividade #psicologiapositiva #felicidade #bemestar #saudemental #positividade #terapia #superandoaansiedade #escritaterapêutica #terapiadecasal #amoescrever #escreverfazbem #perguntaspoderosas #coachingdevida #coachdefelicidade #proposito #coaching

Imagine que você encontra na sua frente, a sua melhor versão... Pense em uma questão que está te incomodando nesse momento, algum desafio pessoal... Respire fundo... em silêncio... Conecte-se com a sua sabedoria interior e escreva um conselho sábio para você mesmo.
Aprender é relembrar o que sabemos... Experimente esse exercício de escrita intuitiva!
Escreva-se... Descubra-se!

Com carinho,
Gabi Ribas
💕

#escritacriativa #escritaterapêutica #terapiaescrita #escreverliberta #autoestima #autoconhecimento #terapia #coaching #conselhododia #sabedoria #intuição

Somos humanos... podemos experimentar a alegria e a tristeza, a ansiedade e o entusiasmo, o amor e a dor... A um nível profundo, não há um duelo entre emoções positivas versus negativas. Todas as emoções possuem o seu valor, a sua função... o seu aprendizado... Algumas emoções são agradáveis, outras são desagradáveis, mas todas são humanas, são naturais. Ser humano inclui atravessar uma extensa gradação se sentimentos e sensações.

Podemos aprender a ser mais felizes, sim! Podemos aprender a perdoar, sim! Podemos aprender a agradecer, sim. Podemos aprender a ser positivos, sim! Mas acima de tudo... aprender a ser humanos... aprender a atravessar as emoções dolorosas com a mesma dignidade que as emoções prazerosas. Ser humano inclui aprender a viver nesse mundo de dualidade... A boa notícia é que sempre temos a escolha de fazer algo bom com as coisas que nos acontecem. Podemos escolher que atitude tomar diante das emoções que nos atravessam... Permita-se sentir... A alegria e a tristeza passam pela mesma porta, se a fecharmos, seremos embotados pela insensibilidade... se abrimos nossos portais de sentir, seremos acolhidos pela Vida, com todas as suas cores e sabores!
A Psicologia Positiva, conhecida como a ciência da felicidade, nos ensina a ser mais felizes, sim... Mas isso não significa suprimir emoções dolorosas, mas sim, aprender a ir além delas... Há um vasto universo de alegria, realização, amor, deleite, contentamento... Pronto para passar pela nossa porta da consciência... só que essa porta, abre de dentro para fora... você precisa escolher abrir-se... permitir-se ser humano... permitir-se... Ser feliz! ✨

Conheça a Jornada da Positividade: 21 dias com práticas positivas para inspirar uma vida mais leve, plena e feliz! Envie inbox para saber detalhes!
Com carinho,
Gabi Ribas
#positividade #psicologia #psicologiapositiva #resiliencia #felicidade #yoga #serhumano #transpessoal #vida #escritaterapêutica #terapia #hojeescrevi #desafiodapositividade

13 de novembro é celebrado o dia mundial da gentileza... Então... compartilho com você 13 ideias de ações gentis para você se inspirar... Que tal escolher uma delas para colocar em prática nessa semana?

