achadoselidos achadoselidos

741 posts   10,830 followers   1,164 followings

Achados & Lidos  📚Somos duas amigas unidas pela leitura. No blog, compartilhamos listas de preferidos, manias e, claro, nossos últimos achados no universo literário!

[LISTA] A estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2018 não foi exatamente o que esperávamos, mas a torcida do @achadoselidos não desanima. Selecionamos 11 grandes autores latino-americanos que, com certeza, formam a seleção com a qual todo viciado em literatura sempre sonhou!
O convite para essa lista partiu da @revistacalle2, revista digital que propõe um novo olhar sobre a América Latina. Para jogar junto com a nossa lista, lá no blog (link no stories) indicamos também uma seleção de escritores latino-americanos que você precisa conhecer!
Esquecemos alguém? Não deixe de comentar aqui quais craques literários você não deixaria no banco!

Se fosse vivo, certamente Carlos Drummond de Andrade estaria a postos para torcer e escrever sobre a nossa seleção. Publicados em sua maioria nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil, os textos da coletânea Quando é Dia de Futebol, publicada pela @companhiadasletras, mostram uma faceta não tão conhecida de Drummond. O poeta era um verdadeira cronista esportivo, capaz de observar o futebol sob múltiplas perspectivas: o esporte em si com seus lances geniais e suas rivalidades, a manifestação popular na comoção da torcida e a metáfora da sociedade brasileira. Leitura para Copa e para todos os dias! Bom jogo para nós! 🇧🇷⚽️

[CLUBE DO LIVRO] Literatura russa no Clube do Livro do Achados & Lidos, e estamos como? Empolgadíssimas! Lá no blog, contamos um pouco mais sobre O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov, que traz uma crítica afiada, mas bem-humorada, ao regime soviético na era stalinista. Para a próxima semana, avançamos os dois primeiros capítulos do livro, até a página 48, se você tem a edição da foto.
Ainda não tem o livro? Tem sorteio rolando aqui no nosso perfil. Só procurar a foto oficial, seguir as regras e participar quantas vezes quiser!

Desde o começo do Achados & Lidos, já publicamos por aqui mais de 100 resenhas! 😱😱 É livro que não acaba mais (embora a nossa pilha de não-lidos só aumente)😂 Para não deixar todo esse conteúdo esquecido, hoje vamos relembrar um livro que lemos em 2016 e do qual gostamos muito! Também quer ver uma resenha de novo por aqui? Só contar para gente nos comentários!

Fugitiva, coletânea de contos da canadense Alice Munro, reúne oito textos da escritora. Nestas histórias, as protagonistas lutam contra seu destino e a força do acaso. O enredo forte das narrativas de Munro, ganhadora do Prêmio Nobel em 2013, se mistura às figuras de linguagem que pontuam sua escrita, das quais emana uma beleza rara, dessas que definem o que é literatura - e porque gostamos tanto dela. Leia a resenha completa no blog (link na bio)!

O @achadoselidos já está em clima de Copa! 🇧🇷⚽️ Entre uma leitura e outra, vamos nos juntar à onda verde e amarela e torcer pelo hexa. E vocês, animados para o mundial? Quais leituras irão embalar as partidas? (ilustração: @gabitdomingos)

[SORTEIO] O título do 12º #clubedolivrodoachadoselidos é O Mestre e Margarida, do russo Mikhail Bulgákov! Para incentivar mais gente a participar conosco, vamos sortear um exemplar do livro! Confira as regras e participe: ➡Siga o @achadoselidos
➡Marque dois amigos nessa foto (não vale marcar perfis inexistentes ou de famosos!) Pronto! Pode participar quantas vezes quiser, indicando amigos diferentes! Vamos realizar o sorteio no dia 19/06, às 18h. Ah, e só entregamos para o Brasil!

[LEITOR NO DIVÃ] Viajar é mais uma paixão do @achadoselidos. Além das viagens que as páginas dos livros nos proporcionam, sempre que possível, partimos em busca de novas paisagens e culturas. Nossa última aventura foi em Havana, capital de Cuba, que se revelou uma cidade bastante literária, não só por conta de suas charmosas livrarias, mas também pelos locais frequentados por escritores famosos, como esse bar da foto, El Floridita, que era o favorito do americano Ernest Hemingway. Esse cenário nos fez pensar sobre o quanto grandes escritores costumam ser também grandes viajantes. Lembramos alguns nomes, como João Cabral de Melo Neto, Gabo, Eça de Queiroz, Andrew Solomon, todos eles cientes da importância das trocas culturais para a riqueza de sua obra. E você, concorda com essa ideia? Leia o post completo no blog (link no stories) e comente!

Em busca de inspiração romântica para o Dia dos Namorados? Carta a D., do jornalista austríaco André Gorz, é uma linda declaração de amor à sua mulher e companheira de toda uma vida. Para aquecer o coração neste fim de domingo ❤️

[CLUBE DO LIVRO] A leitura de Canção de Ninar, de Leila Slïmani, foi polêmica não apenas por seu começo devastador. Para muitos leitores, o início envolvente deu lugar a trechos rasos ao fim do livro. Quer saber mais sobre a opinião de quem acompanhou esse Clube do Livro? Publicamos os comentários dos participantes lá no blog (link na bio). Ah, e para quem ficou curioso, temos o fim do mistério! O próximo título de nossa leitura compartilhada será o O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov! E, claro, teremos sorteio por aqui! Fiquem ligados!

[RESENHA] Bel-Ami, clássico do francês Guy de Maupassant, publicado há mais de 130 anos e editado no Brasil pela @eeliberdade, traz a história do belo e sedutor George Duroy, rapaz de origem humilde que vai tentar fortuna em Paris e usa todo seu poder de conquista para ascender socialmente. A partir da trajetória desse arrivista tão encantador quanto inescrupuloso, Maupassant mergulha na superficialidade da sociedade parisiense do final do séculos XIX, lançando um olhar afiado principalmente sobre a imprensa, a política e a moral duvidosa da burguesia e da nobreza decadente. Originalmente publicado no formato de folhetim, o ritmo da história é ideal para quem gosta de leituras fluidas e de qualidade. Um clássico par excellence, Bel-Ami é a combinação de tudo que um bom romance exige: personagens interessantes, enredo envolvente, temas universais e o estilo sofisticado típico da literatura francesa. Veja a resenha completa no blog (link no stories) e comente!

Quer saber qual livro escolhemos para o próximo Clube do Livro do Achados e Lidos? É só seguir as pistas e adivinhar! Ah, e fique atento: como sempre, vamos sortear um exemplar para incentivar nossos seguidores a acompanhar a leitura conosco!

E, de repente, chegamos à metade do ano! Mas antes que a gente entre em clima de Copa e festa junina, queremos saber qual foi sua melhor leitura em maio! Conte para a gente nos comentários!

#achadoselidos #achadoselidosdesafio #melhoresleituras #maio

Most Popular Instagram Hashtags