bebercomereamar bebercomereamar

102 posts   555 followers   514 followings

Beber, Comer e Amar ūüć∑  Como diria o poeta grego Eur√≠pedes: "Onde n√£o h√° vinho n√£o h√° amor". As experi√™ncias enogastronomicas de Carla e Marcelo.

Uma sobremesa com um vinho que combine é uma maneira maravilhosa e prazerosa de terminar uma refeição. Na hora de harmonizar, assegure-se de que o vinho seja mais doce que a sobremesa, caso contrário a acidez do vinho será ressaltada.
Sobremesas com frutas:
Maçãs- As tortas ficam deliciosas com um Moscatel de Jerez, a tarte tatin vai muito bem com um Semillon australiano enriquecido pela podridão nobre.
Peras - os vinhos tintos doces, como o Riversaltes e o Banyuls do Sul da França vão bem com peras cozidas em vinho tinto.
Morangos- O Sauternes levará você ao céu.
Damasco- Desfrute dos maravilhosos aromas de damascos do Tokaji aszu.
Laranjas - Voc√™ encontrar√° deliciosos rastros de laranja no Moscatel de Set√ļbal, no Moscatel de Beaumes-de-Venise.
Sobremesas com laticínios:
Cr√®me Br√Ľl√©e - Sauternes ou PX
Panna cotta - Escolha um vinho adequado para a fruta que acompanhe esta sobremesa.
Torta de limão- Reforce esses sabores cítricos com Riesling de colheita tardia.
Sobremesas com frutas secas:
Torta de nozes - O Liqueur Muscat australiano, com seu sabor de nozes e caramelo, é perfeito, ou um vinho Madeira mais adocicado.
Bolo de avelãs- O caráter tostado do Vin Santo, realça seu sabor.
Os vinhos que aqui citei, s√£o chamados 'Vinhos de Sobremesa" s√£o feitos a partir de uvas com alt√≠ssima concentra√ß√£o de a√ß√ļcar que √© alcan√ßada de 3 modos:
Colheita tardia ( onde também resultam os Ice Wine e os Botrytizados)
Passificação e Fortificação.
Confira no blog os Métodos detalhados e seus respectivos vinhos. Bebercomeramar@blogspot.com
#amovinho #comidaevinho #amantesdovinho #winelover #harmonização #vinhosdoces #vinhosdesobremesa

Focaccia iguaria da regi√£o Liguria, no norte da It√°lia, uma regi√£o famosa por seus olivais.
Uma boa focaccia é crocante, dourada por fora e macia por dentro e sempre tem que ter seus buraquinhos preenchidos com azeite e sal grosso.
Depois de pronta seu intenso aroma de pão recém assado e o sabor do azeite misturado com sal grosso que explodia no palato pedia um espumante para acompanhar. Harmonizei com um Masottina Conegliano Valdobbiadene Millesimato- La Rive do Ogliano, um Prosecco com mais pegada que os habituais, boa estrutura e persistência.
Que tal preparar essa iguaria para o seu fim de semana? Passa l√° no blog bebercomereamar, pega a receita e aproveite para conferir o post sobre Prosecco .
#Prosecco #focaccia #vinhoespumante #vinhoitaliano #cozinhaitaliana #vinho #amovinho #winelover #espumante