1. SORRIA: Abra um sorriso para cada pessoa que você encontrar... Sorria... enquanto segura a porta para alguém passar... Sorria, ao cumprimentar alguém... Espalhe o seu sorriso, e o seu bem!
2. NUTRA: Prepare uma boa refeição para alguém ou compre um lanche e entregue para alguém que precise ser nutrido.
3. PRESENTEIE: Dê um presente para alguém que você gosta. Não precisa ser data comemorativa para presentear!
4. ESTEJA PRESENTE: Ligue ou visite uma pessoa querida que você não vê faz tempo. Pergunte como essa pessoa está, escute-a com atenção e empatia.
5. ELOGIE: Faça um elogio sincero a alguém que encontrar hoje.
6. DOE: Organize seu armário e faça doação de roupas e objetos. Por exemplo, doe livros para uma biblioteca, escola ou amigo. Ou faça uma doação de brinquedos para um hospital infantil, orfanato ou outra instituição.
7. AGRADEÇA: Escreva e entregue uma mensagem de agradecimento para alguém que é importante para você.
8. ABRACE: Uma pessoa, uma ideia, uma árvore... abrace com o coração... expresse seu afeto, seu amor e atenção!
9. OFEREÇA: Ofereça seu lugar no ônibus para alguém sentar... ofereça seu lugar na fila... ofereça uma carona... ofereça sua vaga para estacionar... ofereça seu tempo, sua atenção, sua escuta, seu amor, seu olhar... 10. CUIDE: Adote ou cuide de uma vida... Pode ser um animalzinho... uma planta... algo que possa receber seu afeto e atenção.
11. CUIDE-SE: Faça algo gentil para você mesmo. Auto bondade faz bem para a auto estima!
12. SEJA VOLUNTÁRIO: Faça um trabalho voluntário. Doe seu tempo, conhecimento, sentimento e energia com algo ou alguém que precise. Por exemplo, visite um asilo ou uma ONG.
13. FAÇA UMA BOA AÇÃO: Crie a sua ideia... imagine uma ação gentil que você possa realizar nessa semana para você, para os outros, para a natureza... para a vida... E faça... com amor e alegria por poder servir e expressar sua generosidade! Fazer o bem... faz bem!
Com carinho... Gabi Ribas 💗

Jornada da Positividade: 21 dias de práticas positivas para uma vida mais leve, plena e feliz!
Inscrições: de 12 a 20 de novembro de 2018
Início: 21 de novembro
Nesse curso, a cada dia, você recebe por e-mail:
Uma reflexão de autoconhecimento embasada na Psicologia Positiva
Um exercício de escrita terapêutica positiva
Uma prática positiva para o bem estar
Um desafio positivo ...Para que você se inspire a viver com mais positividade, felicidade e criatividade... No final dessa jornada, você terá aprendido diferentes ferramentas terapêuticas que promovem, prolongam e intensificam o bem estar e a positividade.
Vai ser uma experiência muito especial... vamos aprender de uma forma divertida, prática, e embasada na ciência da felicidade.

Interessou? Me envia uma mensagem com seu e-mail que te passo os detalhes!! 💗

Com carinho,
Gabi Ribas

Diariamente, recebo mensagens e relatos de experiências positivas com o Caderno do Eu... Compartilho com você, alguns depoimentos sobre o Caderno do Eu: "Sou psicóloga clínica e utilizo bastante seus cadernos (Eu e casal) não só no consultório, mas na minha vida particular. Um trabalho muito significativo e rico em conteúdo. Gratidão pela sua obra!!!"
Emanuella Miranda. "Estou cada dia mais encantada com os exercícios propostos, me sinto estimulada, mudou até meu ânimo nas rotinas diárias."Márcia "Adquiri o livro tem quase uma semana e me encantei com os exercícios... uma delícia praticar... o mais legal é fazer aleatoriamente, como sugerido. Sempre escrevi diário mais confesso que há mais de 15 anos não escrevia... Voltar a escrever o que sinto me vez retornar a uma época da minha vida que já tinha me esquecido.” Cris "Quero agradecer pela inspiração que seu Caderno do EU está me trazendo. Minha escrita estava travada...meio engessada e eu precisava escrever de maneira mais leve. Depois que li o Caderno do EU e suas publicações estou mais inspirada a escrever.” Claudia “Comecei o Caderno do Eu pelos momentos felizes e foi maravilhoso. Ressignifiquei várias histórias procurando o lado positivo delas, e me conscientizei que minha vida foi e é muito melhor do que eu insistia em lembrar.
Por isso quero lhe agradecer do fundo do meu coração. Olhar com compaixão para minha história, tornou-a muito especial prá mim. E olha que faço terapia desde meus 20 anos. Mas este olhar, só pude ter agora.
Obrigada mesmo. Vou continuar usando o Caderno. Quero ver que novas surpresas ele trará. ”Ana

A experiência com o Caderno do Eu está sendo muito proveitosa. Hoje mais do que nunca tenho voltado-me para mim mesma e buscado dentro de mim forças não só para superar as provas impostas pela vida como também evitar que o comportamento alheio influencie minhas emoções. Estou cada dia mais ciente que sou unicamente responsável por mim, por minhas ações e até mesmo pelo que penso e sinto. Isso é maravilhoso. Só tenho a agradecer pelo material incrível que você produziu. “ Ana

