ailinaleixo ailinaleixo

5,022 posts   108,467 followers   687 followings

GASTROLÂNDIA  Jornalista. Curadora @foodforum. Come/bebe/viaja/aprende/escreve/filma/ repete. #ptdk: jornalismo gastronômico no YouTube ✉️ COMERCIAL @tambor.biz

Para comer sem frescura, com as mãos, se babando e sendo feliz! Tostada tradicional da @taquerialasabrosa: tortilla de milho crocante, frijoles, guacamole, alface, creme azedo, pico de gallo e queijo. Pimenta feita na casa para acompanhar, claro 🌶
Comida mexicana de verdade, bem da boa e a preços sensatos.
#tostada #frijoles #guacamole #mexicanfood #gastrolandia

Hoje é um daqueles dias em que tudo parece fora do lugar. Complicado demais. Difícil. É PL do Veneno, é a crise econômica brasileira sem fim, milhões de desempregados, eleição presidencial cujo resultado pode jogar o país numa lama social sem precedentes, escalada de violência, notícias falsas se alastrando.
Ser brasileiro não é para amadores.
Em dias assim, tudo o que quero é algo reconfortante. Que, mesmo por minutos, apazigue e traga bem estar.
Ficar com quem gosto.
Olhar meus gatos tomarem banho.
Mexer na terra.
E comer algo simples, bem feito, cheio de sabor e alma. Algo que acarinhe. No caso, o Lumachine all’arrabiata da @osteriadelpettirosso.
Não muda a realidade, mas ajuda a olhar pra ela com um pouco mais de calma.

Um projeto de lei apresentado pela Bancada Ruralista, que está para ser votado por esses dias, afrouxa ainda mais o registro e uso de agrotóxicos no Brasil.
Se hoje já estamos num grau absurdo de contaminação de solo, água e alimentos, nem quero imaginar o que acontecerá se esse PL passar. Aliás, é bem fácil imaginar. Já passou da hora da sociedade civil partir para a ação sobre um tema tão tão tão importante, cotidiano e grave.
Abaixo, alguns dados atuais compilados pelo Atlas Geográfico do Uso de Agrotóxicos no Brasil, cujo link para reportagem está na bio:
🙈A lei brasileira permite 5 mil vezes mais resíduo de glifosato na água potável do que a União Europeia. Glifosato é o agrotóxico campeão de vendas no planeta e, segundo recorrentes pesquisas, “potencialmente carcinogênico e alterador da estrutura do DNA”
🙉 Em nosso país, a água POTÁVEL pode conter até 300 vezes mais 2,4- D, derivado do Agente Laranja, do que na União europeia. Esse ingrediente pode causar desregulação endócrina, perturbações nas funções reprodutivas, alterações genéticas , efeitos cancerígenos e o desenvolvimento da doença neurodegenerativa de Parkinson
.
🙉No Brasil, o feijão pode ter 400 vezes mais resíduos de Malationa do que na UE. Malationa, o terceiro princípio ativo de agrotóxicos mais vendidos no Brasil, apresentou ‘alta neurotoxidade’ em diversas pesquisas científicas
🙊O uso de agrotóxico no Brasil saltou de 170 mil toneladas no ano 2000 para 500 mil toneladas em 2014, um aumento de 135%
🙈 Quando há o registro de um ingrediente ativo diante da Anvisa, quem apresenta os estudos científicos sobre ele é a própria indústria. Não há averiguação por parte do governo. Uma vez registrado, a licença não vence. É ad eternum
🙈Dos 504 ingredientes ativos presentes nos agrotóxicos permitidos por lei no Brasil, 149 são proibidos na União Europeia. Entre os 10 mais vendidos por aqui, 2 são proibidos na UE
🙊No Brasil, são autorizados 150 diferentes agrotóxicos para o cultivo da soja (35 proibidos pela UE); 116 para o cultivo de cítricos (33 proibidos na UE); 121 pra café (30 proibidos pela UE)
. #PLdoVeneno #chegadeagrotóxicos

O pizzaiolo napoletano Attilio Bachetti, prêmio máximo no guia Gambero Rosso, prepara sua pizza Carnevale - em formato de estrela de oito pontas recheadas com ricota e cobertura margherita com linguiça - no evento de divulgação da vera pizza napoletana.
Somente neste final de semana (18,19 e 20), as pizzarias certificadas pela AVPN, a Associazione Verace Pizza Napoletana (@leggerapizzanapoletana, @napolicentralepizza, @bacopizzaria, @430gradi, @pizzeriaciao, @grazienapoli e Artesanale, em Juiz de Fora), servirão a Carnevale. Aproveite e coma!
#pizza #pizzanapoletanA

