academicoliterario academicoliterario

389 posts   14,806 followers   1,071 followings

Ademir Carneiro  Um amante da literatura que ama café e doces. Lendo e compartilhando. [#resenhaacademicoliterario]; [#TrocandoIdeiasAL]

Olá, nesse #dianacionaldolivroinfantil trago uma citação incrível e inquietante de um livro que estou lendo, que fala sobre o que pode a literatura.
|
|
"A literatura pode muito. Ela pode nos estender a mão quando estamos profundamente deprimidos, nos tornar ainda mais próximos dos outros seres humanos que nos cercam, nos fazer compreender melhor o mundo e nos ajudar a viver. (...) ela pode também, em seu percurso, nos transformar a cada um de nós a partir de dentro. - Todorov in "A literatura em perigo".
|
|
E para você, o que pode a literatura?

#literatura #livros #leitura #livro #instagramers

[#resenhaacademicoliterario]
Olá, "Espatifúndios Difundios" de Fernanda Róhden, publicado pela @editora.caseira foi uma livro que li recentemente e vou fazer algumas considerações sobre, nessa coleção de textos, somos levados a experimentar diversas emoções durante a leitura. Alguns textos são carregados de dramaticidade, expelidas pelas experiências próprias. Noutros há uma denúncia claramente gritante dessa sociedade contemporânea, efêmera.

Espatifúndios Difundidos são formas de textos que nem sempre possui linearidade, há ilustrações, bem como há poeticidade, como também há um grito de palavras espatifadas.

#editoracaseira #literatura #leitura #livros #textos

Olá, hoje é domingo e domingo é dia de passar aqui para mostras os sorteios ativos e claro convidar vocês pra participar!

Esses dias estamos apenas com esse sorteio ativo, pois, em maio o IG faz 02 anos e pra comemorar vamos ter muita promoção por aqui, não percam viu.

Então procura essa foto oficial aqui no Ig e participa!

#sorteiodelivros #leitura #literatura #livros #livro

[#resenhaacademicoliterario]
Olá, findei a leitura de “O mito de Sísifo” de Albert Camus, publicado pelo @grupoeditorialrecord e confesso que foi uma experiência nova de leitura, visto que foi meu primeiro contato com a escrita do autor, além desse ensaio ter uma perspectiva filosófica. Uma leitura fantástica, que requer atenção e releitura, o que acho maravilhoso.

O livro é dividido em quatro partes ou capítulos, nomeados como “Um raciocínio absurdo”, “O homem absurdo”, “A criação absurda” e “O mito de Sísifo”, problematizados e discutidos pelo autor na perspectiva da filosofia do absurdo, abordando principalmente as verdades absolutas em torno de temas como o suicídio, a religião, a criação e o existencialismo em paralelo a condição do homem na sociedade.

Para compreender melhor as discussões abordadas por Camus nos temas mencionados acima e necessário considerar o contexto social e histórico em que a obra foi publicada, 1941, durante a segunda Guerra Mundial, onde a insanidade de alguns homens e nações uma querendo se sobrepor as outras figuravam um panorama do absurdo.

A ultima parte intitulada com o mesmo nome do ensaio, Camus se lança sobre o mito clássico de Sísifo, que foi fadado a carregar uma pedra interruptamente até o pico de uma montanha, pois a cada vez a pedra regressava montanha abaixo. Camus, inteligentemente fez que uma comparação à sociedade industrial e capitalista do seu tempo, uma vez que os homens estavam fadados ao absurdo do trabalho repetitivo e da vida vazia.

#catalogoliterariorecord #albertcamus #literatura #livros #leitura

[#TrocandoIdeiasAL]
Olá, quem me acompanha aqui viu que já postei resenha desse livro e que já falei dele na storie também. “Amor&Orgulho” de Georges Ohnet é um clássico maravilhoso e quem gosta de romances de época vai se apaixonar por essa narrativa atual.

Por questões internas a @pedrazuleditora só publicaria o livro quando atingisse um público razoável que permitiria a viabilidade da publicação da obra (AINDA ESTAMOS NA CAMPANHA NÉ, RSRS), mas a boa notícia é que a @pedrazuleditora já liberou a pré-venda do livro. Então não perca essa oportunidade e compre o seu logo com aquele desconto maroto.