Hoje quando saí de casa, uma borboleta branca atravessou o meu caminho, parecia uma flor dançante, e quase pude escutar o seu tinlintar. Sorri. O tempo aqui está nublado, frio e chuvoso. Mas quando saí de casa, fez uma rachadura na nuvem e pude sentir um raio de sol massageando minha pele. Sorri.
Fui caminhando pela rua, e cumprimentei uma mulher desconhecida, nós sorrimos, e cada uma continuou seu caminho... fiquei pensando... cada pessoa é um universo... Mais adiante, vi jovens andando de skate, e eles pareciam muito entusiasmados, senti aquela energia jovial como uma brisa suave. Sorri. Fui almoçar, a moça que preparava minha refeição estava sorrindo, e eu imaginei que essa vibração deixaria meu prato ainda mais especial. Eu estava com muita fome, mas comi bem devagar, saboreando cada cor dos alimentos. Senti que estava sendo nutrida e meu corpo inteiro vibrava de bem estar, por estar sendo nutrido. Depois tomei um chocolate quente, que eu adoro. O chocolate era cremoso, meio amargo, e por cima tinha lascas festivas de chocolate. Tomei sem culpa, sem pensar em calorias, só na alegria de me deleitar naquele doce sabor. Sorri. Continuei meu caminho, e a cada passo que eu avançava, de alguma forma, me sentia tocada pela alegria das coisas simples. O alimento, os olhares, os passos. Tudo feito com uma consciência tranquila, quase uma meditação. Respirei fundo e pensei que um dia comum pode ser extraordinário quando colocamos nossa presença em ação. Um dia comum pode ser sagrado, de tão humano e simples que é. Confesso que caiu uma lágrima de alegria, alegria por viver a simplicidade. Quando estamos bem, parece que tudo é mágico, tem sabor e melodia. Mais adiante, encontrei uma amiga, e perdemos a noção do tempo tricotando conversas e ideias. Sorri, e agradeci. Voltei de uber, e o motorista me contou uma história linda de generosidade que ele viveu, algo sobre ajudar o próximo, sem esperar nada em troca. Sorri. Quase chegando em casa, caiu uma gota de chuva na minha testa... e eu me senti, mais uma vez, tocada pela simplicidade. Escutei os passarinhos cantando na árvore e suspirei... me sentindo acompanhada pela arte da natureza. (Continua nos comentários)

Fiquei encantada com o conhecimento, a didática e o carisma do Tal Ben-Sharar, que é um dos palestrantes mais populares na Universidade de Harvard e uma das referências mundiais na Psicologia Positiva.
Por aqui... novas inspirações... novos aprendizados... novas ideias...

#cadernodagabi no #congressodefelicidade em #curitiba
O que é felicidade pra você?
O que te faz feliz? 💗

Amanhã estarei no #congressodefelicidade em #curitiba para aprender novas inspirações para uma vida mais leve, plena e feliz.
E uma das perguntas que o congresso traz, é essa:
O que eu faço ou posso fazer para a minha vida e a das pessoas ao meu redor ser mais feliz?

São tantas coisas que podemos fazer, não é mesmo?
Sugestão: escreva a sua lista de coisas positivas que podem tornar a vida mais feliz!
Com carinho
Gabi Ribas
#desafiodapositividade #psicologiapositiva #positividade #serpositivo #felicidade #bemestar

Um momento de pausa...
Para Simplesmente, Ser!
Quando paramos, podemos escolher...novas direções para o nosso fazer... Após a pausa, podemos avançar com mais consciência na direção que desejamos criar! ✨

Momentos de pausa são essenciais para que possamos renovar nossas energias, recuperar motivações, relembrar propósitos e recarregar objetivos! ✨ 🌷Sugestão: Reserve um tempo do seu dia para não fazer nada, sem ter compromissos, simplesmente, ser! ☺️Observe como se sente... Encontre a paz aconchegante da sua própria presença... 🧘‍♀️ Meditar é ser capaz de ficar a sós consigo mesmo... um momento de pausa, pode ser um primeiro passo para respirar a paz de pertencer a si mesmo... 💗Com carinho,
Gabi Ribas 🦋

Most Popular Instagram Hashtags