Risoto √© um prato simples, que pede vinhos igualmente simples, os brancos e tintos italianos s√£o uma √≥tima pedida, mas existem in√ļmeras outras op√ß√Ķes.
O BCA separou algumas de nossas combina√ß√Ķes favoritas:
Risoto B√°sico - experimente um Pinot Grigio, um Soave, um Macabeo ou um Chardonnay pouco envelhecido.
Risoto de Aspargos - opte por um Sauvignon Blanc da Nova Zel√Ęndia ou do Chile, um Pinot Blanc tamb√©m fica √≥timo.
Risoto de Ab√≥bora - acompanhe o gosto adocicado com um Verdicchio, um Verdejo ou mesmo um Cotes-du-Rh√īne branco.
Risoto de Marisco - v√° de Frascati ou opte por um Chardonnay n√£o envelhecido.
Risoto de Champignon - um Pinot Noir seja da Borgonha ou do Novo Mundo vai super bem.
Agora se você vai preparar um risoto de vinho tinto, deve servi-lo também com vinho tinto.
E você , sabe como preparar um risoto cremoso e saboroso?
L√° no blog separei uma receita b√°sica de risoto com todas as dicas de preparo para um risoto perfeito!
Passa l√° bebercomeramar.
#risoto #risotoevinho #harmonização #winelover #amovinho #comidaevinho #vinhos #dicasdevinho #vinhotinto #vinhobranco #vinhosempre #amantesdovinho #euamovinho

Segundo Marcelo Duarte do Guia dos Curiosos, as batatas fritas foram feitas pela primeira vez na Bélgica, em 1876.
Os camponeses costumavam tostar peixe em banha animal mas, com a falta do produto por causa de um inverno rigoroso, resolvem apelar para a batata. O prato se popularizou gra√ßas ao agr√īnomo, nutricionista e higienista franc√™s Antoine Augustin Parmentier que serviu uma por√ß√£o em um jantar em homenagem ao presidente norte americano Benjamin Franklin. O pol√≠tico n√£o gostou da novidade.
E você, será que vai gostar da harmonização que vou sugerir hoje?
Espumante e fritas, uma combinação que pode surpreender.
Vinho com muita acidez e bolhas combinam perfeitamente com fritas, cortando a oleosidade enquanto simultaneamente limpa seu paladar e o refresca.
Optei por um espumante brasileiro Aurora Pinot Noir Procedências. Elaborado pelo Método Charmat, o frescor e a leveza absorveram a untuosidade e o sabor salgado das batatas fritas, deixando um sabor forte e doce na boca.
Quer saber mais sobre dicas de harmonização e vinhos? Passa lá no blog: bebercomereamar
#batatafrita #fritas #espumanteefritas #harmonização #vinhoespumante #espumantebrasileiro #vinhosdobrasil #comidaevinho #amantesdovinho #amovinho #euamovinho #winelover #vinho #vinhobrasil #vinhobrazuca

O vinho e os ovos não são os melhores aliados. A gema do ovo tende a recobrir a língua, dificultando sentir o paladar do vinho; mesmo que isso não aconteça, os dois sabores costumam conflitar.
Guarde suas melhores garrafas para outra ocasi√£o.
Se for fazer omeletes, os mais leves (ervas, queijo e batatas) v√£o bem com Pinot Blanc, Chardonnay sem madeira, ou um Chenin Blanc da √Āfrica do Sul. Os mais marcantes como (pernil, tomate com manjeric√£o, cogumelos ) pedem vinhos tintos de corpo leve a m√©dio, como um C√ītes do Rh√īne ou um Pinot Noir do Novo Mundo.
Para ovos mexidos, os vinhos de agulha anulam o efeito dos ovos mal passados sobre a língua.
Ovos à Florentina, o espinafre cozido quando é usado nos ovos à Florentina, fazem com que a maioria dos vinhos tintos adquiram um sabor metálico
Limite-se aos brancos secos e frescos : Frascati, Soave, Pinot Grigio italianos.
Quer conferir mais sugest√£o de harmoniza√ß√Ķes, a receita do delicioso ovos √† Florentina e muito mais? Passa la no blog: bebercomeramar
#vinhos #ovos #harmonização #vinhoecomida #vinhobranco #vinhoitaliano #frascati #soave #pinotgrigio #ovosflorentina

