[PR] Gain and Get More Likes and Followers on Instagram.

amigosfraternos amigosfraternos

521 posts   1224 followers   17 followings

amigosfraternos  Sua Revista Espírita digital

"Em verdade, há muitos trabalhadores no mundo que merecem a benção do Céu pelo bem que proporcionam ao corpo e à mente das criaturas, mas aquele que educa o Espírito eterno, ensinando e servindo, paira acima de todos."
JESUS.
Fonte: Jesus no Lar, pelo Espírito Neio Lúcio.

É o que desejo a todos nós: que possamos olhar com mais reverência as coisas do céu que a da Terra, pois aqui é passageiro, e lá, é eterno. Voltaremos para lá, com a mala cheia de débitos ou resgates. O que estamos fazendo com os ensinamentos do Cristo?

Uma noite de paz e luz a todos nós.

#espiritismo #evangelhonolar #amor #harmonia #paciência #força #energia #luz #luzparaolar #espirita #instaespirita #cristianismo #cristãos

Procure cultivar a verdade, em relação aos outros, e também em relação a você mesmo.
Só a verdade nos fará chegar à perfeição, porque ela nos faz conhecer o que real e verdadeiramente somos.
E só chegaremos a ser perfeitos quando nos conhecermos, a fim de podermos corrigir-nos de nossos defeitos e lançar-nos à conquista das virtudes que nos faltam.
Carlos Torres Pastorino
#boamadrugada #conheceteatimesmo #autoconhecimento #virtudes #defeitos #minutosdesabedoria #espiritismo #instaespirita #espirita

O Espiritismo, dando-nos a conhecer o mundo invisível que nos cerca e no meio do qual vivíamos sem o suspeitarmos, assim como as leis que o regem, suas relações com o mundo visível, a natureza e o estado dos seres que o habitam e, por conseguinte, o destino do homem depois da morte, é uma verdadeira revelação, na acepção científica da palavra.
A Gênese, I, 12.

#allankardec #espiritismo

Ora, não podendo acudir a ninguém a ideia de atribuir pensamento à matéria do sino, tem-se de concluir que o move uma inteligência à qual ele serve de instrumento para que ela se manifeste.” (A Gênese., cap. XI, item 1.) Já na Revue Spirite, em inúmeras passagens, Kardec usa a expressão princípio inteligente como sinônimo de alma, o que é possível verificar na Revue de 1861, pág. 242; na Revue de 1864, pp. 138 e 139; na Revue de 1865, pág. 95, e na Revue de 1868, págs. 259 e 260, conferindo à expressão princípio espiritual a ideia de elemento espiritual, em oposição a elemento material.
Concluindo, entendemos, à vista do que foi exposto, que devemos usar a expressão princípio espiritual como elemento, em oposição a princípio material, reservando a expressão princípio inteligente para os casos em que queremos referir-nos à parte imaterial individualizada presente nos seres vivos que sobrevive ao fenômeno da morte. No caso dos animais e dos homens, a essa parte imaterial individualizada o Espiritismo dá o nome de alma.
Entendemos que no reino mineral, não há fluido Vital que anima a matéria, mas há o princípio inteligente, no entanto, na forma latente, como se ainda tivesse em sono profundo, vindo a despertar mais no reino vegetal, e neste, já podemos afirmar que se enquadra nos seres orgânicos, justamente por estarem impregnadas de fluido Vital, oriundo do FCU.
Ainda sobre o reino mineral, poderíamos afirmar que apenas há a agregação da matéria, sem vida, por este motivo são chamados seres inorgânicos, como os minerais, a água, o ar, etc.

Podemos considerar a cadeira (discutida em sala de aula) uma variação do reino mineral, haja vista que ali contém substâncias oriundas do reino mineral e estamos tratando apenas de agregação de matéria.
Já no caso dos animais, além da parte orgânica (material), também há o fluido vital, bem como o princípio inteligente individualizado, que é chamado de Alma, porém com algumas e importantes nuances - o animal possui uma inteligência rudimentar (instinto), o homem, por sua vez, possui uma inteligência racional (razão), originando, pois, o livre arbítrio. (CONTINUAÇÃO NOS COMENTÁRIOS).