Link da pré-venda:
http://www.pedrazuleditora.com.br/pd-425d41-amor-e-orgulho-georges-ohnet.html?ct=&p=1&s=1

O que dizer de “Amor&Orgulho” Uma historia de amor atemporal, onde o desfecho é resultado do embate dos valores morais e sociais de duas classes distintas numa França do século XIX; de um lado a nobreza e do outro a classe operaria. Pode o amor triunfar?

Confiram a resenha na hashtag #resenhaacademicoliterario e peça o seu logo na pré-venda.

#somostodospedrazul #literaturainglesa #leitura #livros #georgesohnet

[#resenhaacademicoliterario]
Olá, conclui a leitura do livro “Quarto de despejo – Diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus, e é impossível não afirmar que esta leitura nos traz múltiplas reflexões acerca dessa obra. As questões politicas e sociais estão fortemente presente nessa obra literária. Uma leitura fantástica.

Visto que a obra de Carolina Maria de Jesus é de caráter testemunhal, a autora nos apresenta a sua vida cotidiana e a de milhares de moradores da favela do Canindé (SP), vista de dentro, da realidade nua e crua daqueles que vivem as margens da sociedade, que foram impelidos para ali pela crescente urbanização em desenvolvimento na época de 1955.

A fome como tema gritante da obra é chocante, e a cada vez que ela é mencionada na narrativa, somos tomados pelo mesmo sentimento de indignação. Outros direitos são igualmente denunciados, como o não acesso a saneamento básico, moradia digna, lazer etc. E diante de todas as mazelas vivenciadas pelos ditos marginalizados, temos uma classe politica inerte e manipuladora.

Maria Carolina de Jesus foi uma mulher negra, pobre, mãe e escritora que suportou todos os obstáculos impostos a ela para diariamente prover o pão para si e seus filhos e tinha dias, os mais tristes, que a fome teimava em ficar. Mas ela acreditava, ainda que tivesse dias que fossem inacreditáveis, que a literatura podia transformar algo em sua vida. E a literatura pode.

Enfim, depois de minhas palavras simplórias para falar sobre essa obra, o “Quarto de despejo” que Carolina Maria nos apresentou, infelizmente é atemporal e ainda está ativo na nossa sociedade atual. Leiam.

#quartodedespejo #literatura #carolinamariadejesus #livros #leitura

Olá, hoje vim conversar um pouco com vocês e dá uma dica de leitura muito incrível desse livro maravilhoso que é “O sol é para todos” da Harper Lee. Primeiro sobre a conversa quero dizer que, só quem é acadêmico e que está em um curso de graduação ou outro grau sabe como às vezes ficamos sem tempo de fazer quase nada, principalmente de ler, que apesar de extremamente prazeroso, demanda tempo. E quando começa o processo da monografia (TCC) então, as coisas ficam mais difíceis.

Então gente, não é sempre que vai dá pra trazer resenhas, algumas vezes as publicações serão alternadas. Eu gosto muito de dica de leitura, pois, como já falei em outra publicação é uma forma de você ratificar o quanto o a leitura foi gratificante e vocês têm mais um motivo para querer ler o livro.

Mas vamos lá, “O sol é para todos” eu li logo no inicio do ano e foi assim, uma das melhores leituras até agora, esse livro traz questões politicas e sociais atemporais. Por um lado nos agarramos ao olhar peculiar de uma criança narrando essa história. E de outro ora não conseguimos acreditar até onde vai a hipocrisia humana. Mais uma vez aqui só são levados em conta os valores morais de uma classe dominante.

Não tem como não se sentir gratificado ao ler uma obra desta. O olhar perspicaz e esperançoso de uma criança, contrastado com a arrogância e a ignorância de muitos adultos.

Espero que tenham gostado da dica.

#literatura #osoleparatodos #livros #leitura #harperlee

Olá, hoje vim falar para vocês sobre a nova coleção do selo @colecoesfolha que chegará às bancas dia 14/04. A "Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura" é integrada com 30 livros bilíngues de grandes autores da literatura.

Com a Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, leitores e estudantes têm acesso a 30 obras fundamentais da tradição literária de língua inglesa, em edições bilíngues que permitem comparar o texto original com sua tradução para português – além de uma plataforma digital com o áudio em inglês de cada obra, o que enriquece a experiência da leitura e do aprendizado.