Todo mundo gosta de comer um "queijinho" enquanto toma um gole de vinho, mas poucos percebem o quão difícil é ter certeza que eles harmonizam.
No decorrer do ano passado na série de posts "Queijos e vinhos pelo mundo" pudemos conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Quem acompanha o BCA, nesta altura, já sabe reconhecer o seu queijo. Para quem está chegando agora,aprender mais sobre o queijo te ajudará fazer a combinação certa com o vinho.
Sem se aprofundar muito, para começar, você pode classificar os queijos em 4 grupos:
1. Queijos moles - são aqueles macios e cremosos como Brie e Camembert. Estes queijos requerem um vinho para sublinhar seus sabores doces e picantes, os Espumantes são uma ótima pedida.
2. Queijos azuis - são queijos salgados e picantes, como o Gorgonzola e o Roquefort. O sabor intenso e pungente requer um vinho capaz de acalmar o seu odor. Em princípio, apenas a doçura e a acidez dos vinhos doces podem. Opte por Sauternes, Tokaji, Porto.
3. Queijos firmes - esta categoria de queijos tem uma grande variedade de sabores, tanto que cada um deles deve ser testado individualmente para ver com qual vinho se harmoniza.
Queijos como Gruyere com um doce sabor de avel√£ combina perfeitamente com Riesling ou Viognier.
Queijos prensados como o Parmes√£o, dependendo da sua intensidade chamam vinhos diferentes.
O Grana Padano pede brancos mais longos na boca e com aromas de frutas frescas, Rosés também são bem-vindos já o Grana Padano Riserva com seu aroma mais forte vai bem com um Barolo.
4. Queijos frescos - cabra, feta, burrata são queijos macios que não costumam ser envelhecidos. Os de cabra vão ficar ainda mais saborosos com vinhos brancos leves e jovens, os demais queijos frescos e ácidos podem ser acompanhados por vinhos com baixa acidez porém frutados e com doçura sutil como um Pinot Blanc.
Toda quarta-feira lá no blog você confere a série de postagens Queijos e vinhos pelo mundo. Passa lá: bebercomereamar.
#queijosevinhos #vinho #queijos #harmonizaçãodevinho

Moramos em apartamento fato que n√£o nos impede de ter uma mini horta com ervas sempre frescas para consumo.
Frescas elas inquetam nossas papilas gustativas e apelam para todos os nossos sentidos.
No que diz respeito ao vinho a presen√ßa das ervas nas v√°rias prepara√ß√Ķes influ√™ncia enormemente o perfil gosto-olfa√ß√£o e acentua a aromaticidade.
Ent√£o, tanto brancos, tintos ou ros√©s s√£o bem-vindos desde que sejam bem combinados, seja por analogia, onde pratos arom√°ticos, exigem intensidade olfativa e alta persist√™ncia no vinho, seja por contraste em caso de presen√ßa de sensa√ß√Ķes verdes, amargas ou pungentes do prato, favorecendo a suavidade do vinho.
Aqui em casa temos :
Manjeric√£o : erva da cozinha mediterr√Ęnea, com ele in√ļmeras receitas o Marcelo prepara, principalmente o molho Pesto, um molho frio que combinado com vinho branco da Lig√ļria ou Trentino Alto Adige fica maravilhoso.
Salsa: uma das ervas mais comuns e encontra pelo menos aqui em casa, espa√ßo em muitas prepara√ß√Ķes, j√° experimentou cordeiro na salsa? uma mistura maravilhosa que combinado com um Merlot brasileiro, fica espetacular. Para prepar√° -lo pique 4 dentes de alho , junte p√£o ralado e salsa picada (muita salsa). Em seguida adicione o sal , a manteiga e misture bem at√© formar uma pasta. Deixe descansar na geladeira, coberta com filme transparente.
Enquanto isso, coloque o carré de cordeiro em uma assadeira regue com óleo e tempere com sal e pimenta , distribua na assadeira alguns dentes de alho e um pouco de tomilho, asse 220 graus por 15 minutos.
Quando estiver pronto, espalhe a pasta de salsa reservada sobre a carne, a pasta vai derreter lentamente.Sirva em seguida
Quer saber mais dicas de harmoniza√ß√Ķes de ervas e vinhos juntamente com receitas pr√°ticas e gostosas?
Passa l√° no blog: bebercomeramar
#ervasaromáticas #manjericão #salsa # #carrédecordeiro #comidaevinho #harmonizaçãovinho #pestodemanjericão #molhopesto #vinhobranco #vinho #vinhoecomida #harmonizaçãocomervas #vinhobrasileiro #merlotbrasileiro #espumantes