A mesma ideia esboçada em O Livro dos Espíritos aparece em O Livro dos Médiuns, como adiante se vê:
“Seja qual for a ideia que dos Espíritos se faça, a crença neles necessariamente se funda na existência de um princípio inteligente fora da matéria.” (L.M., cap. I, item 1.)
“Numerosas observações e fatos irrecusáveis, de que mais tarde falaremos, levaram à consequência de que há no homem três componentes: 1º, a alma, ou Espírito, princípio inteligente, onde tem sua sede o senso moral; 2º, o corpo, invólucro grosseiro, material, de que ele se revestiu temporariamente, em cumprimento de certos desígnios providenciais; 3º, o perispírito, envoltório fluídico, semimaterial, que serve de ligação entre a alma e o corpo.” (L.M., cap. I, item 54.)
"Depois da morte do animal, o princípio inteligente que nele havia se acha em estado latente e é logo utilizado, por certos Espíritos incumbidos disso, para animar novos seres, em os quais continua ele a obra de sua elaboração. Assim, no mundo dos Espíritos, não há, errantes, Espíritos de animais, porém unicamente Espíritos humanos." (L.M., cap. XXV, item 283, pergunta 36ª.) Curiosamente, em A Gênese o Codificador do Espiritismo preferiu a expressão princípio espiritual, como podemos verificar no cap. IV, item 16, e no cap. XI, itens 1 e 2. Chama-nos a atenção, nessa obra, o trecho adiante reproduzido, em que utiliza princípio espiritual com o mesmo sentido de princípio inteligente mencionado em O Livro dos Espíritos:
“A existência do princípio espiritual é um fato que, por assim dizer, não precisa de demonstração, do mesmo modo que o da existência do princípio material. E, de certa forma, uma verdade axiomática. Ele se afirma pelos seus efeitos, como a matéria pelos que lhe são próprios. De acordo com este princípio: ‘Todo efeito tendo uma causa, todo efeito inteligente há de ter uma causa inteligente’, ninguém há que não faça distinção entre o movimento mecânico de um sino que o vento agite e o movimento desse mesmo sino para dar um sinal, um aviso, atestando, só por isso, que obedece a um pensamento, a uma intenção. #continuação #trindadeuniversal

Observe-se que André Luiz e Emmanuel, nas obras citadas, não usam a expressão princípio inteligente em momento nenhum, preferindo a expressão princípio espiritual, que não tem, no entanto, guarida na principal obra espírita –  O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, como podemos verificar à vista dos trechos abaixo reproduzidos, nos quais a expressão princípio inteligente é utilizada com o mesmo sentido que André Luiz e Emmanuel deram à expressão princípio espiritual:

Que é o espírito? – O princípio inteligente do Universo.” (L.E., questão 23.) “Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material, poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material? – Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos.” (L.E., questão 79.) “Que definição se pode dar dos Espíritos? – Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.” (L.E, questão 76.)
“A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente do Universo.” (L.E, nota aposta à questão 76.)
“Donde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a alma de natureza especial de que são dotados? – Do elemento inteligente universal.” (L.E., questão 606.)
“Então, emanam de um único princípio a inteligência do homem e a dos animais? – Sem dúvida alguma, porém, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal.” (L.E., questão 606-a.). #instaespirita #amigosfraternos

Não há precisão quanto à precedência do princípio espiritual, óbvio que se trata de criação Divina, no entanto, não se sabe precisamente de onde provém o elemento inteligente universal. Ao meu ver, decorre de uma derivação do Fluido Cósmico Universal (FCU). Tal princípio está presente nos 4 reinos: mineral, vegetal, animal e hominal. Cada qual proporcionalmente desenvolvido conforme sua classe.

Quando tratamos da primeira manifestação de Deus em esboçar sua inteligência divina, vale transcrever as palavras de José Herculano Pires, no livro A Agonia das Religiões: "Na ação de Deus sobre a matéria o processo é o mesmo. O pensamento divino aglutina a matéria, dando-lhe estrutura, através da qual temos a passagem do pensamento do plano do inteligível para o plano do sensível. Uso a divisão de Platão neste sentido: o inteligível é o intelecto divino e o sensível é o plano do sensório, das sensações humanas. Dessa maneira, Deus materializa o seu pensamento para atingir a sensibilidade do campo material em que o homem vai ser criado. No fiat ou ato inicial da criação temos ação direta e ativa do pensamento divino estruturando a matéria.
Uma vez formada essa estrutura, surge um elemento novo que é designado pela expressão princípio inteligente. O pensamento divino ligado à matéria adquire autonomia, sem com isso desligar-se da fonte que o alimenta. Transforma-se na mônada, elemento básico e estrutural da matéria, de que são compostas as próprias partículas atômicas. A palavra mônada procede de Pitágoras, foi empregada por Platão como idéia e desenvolvida modernamente por Leibniz e Renouvier como uma substância inteiramente simples pura indivisível e refratária a qualquer influência exterior. A mônada é dotada de uma força interior que a transforma, de potencialidades que se desenvolvem continuamente e de capacidade de percepção e vontade. As mônadas são diferentes entre si no tocante a essas potências internas." #reinomineral #reinoanimal #reinovegetal #fluidocosmicouniversal

Sabemos que há o tríplice aspecto ou a chamada Trindade Universal: Deus, espírito e matéria.