Segue a lista de todos os títulos e autores integrantes da coleção:

1. F. Scott Fitzgerald - Sonhos de Inverno
2. Arthur C. Doyle - Sherlock Holmes - A Liga das Cabeças Vermelhas
3. Oscar Wilde - O Aniversário da Infanta
4. Joseph Conrad - Amanhã
5. Mark Twain - O Diário de Adão e Eva
6. Virginia Woolf - A Duquesa e o Joalheiro e Outros Contos
7. Edgar A. Poe - O Poço e o Pêndulo
8. Jane Austen - Amor e Amizade
9. James Joyce - Contrapartida - Uma Mãe
10. Herman Melville - Bartleby, o Escrivão
11. Charles Dickens - A Casa Assombrada
12. Bram Stoker - O Convidado do Drácula e A Profecia da Cigana
13. Jack London - Acender uma Fogueira
14. Edith Wharton - Os Outros Dois
15. G.K. Chesterton - O Jardim Secreto
16. Louisa M. Alcott - Meias Escarlates
17. H.P. Lovecraft - A Cor Vinda do Espaço
18. Henry James - Os Amigos dos Amigos
19. David H. Lawrence - O Oficial Prussiano
20. Katherine Mansfield - As Filhas do Falecido Coronel
21. Stephen Crane - O Barco Aberto
22. Rudyard Kipling - O Homem que Queria Ser Rei
23. Robert L. Stevenson - No Vale
24. Kate Chopin - A História de uma Hora e Outros Contos
25. Thomas Hardy - Uma Mulher Imaginativa
26. Nathaniel Hawthorne - O Véu Negro do Pastor e A Senhora Bullfrog
27. Ambrose Bierce - O Caso do Desfiladeiro de Coulter e Morto em Resaca
28. Elizabeth Gaskell - O Casamento de Manchester
29. Francis Bret Harte - A Sorte de Roaring Camp e O Sócio de Tennessee
30. O. Henry - Uma Regeneração Resgatada e Outras Histórias

Todo domingo um novo volume nas bancas ou você pode adquirir pelo site da coleção.

[#TrocandoIdeiasAL]
Olá, hoje vim mostrar para vocês os livros que chegaram aqui essa semana. Já adianto que foram livros maravilhosos e que eu estava desejando bastante. Vamos aos títulos.

Já faz algum tempo que eu já tinha decidido que Camus era um dos autores que eu precisava adicionar a minha biblioteca de autores, e vou começar pelo "O mito de Sísifo" e espero gostar. recebi em parceria com o #catalogoliterariorecord

Frida e Trótski de Gérard Cortanze me chamou a atenção desde que li a premissa do livro e estou com altas expectativas para esse romance. Recebi em parceria com a @planetadelivrosbrasil

Rubem Braga é um autor que também tenho interesse em conhecer e nada melhor do que essa seleção de "200 crônicas escolhidas" do autor. Recebi em parceria com o #catalogoliterariorecord

E esse último, esse belo calhamaço aqui "As brumas de Avalon" de Marion Zimer Braddley, eu já tinha lido alguns comentários que era uma obra incrível e quando soube que era uma clássico que encantou gerações ai não tive dúvidas que tinha que ler. Recebi em parceria com a @planetadelivrosbrasil

E vocês já leram alguns dos meus recebidos? se sim, me conta aqui.

#literatura #igliterario #livros #leitura #livro

[#resenhaacademicoliterario]
Olá, findei a leitura de “Rio Vermelho” de Amy Lloyd, publicado pela @faroeditorial , e foi uma narrativa em que fiquei tenso durante toda a leitura, pois, nesse thriller de suspense a autora consegue segurar a atenção do leitor até a ultima linha. Nunca sabemos o que vai acontecer no momento seguinte e tudo parece suspeito.

Dennis Danson nunca teve um histórico dos melhores em sua juventude, ao menos não aos olhos da sociedade que sempre lhe apontava o dedo quando acontecia algo no pequeno condado de Red River, na Florida. Hoje Dennis está preso há vinte anos, acusado do assassinato e sumiço de varias garotas.