Neste calor, uma refeição leve e saborosa com vegetais vai super bem, mas quase nunca nos preocupamos em encontrar um vinho que combine com vegetais tanto quanto deveríamos. Muitos deles têm sabores particulares que podem variar segundo a forma de prepará-los.
O BCA vai render-lhes uma pequena homenagem líquida.
Aspargos
Ao molho vinagrete: escolha com cuidado o tipo de vinagre, prefira o bals√Ęmico ou o de Jerez, ou substitua por algumas gotas de lim√£o, para poder desfrutar de um Sauvignon Blanc ou um Pinot Gris.
Se quiser algo mais sofisticado prepare os aspargos como os franceses os fazem, com molho hollandaise ou manteiga: ressalte a textura com um Chardonnay do Penedês, de Navarra, ou Califórnia.
Tomates
Com alho ao forno: super fácil de fazer e muito gostoso de comer, corte 6 tomates ao meio, retire as sementes, coloque em uma assadeira, acrescente 5 dentes de alho levemente amassados, regue tudo com azeite, tempere com sal e pimenta , junte 3 colheres de sopa de vinho (de preferência o que vc irá degustar depois) e asse em forno 200 graus até que fiquem dourados. Um Rosé seco ou qualquer Chardonnay leve combinará perfeitamente com seu prato.
Quiche de alho-poró
No blog tem uma receita b√°rbara de quiche, passa l√° e d√° uma olhada. E para acompanhar um Chardonnay ou mesmo um Pinot Blanc.
Ali√°s, o resto deste post com mais harmoniza√ß√Ķes de vegetais e vinhos, com receitas voc√™ tamb√©m encontra l√° no blog.
bebercomeramar.

#vegetais #harmonização
#comidaevinho #vinhoevegetais #vinhoecomida #vinhobranco #quiche #quichealhoporó #tomatesassados #aspargos

Costelinha de Tambaqui assada acompanhada de Mousseline de mandioquinha.
O Tambaqui √© uma das unanimidades gastron√īmicas da cultura brasileira. A costelinha de Tambaqui como √© chamada a carne da regi√£o abdominal do peixe, √© muito valorizada e √© considerada a parte mais saborosa.
√Č um peixe com bastante gordura e por isso fica saboroso e √ļmido. Por ser um peixe de rio tem gosto de "terra", por essa raz√£o, para harmonizar escolhi um Chablis, o mineral do vinho casa com o leve gosto terroso deste peixe.
Chablis Marouettes
Um Chablis AOC, n√£o passa por barrica, estagia alguns meses "sur lie"em contato com as leveduras.
Quer saber detalhes da harmonização e conferir a receita do prato?
Passa l√° no blog: bebercomeramar l√° voc√™ encontra tudo a respeito de vinhos √© harmoniza√ß√Ķes.

#tambaqui #costelinhadetambaqui #gastronomiabrasileira #chablis #harmonizaçãovinho #chabilsaoc
#vinhosecomida #comidaevinho #vinhofrancês #vinhobranco #dicasdevinho