Sobre o princípio inteligente, necessário inicialmente saber que este termo é equivalente ao princípio espiritual.

Esse espírito é exatamente o princípio inteligente ou alguns chamam de princípio espiritual, oriundo do elemento inteligente universal, questão 606, do LE.

André Luiz, no livro No Mundo Maior, capítulo 4, ensina-nos que: “Quero dizer, André, que o princípio espiritual, desde o obscuro momento da criação, caminha sem detença para frente. Afastou-se do leito oceânico, atingiu a superfície das águas protetoras, moveu-se em direção à lama das margens, debateu-se no charco, chegou à terra firme, experimentou na floresta copioso material de formas representativas, ergueu-se do solo, contemplou os céus e, depois de longos milênios, durante os quais aprendeu a procriar, alimentar-se, escolher, lembrar e sentir, conquistou a inteligência... Viajou do simples impulso para a irritabilidade, da irritabilidade para a sensação, da sensação para o instinto, do instinto para a razão. Nessa penosa romagem, inúmeros milênios decorreram sobre nós. Estamos, em todas as épocas, abandonando esferas inferiores, a fim de escalar as superiores. O cérebro é o órgão sagrado de manifestação da mente, em trânsito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana.” Emmanuel, no livro O Consolador, questão 86, afirma-nos: “No infinito do Universo, a evolução do princípio espiritual tem de escapar a todas as vossas limitações de tempo e de espaço, na tábua dos valores terrestres. As aquisições de cada indivíduo resultam da lei do esforço próprio no caminho ilimitado da criação, destacando-se daí as mais diversas posições evolutivas das criaturas e compreendendo-se que tempo e espaço são laboratórios divinos, onde todos os princípios da vida são submetidos às experiências do aperfeiçoamento, de modo que cada um deva a si mesmo todas as realizações, no dia de aquisição dos mais altos valores da vida.” (CONTINUA - PARTE 01)
#principiointeligente #principioespiritual #tresreinos #fcu #espirito #Espirito #espiritismo #espirita #esde #eade

Que possamos nesta noite iluminada distribuir bons fluidos para os que se encontram convivendo conosco. Mesmo que estejam a distância, visualize que estás beijando e abraçando a todos que tu queiras bem.
O pensamento no bem é bálsamo para a atmosfera planetária que está carente de positivismo, fé e esperança por um mundo melhor.
O mundo de paz se inicia dentro de nós, partindo inicialmente dos nossos pensamentos. Emane amor, emane paz, emane compreensão! Não se prenda nas teias dos insultos velados, e nem se debruce nos escândalos do mundo.
Seu papel na Terra é de ser dínamo de luz, amor e respeito, pois muitos jazem nos pântanos da discórdia, da intriga e das paixões doentias.
Seja você um foco de luz.

Muita paz.

Rafael Campello

#sejavocêumfocodeluz #amor #paz #esperança #mundomelhor #alegriadeviver #positividade #disciplina #dissernimento #espiritismo #instaespirita #cristãos #cristianismo #espirita #evangelicos #cristo #jesuscristo #allankardec #pensamentos #pensamentospositivos #deus #justiça #sejavoceumfocodeluz #focodeluz

Cada um de nós é responsável por seus atos.
Por que vai desanimar, pelo que os outros fizeram a você?
Que tem você que ver com isso?
Siga à frente, ainda que o mundo inteiro esteja contra você.
Você há de vencer, mesmo que fique sozinho.
Continue sem desânimo, porque você é o único responsável por seus atos.
Carlos Torres Pastorino

#julgamento #bomdia #aceitar #pastorino #espiritismo

Todo homofóbico carrega em si uma grande carga de conflitos sexuais.
Todo religioso, que aponta o dedo para o semelhante não consegue lidar com as próprias culpas.
A liberdade é algo tão precioso, que a maioria das pessoas deseja tomar para si a vida alheia.
Adeilson Salles

#homofobia #homofobicos #homossexualismo #homossexualismonaohacura #basta #remediosparahomofobicos #instagram #instagay #instaespirita #espiritismo #espirita #homofobiaédoença

Most Popular Instagram Hashtags