O melhor pão de queijo das galáxias: @abaianeira (esse, o meu favorito, tem alho)
#paodequeijo #cheese #gastrolandia #instafood #queijo #brazilianfood

Sou fã confessa das massas delicadíssimas da Ana Soares (@mesa3_rotisseria). Compro em quase todas as datas comemorativas, como é caso do Dia das Mães. Hoje, ao fazer compras pra domingo, resolvi almoçar lá também: que sutileza e deliciosidade esses tortelli de gorgonzola dolce com pera fresca, creme de ervas, crocante de pão e lascas de parmesão!
Talento e bons ingredientes: que dupla maravilhosa
#italianfood #tortelli #pasta #comidaitaliana #gastrolandia #cheese #instagood

Nhoque de grão de bico, purê de berinjela, erva doce, endro e queijo de cabra do novo @restaurantemensa, inaugurado há 15 dias.
A casa trabalha com ingredientes sazonais e apenas em esquema de menu-degustação de 3 etapas (R$ 70), com opções que mudarão com frequência.
Casa beeeem novinha, ainda com coisas a acertar, porém promissora.
#gastrolandia #vegetarian #vegetariano #foodpic #foodphotography

Todos temos nossa comida de conforto, aquela que traz uma ponta de alegria a dias ruins ou torna os bons, mais brilhantes. A minha é bolo de cenoura com calda de chocolate.
A fofura da massa, os pequenos pedaços crocantes do legume, a untuosidade da cobertura... cada mordida é uma pequena explosão de aconchego.
E o bolo de 🥕 da nova @casabonometti é, olha, um T.
Macio, macio. Leve. Chocolate de qualidade na calda.
Bela porção individual de endorfina😉
Qual a sua comida de conforto?
#chocolate #cacao #bolo #cake #carrotcake #bolodecenoura #gastrolandia

Tem vídeo novo do #PTDK! Clique no link na bio para assistir inteiro e inscreva-se no canal :)
🎥 @mrbarkan
_____________________________________

Bean to Bar é a denominação dada a um movimento, criado nos EUA, de pequenas marcas de chocolate que acompanham o processo de produção da amêndoa do cacau (bean) até a barra (bar) e que levam em conta não apenas a qualidade do produto final como questões sócio-ambientais.
Um dos grandes problemas do chocolate no mundo, há décadas, é o uso de trabalho escravo e semiescravo - inclusive infantil - na colheita em países africanos como Costa do Marfim, um dos maiores produtores de cacau do planeta.
Conheça um pouco mais o novo e crescente bean to bar brasileiro, que já reúne marcas de altíssima qualidade como @arceliagallardo, @mesticochocolates, @luisaabram, @gallettechocolates , entre outras.
ALIÁS, HOJE ESTÁ ROLANDO FEIRA DOS PRODUTORES BEAN TO BAR BRASILEIROS (@beantobarbrasil) NO NAMBU!
#beantobar #cacau #cacao #chocolate #ptdk #gastrolandia

Almoço de hoje na nova unidade do grego @kouzinamyk, na rua Francisco Leitão, em Pinheiros: abobrinha empanada e frita (que poderia estar mais crocante) com queijo feta, romã (traz ótima acidez) e hortelã e, ao fundo, prato farto de espaguete de grão de bico com legumes ao azeite.
O menu é bem grande - com muitas opções vegetarianas -, então precisarei voltar para provar outros mezzes e pratos. Me interessou bem a lula grelhada e recheada com espinafre e feta.
#vegetarian #vegetariano #greekfood #comidagrega #gastrolandia #foodphotography

Meu tipo de #churrasco: cebola, abóbora, abobrinha e cogumelos com pesto de pinhão e... brasa!
Teve também arroz cateto integral, feijão fradinho, farinha de mandioca e muita pimenta
(ao fundo, pinhão já cozido dando uma bronzeada)
#vegetarian #vegetariano #gastrolandia #brasa #gostodequeimadinho

Café da manhã de comemoração dos meus 42 anos num dos lugares que mais amo: @abaianeira.
Comida de alma feita com talento, ótimos ingredientes e um puta amor.
#breakfast #brazilianfood #cafedamanha #celebration #comidabrasileira

Most Popular Instagram Hashtags