Polvo acompanhado de nhoque de batata doce roxa.
Na semana passada contei pra vocês que frutos do mar e vinho tinto não casam muito bem, isso se deve a alta concentração de iodo que eles possuem, esse iodo em contato com os taninos do vinho tinto resulta em um sabor metálico na boca , que pode arruinar sua harmonização.
Como acompanhamento do polvo, o Marcelo escolheu um nhoque de batata doce roxa puxado em um molho de ervas com azeite, molho este que guarneceu também o polvo.
Então, optei por um Sauvignon Blanc brasileiro para harmonizar, pois o polvo pede um vinho fresco, ácido e aromático, o nhoque com sua tendência doce também se valoriza com a acidez do vinho, sem contar com o azeite que evidenciou ainda mais o sabor do pratoe e claro, o sabor do vinho.
Sauvignon Blanc da vinícola Guaspari um ótimo exemplar brasileiro, frutado, ao mesmo tempo detendor de aromas vegetais, boa acidez, fresco e sem amargor no final.
Que tal conferir a receita deste maravilhoso prato?
Passa lá no blog bebercomeramar lá você encontra esta e outras receitas, além de tudo a respeito do maravilhoso mundo do vinho.

#polvo #nhoquebatata #frutosdomar #sauvignonblanc #vinhosbrasileiros #vinicolaguaspari #harmonizaçãovinhos
#vinhobranco #vinhoecomida #comidaevinho #dicasdevinho

Gravlax de salm√£o.
Prato escandinavo que √© popular na Su√©cia, Noruega, Finl√Ęndia e Isl√Ęndia.
A versão original do prato foi feita na Idade Média, por pescadores, que salgavam o salmão e o fermentavam levemente enterrando-o na areia acima da maré alta.
A receita evoluiu gradativamente ao longo dos séculos, de um peixe fermentado picante a uma versão curada mais leve.
Hoje ele √© "enterrado " em uma marinada de sal, a√ß√ļcar e endro, e curado alguns dias sob refrigera√ß√£o.
Servido como aperitivo, cortado finamente acompanhado por molho Hovmastarsas (mostarda, mel e endro), p√£o preto ou batatas cozidas.
Escolhi o Moêt & Chandon Imperial Brut para acompanhar, o champagne ganhou definição e uma certa mineralidade quando emparelhado com o Gravlax, permitindo que ambos combinassem em termos de intensidade e sabor.
Uma receita muito fácil de preparar você vai se surpeender.
Passa l√° no blog e confere.
Bebercomereamar

#gravlax #comidaescandinava #peixecurado #champagne #moet&;chandon #harmonizaçãochampagne #dicasdevinho #dicasdeharmonização #comidaevinho #vinhoecomida

Salada e verão uma ótima combinação!
A salada √© uma iguaria fresca, saborosa e r√°pida de preparar. Lembrando que o vinagre muda o sabor do vinho, se for us√°-lo opte por vinagre bals√Ęmico ou vinagre de Jerez que s√£o menos agressivos.
No Especial Férias do BCA listei algumas das minhas saladas preferidas , que podem ser combinadas com vinho num piscar de olhos.
Salada Caprese
Corte 4 tomates em rodelas, fa√ßa o mesmo com 4 bolas de mussarela de b√ļfala. Coloque as rodelas de tomate no prato, por cima o queijo, folhas de manjeric√£o, sal e azeite.
Harmonize com um Sauvignon Blanc do Novo Mundo ou um Torrontés argentino.
Salada de peras , nozes e agri√£o
2 peras
1 maço de agrião
1 lim√£o (suco)
azeite
nozes
queijo parmes√£o
Disponha em uma saladeira, o agri√£o, as peras cortadas em cubos e as nozes.
À parte faça um molho com suco de limão, azeite, sal e pimenta. Regue a salada com o molho, misture um pouco e decore com lascas de parmesão.
Hatmonize com um branco leve, com sabor frutado de peras, como o Cotês de Gascogne, ou com um Pinot Gris da América do Norte.
Um vinho muito seco far√° com que as nozes e o agri√£o fiquem com um sabor amargo.
Quer conferir mais receitas de saladas para harmonizar com vinho?
Passa l√° no blog bebercomeramar.

#saladas #saladacaprese #saladavinho
#vinhoesalada #dicasdevinho #harmonizaçãovinho #comidaevinho #vinhoecomida #dicasdeharmonização
#vinho #tudosobrevinho

Most Popular Instagram Hashtags