Samantha é uma professora insatisfeita com sua própria profissão, além de ter uma vida pessoal um pouco conflituosa. Aos poucos ela vai se interessando pelo caso de Dennis que a cada dia tem uma nova repercussão, ela vai cada vez mais conhecendo a história do garoto de Red River, chegando ao ponto de se sentir atraída. Eles estabelecem uma comunicação por correspondia. E de repente os dois estão apaixonados.

Há uma grande campanha para que Dennis seja solto e inocentado das acusações dos crimes, os movimentos apoiadores a soltura de Dennis alegam que as provas são insuficientes, os contra ainda clamam por justiça. E Samantha, agora mulher de Dennis torce para que ele seja liberto logo. Até que acontece uma reviravolta no caso. E finalmente Dennis Danson é inocentado das acusações.

Depois de muitas entrevistas, viagens, planos e um futuro auspicioso pela frente. Samantha e Dennis vão viver juntos na antiga casa de infância de Dennis quase isolada da civilização, nos arredores de uma floresta, onde coincidentemente a mãe e o pai do garoto se suicidaram. É nesse momento que Samantha se pega analisando todas as atitudes do marido, e tremores que nem tudo possa ser verdade começa a percorrer seu corpo.

Ai meus amigos, tudo agora parece suspeito e duvidoso, até o movimento do vento de encontro aos objetos, as coisas parece anunciar o perigo e os segredos de uma vida. Um Thriller como já falei, que nos deixa tenso a cada pagina, a gente nunca sabe de nada. E o desfecho é surpreendente.

#livros #faroeditorial #literatura

Olá, hoje vim mostrar para vocês minhas leituras do mês de março, em meio a tantas demandas que ocorreram nesse mês, conseguir ler bastante. No total foram 8 leituras, algumas foram incríveis, outras nem tanto, mais todas agregaram algo a minha experiência como leitor. Olha ai quais foram os títulos lidos:

Princesa de papel - Erin Watt

Príncipe Partido - Erin Watt

Palácio de Mentiras - Erin Watt

O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur

Harry Potter e a câmara secreta - J.K Rowling

Preciso saber - Karen Cleveland

Amor e orgulho - George Ohnet

A livraria - Penélope Fitzgerald

Todos já foram resenhados aqui e se você quiser conferir é só clicar na hashtag #resenhaacademicoliterario

#literatura #leituras #instagramers #livro #livros #igliterario

[#resenhaacademicoliterario]
Olá, findei a leitura do livro "A Livraria" de Penolope Fitzgerald lançado pela @bertrandbrasil e confesso que como primeiro contato com a escrita da autora fiquei bastante cativado, a narrativa é fluída e nos leva a fazer várias inferências acerca das relações que se estabelecem socialmente na pequena cidade de Hardborough costa da Inglaterra.

Florence Green é uma mulher de meia-idade resoluta e perspicaz. Almeija abrir uma livraria em Hardborough e assim o faz, o que ela não imaginava era que seu novo empreendimento iria sucintar muitos comentários na pequena cidade pacata, despertando a admiração de uns e a inimizade de outros.

O que deixa a narrativa de Fitzgerald mais intrigante é a construção de personagens icônicos e atemporais. Como o emblemático Sr. Brundish que apesar de praticamente não conhecer Florence, a defende calorosamente, porque? Não sabemos. Ou como a ardilosa Violet Gamart que usa sua influência para interpor no projeto da livraria que segundo ela, foi aberta em uns estabelecimento contestado pela mesma.

As questões de disparidade social é visivelmente gritante, se acentuado ainda mais no desfecho da narrativa, uma vez que a classe dominante ainda é detentora do poder e aqueles que relutam em "seguir a boiada" é de alguma forma punido. E o mais desolador e constatar que isso é algo tão atemporal.

Enfim, "A Livraria" é um texto, daquele que Eco definiu como [...]"um organismo “preguiçoso”...o texto é “ esburacado” ou seja, e necessário fazermos uma incursão profunda nessa narrativa para que possamos fazer inferências e preencher as lacunas deixadas propositadamente pela autora. A última frase do livro define toda a história de A LIVRARIA.

Agora preciso assistir a adaptação ♡♥ #alivraria #penelopefitzgerald #bertrandbrasil #grupoeditorialrecord #leitura

Most Popular Instagram Hashtags